Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Sariitinha 18/01/2024

Pra um cachorro com muita raiva eu achei ele até calmo, história parada e um final meio triste e rápido ?

luanzz 15/01/2024

Uma história sobre um dogão
História de um cachorro que contrai raiva. Certo. Como isso poderia ser bom? Por incrível que pareça, o King consegue deixar interessante. A sidestory achei fraquinha, e principalmente no começo, não consegui me conectar a história e concentrar. No mais, a escrita, a descrição, as cenas... É incrível. O final me emocionou, não estava esperando.

Thzview 14/01/2024

Cujo
Não sei mt oq falar, achei legalzinha a historia mas nada de supreendente. O final parecr que foi muito arrastado e achei meio parado a leitura

aliciagiovana 13/01/2024

"Cujo nunca quis matar ninguém. Ele foi levado a isso [...]"
De todos os livros do King que eu li, esse foi o mais angustiante (ainda não li pet sematary).

O são-bernardo de 90kg, Cujo, é de se apaixonar no começo. Um cachorro amoroso e com comportamento normal como qualquer outro, que infelizmente teve o azar de adquirir raiva graças à negligência de seus donos que nunca o vacinaram. A família Camber nem imaginava a catástrofe que isso geraria.

Em paralelo a situação do Cujo, que aos poucos vai sendo consumido pela doença, acontecem várias coisas que não conseguiram despertar meu interesse, descritas em muitas e muitas páginas, deixando Cujo de lado por bastante tempo. Essa é uma coisa negativa do livro... mas talvez a culpa seja minha, pela expectativa que criei, jurei que o Cujo seria o assunto principal do livro quando na verdade ele aparece só de vez em quando.

Vi muita gente dizendo que não tem como gostar dos personagens desse livro e eu concordo totalmente. Ainda não tinha lido uma obra do King em que não me apaixonasse ou não me identificasse com pelo menos um personagem humano. O único ser pelo qual é possível se conectar é o Cujo, muito graças às vezes em que King nos mostra a perspectiva dele. Ele jamais quis machucar ninguém, nunca foi por maldade, e saber isso me partiu o coração porque as consequências foram terríveis.

Esse livro é muito pesado e brutal no quesito violência, Stephen King não dispensa detalhes e descrições de tudo, principalmente dos ataques, daquele jeito que só ele sabe fazer. Além disso, ele está super desbocado (kkkk) e tem umas piadinhas de vez em quando. Nessa história dá pra entender o que realmente é terror psicológico: Cujo apenas tinha uma doença, mas algumas pessoas viam algo de sobrenatural nele, coisas criadas pela mente das pessoas.

O final do livro é muito tenso e triste, estou sentida até agora por tudo que li.

Giovanna.paginasda 08/01/2024

Prepare-se para chorar @paginasdagio
Cujo é um livro que não é dividido em capítulos, o que pode irritar algumas pessoas por não ter onde 'parar', mas para mim não foi um problema.

? Essa leitura foi feita em uma leitura coletiva com o @darkpaginas, porém acabei me animando demais e terminando antes da data prevista.

?? A história possui diversos personagens diferentes, então de início fiquei um pouco confusa até lembrar quem era todo mundo.

? Algo que gostei muito é o ponto de vista do cachorro no início do livro, vemos como ele é brincalhão, amoroso, e faria de tudo pelos seus tutores. Isso, ao mesmo tempo, faz com que a gente sofra ainda mais quando ele contrai a raiva, e a doença vai evoluindo e fazendo-o sofrer.

? O livro possui algumas menções a outro livro do King, A Zona Morta, e pode conter alguns spoilers da história, então talvez seja melhor ler ele antes de Cujo.

? A reta final do livro é desesperadora. Tudo dá errado, meus olhos queriam ler mais rápido que meu cérebro para saber o que aconteceria a seguir. King conseguiu fazer um ótimo trabalho em deixar o leitor ansioso e isso rendeu algumas lágrimas minhas nas últimas páginas.

Bruna Peixoto 08/01/2024

A estória do livro é angustiante e viciante, não consegui largar até terminar. E o final? O que falar? Simplesmente me deixou em choque e principalmente triste.

Rafittha 06/01/2024

Cujo
Eu ainda me surpreendo em como o King, descreve, de forma assertiva, as complexas sensações e sentimentos de alguém em situações de extremo estresse emocional.

Cujo, é um São Bernardo, imenso, carinhoso, obediente e companheiro? Até mudar completamente.
Durante uma perseguição a um coelho, cujo fica preso em um buraco onde é mordido por um morcego raivoso. A partir disso, podemos observar as mudanças graduais em seu comportamento.

Anterior a história um homem chamado Frank Dodd, foi acusado de uma série de assassinatos em série. Porém, sua memória fica registrada na cidade, chegando a se tornar uma lenda urbana, contada pelos pais à seus filhos. Porém, para Tad Trenton - que acredita que Frank não é apenas uma lenda, o espírito do assassino vive em seu armário.

Ao contrário do que pensei, a ligação entre Cujo e Frank Dodd é mínima. Talvez de propósito ou sem pretenção King, deixa algumas ideias a deriva durante o desenrolar da história que nos leva a acreditar que exista uma ligação entre a presença do armário de Tad, e os acontecimentos na cidade.

O final é de tirar o fôlego. Como sempre, King, consegue entregar muito mais do que sempre esperamos. Nunca imaginei que à história chegaria a esse ponto.

Comecei a leitura com grandes expectativas, porém acredito que o autor deixou muitas pontas soltas. Apesar da escrita envolvente e de todo o mistério, as relações humanas e conturbadas muito bem escritas pelo mestre do horror, não consegui me conectar com os personagens até chegar nas últimas páginas.

Recomendo a leitura para aqueles que gostam do puro suco do horror e tenham estômago forte para aguentar um final que te faz repensar se o que você comeu vai ou não continuar no seu estômago.

rebecbs 06/01/2024

É possível um animal alegre e companheiro virar um monstro?
Ao mesmo tempo que eu odiei esse final agridoce que me causou uma sensação de "nossa, como assim, mas já acabou?" eu também penso que o livro teve a melhor conclusão que poderia ter.

Nas reviews que eu li, não vi ninguém fazendo essa alusão, então talvez eu tenha me precipitado, mas eu senti uma crítica espiritualista - alguns personagens viam o cachorro como um "ser possuído" pela alma do antigo assassino que havia cometido crimes imperdoáveis alguns anos antes - mesmo que eles não falassem sobre isso publicamente, estava nos pensamentos deles;

Cujo foi perdendo suas características animalescas que acabaram sendo substituídas por um desejo incessante de matar todos em sua volta. Eu sentia tanta dor no coração quando o Stephen demonstrava a percepção de Cujo, que achava que todas as pessoas estavam causando as dores, os desconfortos e etc.

O que não gostei do livro:
Eu achei interessante a história do comercial que Vic e Roger trabalharam do "Nada de errado por aqui" e gostei da conclusão, mas acho que teve muita enrolação desnecessária a respeito do trabalhos deles com propaganda. Mas de resto, livro ótimo pra quem quer sentir emoções diversas. É isso. Meu primeiro do Stephen King - e também minha primeira leitura do ano ?

bianca 02/01/2024

Coisa feia! ?
Como pode Stephen King escrever um livro de terror sobre um CACHORRO e ter sucesso?
O livro é mega claustrofóbico e tenso.
Teve dois pontos que eu não gostei: os diálogos gigantescos sobre cereal com corante vermelho, que me deixaram com tanta raiva que eu cheguei a CHORAR.
E em segundo lugar: os personagens. Não me conectei com nenhum personagem, Donna era uma vag4gunda, Vic era um c0rno e Ted era um chato.
Literalmente o único personagem que consegui sentir o mínimo de empatia foi o Cujo!
O final foi absurdo!
O livro é definitivamente bom, mas não é a melhor obra do King.
Mayara.Beni 08/01/2024minha estante
dyva que resenha

L Soares 31/12/2023

Mais um livro do mestre King.

Duas famílias vivenciando seus próprios dramas e dilemas.

Uma família, o pai se vê à beira do colapso de sua empresa, e no meio da tentativa de salvar seu principal contrato, acaba tendo que lidar também com um drama familiar.

Fora da cidade, uma mulher que vive em uma situação de medo, com um marido violento, e quer conseguir convencê-lo a deixar o filho viajar com ela para a casa da irmã, para tentar mostrar um outro tipo de vida pra ele, esperando que não se torne como o pai.

Cujo, o são Bernardo da segunda família, é um cão dócil e tranquilo. Que mordido por um morcego, acaba lentamente sendo dominado pela raiva e espalhando terror.

É uma narrativa angustiante.

Os personagens vivem situações de pressão e medo. E tudo vai se avolumando, até o ápice quando se encontrarem presos com o cão.

Uma fase mais macabra do King, com finais sombrios e amargos.

Um livro de terror e suspense que faz jus ao gênero, e te faz sentir o sofrimento e o desespero dos personagens.

Tuyl 30/12/2023

Um bom livro, dinâmico, de fôlego, que te faz querer ler e ler. Porém, achei algumas das soluções óbvias.

Barbara 25/12/2023

Partiu meu coração
Uma das coisas mais empolgantes em ser fã de Stephen King é que, na maioria das vezes, não dá pra se decepcionar com a escrita. Esse livro foi tão completo em ambientação e em construir as motivações dos personagens que me prendeu do início ao fim. Toda a tensão claustrofóbica chegou a ser sufocante. Morri de tristeza pelo destino de Cujo e pelo sofrimento das famílias envolvidas. Adorei a forma como o autor intercalou os momentos de aflição com as narrativas sobre o trabalho de Vic, que eram pouco interessantes diante da perspectiva de sobrevivência que Donna enfrentava, mas que alimentava a angústia e expectativa para as cenas de enfrentamento que se seguiam. Fiquei arrasada com o final. Vacinem seus cachorros!!!

Tai 24/12/2023

Cujo
Achei chato e lento. Na minha cabeça ia ser a história de um cachorro destruidor que dava um apavoro em geral, mas a parte da raiva é no final do livro e nem é tudo isso.