A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Bruna 24/06/2021

Conhecê-las é Amá-las
Para mim, bióloga em formação e amante da natureza, esse livro proporcionou uma experiência maravilhosa.
Há tantas informações e conhecimentos sobre as árvores que a maioria de nós ainda não conhece, e esse livro traz diversas informações tão incríveis e importantes..
Li querendo saber cada vez mais, e com toda certeza me ensinou muito mais do que eu esperava.
As árvores são seres indescritivelmente inteligentes; precisamos aprender mais com elas.
Espero muito que um dia nós aprendamos a língua das árvores, mas enquanto isso não se esqueça: apenas quem as conhece é capaz de protegê-las.

Renatav 10/01/2021

Senti falta de ilustrações, desenhos sobre informações e detalhes que o texto traz. No mais, é bem legal, tem informações bacanas, mas achei um pouco maçante.

BiCarrie 17/09/2021

A amizade, comunicação e sentimentos das árvores
De certa forma, ler sobre a vida secreta das árvores me deixou comovida. Nunca que eu iria imaginar sobre seu comportamento na natureza de forma tão minuciosa.
É um livro sensacional, principalmente para quem gosta do assunto, onde o autor conta como elas convivem, como se comunicam, como demonstram dor, a importância de viverem em sociedade, e até mesmo, sobre a competição que rola entra árvores de diferentes espécies.
É um conteúdo bem fácil de compreender, e de certa forma, sentimentalista. Algumas coisas li e fiquei comovida por entender um pouco da beleza e da complexidade que a natureza é.
Todo o conteúdo traz uma visão diferente da qual estamos acostumados a aprender, e que eu achei extremamente interessante saber. Recomendo muito!

Thiagookling 14/09/2022

Encantador
Quanta vida as florestas escondem e quanta complexidade a gente ignora?

Um livro encantador que abre nossa cabeça e olhos pra esses seres tão surpreendentes e por vezes tão menosprezados e judiados por nós. Difícil se sentar sob uma depois e não se sentir encantado ao se lembrar das linhas que mostram pra gente o quão incrível elas podem silenciosamente ser.

Camila.Dias 24/08/2020

Me surpreendi
Me surpreendi com tantas informações que a temática das árvores pode render. Confesso que não imaginava que um livro sobre árvores fosse tão rico e prenderia minha atenção.
No livro o autor explica muitos dos processos pelos quais as árvores e as florestas passam. Com essas explicações mais aprofundadas é possível entender como é a vida das árvores e como muitas coisas pelas quais elas passam se assemelham aos processos sofridos por outros seres vivos.
Pra mim a maior lição do livro é entender que as árvores são seres vivos e não coisas!

Van_woods 27/09/2022

Surpreendente
Livro com conteúdo muito interessante e surpreendente.
Ao contrário da concepção humana das arvores puramente como fonte de matéria prima para queimar ou construir coisas, o autor revela um mundo fantástico e vivo das árvores, como se comunicam, sentem, assim como todo ser vivo da Terra.
Temos bastante a aprender com as árvores , com seu tempo diferente, lento porém constante e eterno.
Fascinante a leitura.

Marcela 21/02/2020

Maravilhoso
Simplesmente incrível! Uma leitura fácil é muito acolhedora.

Nicole.Vieira 23/03/2023

O livro fala de assuntos que na faculdade aprendemos de forma totalmente diferente
Gostaria muito q esses estudos q ele fala sobre a ligação das árvores fossem feitos em outros locais, como no cerrado

AnxietyMe0 16/09/2022

Mudou minha visão
Não apenas sobre árvores, mas sobre a vida no geral. Esse livro é incrível e traz conhecimento de coisas que eu nunca havia parado para pensar antes.
Essa leitura foi incrível e realmente nunca mais vou conseguir olhar para uma árvore da mesa forma.

Maria 11/03/2024

A vida secreta das árvores
Um livro bem gostoso de ler, linguagem acessível.
Novos conhecimentos aprendidos de forma fácil de entender.
Acho que seria interessante ser ilustrado, mas fui pesquisando na Internet as imagens enquanto lia.

agabipedroso 03/02/2022

O tipo de livro que você começa sendo uma pessoa e termina o livro como outra totalmente diferente.

Não tem como não querer sair de casa e sair abraçando e pedindo desculpa para todas as árvores! Eu fiquei de boca aberta da primeira até a última página. Se eu tivesse o poder, eu faria/convenceria todos a ler esse livro porque abre os olhos de uma forma inexplicável.

Não é só sobre amar a natureza, mas respeitar e entender que as árvores tem o seu modo de falar, de se comunicar.. a gente só precisa aprender a linguagem delas, a compreender e ouvir.

Foi fascinante conhecer mais sobre como elas vivem e se relacionam (pois é, elas se relacionam!!!) e que elas vivem em câmera lenta, o que é triste porque o homem acaba interrompendo o ciclo natural delas quando mal chegam na adolescência.

Enfim, um livro incrível e com muitas lições que eu não vou esquecer tão cedo! ??

Maíra 01/11/2020

Muito interessante
Adorei conhecer mais sobre a dinâmica das árvores e das florestas. Realmente existe muita coisa que a gente ainda não conhece sobre o nosso planeta. O episódio 7 de Cosmos com certeza teve uma parte inspirada nesse livro, pois muito do que eles falam das florestas nesse episódio eu encontrei em detalhes nesse livro. Vi críticas sobre como o autor tenta humanizar e romantizar as relações que as árvores tem entre elas, como se o fato de ele nao ter utilizado uma linguagem científica tirasse o seu mérito. Na verdade eu acredito que o mérito do livro está justamente nisso. Ele usa metáforas para que a gente consiga entender a complexidade da vida nas florestas, para que o conhecimento de quem estuda o tema seja acessível ao público em geral e para que a gente se identifique e crie empatia. Muito importante a leitura nesse momento. Acho extremamente necessário compreender a riqueza que está sendo destruída, especialmente no nosso país, e especialmente nesse governo que tem como bandeira a destruição de toda essa vida e diversidade.

Leila 03/04/2023

O livro "A vida secreta das árvores" de Peter Wohleben é um verdadeiro tesouro para quem ama a natureza e quer conhecer mais sobre o mundo das árvores. Sua leitura é cativante e nos faz mergulhar em um universo fascinante de informações e curiosidades.

O autor apresenta uma abordagem humanizada ao falar sobre as árvores, mostrando que elas não são apenas seres vivos, mas também possuem um sistema de comunicação e apoio mútuo muito sofisticado. Wohleben nos mostra que as árvores têm uma verdadeira rede de solidariedade em suas florestas nativas, onde as árvores mais velhas e saudáveis ajudam as mais jovens e fracas a crescerem e se desenvolverem.

Fiquei encantada com a forma como o autor descreve as árvores como seres inteligentes e sensíveis, capazes de sentir e se comunicar através de sinais químicos e elétricos. Através de exemplos concretos e pesquisas científicas, Wohleben mostra que as árvores têm uma sabedoria milenar que muitas vezes ignoramos.

Além disso, o livro também é repleto de curiosidades interessantes, como o fato de que as árvores são capazes de reconhecer seus parentes e de que algumas espécies são capazes de se comunicar com outros seres vivos, como fungos e insetos. Tudo isso faz com que a leitura seja muito enriquecedora e prazerosa.

Enfim, "A vida secreta das árvores" é um livro encantador que nos ensina a valorizar e respeitar ainda mais as árvores e a natureza como um todo. Recomendo fortemente a leitura para quem busca uma visão mais profunda e sensível sobre o mundo natural que nos cerca.

Cristiano 15/06/2022

Descobertas a cada página
De uma forma simples e amigavel, o autor nos apresenta um mundo novo, que funciona em seu próprio tempo.
Fascinante a vida secreta das arvores, desvendada neste livro!

Pry 19/07/2023

Meu Deus ?
A gente consegue perceber que esse livro foi escrito com todo o amor do mundo pelo Peter, porque ele passa isso através de suas palavras.
O livro é muito lindo e de uma leitura fácil.

Aparenta ser gênero ficção fantástica, mas é científico. E o melhor, sem ser cansativo. O autor se repete em algumas partes, mas achei necessário.

Além de tudo, traz uma linda lição.

Todo ser vivo deve ser respeitado.