Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Becky 07/07/2021

Edgar Allan Poe?
Bem, devo dizer que realmente ando fascinada pela literatura gótica e pretendo ler mais obras depois que finalizar, pelo menos parte, das minhas metas atuais.
Falando agora sobre o livro em si? bem, é incrível, mas por ser uma junção de vários contos (e um poema) acho injusto analisar o livro como um todo em uma única nota! Para resolver esse problema, deixo abaixo as respectivas estrelas de cada conto (e do poema), a partir dessas estrelas eu somei e fiz uma média (marcações com um coração valem por 6) e dei a nota total do livro!

01. O Poço e o Pêndulo
???
16. Para além D?Corvo
17. A Filosofia da Composição
??????
18. O Corvo (tradução: Machado de Assis)
?????
19. O Corvo (tradução: Fernando Pessoa)

Misfits 19/05/2022

Mestre ??
Allan Poe é de fato o mestre do terror, conseguindo mexer com seu psicológico e fazendo com que você fique com várias perguntas na sua mente, dando brechas para várias interpretações e vários finais para alguns de seus contos.

Com certeza o que mais me impressionou nesse livro é o fato de todos os contos de Edgar Allan Poe serem extremamente viciantes e impossível de não serem lidos de uma vez só. Os contos são tão tranquilo de ler que você vai lendo e quando vai ver, já tá lendo há horas e ja terminou diversos deles.

Com certeza pelo fato dele ser um autor de 1830 é inevitável que tenha uma ou outra palavra de difícil entendimento mas nada que uma rápida pesquisa no Google não resolva o seu problema.

Os contos de poe realmente conseguem mexer muito com seu psicológico, você acaba ficando aflito, querendo saber o final e tudo isso resulta em uma experiência incrível.

Os contos de investigação são extremamente bons e eu não achava que ia gostar tanto desse gênero como eu gostei.

Edgar Allan poe é de fato o mestre, todos os contos nessa coletânea são incríveis e também não dá pra ficar sem falar do seu poema clássico, o corvo, é uma experiência única e muito boa. Ler ele e não se arrepiar é loucura. "Nevermore."

É uma leitura que eu de fato indicaria para qualquer um que goste ou que tenha vontade de se aventurar na leitura de terror e investigação. É um livro ótimo e perfeito, para mim sem defeitos

Twem 15/05/2020

Mix.
Foi uma quebra de expectativas. Esperava ler somente contos de Horror. Porém, aqui vemos contos de Investigação, Aventura, "Romance", e, Horror. Não tirando o mérito, os contos são incríveis - a maioria.

Singulani 06/05/2022

Excelente
Mestre, pai do terror literário e de contos de investigação. Incompreendido e feito de chacota em seu tempo mas exaltado nos dias atuais.

Seus contos nos colocam em estado de aflição, curiosidade, confusão e agonia, assim como muitos de seus personagens que, indubtavelmente, sofrem e sente profunda melancolia, passando por diversas situações inusitadas e pouco desejáveis.

Mérito não só pela criatividade, mas pelo conhecimento técnico absurdo de escrita que Poe tinha. Podemos ver isso de forma mais explicita no final do livro, onde ele disseca os métodos usados por ele na criação do ilustre poema "O Corvo".

Sem sombra de duvidas: super recomendado! Já tenho o volume II deste livro em mãos e irei ler mais contos do mestre, pois os que li não foram o bastante.

Tuts 20/03/2021

Gostei de alguns contos,mas não gostei de boa parte
RESENHA REPOSTADA POIS APAGUEI O LIVRO DA ESTANTE SEM QUERER

Achei um livro muito complexo na linguagem,cansativo e chato de ler,vários esteticismos repetitivos. Enfim,não foi um livro delicioso e fluido pra mim.Foi bem arrastado e chato.

Odiei os contos ?Marie Roget? e ?Assassinatos na Rua Morgue? e não gostei dos contos das mulheres etéreas,muito repetitivos.

Gostei bastante dos contos do baile da morte vermelha,do gato preto,da carta roubada e do poço e o pêndulo.

Os demais achei apenas ok,bem 3??.

Bem interesse o poema o Corvo tbm.

Acho que não senti tudo isso que falam do Poe,não achei nada demais. Se esse livro fosse maior (500,600 pgs) teria abandonado.

elainegomes 06/07/2020

Amoooooo
Cada conto uma loucura melhor que a outra, sempre surpreendente, muitos contos eu já conhecia, mas a releitura se mostra ainda mais prazerosa, ansiosa pela chegada do volume 2

Isa Beneti 08/06/2020

Terror psicológico: a loucura e a mente humana
Já começo esclarecendo a razão da minha nota relativamente baixa a essa obra prima da literatura de terror. Primeiramente, incomodou-me muito a repetição de temas: (apesar da maneira variada como Edgar Allan Poe consegue abordar a loucura, o medo e a morte) certos cenários, personagens e acontecimentos se repetem nos contos, a exemplo dos cenários de castelos/grandes casas, muito similares nos contos "Metzengerstein", "A Queda de Solar Usher", "O Retrato Oval", "A máscara da morte rubra", entre outros. Além disso, percebi a repetição um tanto cansativa de doenças relacionadas à catalepsia (normalmente para justificar a ocorrência de um enterramento vivo), presente em personagens de "Berenice", "Solar Usher" e "O enterramento prematuro". Por último, vê-se a repetição do tema do magnetismo nos contos "Revelação mesmeriana" e "O caso do Sr. Valdemar".

Segundamente, outro ponto negativo são as descrições cansativas durante os textos, sobretudo as descrições ambientais, que possuem um vocabulário muito complicado, o que não ajuda em nada o leitor a mentalizar o cenário. Além das descricrições ambientais, Poe viveu durante o Romantismo, e, provavelmente por influência dessa escola, alguns de seus textos possuem parágrafos e mais parágrafos descrevendo de maneira idealizada a mulher amada, como é o caso de "Morela" e "Eleonora".

Este último conto, no entanto, assim como outras histórias que são cansativas por suas descrições, ao final acaba se "redimindo" e "valendo a pena" graças aos incríveis desfechos de Edgar Allan Poe. Os finais dos contos são o ponto alto do enredo, pois nos deixam ou de boca aberta, ou enojados, ou aterrorizados, mas sempre pensativos... É difícil ler um desses contos sem ficar com ele na sua cabeça e ter pesadelos com ele.

Afinal, grande parte dessas histórias, além de possuírem incrível enredo e desfecho, também contam com forte caráter filosófico. A maioria dos contos traz discussões sobre a origem da loucura (e outras inconstâncias mentais), tentando, de alguma forma, justificá-la e descrevê-la, como é o caso do incrível "O coração denunciador" e "O Gato preto", ambos possuem narradores muito perturbados psicologicamente, com um grau alto de loucura. Uma loucura tão bem descrita e tão bem narrada que pode ser SENTIDA pelo leitor, e isso é absolutamente incrível: o sentimento de que estamos ficando loucos (assim como os narradores) só de LER os textos de Poe.
Vale aí um destaque a "O demônio da perversidade", que é basicamente um ensaio sobre o consciente e o inconsciente humano- os nossos impulsos primitivos - o que me remeteu muito à obra de Freud.

Outros contos discorrem mais sobre o tema da morte, como "O caso do Sr. Valdemar". E há ainda os que tratam de questões metafísicas, a exemplo de "Revelação mesmeriana".

Em geral, os contos me fizeram ter uma visão melhor da mente humana e seus distúrbios, fazendo-me literalmente SENTIR o que é ser louco. Edgar traz esse tema (loucura) de uma maneira perturbadora e horripilante e com finais que nos deixam pensativos.

Laisinhaa_aa 15/08/2023

Edgar Allan Poe surpreende
Foi meu primeiro livro dele, e com certeza ganhou uma leitora assídua. A forma como ele descreve seus contos de terror te consome e prende na história, realmente maravilhoso.

Só n gostei dos contos policiais, tenho q admitir q pulei aquela chatice.

Natália | @tracandolivros 13/05/2020

Edgar Allan Poe: Medo Clássico
Eu já havia lido alguns desses contos quando mais nova. Eu gosto muito do estilo do Poe, tem uma escrita mais densa, lenta, as vezes maçante também. Os contos não dão medo em si, mas narram sobre o medo, sobre o mal humano também, outros são aventuras.
Essa coletânea está separada a partir de estilos, o que foi muito interessante, gostei bastante de todos os contos, os únicos que não me agradaram tanto foram os do Dupin, porque achei as resoluções dos mistérios um tanto quanto exageradas.
Fica aqui meu elogio à tradução, que manteve um estilo na escrita, usando palavras menos comuns, que criaram uma atmosfera de antigo. Eu particularmente achei muito bem escrito.

niphredil 21/05/2020

Eu amo contos, principalmente de terror, ficção e suspense, então minhas expectativas para esta obra estavam altíssimas. E foram muito bem alcançadas. Eu nunca havia lido nada do Poe, e agora que li vire fã. Ler mais contos dele virou uma das minhas prioridades literárias!

Michelle 03/07/2020

É um livro que eu queria demais ler principalmente por causa dos contos com o Dupin, por ser um compilado de vários estilos de obras do autor acho que é um bom livro para conheçê-lo e também identificar qual tipo de obra dele mais lhe agrada. A edição é bem bonita, com belas ilustrações

MissCaixeta 22/03/2022

Esse livro além de ser lindo e bem feito fisicamente tem uma história incrível. Cada conto conta algo diferente e um é melhor que o outro, o meu preferido sem dúvidas é ?O gato preto?.

SArgio47 03/07/2023

Os melhores contos deste volume certamente são, a queda da casa de usher, o baile da morte vermelha, o gato preto, o coração delator, os três contos de Dupin, berenice, o escaravelho de ouro e nunca aposte a cabeça com o diabo.

Edgar A. Poe, sem dúvida foi um precursor de vários gêneros literários que conhecemos hoje. Só pelo fato de seu detetive Dupin ter claramente servido de referência para nosso eterno Sherlock Holmes, já percebemos que este não é um autor comum.

Ele ama escrever sobre pessoas claramente loucas como em o gato preto e coração delator.

O escaravelho de ouro é um conto incrível de caça ao tesouro.

Camila 10/04/2021

Edgar Allan Poe e Darkside nunca decepcionam.
Eu sou um pouco suspeita para falar sobre Poe já que ele é um dos meus autores favoritos e eu tenho um certo fascínio sobre sua vida e obra. Porém, digo que essa edição da Darkside que reúne os melhores e principais contos do autor beira a perfeição. Falando primeiramente do livro, ele é lindo, tem as ilustrações mais belas que despertam o melhor dos contos as quais são dirigidas, a composição do livro também é ótima sendo dividida em temas/partes com três contos, além da introdução que nos conta sobre a vida do autor e sua morte. Em ordem os temas são: Espectro da morte, narradores homicidas, detetive dupin, mulheres etéreas, ímpeto aventureiro e por último o corvo. Essa última parte é totalmente dedicada a um dos poemas - se não o poema - mais famoso de Poe, navegando por sua composição e apresentando duas traduções. A respeito do autor não tem muito o que se dizer além de o quão perfeita é sua obra, a narração te prende em todos os contos e são pouquíssimos os que tenho alguma reclamação. A escrita de Poe e toda a construção dos contos é de um nível impecável que ao menos eu nunca encontrei em nenhum outro autor. Escolher um conto favorito é difícil em meio há tantos, mas eu gostaria de citar três que especialmente me marcaram por sua escrita e todo o espectro da morte em torno deles que são 'O poço e o pêndulo', 'A queda da casa de Usher' e 'O gato Preto' todos os três presentes nessa edição de medo clássico da Darksidde. Por mais que seja um pouco mais caro esse livro vale e muito a pena comprar, pois é uma experiência maravilhosa.