A Causa Secreta

A Causa Secreta Machado de Assis

Resenhas - A Causa Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Helô 31/07/2022

A última vez que li Machado foi no ensino médio. Adorei esse conto, mas achei que podia ter sido um pouquinho mais longo.

Giulia 18/10/2023

Primeira vez lendo Machado de Assis..
Mórbido, profundo, delirante

"Castiga sem raiva, pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia pode dar"

Bella Felix 21/10/2022

De arrepiar os ossos
Machadinho, machadinho está tudo bem contigo? Você quer um remédiozinho? Sua cabeça está bem aí do outro lado?

Enfim, senhor Assis, eu estava lendo o seu conto na maior plenitude, até chegar na parte do rato. Amado? Estava tudo bem contigo? Acho que não, porque depois daí foi só ladeira abaixo akakakkaka

Mas me arrepiei, adorei Machado, você é um ótimo terrorista

kath.stolze 22/08/2022

mano vocês não têm noção do quanto eu li com medo isso aqui KKKKKKKKKK
AINDA BEM (!!!!) que eu tava numa sala cheia de gente e iluminada (sala de aula ?)
gente que conto MACABRO essa é a palavra.

recomendo nota 4 ?

soir 06/10/2022

Descobri esse conto enquanto resolvia uma prova antiga de linguagens do enem e sinceramente não me arrependo!! É uma história curta e de fácil leitura, não me assustou tanto porque já li coisa pior mas é macabro na medida certa. Gostei muito e recomendo, vou atrás de outras obras do autor com certeza!

Josue 27/04/2021

Meu Deus
Meu Deus! Machado consegue levar você para dentro da história de um jeito tão rápido que quando se da conta, já terminou. Simplesmente incrível!

Sofia.Budal 30/04/2021

definitivamente meu preferido
perfeito desde a construção dos personagens, a conversa do narrador com o leitor,até o desfecho do conto. Perfeito demais

@quixotandocomadani 04/06/2022

Aparência x Essência
Mais uma contradição do ser humano presente nesse conto. Fortunato é um médico que estava sempre solícito para atender os enfermos, mas na verdade ele sentia prazer na dor e na desgraça alheia. Ele é capaz de fazer boas ações desde que possa ver o outro sofrer. A descrição da cena da tortura do rato é agoniante. Belo retrato da personalidade de um sádico. E é fato: não confie jamais nas aparências.

"Castiga sem raiva, pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo desse homem."

Nathalia. :) 16/11/2022

Um tanto traumatizante
Fiz a leitura em conjunto durante uma aula de Teoria da Literatura e o que posso dizer é: Machado de Assis é realmente um escritor excepcional, mas me preocupei um pouco com o que se passava na mente dele ao escrever isso.

Fortunato é, claramente, um homem doente. Com certeza deve existir uma patologia que explique o comportamento dele. Me senti desconfortável por todo o tempo em que o li e o final me deixou ainda mais perturbada. Apesar disso, os elementos narrativos (externos e internos) alugaram um triplex na minha cabeça de tão complexos e extraordinários. Em outras palavras: é tudo bem Black Mirror. Um bom conto.

lune6 26/09/2022

obrigação, icônico & chachado
sendo realista essa obra nunca se encontou na minha lista de leituras mas graças à minha professora de literatura tive que ler ? ainda bem muito obrigada oceanira ?

é uma ótima opção para quem quer ler alguma obra do machado mas tem preguiça ou dificuldade com a escrita, é bem curtinho, no pdf foram por volta de 8 páginas apenas e os audiobooks são muito bons!

a obra te prende do início ao fim, adorei ver uma face incomum do escritor, particularmente como um fã de horror/terror achei incrível ver um autor clássico e acima de tudo brasileiro produzir algo deste cunho. sem dúvidas irei dar mais chances para machado de assis sem ser por obrigação a partir de hoje.
meu veredito é 3.5/4 ?

bibioslivrosecia 14/08/2021

Se você gosta de suspense, vai gostar desse conto
Esse foi um conto que comecei a ler por acaso e quase que de imediato se tornou um de meus favoritos, por causa de seu suspense/agonia e sua conclusão macabra, que é exatamente o estilo de conto que gosto. Recomendo fortemente a leitura desse conto e de outros dois do mesmo estilo: "Venha Ver o Pôr do Sol" e "Passeio Noturno"

lari 10/08/2023

É um conto extremamente bem escrito e bem detalhado. O final pode ser uma boa e chocante surpresa para os leitores.

Segislane 19/05/2012

A causa secreta - Machado de Assis
Em questão de minutos em que leva-se para ler o livro senti-me como se vivesse aquele momento tão intensamente, Machado consegue transmitir a falta de sensibilidade de Fortunato em palavras que se tornam reais a nossa imaginação, a dor, sofrimento e a insanidade psicológica saem das palavram e invadem o mundo da imaginação.
walter edson 09/10/2012minha estante
é muito legal esse livro pois eu gostaria ler todos os livro de machado de assis.

Vieira 04/07/2013minha estante
De fato um grande conto do mestre Assis!

Bela 30/12/2021

A Causa Secreta
Li já faz uns meses, então não me lembro muito bem dos detalhes do conto. Lembro-me de gostar bastante da narrativa e do humor Machadiano, como sempre gosto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6