Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter e a Ordem da Fênix J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e a Ordem da Fênix

Heloisa 14/05/2022

A cada livro que passa eu fico mais encantada com o universo bruxo, nesse em específico notei como o menino Harry sofre, me vi com os olhos cheios de lágrimas em vários momentos, mas já na expectativa pelas continuações.

Ally 22/05/2021

Ainda Não Me Apaixonei
Nunca fiz uma resenha para algum livro HP, talvez porque a história que apesar de boa, ter pontos interessantes, ainda não me envolveu por completo.

A história foi um pouco arrastada, com pontos altos e baixos. Dos 5 que li até agora, é o segundo livro que menos gostei. Umbridge e seu Decreto Educacional, me irritaram MUITO. Igualmente a postura neutra de Dumbledore, que no fim veio se revelar o motivo.

O ponto alto da história, pelo menos para mim, foi me deliciar com o "fim" de Umbridge. Realmente delicioso vê-la se dando mal. Triste foi Sirius e o impacto que teve em Harry.

Meu sentimento pela saga Harry Potter? Ainda não sei definir.

Nota: 3,5/5. ???

loracy.y 03/05/2024

Albus Wulfric Percival Brian Dumbledore.
?A indiferença e o abandono muitas vezes causam mais danos do que a aversão direta.?

Eu senti muitas coisas lendo Ordem Da Fênix e eu não sei se conseguirei transformar em palavras mas vamos lá:
O Harry está simplesmente insuportável nesse livro, sei que deve ser a fase adolescente e etc., mas meu Deus, se eu pudesse dar uma sacudida nesse moleque pra vê se ele acorda, eu faria.

Achei muito interessante várias coisas que foram abordadas, como a ligação do Harry com o Valdemiro, o desenvolvimento de vários personagens (Neville, Snape, Sirius) nesse livro, e a luta final também.

Porém, algumas outras coisas me incomodaram. A morte que ocorreu achei super rápida e sem peso (nível Cedrico), me questionei muito se eu era sem coração ou se a cena que não foi tão bem trabalhada. E também (sei que já citei) mas o temperamento do Harry me incomodou demais! Ele é literalmente o protagonista e vemos o POV dele o tempo todo, portanto, fica impossível não dizer que isso afeta diretamente na minha avaliação a respeito dessa leitura.
E, por fim, senti MUITA FALTA de um plot twist. Eu adoro adivinhar as coisas e acho que senti falta de uma reviravolta como nos outros quatro livros anteriores... Mas sinceramente? É só um detalhe comparado ao universo lindo e maravilhoso que HP tem a nos oferecer. Mesmo não sendo (para mim) um livro full pica das galáxias, apenas por ser do universo de Harry Potter já ganha mil pontos comigo.

No geral, é um livro muito muito bom, a leitura foi super rápida e gostei demais de várias cenas e personagens que foram apresentados (Luna, eu te amo ??????).
Por essas razões, avaliarei com 4,5?. Sinto que estou muito envolvida na história de HP e não vou saber lidar com a despedida ao finalizar a saga...
bubuletta 04/05/2024minha estante
Acho que é mais que a adolescência, ele passou por muito coisa e faz parte da resposta emocial aos traumas, sentimentos de injustiça. Mas sim tem a adolescência e o sentimento de pertencimento e validação constumam ser muito importantes nesse fase e ambos são usurpados dele, ele é desacreditado e sua casa é tirada dele. O que não justifica alguns comportamentos, mas eu passo minha meia pra ele, hahhahaha

bubuletta 04/05/2024minha estante
Quanto a morte fica esse sentimento que ela foi mal explicada, dá um sensação de ficar sem chão, sem acreditar... tipo Oi? quê? Me senti muito como o Harry na cena foi muito irreal sabe. Ele não teve nem como se despedir, achei sacanagem

loracy.y 04/05/2024minha estante
Kkkk ai amg não posso julgar você, mas é que eu realmente me incomodei muito com a forma que ele tratou os amigos dele e todos que tentavam ajudar. E realmente não canso de dizer que dava pra ser evitada a morte daquele cara, mas o Harry tem MUITO complexo de salvador, quer bancar um de herói e, se ele tivesse simplesmente falado com Snape, aquele cara não teria ido de arrasta. Mas claro, as coisas tinham que acontecer né, tinha que ter o conflito e toda aquela batalha no ministério então é compreensível kkkkk

E o plot volta no 6

bubuletta 04/05/2024minha estante
Esse acho que no máx a gente descobre que o pai do Harry tinha um passado e a conversa no final com o dumbledore sobre o n3ville e o pq de tudo

bubuletta 04/05/2024minha estante
Queria muito que ele escutasse a hermione, uma coisa que me incomoda no Harry é que ele tem uma especie de clarividencia que só acontece no final. Ele simplesmente sabe todas as decisoes certas, mas é bem cego durante os livros

loracy.y 04/05/2024minha estante
Mano é muito isso, mas acho que embora ele esteja muito chato nesse livro, acho que é fundamental sabe? Pra mostrar que ele não é um cara pica das galáxias e um herói o tempo todo, mas um ser humano que sente várias emoções e faz cagadas também. É bom desconstruir essa parada

bubuletta 04/05/2024minha estante
Então eu gostei muito de como isso foi diferente no último livro, o momento de clarividência foi construido durante todo o livro, tudo se encaixo foi perfeito. Mas eu super relevo esse momentos do Harry porque ele claramente funciona muito bem sobre pressão e é uma coisa real que alguns pessoas tem sua melhor versão nesses momentos

clarwice 09/05/2024minha estante
Realmente, na vdd, senti isso de todos, do Ron e da Mione tbm. Mas o ruim é que eles brigam DIRETO, isso chega a incomodar muito, pq o que poderiam fazer juntos, acaba deixando de lado pra depois de muito tempo fazerem.... É muito ???

Ana 09/01/2023

Harry Potter ??
Apesar de amar o mundo bruxo e a história de HP eu tenho um grande problema com a escrita da J.K Rowling, para mim a escrita dela é enrolada e acho que as coisas demoram muito para acontecer? porém o universo é tão bom, os personagens tão cativantes, a história te prende tanto que apesar de terem capítulos enrolados de 30min cada o livro e ?rápido? de ler, já que te prende.
O livro e muito parecido com todos da série, ou seja, e incrível e cativante porém nesse os personagens estão um pouco mais ?rebeldes? ( principalmente o Harry ), oq pode incomodar algumas pessoas e o livro está para emocionar mesmo para vc chorar.
No mais, amei o livro e a leitura. Espero jaja reencontrar esse mundo para mais uma leitura magnífica??

bia soares 24/03/2024

Eu amei esse livro! Acho que deixaria em 3 ou 4° lugar da série. Responde muitos questionamentos que ficam ao longo dos primeiros livros.

tabeeatriz 20/10/2021

Revelador e triste.
"Harry Potter e a Ordem da Fênix" é revelador e muito triste. O desenvolvimento ocorre em sincronia com a história e com sentimentos em conflito, levando a destruição. Muitas coisas ocorrem para questionarmos o porquê e passarmos estressante, outras gostaria de dizer um tanto desnecessárias, mas são consequências.

Assim, Harry se vê como o protagonista em toda a situação, mas as cegas diante de tudo o que está acontecendo. Todos escondem os segredos sobre ele e a consequência é avassaladora, me levando a chorar noites seguidas.

A escrita é um dos pontos mais fortes, pois as coisas vão acontecendo e o desejo é continuar lendo para saber tudo o que vai acontecer. Devorei esse livro durante horas e horas e o sono me impediu de terminar rapidamente.

Entretanto, cada página não me preparou para o que aconteceu. Me destruiu por completo e eu nunca vou perdoar a autora por isso, nunca.

Sem dúvidas, "Harry Potter e a Ordem da Fênix" é o livro que me deixou vidrada desde o começo, com o desejo de saber o que iria acontecer e agora não estou preparada para os dois últimos livros, ao pensar nas coisas que podem acontecer me sinto extremamente triste.
__

"O que sobrará do mundo se você não está nele?
O que sobrará do mundo?
A todo minuto e toda hora
Sinto sua falta, sinto sua falta, sinto mais a sua falta."
(Bastille - Good Grief)

Bruna Luz 29/01/2021

Favoritado!
Harry agora está bem sentido e irritado com o último acontecimento em o cálice de fogo, e agora se mostra uma pessoa bem ríspida. Dumbedore se ausenta da escola e hogwarts vira um verdadeiro caos na presença da profa Dolores, o quinto livro conta com uma reviravolta triste, que com certeza irá abalar todas as estruturas dos nossos corações.

Harry Potter e a Ordem da fênix é um dos livros que mais me tocou nos últimos tempos, eu sei que muitos dizem que é o pior livro por ser maçante (preciso concordar que realmente é) é o pior livro da saga, mas eu sinceramente amei esse livro. Tudo nele foi necessário, o Harry irritado, os acontecimentos ao decorrer do livro, em como o Harry começa a enxergar seu pai, e afins. Foi de longe o meu favorito da série, o prisioneiro de Askaban também é um dos meus amores, mas a Ordem da fênix é um misto de sentimentos que só quem viveu sabe hahah, super indico a leitura!

Carol 02/08/2021

Melhor até agora
Quanto mais avanço nos livros de HP melhor fica, me pergunto sempre pq não li antes.
Esse livro é maravilhoso, amei demais, até agora é meu favorito, a única coisa que me incomoda nos livros, no geral, é que os começos são muito iguais, tirando isso, são perfeitos.

Laura.Marques 03/05/2021

Tantas coisas que faltam no filme, chega a ser absurdo! Pra quem é fã ou minimamente se interessa pela saga, é imprescindível que esse livro seja lido! é muito melhor explicado a questão das profecias e demais acontecimentos.

Leprechaun 27/08/2022

Um dos melhores da saga!
Que livro maravilhoso, um dos meus favoritos. Leitura gostosa e uma das melhores tramas! Amei!

Conhecer um pouco mais sobre a ordem da Fênix e Dumbledore é muito bom.

RayLima 15/08/2023

Potter vs Potter
No quinto livro da saga acompanhamos mais um ano de Harry e seus amigos. Após os acontecimentos finais do Torneio Tribruxo, com a morte de Cedrico, o retorno de Voldemort e a descrença de Fudge, Harry terá que lidar com as acusações daqueles que acham que ele está mentindo apenas para ganhar atenção.

Mas o pior inimigo de Potter esse ano será ele mesmo. Agora com 15 anos ele está passando pela pior fase da vida: a adolescência. Então temos um protagonista com crises de oscilação de humor, mas na maioria das vezes os acessos de raiva vencem, principalmente com Rony e Hermione. No começo isso é muito irritante, mas depois, acho que pelo fato de ser uma releitura (e agora eu sei como é ser adolescente), pude enxergar Harry com outros olhos. Imagine chegar aos 15 anos tendo vivido todos os horrores que ele já viveu e sem a maturidade emocional necessária pra digerir tudo isso. Qualquer pessoa surtaria!

?Harry pensou que Sirius provavelmente era a única pessoa que ele conhecia que, de fato, seria capaz de compreender o que estava sentindo naquele momento, porque se encontrava na mesma situação.?

Esse livro é um dos meus preferidos, acontece muita coisa ao mesmo tempo e várias novidades vêm à tona, como por exemplo:

1. A Ordem da Fênix, que havia sido criada para combater Voldemort no passado, volta a se reunir agora em sua nova sede após o retorno do Lorde das Trevas. Com isso somos apresentados a novos personagens.

?A sede da Ordem da Fênix encontra-se no largo Grimmauld, número doze, Londres.?

2. Em Hogwarts temos uma nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge irá transformar a vida de alunos e professores num inferno.

?Harry jamais considerara antes a possibilidade de que poderia haver um professor no mundo que ele odiasse mais do que Snape, mas quando voltava para a Torre da Grifinória teve de admitir que encontrara uma forte concorrente. Ela é maligna, pervertida, louca, velha...?

3. Cria-se a AD e Harry mais uma vez demonstra seu talento nato de líder, mas a ideia, logicamente, veio da Hermione.

4. Finalmente sabemos o porquê de Snape odiar tanto Tiago Potter e, por consequência, Harry.

?? Mas me esqueci, outro erro de velho... que algumas feridas são profundas demais para sarar.? (Dumbledore)

5. A profecia! (Ok, não vou dar spoiler)

Mas o motivo que me faz adorar esse livro não é apenas toda a ação que ocorre, mas o contexto em que o mundo bruxo está inserido. Apesar de ser só um pano de fundo, é o que torna a trama mais realista e adulta, falando de corrupção e política.

?Malfoy há anos faz doações generosas para todo tipo de coisa... ajuda-o a travar amizade com as pessoas certas... depois pode pedir favores... atrasar leis que não quer que sejam aprovadas... ah, ele é muito bem relacionado, esse Lúcio Malfoy.?

Impossível não se fazer um paralelo ao mundo atual, principalmente se fizermos uma comparação do negacionismo de Fudge sobre a volta de Voldemort e os negacionistas reais que vão contra a ciência e a história. As ?fake news? que o Profeta Diário divulga sobre Harry, o medo de que os estudantes se unam contra o Ministro e o controle que o Ministério começa a ter na escola, mudando inclusive os métodos de ensino. Nada mais real e atual.

E pra finalizar, só gostaria de dizer que tudo poderia ter sido evitado se o Harry escutasse a Hermione!

??há coisas pelas quais vale a pena morrer!? (Sirius Black)
Thamiris.Treigher 16/08/2023minha estante
Que resenha MARAVILHOSA ? Agora fiquei com vontade de reler toda a saga também ??

italomalveira 16/08/2023minha estante
Nossa, amei. É raro ver uma resenha de Harry Potter por aqui. Por ser uma história que a maioria leu antes de começar a usar o Skoob. Mas foi muito legal ler a sua. Bateu até aquela vontade de reler também.

RayLima 16/08/2023minha estante
Obrigadaaa ? tá sendo uma experiência muito legal reler a saga já adulta, continua sendo prazeroso e ao mesmo tempo me possibilita ter percepções que seriam impossíveis quando criança.

Fabio 16/08/2023minha estante
Ray, uma máquina de escrever resenhas!
Parabéns, por mais essa!?

RayLima 16/08/2023minha estante
Tô aprendendo com você, Fábio!

Fabio 16/08/2023minha estante
Ray, você dá aula, isso sim!!!?

italomalveira 17/08/2023minha estante
Verdade, a nossa visão sobre a obra depois de adulto muda muito. Eu diria que Harry Potter só melhora.

Léo 31/01/2022

Sobre HP: Ordem da Fênix;
"- Devo confessar... que preferi... você já tinha responsabilidade suficiente.
Harry ergueu a cabeça para ele e viu uma lágrima escorrer pelo rosto de Dumbledore e desaparecer em suas longas barbas prateadas.
#

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, após um evento marcante em Hogwarts e um suposto boato do retorno de Lorde Voldemort, o mundo mágico entra em diversas turbulências.
Após meses confinado em casa, Harry começa a notar novas coisas acontecendo, e embarca numa nova aventura quando descobre da existência da Ordem da Fênix, composta por diversos conhecidos.
Agora, tendo que lidar com visões, com uma nova regulamentação imposta na escola, e até com o próprio Ministério da Magia, Harry e seu grupo lidam com acontecimentos realmente perigosos.

Mais um livro (dessa vez gigante), porém, que pecou um pouco em me prender.
Acontecem revelações maravilhosas, personagens incriveis são apresentados, mas por vezes a escrita me perdeu muito.
Porém, claro, muitas coisas incríveis acontecem, iniciando pelo desenvolvimento na familia Black, algo extremamente importante para esse livro.
Além disso, novos personagens são apresentados (menção ao destaque da Umbridge) mas também nos é mostrada a incrível Ordem da Fênix! Temos desenvolvimento no passado de Harry (novamente) e um pouco da sua relação com Dumbledore, além de um claro desenvolvimento emocional em Neville e, claro, uma possível introdução ao passado do nosso querido Snape.
Talvez, se não fosse tão extenso, eu gostasse muito mais desse livro, porém, é mais uma obra-prima do universo de HP.
(P.S: Gemêos Weasley, vocês ganharam meu coração nesse livro.)

Rita 06/07/2021

O livro me deixou um pouco cansada por ser muito denso. Mas eu acho que compensou em diversos momentos.
Achei o Harry meio mimado, parece que ele estava bem acostumado a ser o centro das atenções, então não gostou muito quando não deram a atenção que ele queria, embora eu ache que ele estava certo sobre alguns pontos. Bom teve o final, que foi um choque pra mim, principalmente pela morte de um certo personagem. Sobre o Snape: meu ódio por ele só aumentou.

Naty 04/10/2023

A ordem da fênix
Harry Potter pra mim já deu! estou abandonando a série aqui.

foi uma luta diária pra não abandonar esse livro, o roteiro de todos os livros é idêntico, a escrita é chata e enrolada, capítulo gigantes de mais de uma hora pra não acontecer absolutamente NADA.

sério, admiro quem gosta e tem saco pra ler todos os livros, eu não tive e ouso a dizer que fui muito longe.

o único livro que eu realmente gostei foi o terceiro.

Harry é um péssimo amigo, mesquinho e egoísta, achou um absurdo Rony ser monitor e ele não, se acostumou a ser o centro do mundo e acha um absurdo quando isso não acontece. ele é chato. hermione também é outra chata. os únicos q salvam são Hagrid, Dumbledore e os Weasley.

chegou em um ponto que eu já estava torcendo pro Voldemort matar o harry, e esse é o final perfeito que criei na minha cabeça, e pra mim é assim que a série acaba. pra mim chega!