Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Giovanna1239 26/08/2023

Tira-me ao peito essas fatais
Garras que abrindo vão a minha dor já crua.
E o corvo disse: " Nunca mais. "

sasazinia 25/08/2023

Edgar Allan Poe: Medo Clássico - Vol. 1
Edgar Allan Poe foi um escritor, poeta, jornalista, editor e crítico literário. Muito conhecido por suas histórias horror, fantasia e mistério. Nasceu em 1809 nos EUA em Boston, e faleceu em 1849 em Baltimore.

Foi um dos primeiros autores que sobrevivia com a venda de seus livros, e é considerado por muitos o criador do gênero ficção policial, que influenciou grandes autores como Stephen King, H.P. Lovecraft.

O livro tem uma introdução da DarkSide sobre a vida pessoal e profissional de Poe e alguns comentários sobre os 16 contos, que foram divididos em categorias. Em seguida tem uma segunda introdução (o homem e a obra) escrita por um grande admirado, Charles Baudelaire, que foi responsável pela tradução dos contos de Poe na França.

Categorias:
? Espectro da Morte é a primeira categoria, tendo os contos: O Poço e o Pêndulo, A Queda da Casa de Usher e O Baile da Morte Vermelha.
? Em seguida os Narradores Homicidas com os contos: O Gato Preto, O Barril de Amontillado, O Coração Delator.
? A terceira reuni os contos do Detetive Dupin, um personagem criado por Poe, que inspirou outros personagens como Sherlock Holmes. Ele traz os contos: Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada.
? Temos em seguida as Mulheres Eternas, reunindo os contos: Berenice, Ligeia e Eleonora.
? Ímpeto Aventureiro é a quinta categoria, com: Manuscrito Encontrado Numa Garrafa, O Escaravelho de Ouro e Nunca Aposte sua Cabeça com o Diabo, que foi uma resposta a críticas que recebeu na época.
? E a última categoria foi dedicada a o poema O Corvo, uma das obras de maior sucesso de Poe. Temos então a filosofia da composição, onde ele explica como ele criou e escreveu o poema, tendo em seguida a versão original em inglês.

Contendo depois a tradução de Machado de Assis e a tradução de Fernando Pessoa. E por fim, casa do mestre, mostra uma das casas aonde Edgar Allan Poe morou nos anos 1840, que atualmente é o Edgar Allan Poe National Historic Site.

ThiHenrique 16/08/2023

Clássicos e surpresas
Não sei quais os critérios pra escolher esses contos especificamente mas de forma geral eu gostei.
Os grandes contos de Poe não decepcionam e justificam tamanha fama dele, mas outros eu achei bem ok e uns poucos eu nem gostei.

Valeu muito a leitura pois conheci a escrita dele e gostei de riscar isso da lista.
Só não foi nada que mudou meu mundo.

Laisinhaa_aa 15/08/2023

Edgar Allan Poe surpreende
Foi meu primeiro livro dele, e com certeza ganhou uma leitora assídua. A forma como ele descreve seus contos de terror te consome e prende na história, realmente maravilhoso.

Só n gostei dos contos policiais, tenho q admitir q pulei aquela chatice.

Karime 13/08/2023

Medo Clássico vol 1
Uma coletânea de contos do Poe

Esse é meu primeiro contato com a escrita do Allan Poe e particularmente adorei a experiência e pretendo adquirir o volume 2 desta edição da Darkside, tendo em vista que gostei da escrita que foi bem fluida para mim que gosto desse estilo de escrita.

Os contos são bem detalhados em uma escrita densa e com simbolismos em suas histórias, Os contos do Detetive Dupin são os mais densos e cheios de descrições e detalhes, todos os contos parecem se conectarem e parecem fazer parte da mesma história ainda que não seja isso, só parecem bem conectados.

Para quem gosta de leituras cheias de diálogos a escrita do Poe está longe disso e a leitura pode ser cansativa e monótona e até entediante, já quem consegue e até gosta de escritas densas e ricas em detalhes o Allan Poe é uma boa pedida e os contos valem a pena.

Beatriz 06/08/2023

Meu primeiro contato com o autor, posso dizer que alguns contos são muito bons e outros nem tanto, extremamente descritivos, o que os tornavam um pouco maçantes, mas na geral é um livro bem legal e Edgar Allan Poe realmente merece o destaque que tem como autor.

Vinnylit 28/07/2023

Nevermore!
Nesta coletânea do Mestre do Horror, somos apresentados à alguns contos escritos por Poe.
Cadáveres no chão e nas paredes, barris de Amontillado, gatos pretos, mulheres etéreas e mistérios mirabolantes, tudo isso e muito mais.
Conta também com a edição original do poema "o corvo" e mais duas traduções bem distintas.

Clássicos do horror internacional podem ser surpreendentes, mas também um pouco chatos ou muito detalhados e sem pé nem cabeça. Porém, valem o esforço da leitura, como dito pelo autor de "Fahrenheit 451".

Ogaiht 28/07/2023

O Mestre do Gótico
O legado de Edgar Allan Poe é inegável. Sua influência não extende apenas à literatura onde inspirou grandes escritores como H.P Lovecraft, mas também no cinema, hqs e muito mais. Esta belíssima edição da Darkside, que fez um incrível trabalho editorial, é o primeiro volume de dois que junta alguns dos mais famosos contos do autor como A Queda da Casa de Usher e também seu poema mais famoso, O Corvo, que aqui é apresentando não apenas na tradução atual mas também na tradução de dois dos mais ilustres escritores brasileiros: Fernando Pessoa e Machado de Assis. Por ser um livro de contos, nem todos possuem a mesma qualidade. Pessoalmente achei os contos envolvendo o detetive Dupin, uma espécie de Sherlock Holmes francês, um tanto repetitivas e prolixas. Porém O Poço e o Pêndulo e A Queda da Casa de Usher nos mostram todo o domínio narrativo e a clara p influência na obra de Lovecraft. É uma pena que um escritor como Poe tenha tido um fim tão trágico e misterioso e não ter recebido seu devido reconhecimento em vida. Mas nada como o tempo para fazer justiça.

RAFAPREIS 27/07/2023

Poe by Darkside
Esse é o segundo ou terceiro livro do Poe que leio, provavelmente já repeti alguns contos, mas como se passou algum tempo entre eles, pouca coisa eu lembrava.
Com certeza essa edição da Darkside, é a mais bonita que vi até agora, mesmo eu tendo uma outra edição, da Editora Nova Cultural,de 2002, também muito bem produzida.
Essa edição da Darkside traz além dos contos já conhecidos, um pouco da história do autor, como era, onde viveu, inspirações entre outras coisas.
O escaravelho de Ouro, A casa de Usher e O gato Preto são meus favoritos. Essa é a primeira edição da Darkside, curioso para saber o que virá na segunda que já está disponível.

natalia 27/07/2023

Edgar tinha uma mente única e melancólica, mas sua marca é a solidão contida em cada palavra que escreve.

J.U. ð¹ 17/07/2023

"Nunca houve um autor como Poe"
Uma porta de entrada maravilhosa.
O livro conta com ótimos textos introdutórios e apêndices interessantes.
Os contos são separados de maneira abrangente, conseguindo fornecer vários aspectos diferentes dos textos do autor, contendo textos policiais, histórias de fantasmas, aventuras e muito mais, sem falar da presença do Poema O Corvo em sua versão original e mais duas traduções, uma de Machado de Assis e outra de Fernando pessoa, além dos comentários de Poe sobre como o escreveu.
Por ter uma variedade alta de contos, é comum que nem todos agradem ao leitor, porém acredito fortemente que a maioria será extremamente satisfatória, valendo uma menção ao meu texto favorito: A Queda da Casa de Usher.

Carlos531 10/07/2023

Os Contos são perfeitos, mas não gostei muito conto 'Ogato preto', bizarro. Fiquei surpreso com os contos do detive Dupin, são maiores e muito bem elaborados. Gostei de ter acesso ao poema do corvo nas traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Como li o volume II antes de ler esse volume, percebi que um dos contos do volume II faz referência a varios contos desse volume, um detalhe que achei bem interessante.

Julia 04/07/2023

Não deu tempo de ler todo
UM EX AMIGO MEU PEDIU PRA EU EMPRESTAR ESSE LIVRO DAÍ EU EMPRESTEI, A GENTE PAROU DE SE FALAR E NUNCA MAIS EU VI ESSE LIVRO!!

SArgio47 03/07/2023

Os melhores contos deste volume certamente são, a queda da casa de usher, o baile da morte vermelha, o gato preto, o coração delator, os três contos de Dupin, berenice, o escaravelho de ouro e nunca aposte a cabeça com o diabo.

Edgar A. Poe, sem dúvida foi um precursor de vários gêneros literários que conhecemos hoje. Só pelo fato de seu detetive Dupin ter claramente servido de referência para nosso eterno Sherlock Holmes, já percebemos que este não é um autor comum.

Ele ama escrever sobre pessoas claramente loucas como em o gato preto e coração delator.

O escaravelho de ouro é um conto incrível de caça ao tesouro.