Edgar Allan Poe: Medo Clássico

MarcoSensi 03/01/2021

Edgar Allan Poe
Trecho - "...E o Corvo aí fica; ei-lo trepado
No branco mármore lavrado
Da antiga Palas; ei-lo imutável, ferrenho. ?
...No chão espraia a triste sombra; e fora
Daquelas linhas funerais
Que flutuam no chão, a minha alma que chora
Não sai mais, nunca, nunca mais!? O Corvo - Edgar Allan Poe.

Edgar Allan Poe nasceu no dia 19  de Janeiro de 1809 em Boston, foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, conhecido como precursor do gênero ficção policial, Poe e suas obras se tornaram uma influência ao redor do mundo, seu trabalho aparece ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão. Grande escritores se inspiraram em seu trabalho para elaborar suas obras, tais como, Agatha Christie, Stephen King, Arthur Conan Doyle entre outros. Um dos protagonistas de seus contos o detetive August Dupim foi um incentivo para um dos maiores personagens da literatura britânica o investigador Sherlock Holmes. Mesmo após um pouco mais de um século e meio de sua morte Edgar ainda intriga e enternece leitores de todas as idades.

Esses livro trás alguns contos do escritor, estes estão divididos nas seguintes categorias, Espectro da Morte, Narradores Homicidas , Detetive Dupim, Mulheres Etéreas, Ímpeto Aventureiro e O Corvo, todos envolvendo mistérios, terror e suspense. Os contos desse livro são muito bons, fica difícil escolher algum para falar aqui, pois cada narrativa tem a sua peculiaridade que consegue prender a atenção do leitor. Para quem gosta de uma leitura um pouco mais densa repleta de terror e mistério Poe é o tipo de autor que não pode faltar em sua coleção.

O livro é belíssimo o que não é nenhuma surpresa pois já é o padrão da Darkside Books, a diagramação do livro é muito boa e muito confortável para a leitura. Ele também traz a tradução de Fernando Pessoa e Machado de Assis do poema O Corvo, o que ficou bem interessante.

Marcos 01/04/2023

O melhor conto sem dúvidas nenhuma é O Baile da Morte Vermelha. O poema O Corvo é imperdível. Mas esperava mais dos outros contos.

Camys Meneghini 24/12/2020

Meu primeiro contato com Poe, anos atrás, foi com seu famoso conto O Corvo, de lá para cá já tinha lido algumas outras coisas do autor, mas nunca uma leitura tão imersiva quanto fiz desse livro. Aqui conheci alguns contos que não conhecia e me apaixonei mais ainda pelo autor.
Eu adoro o clima soturno das obras do Poe, não nego que o gótico conversa comigo bem mais de perto.
Na maioria do que lemos aqui, conseguimos ver o próprio autor e sua vida descritos. Seus personagens masculinos tão dotados de inteligência e percepção acurada e as mulheres de Poe, padecendo de doenças desconhecidas e sofridas e depois morrendo, deixando para trás homens à beira da loucura por perder a amada.
Em seus contos, ele brinca com nossa sanidade e controle, nos levando a sensações desesperadoras e claustrofóbicas, terminamos vários deles com o coração disparado e dificuldade em respirar.
Quando se conhece mais de perto o gênio Poe, é possível entender porque ele é até hoje tão lido e amado e porque inspirou tantos outros escritores.
Poe é e sempre será um gênio atemporal.
Bruna Lima 24/12/2020minha estante
Amei a resenha ?

Sabrina - @linhaposlinha 27/06/2021

Como meu primeiro contato com Poe foi na adolescência, já tinha lido a maior parte dos contos presentes nesse livro. Mas ainda assim, foi muito bom revisitá-los anos depois. Confesso não ser tão fã dos contos de detetives (talvez por já ter lido muito Sherlock Holmes, acabei saturando), mas reconheço que eles também são excelentes. Adorei a curadoria da Darkside e a organização dos contos por temas. Meus favoritos foram "Narradores homicidas" e "Mulheres etéreas". Para quem nunca teve contato com o autor, recomendo muito.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

Jeniifferksouzza 17/03/2020

Primeiro livro que li de Poe, e já quero ler outros. Super recomendo para quem gosta de contos.

Tatiane Nk 20/07/2020

É o primeiro contato que tenho do autor e posso dizer que foi surpreendente, valeu muito a leitura.

De modo geral os contos são muito bons, nada menos do que o esperado quando se falar de Edgar Allan Poe.

Mas tiveram alguns contos bem arrastados, em que foi difícil de se ler, especificamente os do "detetive dupin". Para mim foi bem complicado sair desses contos, se arrastaram bastante.

No geral recomendo, é um livro para se ler aos poucos, talvez um ou dois contos por dia.

MelQuezado 13/08/2020

Cinco estrelas para o mestre porque ele não erra né? Sou meio suspeita porque sou fã. Sempre muito bom ler e reler a obra com mais duas traduções. Maravilhoso

Clari.Monise 11/11/2021

Fraco
Os contos são previsíveis e sem graça.
Alguns contos são bem legais como Os Assassinatos da rua Morgue e O Escaravelho de Ouro. O poema do Corvo eu curti tbm. O autor enrola muito em algumas histórias, começa a viajar e falar de outras coisas que não agregam em nada na história. Graças a Deus eu terminei. Vontade zero de ler o segundo volume ??

Rei 29/05/2021

Aos amantes dos clássicos, leitura obrigatória
Para aqueles que encontram prazer na leitura de narrativas genialmente construídas, Edgar Allan Poe é imperativo, obrigatório. De uma genialidade incrível, constrói histórias - sempre de ar tenebroso - com reviravoltas fascinantes e com uma esplêndida mistura de ceticismo e misticismo.

Esta primeira edição curada pela Dark Side é sensacional, além de esteticamente vislumbraste, conta com o famosíssimo poema ?O corvo? em sua forma original (inglês) e com duas célebres traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa.

danisteagall 18/04/2021

Momentos geniais e momentos de tédio
Edgar Allan Poe, primeiro escrito americano a sabidamente viver de sua arte.
Responsável por criar o gênero de ficção policial com seu detetive Dupin. Acima de tudo, porém, conhecido por seus contos de mistérios e sobrenatural, regidos pelos breus da mente humana.
Alguns contos maravilhosos, outros dispensáveis. Seguem, na minha opinião, os melhores:
# O poço e o pêndulo
# A queda da casa de Usher
# O gato preto (5*)
# O barril de Amontillado (5*)
# O coração delator
# O escaravelho de Ouro (5*)
Além dos contos, essa coletânea traz também o famoso poema ?O Corvo?, em três versões: original, uma tradução de Machado de Assis e outra tradução de Fernando Pessoa, além de um ensaio textual sobre ?A filosofia da composição?.
Pessoalmente, achei a tradução de Fernando Pessoa mais fiel, mas a versão original é, obviamente, imbatível. Gostei mais do poema por seu ritmo e sua ladainha do que pelo seu significado (ou seja, um claro caso de afinidade pela melodia, não pela letra, hahaha).
Recomendo leitura do livro, mas sabendo que existem momentos grandes de dificuldade de compreensão pelo estilo antigo e rebuscado de Poe.
Recomendo, porém acho que o livro é melhor aproveitado lendo-se um conto por dia, com calma.

EduardoCDias 07/04/2020

Essencial
Após ler Edgar Alan Poe, decepcionei-me muito com Arthur Conan Doyle e Sherlock Holmes. A estrutura das das histórias é praticamente idêntica! E como esperei tanto para ler Poe? O Corvo é fantástico!

Luana.Padilha 24/03/2020

Contos sombrios
Diversos contos de histórias de arrepiar, a maioria dos contos são muitos bons e bem contatos! Adorei Poe e a edição da Dark Side

Becky 07/07/2021

Edgar Allan Poe?
Bem, devo dizer que realmente ando fascinada pela literatura gótica e pretendo ler mais obras depois que finalizar, pelo menos parte, das minhas metas atuais.
Falando agora sobre o livro em si? bem, é incrível, mas por ser uma junção de vários contos (e um poema) acho injusto analisar o livro como um todo em uma única nota! Para resolver esse problema, deixo abaixo as respectivas estrelas de cada conto (e do poema), a partir dessas estrelas eu somei e fiz uma média (marcações com um coração valem por 6) e dei a nota total do livro!

01. O Poço e o Pêndulo
???
16. Para além D?Corvo
17. A Filosofia da Composição
??????
18. O Corvo (tradução: Machado de Assis)
?????
19. O Corvo (tradução: Fernando Pessoa)

Marafa 16/06/2022

Todo livro que eu já vi da Darkside é muito caprichado, e esse não é diferente. Essa edição é muito linda e bem pensada, nitidamente feita por quem ama o universo dos livros de terror.

Quanto ao conteúdo, destaquei "A Queda da casa de Usher", "O Baile da Morte Vermelha", "O gato preto", "O barril de amontillado", "Os Assassinatos na rua Morgue", "Berenice" e "O escaravelho de ouro" como os melhores contos desse livro, ainda que nem todos sejam de terror (alguns são só suspense mesmo). Foi um livro bom de ler, mas acho que eu esperava mais.

Quanto a "O Corvo", que é o conto mais famoso, eu não gostei tanto assim. Apesar disso, achei muito massa que a Editora tenha trazido um texto do autor sobre a composição do poema, o poema original em inglês, e duas traduções dele (uma do Machado de Assis e outra do Fernando Pessoa). Eu achei melhor pra entender a do Fernando Pessoa, mas a do Machado é muito mais poética.

Lordlima 20/09/2020

A letra esta muito pequena , ou seja a diagramação esta horrivel e superflua. Em verdade vale a pena pela a obra do poe , por que a edição deixa a desejar .

Outro ponto a destacar é o meterial que é extremamente manchavel e suscetível ao suor nas mãos e no livro, deveriam rivisar este vulgar problema da edição.