O Zoológico de Varsóvia Diane Ackerman

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

Léo 23/05/2024

Antes de um romance, este livro é um documentário sobre o que aconteceu em Varsóvia desde os primeiros indícios da 2GM, à tomada do território e batalhas internas, até a rendição e retorno do povo aos escombros que a cidade se tornou.
A família Zabinski mostra o quanto estavam ligados à comunidade, e o tanto que fizeram por todos e pela cidade só demonstra seu desejo em ficarem juntos e em paz.
Definitivamente um livro excelente para se ler devagar, aproveite as notas históricas e curta os momentos de pausa para pesquisar o que estava acontecendo ao redor da Europa.

Jane.FAlix 10/03/2024

Enfadonho em muitas partes
Jan e Antonina eram os responsáveis pelo Zoológico de Varsóvia no início da Segunda Guerra Mundial. Quando a Alemanha invadiu a Polônia, e os bombardeios destruíram a cidade mataram boa parte dos animais. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias. Eles se aproveitaram do fato dos nazistas terem interesse por animais raros e com isso salvou mais de trezentas pessoas condenadas. Com muita resistência e correndo riscos, Jan e Antonina salvaram inúmeras pessoas.

A história é incrível, mas tem uns trechos que são um pouco enfadonhos. Demorei mais que o normal para concluir a leitura.

Filipe 16/01/2024

Uma história muito poderosa e necessária para a humanização, principalmente nos tempos atuais, quando precisamos saber muito bem diferir o judaísmo do sionismo.

O que me incomodou mais na escrita foi a diversa presença de um típico truque que muito biógrafos escrevem para suprir a falta de informações, o supor, a especulação. É uma técnica que não gosto, repleta de achismos que não acho que caibam num texto biográfico sério.

Laura.Minioli 21/11/2023

Quase abandonado
Eu tinha muitas expectativas sobre "O Zoológico de Varsóvia", porque livros a respeito da Segunda Guerra Mundial retém meu interesse.
Porém, esse leitura foi arrastaaaada, difícil de terminar, confusa.
Acho que a autora detalha muito o que não precisa ser detalhado e escreve de forma muito branda sobre o que deveria ter mais detalhes.

Sander.Garcia 10/04/2023

O heroísmo de Jan e Antonina
Não fosse este livro, acho que eu nunca teria ouvido falar desse casal heroico. Assisti há pouco ao filme RESISTÊNCIA, que tem a mesma temática, e aí também descobri tantas coisas horríveis a que judeus e também católicos foram submetidos, torturas impensáveis.

Pra quem tem paixão por animais, vai logo se identificar com o casal Jan e Antonina, que são donos de um enorme zoológico em Varsóvia, na Polônia, que, após o advento da 2a Guerra Mundial, foi quase totalmente destruído. Eles tiveram permissão para continuar lá, obedecendo, logicamente, aos protocolos nazistas.

Uma história tensa... em vários momentos parecia que o fim era inevitável, mas a coragem deles, e seus corações muito generosos, os fizeram resistir firmemente no propósito de ajudar muitos judeus a se abrigaram clandestinamente nos subsolos, túneis escavados e passagens secretas do zoológico.

Vale à pena essa leitura. Não somente para quem gosta do gênero, mas para qualquer leitor que se disponha a aprender e conhecer mais a respeito dessas páginas tão escuras da história da humanidade.

Victória Silva 23/01/2023

Narrativa fraca
Apesar de contar uma história importante de ser lembrada, a narrativa do livro não faz jus a essa grandiosidade. O livro é lento e confuso.

Para ilustrar, há momentos nos quais claramente estamos lendo uma reportagem e outros nos quais se torna um romance histórico. O que faz com que não seja nem um nem outro. Além disso, a autora inseriu muitos detalhes que não fazem parte da narrativa principal e senti que se perdeu na hora de voltar à história. Em alguns capítulos, são páginas e páginas de detalhes sem citar a história em si de algum modo e quando a história volta está em outro momento (o que faz partes ficarem faltando).

Tudo isso somado torna a leitura muuuuuito lenta. Em resumo, existem livros infinitamente melhores sobre a 2ª Guerra.
Izabelle 13/03/2023minha estante
Estou lendo e a sensação que eu tenho é que deveria ter visto só o filme
A história é boa mas a narrativa é lenta, o que torna cansativo

Bia 15/01/2023

Uma grande decepção
Eu fiquei ansiosa para ler esse livro, coloquei grande espectativa, pois é o tema que mais gosto de ler. Mas a decepção veio forte.
A história em si é muito triste, com superação e o final bonito que eu esperava.
O que não me agradou foi a maneira que a escritora relatou os acontecimentos. Muitas partes eram maçantes demais, muito enroladas. Até praticamente metade do livro, aprendi mais sobre espécies de besouros do que entendi o que realmente estava acontecendo na época.

A2Lan 15/01/2023

Surpreendente e apaixonante
Emocionante essa narrativa que nos leva de volta para um capítulo da história triste, onde pessoas lutam pela sua sobrevivência e ao mesmo tempo veem seus sonhos, habilidades e propósitos mudado de forma tão drástica. Nunca tinha pensado nesse lado da guerra, a vida num zoológico, o que acontecia com os animais, a bravura e disciplina do casal que transformou o complexo em um porto seguro para refugiados.

maria 25/09/2022

o zoológico de varsóvia é um livro com ótimas intenções, resultado razoável e planejamento deplorável.

ao se propor a contar sobre o casal que abrigou judeus escondidos em seu zoológico durante a 2° guerra mundial, o livro não sabe se pretende ser uma narrativa, um livro puramente descritivo ou uma dissertação historiográfico. e exatamente nessa confusão que o livro se torna cansativo, tedioso e exagerado. acho, em minha humilde e leiga opinião, que caso a autora tivesse planejado melhor qual o objetivo e o público que o livro queria atingir, teríamos uma verdadeira obra prima.

apesar destes problemas, o livro entra em um ritmo agradável a partir da página 150, mas não o suficiente pra me fazer querer mais que 20 páginas por dia. gostei muito de como a autora sempre demonstra um estudo muito profundo do caso e sempre utiliza dos diários pessoais como fonte de constatações e diálogos.

é um bom livro, mas poderia ser melhor

Gislene.Batalha 01/09/2022

O zoológico de Varsóvia
O livro conta a história real de Jan e Antonina, um casal que administrava um zoológico em Varsóvia e com a chegada da 2° Guerra Mundial salvaram centenas de judeus e animais.
A autora narra com muita delicadeza a convivência de humanos e animais no casarão do zoológico. Todos juntos para salvar vidas de fugitivos desconhecidos.
Jan e Antonina aproveitando a obsessão dos nazistas por animais raros e florestas primitivas conseguiram salvar amigos, vizinhos e animais ameaçados de extinção.

Erica.Regiani 13/08/2022

No outono de 1939, a Polônia era invadida pelos alemães. Os ?abi?skis, donos do zoológico de Varsóvia perdem vários de seus animais, tanto para os bombardeiros, quanto para os "saques" feitos por Lutz Heck, nazista e dono do zoo de Berlim, interessado em cruzar espécies de cavalos descendentes do extinto "tarpam" para assim recriá-los.

Jan era integrante da Resistência Polonesa e sua mulher o ajudava como podia.
Irena Sendler (a que ajudava as crianças a saírem do Gueto) era uma de suas colaboradoras até ser descoberta e presa na prisão de Paiwak.

Antonina era extremamente sensível e conseguia "amansar" os animais mais raivosos levando-os a confiar nela e a se acalmar. E isso a salvou em várias situações, inclusive quando correu risco de morte exposta aos alemães raivosos e descontrolados.

Em meio a todo esse horror nascem os dois filhos do casal, Rýs e Teresa.
Rýs, o menino, aprende logo a contribuir na rotina do zoo, do casarão, inclusive ajuda a levar comida às pessoas escondidas nas jaulas, ele só tinha 4 anos.
Que rotina!

Jan e Antonina ?abi?ski são o tipo de pessoas que deixaram sua marca no mundo, passaram por tanto sofrimento vendo desmoronar o zoo que tanto amavam e mesmo assim se reestruturaram para auxiliar mais de 300 pessoas (judeus e poloneses da Resistência) abrigando-os em seu casarão e nas jaulas que adaptaram.

Esse livro, como tantos outros que li sobre o tema me emocionou profundamente, a sua escrita fluida, a citação de fatos históricos inéditos para mim, assim como quando fala do historiador Ringelblum que entende a importância de se criar um arquivo, pois o que acontecia no momento não tinha precedentes na História Humana. Sendo assim vários arquivistas de codinome Oneg Shabat (pq se reuniam aos sábados) se empenham em guardar o maior número de documentos sobre a barbárie. Antonina e Jan contribuiram.

E assim aprendo mais sobre o nazismo e entendo menos como tanta gente ainda defende.

Amanda.Ramos 31/05/2022

O Zoológico de Varsóvia
Esse livro é lindo e sensível... Retrata os horrores da guerra ao mesmo tempo que descreve a vida e os cuidados devidos com os animais moradores do zoológico. É uma linda mistura de histórias de sobrevivência de homens e animais. Vale a pena a leitura!

Sandro.Menoncin 25/05/2022

O Zoológico de Varsóvia
O Livro conta a história real da família Zabinski e seu zoológico durante a segunda Guerra Mundial e como a família ajudou a salvar diversas pessoas e animais dos nazistas as abrigando e escondendo em seu zoo, por mais interessante e tocante que seja a história a maneira que foi escrita se tornou em muitas partes monótonas e sem fluidez fazendo eu perder o interesse no livro ao qual eu terminei com muito esforço.

Raio 31/01/2022

Poesia que dói, mas também cura.
Não sei se sou capaz de opinar sobre essa obra. Nessa leitura foi sentida milhões de coisas, vivi cada pedaço que era descrito e no final chorei, chorei emocionada pela poesia descrita. Algo que me deu alegrias, assim como dores. Saber que pessoas como Antonina e Jan que foram tão fundamentais em todo o processo de restauração da vida, saíram vivos foi um presente.

1 | 2 | 3 | 4