Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Nelson 31/01/2024

Resenha
Como sempre, os livros de Stephen King são sempre bons, eu não esperava por essa história, e pelo desfecho.

Yulee Zin 30/01/2024

O assassino de quatro patas
"Cujo" é uma obra do King que me impactou muito na primeira vez que li, não à toa, virou meu livro preferido do mestre. Também tinha amado o filme, em uma época em que corria para conferir as adaptações logo após terminar a leitura. Agora, depois de uma releitura, percebo que tem suas falhas, porém que não tiram de forma alguma o brilho da narrativa.

A história é bem simples: um cão dócil pega raiva e pessoas comuns em lugares errados, na hora errada, caem nas garras do destino. Em vez de um protagonismo fixo, há alguns núcleos: o dos Trenton, em que acompanhamos a vida e os pensamentos de Vic, Donna e Tad, o dos Camber, composto por Joe, Charity e Brett, o dos moradores de Castle Rock, os quais se constituem os vizinhos dos Camber e conhecidos e amigos próximos de cada uma das famílias principais e o de Cujo, o São Bernardo. A melhor coisa do livro é acompanhar como os núcleos vão se encaixando, despontando na tragédia final. A própria obra é autoconsciente do inevitável "efeito borboleta" em que os personagens se colocam, algo que flui conforme os parágrafos mudam abruptamente de uma perspectiva a outra.

E nisso chegamos a um ponto ambíguo: a falta de capítulos. Lembro de ter adorado essa escolha na primeira leitura, mas apesar de concordar que é um recurso ousado e que ajuda na construção dos acontecimentos, foi o que me fez tirar meia estrela da nota. Stephen King é conhecido por sua prolixidade, e parece que a escrita contínua deu espaço para sua mente viajar de vez, considerando o começo lento e a perda do ritmo na metade. Mas é um ponto ambíguo por um motivo, já que gera uma ansiedade tremenda em meio ao caos, a ansiedade de saber quando voltará ao ponto de vista anterior.

Deixando essa questão de lado, nem preciso dizer o quanto gosto da trama. Os personagens são perfeitamente críveis, e toda situação tem um quê de possível, o que é assustador. É maravilhoso que até Cujo (um cachorro!) tenha seu ponto de vista nas cenas, denunciando a metamorfose pela raiva. É tudo muito cruel e difícil de digerir, um livro bem gráfico para quem não gosta de violência com animais e crianças, mas que ainda assim recomendo.

*Nota: na edição que li, tem um trecho de uma entrevista com o autor ao final. Tem spoilers fortíssimos de outras obras como "O Iluminado" e "O Cemitério", ainda que seja um material extra muito bom.

Pois bem, "Cujo" é um ótimo livro. Entendo que muitos não o apreciem por ser um dos mais prolixos do rei, contudo, esse detalhe não ofusca a qualidade da história que, até o momento, permanece sendo minha preferida do autor.

Nota: 4.5 + ??

Lima225 30/01/2024

Será que eu consigo deitar minha cachorra no soco?
Cujo é um livro sobre como tudo que pode dar errado e todas as casualidades possíveis vão calhar para que você se lasque. Quais as chances de uma mulher e seu filho acabarem presos em uma fazenda, 10km longe da civilização, com o único São Bernardo (que por uma terrível coincidência resolveu perseguir um coelho e caiu numa toca de morcegos) bem na semana em que a única pessoa que daria falta deles não está em casa? Pouquíssimas certo, mas apesar de ser um começo lento, o livro aos poucos monta essa cama de gato onde todas as possibilidades estão contra a protagonista e tudo dá muito errado. Acho que a parte mais assustadora da história é ver como todas essas casualidades, que vivemos todos os dias podem levar alguém para uma situação como essa.
Em muitos momentos eu fiquei irritadíssima nessa história, porque sempre que havia um triz de chance dos personagens serem salvos eu sabia que estava muito longe do fim, e tudo que eu queria era pegar na mão de algum desses personagens e pedir para eles chamarem alguém capaz de matar esse cachorro (OLHA O QUE VOCÊ FEZ COMIGO KING). E o pior que eu nem conseguia odiar esse cachorro sem peso na consciência, porque ele um fofo antes.
Esse não foi um dos livros do King que me fez querer ler até a lista de compras dele mas foi incrivelmente fluído, e apesar de eu ter enrolado, quando eu pegava de verdade eu lia bem mais do que esperava. Tambémestava gostando muito dos personagens, o que tornou a leitura mais gostosa.

Claudia.Mayara 29/01/2024

Cujo?
Quem diria que um são Bernardo, com raiva poderia fazer tanto estrago!
No inicio a leitura foi lenta, com toda a contextualização sobre a vida de famílias que vivem a meio a cidade de Castle Rock.
Depois foi mto interessante ter a percepção, as emoções de Cujo diante de toda situação.

Maria19718 25/01/2024

Um clássico do mestre do horror
Meu livro favorito do Stephen King até agora, a leitura flui muito bem, os personagens são interessantes e pouco depois da metade você não quer largar mais!!! Uma atmosfera de tensão e medo com a cara do mestre do horror, muito divertido!

Mezet 24/01/2024

Intenso
?Acho que não existe nada que não me dê medo em algum aspecto. Mas se refere a algo de que nós, seres humanos, temos medo? Caos. O estranho. Temos medo de mudanças. Temos medo de distúrbios, e é isso que me interessa. Morremos de medo de desvios de rota. Temos medo de que alguém roube nossos cogumelinhos na fila do caixa.?

mariana 22/01/2024

Triste
Tenho muita pena do cujo ninguém prestava atenção suficiente nele para ajudá-lo, pelo menos para me reconfortar penso que ele conseguiu um jeito para voltar a brett no final :(

Cris.Trapia 20/01/2024

Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial-killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites. Você pode me sentir mais perto? cada vez mais perto.?

thalita 19/01/2024

To com meu coração acelerado até agora!!! quanta adrenalina, quanta emoção!!
uma história muito simples mas incrível!! o king sempre surpreende e é sempre uma experiência surreal.
fiquei com medo, surpresa, com raiva, ansiosaaa, triste, empática.. muitos sentimentos ao mesmo tempo

Sariitinha 18/01/2024

Pra um cachorro com muita raiva eu achei ele até calmo, história parada e um final meio triste e rápido ?

luanzz 15/01/2024

Uma história sobre um dogão
História de um cachorro que contrai raiva. Certo. Como isso poderia ser bom? Por incrível que pareça, o King consegue deixar interessante. A sidestory achei fraquinha, e principalmente no começo, não consegui me conectar a história e concentrar. No mais, a escrita, a descrição, as cenas... É incrível. O final me emocionou, não estava esperando.

Thzview 14/01/2024

Cujo
Não sei mt oq falar, achei legalzinha a historia mas nada de supreendente. O final parecr que foi muito arrastado e achei meio parado a leitura