A Causa Secreta

A Causa Secreta Machado de Assis

Resenhas - A Causa Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thaís 10/11/2018

A narrativa intrigante,o perfil psicológico evidente,a mente dominando o personagem, o foco no que não se espera e a eterna dúvida do como...Um conto de Machado.

Mariane 14/02/2019

Este livro em história em quadrinhos é baseado em um conto de Machado de Assis. Nos apresenta a amizade e os segredos que podemos esconder. Bem rapidinho para ler e uma ótima dica para quem quer ler clássicos da literatura brasileira.

Luiza 24/04/2021

Chocante e cru
Machado é um gênio
A leitura prende do início ao fim,nos colocando dentro do conto com tamanha intensidade.
Ele tornou clara a psicopatia de Fortunato e me deixou estarrecida e furiosa

Anienne 09/10/2019

A causa secreta
Machado de Assis é um Gênio!

Siqueira 07/08/2020

Que maravilha de conto, realmente Machado de Assis é muito bom, valeu a leitura, pena que acabou rápido.

Tiffany 01/04/2023

Desabafo
Único livro que consegui ler nesse mês de março, foi por causa da escola, isso aqui é um pedido de ajuda, esse mês me sugou inteiramente, começar o mês de abril lendo mais no feriado.
Sobre a história, é bom, é o meu primeiro contato com Machado de Assis, o que me surpreendeu é que a leitura não é chata, eu achei interessante de ver as atrocidades bem sadomasoquista do Fortunato, a história é bem direta e precisa.

Amanda 20/02/2023

Simplesmente Machado de Assis
O conto é bom. O ambiente de tensão é bem construído, a relação entre os personagens consegue ser bem trabalhada em poucas linhas e o final se conecta perfeitamente bem com a narrativa, tendo diversos elementos que apontam para ele e que podem ser percebidos em uma segunda leitura.
Sobretudo, gostaria de destacar a personagem Maria Luísa, que, ao meu ver, é um dos pontos chave para a construção da história. Essa personagem é apresentada como uma moça de aparência jovem, de olhos submissos, e parece estar sempre apavorada e apreensiva com algo, sempre com os dedos trêmulos, cabeça baixa e pouca imposição no ambiente, agindo assim principalmente ao redor do marido.
Para mim, Maria Luísa se torna um dos principais elementos que nos indicam de que alguma coisa não está certa, nos deixando com uma pulga atrás da orelha. A todo momento a moça se comporta como um ratinho de laboratório assustado, compondo a atmosfera de terror psicológico que a obra possui.
Definitivamente um dos contos mais bizarros de Machado e que trabalha muito bem a ideia da índole humana. Com certeza recomendo a leitura.

Joyce.Gabrielle 18/01/2023

Amei
Que conto legal, fiquei super interessada. Estava esperando um final um pouco mais dramático, mas o fim original tá ótimo também. Gostei muito!

Gigis 28/04/2022

This one was my fav until now
eh meio macabro, mas esse aqui eu gostei até comparado aos dois últimos, esse o primeiro foram meus favoritos tbh

kami 30/09/2022

gostei
gostei, a leitura prende do início ao fim por ser bem fácil e interessante.
li porque vi um trecho numa questão do enem e me interessou, fui atrás e não me arrependo de tirar alguns minutos para fazer essa leitura.
com certeza me surpeeendeu muito e talvez tenha aberto oportunidade de eu produrar ler mais do Machado de Assis nesse estilo :)

Gabs 29/09/2022

não é ruim, mas achei meio diferente/?sinistro?, achei uma pegada diferente que eu até que gostei

li por causa da escola tb, e ando gostando dos contos do Machado, acho que a escrita flui bem

belle 09/05/2022

Machado de Assis, como sempre, nunca deixa a desejar em seus contos, onde o leitor se vê impacto durante da história.
Este conto pôde mudar a perspectiva de quem o lê, ao ver uma personagem mentalmente instável, e como foi apresentada ao longo da leitura, sempre dando indícios de sua índole que muitas vezes passam despercebidos pelo leitor, o que torna o final sempre chocante.
Todas as cenas foram incrivelmente bem escritas, a cena do rato foi deliberadamente perturbadora e agonizante para a maioria dos leitores, a forma com que foi narrada e a perfeição dos detalhes torna o conto incrível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6