A Causa Secreta Machado de Assis

Resenhas - A Causa Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bela 30/12/2021

A Causa Secreta
Li já faz uns meses, então não me lembro muito bem dos detalhes do conto. Lembro-me de gostar bastante da narrativa e do humor Machadiano, como sempre gosto.

Gabriel 11/11/2022

A causa secreta - Machado de Assis
Sendo um dos contos mais sombrios e intrigantes de Machado de Assis, escritor realista, "A causa secreta" fora escrita em 1885 e posteriormente reunida na coletânea "Várias histórias", em 1896.
Ao utilizar um recurso de digressão, ou seja, não há linearidade narrativa, um narrador onisciente em terceira pessoa introduz uma cena estática com três personagens: Maria Luísa, Fortunato e Garcia. Daí, informa-se que os três já se encontram mortos e dá-se sequência à narrativa.
A história gira em torno da relação entre Fortunato e Garcia. Garcia possui a tendência de investigar o caráter das pessoas e, nesse sentido, percebe alguns comportamentos estranhos de Fortunato, que seria seu sadismo, a causa secreta a qual o conto se refere. Ademais, percebe-se o triângulo amoroso machadiano entre as personagens.
Um conto muito intrigante e que vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que tenham interesse em literatura.

Mariana1403 01/02/2023

li esse conto no ensino médio na aula de literatura e lembro que todos na classe ficaram vidrados na história, foi um dos poucos momentos em que a turma toda de fato estava interessada em algo que um professor estava nos apresentando. foi um momento que me marcou muito, meu primeiro contato com machado. decidi reler o conto para ver se gostaria da leitura novamente e realmente gostei muito, estava morrendo de sono enquanto lia e mesmo assim não consegui parar até ler a última palavra. recomendo muito. a edição que li no kindle não é essa (capa diferente, número diferente de páginas etc), mas não encontrei aqui a que li.

Ingrid 06/08/2020

De todos os contos que li nesse último mês do Machado de Assis, esse foi o que menos me impactou até agora! Mesmo assim gostei do conto. Como sempre, Machado de Assis trata de uma tema pouco falado em sua época: a psicopatia. Ele traz um personagem frio perante as mazelas e dores dos outros. Fortunato não demonstra nenhuma repulsa frente a ferimentos e sofrimentos, razão que intriga Garcia. Isso fica mais claro quando Fortunato monta um hospital, e Garcia vai trabalhar com ele; bem como a mulher de Fortunato, Maria Luísa, também sofre com o modo de ser do marido!

Raquel Lima 23/05/2010

Mais uma do bruxo.
Mais uma vez Machado de Assis consegue transcender o ato de simplesmente escrever palavras que formam frases e um texto. No conto o ato salta do papel, o esquartejamento do rato pelo Fortunato é dolorido,é "real", "vemos" e sentimos o seu prazer...Sinceramente, um "Spielberg" das letras!...rsrsr...

Sartry0 10/09/2023

N sei quem é mais doente, Machado de Assiss por ter escrito ou o personagem dele Fortunato, bixo que homem perturbado véi

Tassio.Ferreira 30/03/2018

Tassio2f
Veio namoral esse conto A Causa Secreta é um dos mais fortes de Machado de Assis. Sua estrutura narrativa lembra um pouco a de A Cartomante, com início abrupto, flashback e retomada do eixo em direção ao desfecho.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Não faz parte da seleção de contos do paradidático.

suellen 08/11/2022

O mais marcante do Machado (até agora)
Sem dúvida alguma esse foi o conto do Machado mais intrigante e "tenebroso" que li. Assim como todos os seus contos e romances, esse é mais um que foi muito bem pensado, detalhado e escrito, cada palavra que ele colocou ali não foi por acaso. A causa secreta foi o "mais fácil" que li dele até aqui, até porque ele usa palavras muito objetivas e fortes, boa parte da descrição desse conto me deixou realmente impactada, sem palavras. A única questão que tenho com ele - e com todas as outras obras do Machado que li - é que os finais nunca me impressionam tanto, durante a narrativa ele te prende, mas você chega no final esperando um grande ato também e tem uma quebra de expectativa, mas ainda preciso estudar mais do Machado para entender isso kkkkk.

Sushizinha 01/06/2022

Fantástico
Dos contos que li de Machado de Assis esse foi um dos que mais gostei até agora. Achei a escrita envolvente e a forma como ele retrata esse sadismo do personagem também foi muito interessante e impactante.

Loh Valente 29/05/2022

Tenebroso
Um dos contos mais macabros que já li.
A riqueza de detalhes nas crueldades feitas com os animais (gente, o rato) me deram calafrios.
Apesar disso, achei um conto muito bom.

rorolovespizza 31/12/2021

Percebi que não havia resenhado esse conto...
Bem, tive que ler para uma matéria da faculdade e foi muito interessante debate-lo no ambito do conceito de empatia. Dá para falar sobre diversas camadas presentes nessas poucas páginas.

jao 08/12/2021

A Causa Secreta
Esse conto nos apresenta o misterioso Fortunato, que, ao socorrer e cuidar do vizinho do médico Garcia, desperta a curiosidade deste pela dedicação dispensada ao desconhecido e pelo posterior desprezo manifestado após a cura do indivíduo.

tacizera 19/05/2021

Simplesmente o meu favorito do autor até agora. Toda a conversa do narrador com o leitor, assim como os pontos explorados na estória fazem dela uma leitura muito boa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6