A última mensagem de Hiroshima

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paulamarins 06/09/2019

Impressionante..
O livro narra de maneira impressionante o pensamento pré guerra e os efeitos das bombas atômicas e todo seu impacto na população. Alguns trechos são de partir o coração. Simplesmente engoli o livro e li durante uma tarde.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha do livro “A última mensagem de Hiroshima”
O livro “A última mensagem de Hiroshima” conta a história de um homem que teve sete chances de morrer e sobreviveu a todas elas carregando consigo um único propósito: a paz.

Prefacialmente, cabe explicar alguns fatos históricos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão era aliado da Alemanha e da Itália e lutavam contra os Estados Unidos e os soviéticos.

O povo nipônico sempre foi muito disciplinado e leais ao imperador, então não lhes cabia questionar os motivos da guerra, apenas servir ao comando do Imperador.

“Fomos ensinados desde cedo a honrar nossas origens, o que envolve o amor à pátria, o respeito à hierarquia e à tradição, além da devoção irrestrita ao imperador, que era visto como uma divindade pelo povo japonês”.

Os japoneses também foram responsáveis pelo ataque a Pearl Harbor com os kamikazes, que eram japoneses suicidas pilotando aviões. Em 6 de agosto de 1945, o Japão não se rendeu e isso custou o ataque dos EUA, em que estes lançaram uma bomba atômica na cidade de Hiroshima e, em 9 de agosto de 1945, também na cidade de Nagasaki.

“Foi assim em Hiroshima: de uma hora para outra, não sabíamos se a cidade havia sido transferida para o inferno”.

Takashi Morita nasceu em Hiroshima e é de uma família de agricultores. Ele aprendeu o ofício de relojoeiro e ingressou na polícia militar japonesa.

“Mas na guerra não há lugar para nossa vontade. Nossos sonhos se perderam quando o imperador anunciou que estávamos participando de um conflito. A partir de então, seria matar ou morrer pelo país”.

Após passar em um exame muito difícil, Takashi ingressa na Kempetai, a Polícia Militar de Elite do Japão, e foi neste período que ele vivenciou o fatídico 6 de agosto de 1945.

“O problema de valorizar a pátria acima de tudo é que, às vezes, os valores humanos são deixados de lado”.

“Tempos de guerra são tempos de absurdos, e o pior que pode acontecer ao ser humano é ver o absurdo como algo normal. Isso nos priva de nossas maiores virtudes: amar e sentir compaixão”.

Takashi viveu o horror da bomba atômica, tentou ajudar a quem conseguiu e, sobretudo, tentou tirar lições de algo tão monstruoso como uma guerra.

“Ninguém espera tanta destruição em um dia tão bonito. Não era possível imaginar algo assim. Pelo menos, não até o dia 6 de agosto de 1945”.

O livro conta detalhes que jamais seriam possíveis imaginar acerca das bombas atômicas. Os EUA aproveitaram a não rendição do Japão para experimentar as bombas nucleares compostas de urânio e plutônio.

Os dias seguintes ao lançamento da bomba também foram também de muita tristeza. É difícil comemorar um tufão. Todavia, a natureza ajudou as cidades de Hiroshima e Nagasaki a atenuar os efeitos da radiação.

Felizmente, após a Guerra, Takashi conheceu o amor de sua vida, Ayako, que o ajudou e perseverou com ele após a Guerra. A família Morita passou por muita dificuldade e teve que imigrar para o Brasil.

O livro é uma aula de História e Takashi foi um exemplo de sabedoria, pois usou sua história pessoal para lutar pela paz. Takashi hoje tem 93 anos, vive em São Paulo e é muito respeitado pela luta pelos sobreviventes à bomba atômica.

O livro despertou uma imensa vontade de conhecer o Sr. Takashi, sentar em sua mercearia e ouvir a história de sua vida. Ainda bem que esse livro mata um pouco dessa vontade.

Literatura muita rica e uma história que merece ser ouvida, pois apesar de toda a dor, a última mensagem de Hiroshima é a PAZ.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-a-ultima-mensagem-de-hiroshima/

Ju Ramos 18/03/2023

A humanidade e sua crueldade
Essa leitura é dolorida e necessária!
A história do Sr. Morita nos dá esperança no futuro, na vida. Sobreviver é só o começo!

Ainda estou emocionada demais para escrever mais.

framouzz 15/07/2022

"Ainda é possível acreditar na bondade e na solidariedade."
Primeiramente, não posso deixar de dar 5 estrelas porque é impossível avaliar um livro assim dessa maneira. Se eu for diminuir sua nota, estaria criticando a história do nosso mundo, o que não é culpa de seu autor; muito pelo contrário, ele é uma de suas vítimas. o Senhor Morita é um exemplo de perseverança e força, que mesmo com vários motivos para se resguardar do mundo e ter ódio dos descendentes daqueles que mudaram sua vida, ele decidiu propagar a esperança e uma linda mensagem. Além disso, apesar de sua opinião fundamentada sobre o uso de energia nuclear, eu acredito que, sim, ainda pode ser utilizada, desde de que as devidas precauções sejam tomadas. Não sei se ele ainda está vivo, haja vista sua idade em 2017, mas espero que ele esteja em paz e que seu legado nunca seja esquecido, assim como todos os seus colaboradores.

Tali 07/09/2021

Que história impressionante, como é triste o que a guerra foi capaz de fazer.

O Sr. Takashi Morita realmente tinha um propósito de vida... ?

Recomendo.

Gabriele 19/11/2022

"Ninguém espera uma destruição em um dia tão bonito. Não era possível imaginar algo assim. Pelo menos, não até o dia 6 de agosto de 1945."
Uma história de vida e tanto, Takashi Morita desafiou a morte sete vezes, com certeza havia uma missão a cumprir nessa terra. Seu objetivo com o livro é mostrar sua luta pela paz e propagar sua história com gerações inteiras. Ele relata um pouco de sua vida em Hiroshima antes de tudo acontecer, além de descrever como o Japão se posicionava na guerra e como isso era refletido na sociedade.

O relato do fatídico dia 6 de agosto de 1945 foi surpreendente, ele estava muito perto do epicentro e as consequências do contato com material radioativo transformou a vida de muitos japoneses, pouco se sabia sobre a radiação e havia um temor muito grande dos sobreviventes com o futuro e a saúde.

O Sr. Morita continua narrando toda a sua trajetória pós bomba atômica e a sua luta para que os sobreviventes pudessem ser reparados pelos danos causados pela guerra. É inspiradora a luta e sabedoria desse homem.

Nina 05/11/2022

Hibakusha
Tive a oportunidade de uma vida quando pude encontrar pessoalmente um sobrevivente da bomba e ouvir seu relato ao vivo. Foi um sentimento inexplicável.

Acredito que o relato de Takashi Morita carregue essa mesma emoção e importância. Devemos dar extremo valor às palavras e vivências dessas pessoas. Conhecer a história da humanidade é não repetir os erros da humanidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6