A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gustavo Rafhael 21/12/2021

Uma autobiografia de Takashi Morita, um dos sobreviventes do ataque com a bomba atômica em Hiroshima.
O livro é bem breve e, lógico, foca na vida de Takashi. Pra quem espera um história mais profunda sobre 2ª guerra mundial, esse não é o livro. Aqui podemos acompanhar toda a trajetória do autor, desde a sua infância, passando pela breve carreira militar e chegando a sua vinda e instalação no Brasil.

Algo que me chocou foi saber que nos EUA haviam campos de concentração para onde eram levados os japoneses que viviam em solo americano, é claro que não eram nos mesmos moldes dos campos nazista, mas não deixam de serem campos de concentração.
O relato do momento em que a bomba foi acionada e as cenas que o autor narra na sequência são horríveis, é até difícil de acreditar que algo assim aconteceu.
Foram aproximadamente 140 mil pessoas, 80 mil só no momento da detonação da bomba. E uma cidade inteira praticamente destruída. Tudo isso para que os EUA pudessem testar sua nova arma de guerra com a desculpa de que só assim colocariam fim no conflito.
Pelo relato do autor percebemos que foi tudo premeditado, que pouparam as cidades com o intuito de preserva-las para poderem medir os efeitos da bomba atômica.

Outro ponto importante é a devoção que o povo japonês tinha para com o imperador, que pra eles era um deus. E por isso tinham plena convicção de que sairiam vencedores da guerra.
Tanto que quando o imperador fez o pronunciamento dizendo que o Japão havia se rendido muitos ainda saiam as ruas dizendo que era mentira, que o Japão seria vencedor.
Além das histórias, o livro contem também algumas fotografias do arquivo pessoal do autor.

Taina.Lira 07/11/2020

História quer deve ser contada
Esse livro é muito marcante. Saber como foi esse momento trágico contato por alguém que estava lá pessoalmente é realmente mais forte do que só saber oque aconteceu! Esse senhor passou por algo horrível e mesmo assim teve forças pra continuar e seguir em frente!

Vieira 27/06/2020

MORITA, Takashi. A última mensagem de Hiroshima.
O livro aborda a biografia de Takashi Morita, um dos sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima em 6 de agosto de 1945. O relato de quem enfrentou as agruras que a vida lhe apresentou é marcante.
Escapou de Hiroshima e mudou para o Brasil. Sua resignação diante de tantas tragédias é inspiradora.
Vieira 27/06/2020minha estante
Ótima biografia para se ler em tempos de quarentena e nos inspirar com esperança e coração grato.

Helyanny 13/06/2020

Li em 2 dias
Emocionante! Para não esquecer o horror que foi esse acontecimento!

@gustavoplatini 04/04/2020

Relato breve, porém ótimo
Takashi Morita nos transporta para o fatídico dia da tragédia que abalou toda uma geração e teve consequências por um longo período. Um ótimo depoimento contado por um sobrevivente que soube conduzir sua vida da melhor maneira possível, apesar dos traumas do passado. O livro é curto, porém muito bem escrito, tornando a leitura agradável. Vale a pena!

Geo 31/01/2022

O fim justifica os meios?
Morita através deste livro nos traz um relato autobiográfico, onde o foco é a sua experiência como sobrevivente do atentado dos EUA contra o Japão na Segunda Guerra. Ao ler pude concordar com o Sr. Takashi a respeito das guerras, nada justifica a violência de uma nação contra outra, em uma guerra não há mocinhos. A bomba atômica lançada em Hiroshima e Nagasaki reverbera até hoje nas famílias que sobreviveram a essa tragédia humana e nos serve de aprendizado para que erros como esses não se repitam na história da humanidade.

O Japão não queria aceitar a derrota e foi o último país da aliança do Eixo a reconhecer que foram vencidos, os EUA estava em ascensão e queriam dar uma resposta ao que acontecera em Pearl Habor e ambos não tiveram compaixão de seu próprio povo, levando a destruição milhares de vidas. E aqueles que sobreviveram nunca mais foram os mesmos.

O livro mostra a dura realidade do episódio que marcou a história, ao mesmo tempo que se mistura com a acontecimentos pessoais da vida do Takashi Morita, um senhor que, com certeza, tem muito a nos ensinar, sua compaixão, domínio próprio, empatia, resiliência, fé e sabedoria fizeram a diferença.

A Última Mensagem de Hiroshima é um livro que nos fala sobre superação e nos adverte sobre o absurdo e inaceitável que ocorrem numa guerra, ela só traz dor. E como Morita nos fala em seu livro, "a paz não se pode ser alcançada com bombas".

Elaine.Paula 11/04/2023

Todo mundo deveria ler
Esse livro nos mostra que em uma guerra não existe vilões e mocinhos, mas sim pessoas egoístas e vítimas desse egoísmo!
Podemos conhecer um pouco como os cidadãos japoneses viviam durante a guerra do Pacífico e quais consequências e sofrimentos ela trouxe e que ainda perdura a sombra negra do acontecimento ou melhor de um dos acontecimentos mais obscuros e vergonhosos da humanidade, a bomba atômica!
Se sonhamos com um mundo melhor e com a paz, precisamos conhecer o passado e aprender com ele.

Indy 28/05/2021

Takashi Morita... Muito obrigada!
Sobreviver a morte nos dá vida, nos faz mais humanos, e pode nos dar mais amor!
Nunca conheceremos todas as perdas e dores de cada um que sobreviveu a guerra, mas sinto que é nossa obrigação buscar conhecer o máximo possível sobre essas pessoas, seus sonhos, suas perdas, seus amores...
Esse livro é uma experiência de vida.

Vivi 29/08/2021

Hiroshima
O livro fala sobre a vida de Takashi que sobreviveu a bomba atômica que caiu em Hiroshima e Nagasaki. Ler sobre esse tema foi bem sensível e fiquei muito tocada, é importante leituras como essa para entender como o ser humano se esquece da empatia, principalmente durante a guerra onde só vêm o outro como inimigo.

Ale Giannini 25/08/2021

Para não esquecermos
Conheça a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos com a justificativa de "acabar com a Segunda Guerra Mundial e poupar vidas". Milhares de civis, mulheres grávidas, crianças, foram mortos pela mais mortal arma de destruição em massa inventada até o momento. Três dias depois os Estados Unidos lançariam uma segunda bomba em outra cidade japonesa, Kagasaki.

Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses ? e das gerações subsequentes ? mudaria para sempre. As consequências da bomba foram devastadoras, não apenas para aqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, mas seus efeitos foram sentidos por gerações.

Ganhei esse livrinho na Book Friday e achei bastante interessante o relato do Sr. Morita, ainda que seja para formar a opinião de que o horror vivido naquele momento jamais poderá ser traduzido em palavras.

Sarah.Santana 02/03/2021

Muito linda a historia de vida de Takashi Morita
O livro é o relato de um senhor ex militar japones sobrevivente do ataque nuclear a cidade de Hiroshima. No livro Takashi conta sua experiência de vida antes durante e depois da guerra e do ataque nuclear. Livro revelador, aprendi muito e gostaria de ter lido durante as aulas de história sobre a segunda guerra mundial rsrs as aulas sobre estes tipos de conflitos costumam ser tão superficiais que não entendemos a real dimensão e consequências desses conflitos, e esse real entendimento é muito importante para compreendermos a importancia de lutar pela paz, pela preservação da vida. O capitulo em que o senhor Takashi fala sobre o dia em que a bomba foi lançada sobre a cidade é aterrorizante, o relato em detalhes de como tudo aconteceu e do estado em que a cidade ficou e o que aconteceu com as pessoas atingidas realmente é assustador. Livro muito bem escrito.

Vanessa - Borboleta Literária 10/02/2020

Ótima leitura!
O livro mostra um outro olhar da segunda guerra, com descrições simples e sinceras de alguém que viu o horror bem de perto. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas!

julisianthus 29/10/2022

O relato de um sobrevivente.
Confesso que eu não tinha muitas informações sobre o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. O máximo que eu sabia era o que eu tinha visto na escola, ou seja, o acontecimento em si e uma pequena pincelada nas consequências vividas pelos sobreviventes.

Esse livro não só me deu uma perspectiva muito maior, como me fez conhecer a história através dos olhos de alguém que a viveu. Eu acredito que obras como essas são extremamente importantes para que se possa eternizar esses acontecimentos com a maior precisão de detalhes possível, dessa forma fica muito mais visível a proporção da gravidade desses ataques.

Vogel 06/02/2022

Livro essencial, um sobrevivente contando sua trajetória após o pesadelo que foi o dia 06/08. Uma vida de medo, insegurança e injustiça, mas ao mesmo tempo uma historia de superação e de luta por direitos e conscientização!

Yuri Capi 10/01/2018

A visão de quem sobreviveu à bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Os relatos numa linguagem simples e fluente são relativos à antes, durante e depois ao lançamento da bomba. O objetivo principal deste livro é nos educar para que isto nunca mais aconteça. Leitura imperdível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6