A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Helana O'hara 07/04/2017

Para refletir sobre a importância da natureza.
A Vida Secreta das Árvores é uma obra da Sextante, é um livro de não ficção, onde o Engenheiro Florestal Peter nos conta mais sobre a vida das árvores, como é a sociedade delas, quanto tempo que vivem, como elas se defendem dos predadores e por aí vai.
Apesar da obra ser um pouco cientifica, é um livro bem curioso.
Neste livro o autor coloca toda sua experiência de Engenheiro Floresta a risca, nos contando segredos delas que são imagináveis, por exemplo, você sabia que elas protegem umas a outras? Ou que elas entram em hibernação?
Pois é, assuntos curiosos que ele explica muito nem no livro.
Ele mexe um pouco com nossa consciência, nos faz repensar um pouco sobre reflorestamento adequado, a importância da mata em nossa vida.
Cuidar da natural é algo fundamental e as árvores tem uma responsabilidade muito gigante nisso.

Alexandre 16/11/2022

Uma nova visão
É possível entender o carinho que o escritor tem sobre as plantas e como ele se dedica a entende-las. Talvez ainda não estejamos completamente prontos pra entender o impacto desse estudo, mas certamente começa a abrir as portas e as mentes para esse novo campo do conhecimento

Fer 17/07/2022

Uma nova (linda) visão sobre as florestas
Bom, o título já resume o livro. O autor é muito feliz em usar constantemente a comparação entre árvores e animais. Trás uma visão humanista em relação as florestas. Para quem ama natureza, é um livro fundamental.

Thalles 04/02/2022

Obrigatório
Se eu quero recomendar esse livro? Eu preciso. Sou obrigado a recomendar essa leitura, não só pra quem se interessa pelo assunto, mas, na verdade muito mais, para aqueles que não possuem afinidade com a temática. É imprescindível que o ser humano compreenda quão necessárias as árvores são para o equilíbrio no planeta, urgente, e esse livro nos faz enxergá-las com o maior respeito possível.
Nota 1000/10

Pri Paiva 09/08/2020

Um mundo fascinante.
Esse livro é incrível. Obtive muito conhecimento sobre a vida das árvores e a forma como elas se relacionam no meio ambiente. É dolorido saber que não a tratamos como elas deveriam.
Sabemos que são seres vivos, mas porque os seres humanos teimam em as tratarem como coisas?

Essa leitura é um mergulho em um mundo totalmente extraordinário que está ao alcance dos olhos diariamente, mas que a maioria não dá a mínima importância.

Djulia Azevedo 05/07/2020

O relato de um apaixonado por árvores
Este livro é um belíssimo relato do universo das árvores por um homem que passou a vida junto à elas. É um livro de fácil leitura e que traz informações surpreendentes. Recomendo a leitura a todos que queiram descobrir um pouco mais do fantástico mundo das árvores.

e-zamprogno 12/08/2023

Uma nova visão para desenvolvermos a empatia pelas árvores
Classifiquei o livro com 2 estrelas e estou escrevendo a resenha para justificar a classificação.
Há algumas resenhas no Skoob reclamando do pouco rigor científico das "revelações" do livro. O meu problema não foi este, pois, como também li em respostas a estas resenhas, o livro é direcionado mais ao público leigo. O que parece ter desagradado parte do público é a abordagem do autor em tentar aproximar o reino vegetal, notadamente as árvores, ao animal, atribuindo a elas sentidos característicos de um sistema nervoso superior, poder de comunicação entre indivíduos, e até sentimentos e emoções. Claro que o direcionamento para um público leigo não pode ser desculpa para a divulgação de pseudociência, mas realmente acho que não seja o caso deste livro. Toda pessoa consegue perceber o quanto é diferente de uma árvore, mas será que percebe o quanto pode ser semelhante? No meu ponto de vista o autor busca o desenvolvimento da empatia por estes seres, compartilhando com o leitor uma nova visão dos seus processos de vida, fazendo isso a partir de observações pessoais de sua carreira como engenheiro florestal, apoiando-se em pesquisas científicas quando pode. É esta nova percepção que o autor chama de vida "secreta", e que gostei bastante de descobrir.
Feita a defesa da parte do livro que gostei, o que deixou a desejar para mim é que ele é todo sobre a realidade europeia, que, em termos florestais, é muito mais pobre que a nossa. Pobre não apenas em termos de diversidade, mas, como é revelado no próprio texto, na Europa já não existem florestas ancestrais, ou seja, não existem árvores com séculos de idade, o que interfere diretamente na forma em que as florestas e o ecossistema maior se organizam. Então, o que me incomoda mais que a possibilidade do conteúdo estar "incorreto", é ele estar "incompleto" (para um leitor brasileiro), mas se trata de uma questão de expectativa frustrada, o que pode não afetar todos os leitores tropicais. No mais, justiça seja feita, ainda que não "perfeito", o livro continua sendo único na sua proposta, e foi prazeroso ter uma visão, por mais limitada que fosse, na vida "secreta" das árvores.
denis.caldas 13/08/2023minha estante
Entendo a sua colocação, até pensei em um dia fazer a versão tupiniquim, mas temo que não tenham experimentos ou artigos científicos com esses temas, pois a nossa pesquisa visa outras abordagens, digamos, mais práticas. É aquele negócio, se europeus estudam isso agora, é porque eles estudaram o que estudamos agora porém a centenas e centenas de ano e, dominada a técnica, podem "viajar" em outros aspectos. É a questão econômica da escassez.

Também acho que, comparar a realidade europeia com a brasileira é como ler um livro inglês ou russo, e penalizar o autor por ele não abranger uma realidade que não é dele. E o livro ao menos nos ajuda a despertar a essas visões alternativas, mas enquanto a preservação estiver ligada a sentimentos, emoções e subjetivismos, e não tiver apelo econômico também, nunca será preservada. Europeus querem preservar lá, mas continuam usando madeiras tropicais em seu mercado de luxo...

Um abraço e muito grato por compartilhar as suas percepções!

e-zamprogno 15/08/2023minha estante
Gostei muito do seu comentário e concordo integralmente com tudo o que você escreveu, Denis, inclusive que é injusto da minha parte ao "subavaliar" o livro por uma realidade de que ele não trata. Espero que quem leia minha resenha também perceba isso.

Luci 26/05/2022

Saberes novos para criaturas antigas. Que interessante saber que elas se comunicam! Mas porque quando se trata de floresta plantada isso não ocorre? Ainda ficaram algumas dúvidas pairando no ar. Mas é impossível não ver com outros olhos quando olho pra uma árvore agora.

Barbara M Giolo 05/04/2020

Sensacionalismo com ascendente em achismos
Que tristeza, eu não tinha muitas expectativas e as poucas foram todas frustradas. Comprei esse livro pois tenho tentado introduzir livros de divulgação científica em minhas leituras, principalmente sobre temas da natureza já que sou bióloga. Talvez por essa razão o livro tenha sido uma grande decepção.
A leitura é fácil e bem didática, mas dai surge o primeiro problema. O autor transmite informações de forma simples e clara para qualquer leigo, no entanto utiliza de argumentos com embasamentos próximo de zero, ele fantasia o tempo todo atribuindo características as árvores que nunca foram comprovadas. O livro é repleto de achismos, algo completamente abominável no mundo científico e terrível principalmente nos tempos atuais de fake news que vivemos.
Peter faz um apelo emocional absurdo e sensacionalista, forçando a barra o tempo todo em cima de parcos fatos. Isso é rapidamente comprovado ao consultar a quantidade de referências bibliográficas utilizadas no texto. Outro ponto que faz o livro ficar desinteressante é devido ao fato do autor explorar poucas espécies e não tratar do assunto de uma forma generalista. Ele foca em umas 6 espécies europeias quase desconhecidas para nós brasileiros, perto da nossa biodiversidade as histórias ficaram completamente tediosas e sem graça. A única estrela que dei foi devido ao conhecimento sobre as diferentes árvores encontradas na Europa que eu não tinha tanta familiaridade.
Por último, um grande incômodo que eu senti foi a falta de coesão entre os capítulos, que parecem ter sido organizados totalmente ao acaso. Assuntos correlacionados estão separados, o que trás um tom repetitivo a muitos temas que podem ser reintroduzidos mais de uma vez. Um capítulo se finda e o que se inicia apresenta um assunto totalmente distinto do anterior, é possível ler todos avulsos se desejar. Isto é péssimo para quem busca uma leitura fluída. Não recomendo a ninguém este livro. Um sensacionalismo barato, nada além disso!

Ric 24/02/2022

Seilá (é, fiz tudo junto mesmo)
Leitura não chega ser maçante, mas não prende também.
Ótimo para adoradores de árvores e afins radicais.
Como base científica... bem... carece de muitas fontes para vários assuntos tratados.
Muito achismo e paixão, só pode dar confusão (olha rimou!!).
Gosto de árvores e gostaria que não fossem tratadas como são hoje, mas esse cara tá em outro nível. A não ser que ele consiga provar cientificamente, o que acho que não vá acontecer.

Fabi 18/09/2020

Que livro bonitinho. ?
Realmente, a sua concepção de árvore (é floresta também) mudará após a leitura deste livro.
Você enxergará uma simples plantinha com outros olhos.

***
Uma leitura deliciosa e totalmente diferente sobre estes serem maravilhosos e que, muitas vezes, passam despercebidos.
Foi muito interessante saber sobre os processos de comunicação, alimentação, reprodução e migração das arvores; como se comportam frente às alterações climáticas e as diferenças significativas entre um habitat natural e um alterado pelo homem.

Vale a pena.

É um livro curioso, leve e muito informativo.

Bruna 24/06/2021

Conhecê-las é Amá-las
Para mim, bióloga em formação e amante da natureza, esse livro proporcionou uma experiência maravilhosa.
Há tantas informações e conhecimentos sobre as árvores que a maioria de nós ainda não conhece, e esse livro traz diversas informações tão incríveis e importantes..
Li querendo saber cada vez mais, e com toda certeza me ensinou muito mais do que eu esperava.
As árvores são seres indescritivelmente inteligentes; precisamos aprender mais com elas.
Espero muito que um dia nós aprendamos a língua das árvores, mas enquanto isso não se esqueça: apenas quem as conhece é capaz de protegê-las.

Dilson Vargas Peixoto 24/12/2021

Interessante
Creio que o livro seja bastante útil para que não é da área da Biologia entender as dinâmicas florestais. Até mesmo eu, como biólogo, aprendi algumas coisas sobre interação entre as árvores, disposição dos galhos para resistirem a tempestades/nevascas etc.
Entretanto, é muito importante ter em mente de que é um livro europeu, que trata de florestas europeias. Sendo assim, as informações nele contidas podem não ser "úteis" para as matas tropicais, equatoriais e subtropicais do Brasil, já que estas possuem uma dinâmica bastante diferente.

Marafa 19/06/2022

Um espetáculo
Esse livro é inacreditável, uma das melhores coisas que eu li no ano. Não tem um capítulo que não seja interessante, e todo o conteúdo é inacreditável. São muitas informações novas e curiosas, coisas que a gente nem imagina que podem estar ocorrendo em uma floresta ou na vida de uma árvore sozinha. Muitas vezes, esquecemos que as árvores/plantas também são seres vivos, muito mais desconhecidos do que pensamos. Apesar de serem tão diferentes, eles se alimentam, se reproduzem, se defendem, se comunicam... Tudo isso pode ser aprendido nesse livro. É um espetáculo, uma obra de arte mesmo.

Além disso, esse livro faz relembrar a importância de uma nova visão sobre a relação entre os seres humanos e o mundo vegetal, trazendo debates sobre utilização sustentável e duradoura das florestas, além de dar ideias sobre manejar as árvores sem, com isso, destrui-las. Faz lembrar também da importância de uma nova visão sobre a nossa relação com o mundo, inclusive no que diz respeito à questão agrária.

Esse livro é tão bom que desperta a vontade de ter um pedaço de terra para plantar os mais diferentes tipos de árvores, para vê-las crescendo e se reproduzindo.

Por fim, ele também lembra sobre como nossa visão humana de tempo é limitada; para nós, 50 anos podem representar mais de metade de uma vida; para uma árvore, pode ser apenas sua infância.