Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Karen 20/01/2024

Acho divertido ver como somos pequenos na história do universo, e ate mesmo da terra.
É um livro difícil pelos termos tecnicos em inglês que eu desconhecia, mas ao mesmo tempo muito enriquecedor

mariaexp 19/01/2024

Livro incrível, Carl Sagan realmente foi um grande homem, amo a série cosmos e amei mais ainda esse livro

Bruno236 16/01/2024

Tem um minuto para ouvir a palavra de Carl Sagan?
Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo ? e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.

guijas 14/01/2024

Mudou minha vida para sempre
Geralmente, eu não gosto de afirmações do tipo "livros que você precisa ler", mas esse é uma enorme exceção. Qualquer pessoa, independentemente de formação, gosto e idade precisa ler Cosmos de Carl Sagan. É muito mais do que uma descrição da imagem do Cosmos como conhecemos hoje (no caso, em 1980); é um convite a contemplar a nossa própria insignificância porém, ao mesmo tempo, para conhecer e entender nosso lugar no cosmos, a preciosidade da vida, a complexidade dos sistemas formados por material estelar após bilhões e bilhões de anos, um apelo para que as gerações futuras superem as anteriores, um manifesto em benefício da ciência e de todos os seres vivos do planeta. Provavelmente o melhor e mais atraente trabalho de iniciação científica. Carl Sagan é simplesmente muito foda.

Elaine 11/01/2024

O livro é muito bom.
A escrita de Sagan é bem fluida e de fácil entendimento, tem notas de rodapé pra atualizar informações mais atuais, pois devemos levar em consideração que o livro é dos anos 80. Mesmo assim tem coisas muito interessantes de saber, ele segue uma cronologia no tempo que fica fácil e muito boa a leitura.
Ele aborda temas super interessantes sobre o cosmos.
Ler o livro e assistir a série fecha o conhecimento com chave de ouro.
Iniciei bem o ano escolhendo esse livro pra ser minha primeira leitura.

Chai 02/01/2024

Maravilhoso!!
É um livro perfeito pra quem curte ciências, física e astronomia. É um livro que aborda e trás muitos conhecimentos, e faz refletir muito. Muito bom!

William.Almeida 28/12/2023

Uma ode à humanidade
Fato curioso, ode vem do grego e é um poema lírico destinado ao canto.

Combina muito com cosmos. Foi depois de terminar essa leitura que entendi como tudo está conectado, desde a biologia à física. Tudo depende de tudo. Assim como cosmos, que se refere a tudo que existiu, existe ou existirá.

Cresci como ser humano após essa leitura. Saber da grandiosidade do universo, desconhecer toda a sua amplitude, e tudo o que mais possa invocar, me deixou mais distante de debates sobre quem vai vencer o campeonato, que vai ser presidente, brigas e discussões que me levariam a nada. Ok, tudo certo, entendo que muitas dessas questões também podem implicar em muitas outras coisas, pois se conectam a muitas outras coisas. Contudo, passei a ver a medida das coisas.

Outro fato curioso, agora minha biblioteca tem ainda mais espaço para livros de física, química, biologia, astrofísica. É, acho que passei por uma mudança sem volta.

Charmssss 25/12/2023

O universo e tudo mais
Primeira vez que pego um livro focado em astronomia, é algo que me interessa, porém não estou extremamente por dentro do assunto. No geral, achei o livro bem didático, é possível entender a maioria das coisas que são abordadas ali e mesmo aquelas que ficaram confusas, um pouquinho de pesquisa a mais já ajuda a compreender melhor.

Me fascina muito as histórias que o autor coloca aqui, é impressionante como praticamente tudo que sabemos hoje foi estudado a muitos e muitos anos atrás, desde antes de Cristo, sem tecnologia nenhuma!!! O autor também fala sobre a evolução da vida na Terra, o universo, vida em outros planetas, assuntos que instigam a nossa curiosidade e imaginação, e que são base para os diversos livros de ficção científica que possuímos hoje.

Apesar do autor dizer que somos insignificantes dentro do imenso universo que existe, saí dessa leitura com um sentimento de olhar mais para as belezas do nosso planeta e da nossa vida, que por mais pequenas que sejam em relação ao universo, são extremamente cheias de detalhes maravilhosos.

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Eu gosto do jeito que o Sagan pensa o mundo. A realidade das coisas parece mais mágica e preciosa aos olhos dele. O livro faz um apanhado geral da história da ciência (especialmente seu desenvolvimento no ocidente) com observações espertinhas e bem humoradas do autor. Apesar de tudo, a escrita do Sagan não progride de modo linear, os capítulos são organizados por temática (o que às vezes é bem cansativo pra mim porque eu começo a me perder naquele monte de palavras).

Clarissa 08/12/2023

"Nossas lealdades são para com a espécie e o planeta". Mais uma vez esse cientista encanta com as reflexões que vão muito além da ciência. O otimismo dele com o progresso do ser humano nesse livro, que foi publicado em 1980, deixa um gosto amargo na boca, já que ele vislumbrou a decadência do apego armamentista, a aproximação entre todas as nações, o afastamento das pseudociências e a popularização da ciência, no que hoje é o nosso presente.... pois é. De qualquer forma, a leitura dá a dimensão do quão pequenos são os nossos desejos e vaidades diante do cosmos, que é um sentimento que eu adoro. O livro é bem científico em alguns momentos, o que dificultou um pouco a compreensão pra mim, mas considero esse um problema totalmente meu, não da obra (risos).

Malu591 06/12/2023

A ausência da evidência não significa evidência da ausência?
Este é um livro >maravilhoso<
Ele tem uma linguagem bastante simples,o que é ideal pra qualquer um que quiser saber mais sobre astronomia. Ele começa um assunto com um pequeno fato e a apartir vai como se fosse ligando os pontos, Carl Sagan foi um dos maiores pensadores na minha opinião. Eu recomendo esse livro demais ?

Rayfobic 02/12/2023

Demorei mas cheguei
Sim, fiquei quase um ano lendo esse livro. Foi muita informação em um livro só porém chef kiss. Agradecendo meu (ex) professor de ciências por me emprestar.

Zyy 31/10/2023

Chef's kiss
Escrita super confortável e fácil de entender, até mesmo os termos mais científico ele explica muito bem, traz ótimas reflexões e situações hipotéticas.
Com ctz m4ta aqle hiperfoco safado, babilônico, pré-histórico e danado q da do nada na gente.
Li no começo do ano, então não lembro em detalhes mas o que eu posso dizer é: top em fiote

Joseane 27/10/2023

Carl Sagan, apenas Carl Sagan
Não existem adjetivos para descrever essa obra-prima.
Sagan é com certeza um gênio.
Explicar assuntos tão profundos e complexos para leigos de forma tão incrível só podia ser uma façanha dele.
Tenho que dizer que ler este livro é como um sonho sendo realizado, foi como ter alimentado minha criança interior.
Apenas leia, todos deveriam ler este livro.
Obrigada por tanto, incrível Carl Sagan e sua equipe, vocês jamais serão esquecidos.

Lucassharo 24/10/2023

Será que estamos sozinhos no universo?
"Cosmos" é uma obra-prima da literatura científica escrita pelo renomado astrofísico Carl Sagan, publicada pela primeira vez em 1980. Este livro é uma exploração fascinante do universo, desde os conceitos científicos fundamentais até as maravilhas do cosmos, narradas de forma envolvente e acessível.

Sagan leva os leitores em uma jornada interplanetária, explorando temas que variam da evolução do universo e da vida na Terra até as possibilidades de vida em outros planetas. Ele conecta a ciência à filosofia, à história e à imaginação humana de maneira cativante, enfatizando a importância da curiosidade e do pensamento crítico.

Além disso, "Cosmos" também foi adaptado em uma série de televisão de grande sucesso, ampliando seu alcance e popularidade. Carl Sagan conseguiu transmitir sua paixão pela ciência de uma forma que inspirou gerações de leitores a se maravilharem com o cosmos e a buscar respostas para algumas das questões mais profundas da existência.

Este livro não apenas educa, mas também inspira um profundo senso de admiração e respeito pelo universo, tornando-o uma leitura essencial para entusiastas da ciência, curiosos sobre o cosmos e aqueles que desejam explorar o significado da existência humana em um vasto universo. É um verdadeiro clássico que continua a ser relevante e inspirador até os dias de hoje.