Clarice,

Clarice, Benjamin Moser

Resenhas - Clarice,

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Stefânea 27/06/2021

Nunca li uma biografia como essa
Esse livro é sensacional do inicio ao fim simplesmente por entregar TUDO. O autor conseguiu a juntar, quase que numa fórmula perfeita, contexto histórico, vida, sentimento e resenhas literárias.

Me senti quase que numa aula de história, principalmente na primeira metade, Moser tece uma rede super amarrada de fatos e puro conhecimento ao descrever para o leitor o mundo no qual Clarice nasceu e cresceu. Nada é por acaso e essa biografia carimbou em mim, mais do que nunca, a necessidade de entender o mundo em que uma pessoa é inserida para conseguir compreender suas dores e escolhas.

Clarice foi uma mulher marcada por tristezas anteriores a ela, mas isso reverberou em toda sua vida e, claro, nos seus livros. O autor conseguiu me convencer, digamos assim, o quanto da vida de Lispector tinha em suas personagens. E isso tornou tudo mais interessante.

Em diversas partes ele fala mais afundo dos livros, analisando de maneira profunda. Nesses momentos por vezes perdi o interesse, já que não queria ter spoilers e quero ter minha própria opinião sobre os livros que ainda não li. Porém, vai ser muito enriquecedor começar essas leituras tendo conhecimento do momento da vida em que a autora estava, assim como vai ser incrível voltar a essas analises após minhas leituras.

Em resumo, adorei cada parte da experiência de conhecer Clarice, pois sempre a achei uma autora complexa e de difícil compreensão. É incrível agora ter a noção de que posso lê-la sem medo, pois ela mesmo não se entendia. Então focarei apenas em absorver aquilo que eu puder e me deixar levar.

Clarice foi uma mulher estranha, triste, intensa e, acima de tudo, genial. Aprendi muito com esse livro, fatos históricos muito além da bolha da vida da autora, então sempre serei muito grata. É um livro que morrerei recomendando.

Mickael 29/08/2012

A simples ilustre
Acabo de ler a biografia de Clarice Lispector. O monstro sagrado, como a viam, sempre foi humilde e amedrontado. Pintado por um traço duro e ríspido que o coração não podia concordar. Mentira dos olhos. Na adolescência, a mãe foi roubada pela sífilis e o pai levado por um erro médico, portanto a infância em Maceió com os dois sempre esteve nas obras de Clarice como sinal de felicidade. Criança em meio às galinhas, das quais tanto gostou de escrever. Clarice Lispector já me fascinava e, agora, me encanta vivamente. Passou seu tempo em contato com um eu-lírico profundo, fantástico, intenso, que ia parar nas páginas da máquina de escrever em ataques de vômitos literários. Mas foi sofrível. Escreveu até sua morte e se confundiu com os personagens que criava. Os vivia. E eles viviam Chaya, ou melhor: Clarice,

Sofia136 04/08/2023

#37 resenha
Lendo "Clarice", de Benjamin Moser, levei uma surpresa agradável ao adentrar na vida e obra da renomada escritora brasileira Clarice Lispector. Embora não seja o meu tipo de livro favorito, devo admitir que Moser conseguiu capturar de forma magnífica a essência da autora e sua trajetória.

O livro nos apresenta uma visão panorâmica e detalhada da vida de Clarice Lispector, desde o seu nascimento na Ucrânia até sua consagração como uma das maiores escritoras do século XX. Moser utiliza uma abordagem cronológica para traçar a sua história, nos levando por sua infância, juventude e circunstâncias que a levaram a se tornar uma escritora tão singular.

Uma das maiores qualidades do livro é a forma como Moser destaca as influências e inspirações que moldaram a escrita de Clarice Lispector. Ele nos leva a um passeio pelos grandes movimentos literários da época, como o modernismo e o surrealismo, mostrando como Clarice absorveu essas influências e as reinventou em sua obra.

Além disso, Moser também aborda temas importantes e provocativos presentes na vida e na escrita de Lispector, como a questão do feminismo, a busca pela identidade e a experiência do exílio. Ele nos leva a refletir sobre o papel da mulher na sociedade e como Clarice desafiou as convenções de sua época, abrindo caminho para uma nova forma de expressão literária.

Outro ponto positivo do livro é a forma clara e envolvente com a qual Moser escreve. Ele constrói uma narrativa fluida e cativante, que nos mantém presos ao livro do começo ao fim. Sua escrita é rica em detalhes e nos faz sentir como se estivéssemos testemunhando pessoalmente os momentos mais marcantes da vida de Clarice.

No entanto, gostaria de ressaltar que, apesar de Moser proporcionar uma visão ampla de Clarice Lispector, o livro pode ser um pouco denso em alguns momentos, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a vida e obra da autora. Há uma abundância de referências literárias e conhecimento prévio é necessário para aproveitar plenamente o conteúdo.

Em suma, "Clarice" de Benjamin Moser é uma leitura envolvente e esclarecedora para quem deseja conhecer mais sobre a vida e a escrita de Clarice Lispector. Este livro oferece uma imersão fascinante em um universo literário único. Recomendo a todos que desejam conhecer essa notável escritora brasileira e se aprofundar no legado cultural que ela deixou para trás.

Nilson 02/11/2018

Matei a curiosidade
Precisava ler sobre Clarice Lispector , afinal todo mundo fala desta mulher e tenho em quadro algumas frases incríveis dela. O livro é um pouco cansativo mas da pra saber exatamente como foi sua trajetória de vida. Mulher conturbada e perturbada, dominada por uma ansiedade destrutiva fruto de sua constante depressão. Me lembra muito FRIDA CALLO, não só pelas tragédias de pervurso mas tb pelo temperamento irrequieto. Valeu a pena a leitura...e seu fim é triste como triste é a morte que mais cedo ou mais tarde todos teremos que encarar.

smarcony 06/10/2018

Análise imparcial e objetiva da vida e obra de Clarice Lispector
Nos apresenta a vida dessa escritora que, para mim que ainda não li nenhuma das obras dela, despertou a vontade de lê-las. Ao mesmo tempo que acompanha a trajetória de Clarice, nos coloca a par dos acontecimentos da história política do Brasil de uma forma objetiva e esclarecedora, forma essa que nunca vi em livros didáticos, quando da minha formação no ensino médio.
É imparcial nas análises das obras e da vida dela. Bem escrita e discorre medida certa sobre cada livro e cada acontecimento, além de ser bem documentado. Vale a pena cada segundo gasto na sua leitura. Recomendo assistir no YouTube, quando terminar de ler o livro, a única entrevista que ela deu, filmada, pouco antes de morrer em 1977. Você vai personificar a Clarice descrita nessa biografia, vale a pena!

site: https://www.youtube.com/watch?v=nhnhthPmL7s

Biblioteca Álvaro Guerra 11/04/2018

Em Perto do Coração Selvagem, romance de estréia de Clarice Lispector que assombrou o meio literário brasileiro, duas personagens femininas ser sobressaem: Lídia, dona de casa convencional , austera e resignada, e Joana, mulher impetuosa, passional e independente.
As duas mulheres habitavam Clarice. Consagrada desde a publicação original, em 2009, esta biografia mostra como a contradição entre o recato e a ousadia acompanhou a escrita do inicio ao fim.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535928501

Vanda 04/01/2013

Clarice vista por um estrangeiro
Este meu amigo virtual, Moser, escreveu lindamente sobre Clarice. Foi cavar lá na Europa do Leste a história da família e escreveu a história de vida de Clarice. A tradução para o português foi muito feliz, já que ele é americano e inclusive ganhou prêmios nos EUA com esta biografia-romance de Clarice.

Bertha 11/07/2022

Um bom livro sobre umas das escritoras mais misteriosa! Como cita o autor uma mulher "de uma genialidade insuportável, para si mesma e para os outros "

Rick 05/12/2021

Paz? Quem é que tem?
É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir, porque se a experiência é sublime pode tornar-se igualmente perigosa.

DTK 11/10/2021

Firstly, being Brazilian myself, I feel obligated to say that Moser makes some links between Clarice and the Brazilian people that just don’t exist nowadays.
Besides that, the first chapters talk a lot about some parts of history that I didn’t find all that useful or interesting when regarding Clarice's life, it feels as if the author just loses himself in other interests sometimes.
Other than that the book is well written and not boring at all, I learned a lot, Clarice's writing being as autobiographical as they are, knowing about her life makes them much easier to understand.
I just feel sad cause the book kind of left me hanging, I expected that as in Frida's biography written by Hayden Herrera, Clarice's works would be discussed in a much deeper way allowing better comprehension.

Silvia 28/08/2016

Maravilhoso
Leitura interessante e leve, nos leva a compartilhar um pouco mais da vida de Clarice Lispector apresentando o contexto social de sua família e o cenário político da época. Melhor biografia que já li! Não fala simplesmente sobre Clarice, nos leva até ela.

Christiane 17/12/2013

Clarice
Um belo livro sobre a vida de Clarice, sua extrema solidão, suas angústias, seus tormentos e sua criação literária. Acima de tudo o que me resta deste livro é que se para alguns ela pode ser considerada problemática, para mim é uma tremenda alteridade que lutou para se manter, apesar de se sentir como o lobo da estepe de Hermann Hess.

Kamila 19/11/2011

Em seu livro, Benjamin Moser explora todas as diversas facetas de Clarice – as mais públicas, as mais míticas e aquelas que ficaram na privacidade. Mas, o autor vai muito mais além e consegue a proeza de nos deixar mais próximos de alguém que era, sem sombra de dúvidas, totalmente inatingível – porque a verdade é que Clarice se abriu por completo para muitos poucos. A biografia “Clarice,” é extensa (apesar de que senti falta de ver fotos dos muitos momentos de vida da escritora e de ver os locais descritos por Moser) e é uma consequência de um belo trabalho de pesquisa feito pelo norte-americano (sugiro ler os capítulos acompanhados de suas notas de rodapé, as quais se encontram ao final do livro). E imagino que ele tenha ficado, de certa maneira, orgulhoso, porque, contra todos os obstáculos, até mesmo aqueles que foram vislumbrados pela sua homenageada (Clarice sempre disse que seria muito difícil para alguém escrever uma biografia sobre ela), ele conseguiu! Se éramos decifrados e devorados pela Esfinge Clarice Lispector, agora teremos a chance de fazer o contrário.

Simone 30/08/2016

Ah Clarice
Eu como fã de Clarice não pude deixar de comprar a sua biografia.
Podem falar o que for, que o autor forçou, que mentiu, enfim, para mim se tudo que ele escreveu for verdade, eu ainda sou muito mais fã da mulher, escritora, amante, mãe, estrangeira, brasileira, que ele mostrou nas páginas.

isa.dantas 10/04/2016

Incrivelmente bem escrita, incluindo de forma muito precisa todos os aspectos da vida da escritora. Por incluir tantos dados (e também por ser magnífica), pede por várias releituras.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6