A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giulia 11/02/2024

Um livro pequeno mas denso. Achei uma boa leitura, principalmente após saber de muitas coisas que aconteceram no Japao e que o país fez para outras nações. Me incomodou um pouco a forma que pareceu que no final, o Japao foi um coitado na guerra sendo que eles causaram muita dor e morte a outros países e até hoje não assumem isso.

Yuri Capi 10/01/2018

A visão de quem sobreviveu à bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Os relatos numa linguagem simples e fluente são relativos à antes, durante e depois ao lançamento da bomba. O objetivo principal deste livro é nos educar para que isto nunca mais aconteça. Leitura imperdível.

Valéria 25/11/2018

Apenas leiam!
Sem palavras para descrever esse livro. Simplesmente sensacional. Todos deveriam ler esse livro e ter uma nova perspectiva em relação a guerras, no geral. Grata por ter tido a oportunidade de fazer essa leitura e conhecer a história da família Morita!

Priscilla Akao 05/05/2019

A mensagem do Sr. Morita
Conheci Morita-san quando eu era adolescente em sua loja no bairro da Saúde em São Paulo. Eu ia sempre lá comprar comida japonesa. Minha mãe contava que ele tinha sobrevivido ao ataque de Hiroshima, mas eu nunca conversei com ele, que sempre estava muito sério e carrancudo atrás do balcão . Minha mãe também comentava que minha avó (já falecida ) não gostava dele -mas não explicava ou nem sabia por quê. E eu nunca questionava nada, só ficava observando curiosa e meio com medo daquele senhor mal humorado.
Muitos anos depois eu descobri que os sobreviventes de Hiroshima eram discriminados. O casamento com qualquer um deles era muito malvisto - temiam as malformações ou doenças da radiação. Por isso muitos deles nunca comentavam sua história.
Que surpresa quando li sua história !
Mais ainda quando assisti a sua peça de teatro, junto com minha filha, ele em pessoa atuando com 92 anos, levando uma mensagem de paz ! Minha filha ficou hipnotizada pelo sofrimento e com o horror da guerra. Eu fiquei impressionada com vitalidade daquele senhor e dos seus companheiros atores sobre o palco , divulgando uma história que nunca deveria ser esquecida.

Parabéns Morita-san. O senhor foi e é um herói.

Migs 02/05/2024

A última mensagem de Hiroshima
Esse livro é tão bom que me deixou muito impactado
É um livro sobre a visão dos japoneses com a 2° guerra mundial,esse é um livro que me fez pensar muito e tbm ficar chocado com a riqueza de detalhes que esse livro nos tráz
Uma leitura que me fez abrir os olhos sobre o quanto os japoneses também sofreram nessa guerra e que,talvez,se os japoneses não tivessem ficado persistentes,essa guerra poderia ter acabado sem a destruição de 2 cidades importantes e de milhares de pessoas mortas por o ataque inimigo
Se quiserem uma leitura impactante como essa,leiam,recomendo para pessoas que gostam de ler mais suspense e quase sem romance

Vanessa - Borboleta Literária 10/02/2020

Ótima leitura!
O livro mostra um outro olhar da segunda guerra, com descrições simples e sinceras de alguém que viu o horror bem de perto. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas!

Diogo Souza 10/10/2020

Triste, mas necessário.
O livro é fantástico. Testemunhas tão claras e com histórias tão sofridas, são necessárias para ilustrar o terror que as bombas atômicas representam.

Entretanto, senti falta de mais detalhes do acontecido. Os relatos se restringem mais à vida pós-guerra do que à experiência da bomba em si.

Sarah.Santana 02/03/2021

Muito linda a historia de vida de Takashi Morita
O livro é o relato de um senhor ex militar japones sobrevivente do ataque nuclear a cidade de Hiroshima. No livro Takashi conta sua experiência de vida antes durante e depois da guerra e do ataque nuclear. Livro revelador, aprendi muito e gostaria de ter lido durante as aulas de história sobre a segunda guerra mundial rsrs as aulas sobre estes tipos de conflitos costumam ser tão superficiais que não entendemos a real dimensão e consequências desses conflitos, e esse real entendimento é muito importante para compreendermos a importancia de lutar pela paz, pela preservação da vida. O capitulo em que o senhor Takashi fala sobre o dia em que a bomba foi lançada sobre a cidade é aterrorizante, o relato em detalhes de como tudo aconteceu e do estado em que a cidade ficou e o que aconteceu com as pessoas atingidas realmente é assustador. Livro muito bem escrito.

Indy 28/05/2021

Takashi Morita... Muito obrigada!
Sobreviver a morte nos dá vida, nos faz mais humanos, e pode nos dar mais amor!
Nunca conheceremos todas as perdas e dores de cada um que sobreviveu a guerra, mas sinto que é nossa obrigação buscar conhecer o máximo possível sobre essas pessoas, seus sonhos, suas perdas, seus amores...
Esse livro é uma experiência de vida.

Ale Giannini 25/08/2021

Para não esquecermos
Conheça a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos com a justificativa de "acabar com a Segunda Guerra Mundial e poupar vidas". Milhares de civis, mulheres grávidas, crianças, foram mortos pela mais mortal arma de destruição em massa inventada até o momento. Três dias depois os Estados Unidos lançariam uma segunda bomba em outra cidade japonesa, Kagasaki.

Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses ? e das gerações subsequentes ? mudaria para sempre. As consequências da bomba foram devastadoras, não apenas para aqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, mas seus efeitos foram sentidos por gerações.

Ganhei esse livrinho na Book Friday e achei bastante interessante o relato do Sr. Morita, ainda que seja para formar a opinião de que o horror vivido naquele momento jamais poderá ser traduzido em palavras.

Vivi 29/08/2021

Hiroshima
O livro fala sobre a vida de Takashi que sobreviveu a bomba atômica que caiu em Hiroshima e Nagasaki. Ler sobre esse tema foi bem sensível e fiquei muito tocada, é importante leituras como essa para entender como o ser humano se esquece da empatia, principalmente durante a guerra onde só vêm o outro como inimigo.

Gabrielly308 04/10/2021

Takashi Morita é um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, ele relata com detalhes o pior dia da sua vida e os impactos na vida de inocentes. Morita é uma inspiração de pessoa, buscou a justiça pelo seu povo e compartilhou com o maior número de pessoas os efeitos de uma guerra na humanidade.

Antonny.Fillype 20/11/2021

O livro é a autobiografia de Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, tem uma linguarem bem direta e simples, ele conta a história dele pré guerra, em guerra e pós guerra, sendo o dia 6 de agosto de 1945 o dia em que sua vida mudou e com certeza o divisor de águas do livro. Esse livro mostra uma história de superação, de um homem que esteve diante da morte tantas vezes quanto os gols da Alemanha no Brasil em 2014, ele não só consegue sobreviver a bomba atômica como consegue dar a volta por cima. Takashi encontra sua amada parceira Ayako um tempo depois do atentado constroem uma família juntos e decidem se mudar para o Brasil em buscas de melhor condições de vida, tiveram 2 filhos, lutam pelos direitos dos japoneses que sobreviveram a esse dia contra o negligente governo japonês que leva uma década para dar auxílios aos hibakushas (sobreviventes da Little Boy e Fat Man), e quando finalmente tomam uma iniciativa simplesmente deixam de lado os que foram morar no exterior, Takashi travou uma árdua luta pelo seus direitos e conseguiu conquista-los aos poucos, foi homenageado tendo seu nome em uma escola em São Paulo, e obteve muitas outras conquistas durante sua vida.

Rodrigo.Grogro 29/12/2021

Últimos dias de 2021, tive o prazer de ler a história do senhor Takashi Morita e sua família um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima

V ROSA 03/05/2024

É aquele livro que te faz questionar até que ponto vai a maldade humana, até onde o homem, e digo isso me referindo à humanidade, pode ir para alcançar os seus objetivos, mesmo que sejam mesquinhos e egoístas. É espantoso ler que as pessoas tiveram que passar anos de suas vidas preocupadas se teriam doenças e lutando para que o governo reconhecesse suas dores e desse o mínimo de dignidade para quem lutou pelo país. A dor de ler que famílias inteiras tiveram que deixar seus lares porque não havia nem comida, sem o mínimo de salubridade para se viver com saúde naquelas terras. É assustador ver até onde o ser humano pode chegar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6