Notas Suicidas de Belas Garotas

Notas Suicidas de Belas Garotas Lynn Weingarten

Resenhas - Notas Suicidas de Belas Garotas

Taynara Lima / @taaynaralima 01/07/2019

Notas Suicidas de Belas Garotas |Editora: Plataforma21 | Autora: Lynn Weingarten | 2/5
Acho que “Notas Suicidas de Belas Garotas” foi a minha primeira decepção literária de 2019, esperava taaaaanto desse livro. Foi só decepção e ladeira abaixo. Rs

June era uma criança solitária e sem amigas até que conheceu Délia e tudo mudou. Elas viraram unha e carne durante alguns anos, até que na adolescência alguns acontecimentos fizeram elas pararem de se falar.

Olha, nem sei por onde começar. Kkk

O livro promete uma coisa e não entrega nem metade. Depois que June descobre que Delia comete suicídio ela vai atrás pra provar o contrário, arranja um aliado que tem a mesma opinião que a dela. O começo do livro é bem tedioso, a primeira parte é toda narrada ela June, entre o passado e o presente. A segunda parte é pior, te enche de perguntas e no final a autora não responde elas.

O que começou ruim ficou pior. Um Young Adult que tinha tudo pra ser ótimo, mas que não cumpre nada do que promete. Lido, porém, não indico!

anaviepaula 11/06/2019

Desesperador
Você vai começar a ler esse livro esperando uma outra versão de 13 porquês contada de outra forma. Chegando na metade do livro você percebe que é na verdade uma versão de Garota Exemplar teen. EU AMEI! É isto. Eu ainda tô-

antribeiro 26/11/2018

Garota exemplar versão teen e melhorada
O livro meio que é uma versão teen de Garota Exemplar só que com mais sentido e melhorada .
Um thriller que com certeza merece respeito e conhecimento que deixa livros como caixa de pássaros no chinelo , super indico .

Milla 14/07/2018

Ainda não sei o que dizer.
Esse livro gera um mix de emoções. Ao longo da leitura, você sente empatia, compaixão, dó, raiva. Não dá pra explicar. A história começa arrastada mas ela toma um rumo bacana, porém o final é decepcionante. A autora põe um ponto de interrogação num assunto em que não deveríamos ter dúvidas ! Não se faz o que Delia fez, simplesmente por ter raiva de alguém. Ainda não sei se o fato realmente aconteceu ou não. O final é aberto, por isso fica a interpretação de cada um, porém eu não entendi direito. Não sei se June ficou com Delia ou não. Achei que pegaram um pouco pesado com Ryan, não acho que aquilo tudo foi REALMENTE necessário. Enfim, tinha tudo pra ser bom, porém não é isso tudo. Esperava final melhor.

cauanne 30/06/2018minha estante
acredito que a coisa do tig seja uma arma. acredito também que a última carta seja o sim de june pra delia, delia disse que june tinha que escolher, june escolheu ir com ela. as duas escrevem bilhetes suicidas, mesmo que falsos, daí o título do livro.

fearnikova 29/07/2020minha estante
ave

acho q não, delia matou june e forjou suicidio

Isa Books 12/05/2018

Notas de loucura
Estava com esse livro aqui a um tempão para ler mas fiquei desmotivada em razão de tantas opiniões negativas a ele atribuídas. Engraçado, pois não sou esse tipo de pessoa influenciável que se deixa levar pelas opiniões outras a respeito de uma obra. Sempre verifico eu mesma, pois se não fosse por isso jamais teria dando chances a livros que todos alegaram ser horríveis e eu amei. Olha só esse, não amei mas foi um livro que me deixou estupefata.

Notas Suicidas de Belas Garotas é um livro estranho, mas não no sentido ruim e sim porque a narrativa é meio doentia. A relação simbiótica das personagens centrais é tão chocante que muitas vezes fiquei sem palavras e até agora estou na verdade. Não sei muito o que dizer, o que pensar... tudo ainda continua preso em um limiar de descrença.
A autora vai transitando pelas diversas fugas, pela busca da identidade que acaba provando-se ser completamente fluída, em ser quem você quiser ser.
Uma coisa que durante a leitura de certa forma me assustava era a ausência de sensibilidade, caráter e emoção em alguns personagens. Que tipo de pessoas são elas? Atitudes de mentes brilhantes ou sociopatas?

É uma obra que está longe de ser perfeita, adorável e muito menos magnífica, mas pelo nível de inventividade da autora que nos agracia com revitavoltas muito loucas eu dei essa nota e pra mim foi mais do que justo.

Thay 19/12/2017

Suspiros
Pra início de conversa devo dizer que esse livro não é para pessoas que não estão habituadas a ler thrillers ou gêneros semelhantes. Não digo um livro ou dois, mas o hábito de leitura. DEFINITIVAMENTE NÃO É!
Digo isso pois li diversos comentários negativos sobre o mesmo, a maioria (não todos, talvez) provavelmente fundada através das próprias experiências literárias e a falta de exploração no gênero.

Simplesmente um dos melhores livros desse âmbito que já li (só fica atrás de Garota Exemplar e Os Cinco Porquinhos).

Notas suicidas de belas garotas é um livro para quem é aberto a mergulhar profundamente nas emoções humanas e no íntimo do coração de cada um. Certamente não é um livro que vá abordar e tratar as emoções de maneiras superficiais ou clichês. Não é mesmo!

O início da leitura foi meio arrastado pra mim, confesso, mas a partir de determinada página não consegui soltar o livro sem obter respostas. E sim, eu tive todas elas respondidas!

A narrativa que deriva de ponto de vista e tempo é brilhante e necessária para a contextualização do enredo; há reviravoltas em vários momentos; você começa o livro especulando coisas e de repente seu queixo está no chão.

Eu realmente gostei do livro e de tudo sobre.

Indico 100% e de olhos fechados para quem gosta do estilo.
E se você não nem o costume com esse tipo de leitura, leia também. Mas comece com a cabeça aberta e preparado para a intensidade das emoções dos personagens.

Thay 19/12/2017minha estante
Queria escrever mais... aaaaaaa

Richard 05/07/2021minha estante
Como eu faço pra ler alguém me explica pvffff

britodadaa 10/08/2021minha estante
Gente, PRECISO conversar sobre esse final

Jessica 20/09/2021minha estante
Adorei sua resenha. Eu também amei este livro, acho que ele viaja pelas emoções das pessoas de uma forma realista que muitos talvez não entendam. Nossa difícil achar alguém que gostou assim como eu kkkkk

britodadaa 20/09/2021minha estante
Jessica, o que achou do final?

Jessica 20/09/2021minha estante
Gostei, deu para entender o pq June tomou aquele rumo.

Berenice.Thais 16/09/2022minha estante
Ainda não terminei o livro mais entendo o que você quis dizer

julia 07/06/2023minha estante
eu particularmente gostei bastante do livro, desde o início eu achei bem instigante. curti o final também, apesar de que achei um pouco previsível, já esperava por aquilo, mas apesar disso, dou 4 estrelas!

isabela.mm_ 21/01/2024minha estante
Esse é um daqueles livros que deixam o final em aberto, pra gente imaginar nossas próprias respostas aos acontecimentos, ou tem o final bem fechadinho, respondendo todas as nossas dúvidas acerca da história?

sntsss.ð 15/02/2024minha estante
eu sou nova aqui, como eu faço pra ler o livro???

Nath Correia @bibliotecadanath 15/12/2017

Notas suicidas de belas garotas I @lynnweingarten I @plataforma21_ I 325 páginas I 2,5’ (SEM SPOILERS)
June e Delia se conheceram no colégio e se tornaram melhores amigas. Juntas, vivenciaram a perda da inocência e o desabrochar da adolescência achando que nada as abalaria, até que um acontecimento as separou para sempre. Tudo corria bem até o dia em que June recebe a notícia que sua melhor amiga havia se matado ateando fogo no próprio corpo. Tomada por uma tristeza avassaladora, June não consegue acreditar que Delia tenha cometido suicídio e resolve investigar o que realmente aconteceu com sua amiga.

Sabe aquele livro que promete uma coisa e no fim oferece outra totalmente diferente? Prazer, Notas suicidas de belas garotas! O livro é narrado sob o ponto de vista de June e alterna flashbacks – mostrando a amizade das garotas, a submissão de June aos caprichos e às loucuras da amiga, a personalidade bipolar e um tanto quanto psicopata de Delia e o acontecimento que levou ao fim da amizade delas – e o presente, onde o leitor acompanha a investigação de June. Com um clima de suspense e com a premissa de que ninguém é o que aparenta ser, a autora conquista o leitor nessa primeira parte do livro até que surge o plot twist e tudo se complica.

Na segunda metade do livro, a história se torna confusa e sem sentido. Todos os personagens se mostram ambíguos e com motivações duvidosas e questionáveis. As explicações para todos os acontecimentos da trama parecem superficiais e forçadas e o final deixa o leitor com mais questionamentos e dúvidas do que no início da história. O sentimento final foi de frustração por não conseguir entender o objetivo do livro e de ter tantas perguntas que nunca serão respondidas e várias dúvidas que ficarão como lembrança.
Gaby @gata.literaria 16/12/2017minha estante
Publica no nosso blog Nath e compartilha na página do face também.

Alyssa @culpadoslivros 13/12/2017

A sinopse deste livro é muito interessante. Comecei a leitura com muito interesse e no começo achei legal, misterioso e bem desenvolvido. No entanto, acho que na metade da história a autora "perdeu a mão", pois a trama ficou confusa, com revelações sem sentido e respostas muito óbvias. Pensei até em desistir da leitura, mas continuei. O final poderia ter sido surpreendente, mas faltou alguma coisa!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

@estantedabrena 01/10/2017

Não vá com tanta sede ao pote.
Delia é a melhor amiga de June, aquele tipo de amizade típica de adolescente, inseparáveis para ser mais exata. Porém algo acontece que as separa repentinamente.
Um ano depois do fato June recebe a noticia que Delia foi encontrada morta com indicios de suicídio. Segundo as evidencias a mesma teria ateado fogo no próprio corpo.

June fica chocada e custa acreditar no que ouve. Afinal Delia tinha muito medo de fogo, nunca chegava nem perto de chamas. Além disso se sente culpada por não ter atendido a ligação dela no dia anterior a sua morte. Mas existe algo estranho na mensagem que ela deixa pra June e conforme surgem algumas pessoas ligadas à Delia, ela tem certeza que sua amiga não se suicidou e sim foi assassinada. Mas como? Como isso seria possível?

Notas suicidas de belas garotas tem tudo para ser um thriller cheio de suspense que te intriga do início ao fim. O livro em alguns capítulos é narrado por June em primeira pessoa no presente, já em outros, em terceira pessoa contando o passado das garotas, em como se conheceram e como acabaram se separando. Podemos perceber que Delia era um tipo de garota com sérios problemas psicológicos, era atirada, não se importava com as consequências de seus atos e pagava tudo e todos, e usava tudo e todos, literalmente. Já June era mais quieta na dela.

" Todo dia, milhares de pessoas morrem. Alguns sabem que pode estar chegando - estão doentes ou velhos, ou vivem perigosamente. Alguns não têm a menor ideia. Acordam e nem pensam que aquele vai ser o dia, porque é igual aos milhares que vieram e aos milhares que pensam que virão em seguida. Mas nenhum virá."

O plot twist do livro acontece mais ou menos na metade do mesmo, a partir dai, o foco da história muda completamente.

Porém isso deixou a narrativa sem sentido. Todo leitor, pelo menos a maioria, gosta de ser instigado, contudo, gosta de que pelo menos no final aquilo faça sentido.

A ideia do livro é boa, posso até dizer, diferente. Todavia, me senti incomodada em inúmeras partes, desacordando dos personagens e querendo jogar um tijolo na cabeça de alguns. Outros até senti pena, quando era pra ter raiva.

Enquanto fiz a leitura pensei: ou esse livro vai ter um final extremamente surpreendente, ou vai ficar em aberto e deixar-me com várias duvidas, como já aconteceu em outros livros que li do gênero. Infelizmente, o final não foi nada surpreendente nem ao menos fez sentido, como eu já esperava não me decepcionei.

A autora tem uma escrita fluida, pois não se demora em descrições desnecessárias, e isso sem duvidas é o que ajuda a fazer a concluir a leitura. Em algumas partes consegue ser empolgante.

A diagramação do livro é bem "OK", com uma capa que consegue incitar o leitor a respeito da história, além de páginas pardas e fonte agradáveis à leitura.

Não consigo não indicar a leitura. Pois quando não gosto de um livro tenho que contar tudo que não gostei nele. Porém, para não dar spoiler, digo apenas que não é o livro ideal pra quem quer grandes emoções. É bem mais ou menos. Digno de 3 estrelas.

fabi g c 18/08/2017

Impossível parar
Livro cheio de plot twists, me deixou extremamente no mundo da obra enxergando cada cena e tirando as minhas conclusões precipitadas junto com a June.
Thay 19/12/2017minha estante
Exatamente!!!!

Stefânea 01/08/2017

Decepção
Começo maravilhoso, com a dose certa de mistério e amizade. Meio ridículo. Final decepcionante. Não indico à ninguém.

Ananda.anandareads 29/07/2017

Perda de tempo total
A meia Estrela é pelo meu esforço de ter conseguido ler isso até o fim. Perdi meu tempo que poderia estar lendo outros livros BEM melhores.

Livro horrível, a "história" vai centrar em June, uma garota que se sente péssima após sua melhor amiga se matar. Elas haviam se afastado, e isso faz com que June se sinta ainda pior. Carregada pela culpa, June decide procurar evidências sobre a morte de Delia, que ela acredita que não se matou porque ela não era o tipo de pessoa que faria isso. Ela começa a cavar e vai descobrindo uma série de coisas que a deixam desnorteada até levar a várias verdades sombrias e assustadoras.

O livro é um saco do começo ao fim, eu só me forcei a ler inteiro porque odeio deixar um livro pela metade. Mas o livro é um tédio, a autora não escreve coisa com coisa, o plot é todo confuso, os personagens são vazios e sem sentido. Delia sempre queria pagar de fodona, a menina que passa por várias merdas em casa e resolve bancar a Girl Power, mas na verdade, ela se mostra uma garota manipuladora, abusiva e com sérios problemas psicológicos. June foi a que mais me deu raiva, garota burra, sempre se fazendo de coitada, se diminuía o tempo inteiro pra colocar delia no topo, sério, era um saco sem fim. Estava na cara que era uma amizade abusiva e delia queria June só para si, nem que pra isso ela matasse meio mundo.

Os demais personagens foram pra encher linguiça pra encher as paginas dessa "história" sem fundamento e consistência. A primeira parte do livro até que tinha uma faíscazinha para as coisas darem certo. Aí chega na segunda parte e a autora transforma tudo em uma coisa nada a ver total, eu achava que não tinha como ficar pior, mas acreditem, fica.

Enfim, perdi meu tempo lendo isso, gostaria de pedir desculpa aos meus olhos por isso, e dizer que oficialmente esse foi o pior livro que li esse ano até agora, provavelmente o pior que já li na vida. E o final???? Que final ruim foi esse? Nem me dei o trabalho de tentar entender, só queria fechar o livro e acabar de vez. Não recomendo, nunca, jamais!
Stefânea 01/08/2017minha estante
Idem.

Anne - @literatura.estrangeira 22/06/2017

Esperava mais...
Notas Suicidas de Belas Garotas tem seu enredo narrado basicamente em primeira pessoa no presente e quando há alguns flashbacks, a narrativa se transforma em terceira pessoa. É um livro complicado de resenhar e de falar, pois o tema dele não é fácil: suicídio, assédio, adolescentes problemáticos, sexo, etc.

Para falar sobre esse livro eu vou dividir em duas partes - literalmente - pois a primeira parte do livro foram só coisas boas e mudou um pouco quando aconteceu o plot-twist exatamente na metade dele. Além disso, muitas coisas da metade para frente podem ser caracterizadas como spoiler, então tudo que vou falar aqui é basicamente sobre a primeira metade do enredo.

Primeira parte: O livro começa sendo narrado por June, uma adolescente de 16 anos naquela fase do ensino médio. Ela não é rica, nem a popular da escola, mas tampouco sua vida chega a ser detestável além do fato que sua mãe não ser uma pessoa muito presente. Ela tem um namorado aparentemente normal e comedido. Tudo anda supostamente bem até que eles descobrem que Delia, aluna da escola, cometeu suicídio. Delia era uma amiga muito íntima de June, mas por circunstâncias desconhecidas, pararam de se falar já faz um ano.

June fica meio perplexa depois de saber como a amiga se suicidou, tem algo a ver com fogo, o que é inadmissível para June, pois a amiga nunca aparentou ser suicida e tinha uma aversão conhecida à fogo. Ela não acredita nisso e começa a ir atrás dos motivos. Enquanto algumas pistas vão aparecendo, June começa a ficar bem confusa, porque parece estar dando dois passos para frente e três para trás.

"– Ela não se matou, June.
[...]
– Delia foi assassinada."

Ao longo do livro percebemos que tipo de amizade Delia e June tinha. Delia nunca foi flor que se cheire, sempre entrando em enrascadas e levando June consigo. Senti que Delia tinha traços de gente psicopata e June de submissão. O que não pode resultar em algo bom.

"June abre e fecha a boca doce, como um peixe. Quero enfiar meus dedos lá, até o fim de sua garganta, até tocar seu coração. Respiro fundo e mantenho as mãos ao lado do corpo."

Algumas pessoas parecem estar envolvidas, o que não faz sentido para June e ela não consegue montar esse quebra-cabeça. Quando ela parece estar em um beco sem saída, acontece o tal plot-twist do qual eu não posso falar.

Até essa primeira parte achei a história bastante intrigante. Não dá pra saber onde esse barco vai dar e para onde ele está indo. A escrita da autora também é bem fluida e envolvente. Vários mistérios são jogados ao longo da narrativa, aumentando a expectativa do leitor.

Segunda parte: O problema nessa segunda parte da história é que tudo é muito sugestivo. Algumas situações e personagens não fizeram sentido estarem ali. Eu como leitora, preciso saber que tudo que acontece no livro tenha algum motivo e explicação. Mas muitas coisas foram deixadas suspensas, o que me incomodou bastante. No final achei que ia rolar um fechamento um tanto épico, mas eu terminei a leitura muito confusa, sem saber o que achar de tudo que li e sem entender totalmente a história.

"Não consigo lembrar qual é a sensação de sentir falta, ou qualquer outra."

Sei que tem gente que vai gostar bastante. O livro é pequeno e dá pra ler em um dia, então sempre digo para que leiam e tirem suas próprias conclusões.

site: http://literaturaestrangeira2.blogspot.com.br/2017/06/resenha-notas-suicidas-de-belas-garotas.html
@lendosonhando 23/07/2017minha estante
Achei exatamente isso a 1 parte foi otima a 2 fiquei sem saber o q houve c a June

Anne - @literatura.estrangeira 25/07/2017minha estante
Isso mesmo Feh. Que pena!

Danielle Honorato 08/08/2018minha estante
Li esse livro agora, e como vc, gostei só da primeira parte. Li o restante com aquele sentimento de nojo e revolta. E percebi que Delia é completamente psicopata... Fiquei com ódio mortal dessa garota. E aquele final aberto? Deixando o leitor tirar suas conclusões?