Só os Animais Salvam

Resenhas - Só os Animais Salvam

John 09/09/2023

A alma dos animais
Emoções! Muitas.

Entrar na pele desses seres incríveis ao acompanhar fatos históricos e acompanhar os sentimentos que na cabeça de alguns podem sequer existir nesses seres incríveis.
A sensibilidade dessa autora é algo extraordinário.

Ao ler essa desgraça (no sentido figurado, pois me deixou destruído em umas partes) eu explodi em pensamentos de tantas maneiras que nem sei explicar.
A maioria dos contos aqui são fáceis de ler, rapidamente você se identifica com a jornada que o animal em questão está passando e mergulha com sua alma e seu ponto de vista dos eventos ao seu redor.

Sou um afetuoso admirador de gatos, mas o conto dos cães, minha nossa... difícil segurar as lágrimas... Leiam. Vale cada página.

A edição da Darkside é muito caprichada, sem defeitos, como de costume. E essa capa é digna de um pôster.

Aline Penha 08/09/2023

Atualizando minha resenha para 4 estrelas!
A princípio eu tinha metido pau no livro rs, as primeiras histórias eu não entendi nada, talvez por ainda não entender que se passava de uma concepção animal, mas ali após o 4 conto +/- eu me apaixonei no livro e comecei a compreendê-lo. Eu pensei em abandoná-lo e ficou por muito tempo na estante encostado pra eu retomar a leitura, mas que livro, ual! Achei delicado, triste, as histórias cativam e te prendem. No fim se tornou um livro querido.

Sobre a dificuldade da leitura no começo, a sugestão que dou é persistirem na leitura, porque ela fica mais fácil e as histórias mais lindas!

Eric.Jones 07/07/2023

Vale a pena a leitura
Se você espera histórias fofas sobre animais. Tire seu cavalinho da chuva.

Tem histórias divertidas sim, mas no fim das contas todas são tristes. A alma de elefante me deixou em frangalhos. A alma de mexilhão me fez querer viajar o mundo. A alma de chimpanzé me fez parecer que tinha usado LSD. E por aí vai...

Algumas histórias são mesmo melhores que outras, mas no geral o saldo é bastante positivo. Meu top final ficaria o seguinte:

1. Alma de Elefante
2. Alma de Gato/Cachorro
3. Alma de Tartaruga

Alvv 01/07/2023

Histórias contadas pelas almas dos animais que viveram durante a segunda guerra mundial, inclusive as suas mortes

maharo 24/06/2023

Que decepção foi esse livro. Esperava ler histórias sensiveis sobre animais e encontrei só bizarrice. Nem a edição sempre impecavel da darkside salva esse livro.
Lucas1429 11/08/2023minha estante
Poxa eu concordo com você que decidi dar uma pausa pra não desistir ?

Symmetra 21/06/2023

? Era pra ser somente um livro com animais...
E eu me iludi.

"Só os animais salvam" de Ceridwen Dovey possui dez capítulos contando histórias diferentes com animais diferentes como protagonistas.

E são dez capítulos dizendo da forma mais detalhada possível que os animais são muito mais humanos do que os próprios seres humanos.

Além da edição da Darkside ser maravilhosa, é um livro que exibo com muito prazer em minha estante e recomendo para todo mundo que ama sofrer com livros ?

Tuanne3 18/06/2023

Surpreendente
Não busquei nenhuma resenha antes de iniciar a leitura, talvez tenha sido meu maior acerto. Iniciei o livro sem grandes pretensões e me vi envolvida emocionalmente em cada narrativa.
Ainda que exista uma sequência lógica entre as histórias, cada uma delas possui aspectos únicos e igualmente surpreendentes. A autora conseguiu levar a narrativa pra um lugar muito distante do óbvio. Apesar das narrativas envolverem animais e momentos críticos de guerras pelo mundo, não há nenhuma semelhança com outros livros que tratam de assuntos similares.
Recomendo muito a leitura e buscarei outras obras da autora.

maria6048 02/06/2023

É bom
É um livro emocionante, a autora realmente te faz sentir o que os animais estão sentindo no momento.
Alguns contos são melhores que os outros, com destaque pra: alma de gato, alguma de urso e alma de papagaio. Pra mim, os dois últimos são os mais emocionantes e sensíveis, os outros me deixaram triste, mas esses realmente me fizeram chorar ?
Apesar de gostar da maioria dos contos, há algo no livro que me incomoda, só não sei ainda dizer o que é...

Sophia.Black 16/05/2023

??? ?? ??????? ??????
Quando eu comecei a leitura desse livro, eu imaginei que seria algo fofo, do tipo "- São animaizinhos, vai ser uma graça"... não foi uma graça.
Em um bom resumo, são alguns conflitos marcantes, que ocorreram durante o último século, através da visão de animais que viveram naquele período, mas que acabaram perecendo. No geral, são contos bem tristes até, porque todas as almas se mostram esperançosos sobre as suas vidas, seus propósitos terrenos e na humanidade em si, mas se decepcionam por terem seus sonhos destruídos e soterrados por guerras e desentendimentos.

barbara 25/04/2023

Esperava mais ?
Adorei as histórias de alguns animais principalmente do cachorro e da gata (acredito que seja porque são os domésticos) que tenho mais convivo todos contam sobre a vida em meio à guerra, sobre os donos até a morte de cada um confesso que esperava mais mas valeu a leitura ?

Deza Farias 27/03/2023

@???????????????????
?????????????????
??? ?? ??????? ?????? | Ceridwen Dovey | p. 240 | 3.5/5?
???????????????????
Juro que eu achei que esse livro seria extremamente fofinho, tanto pelo título como pela capa. E como eu não leio sinopses, acabou que esse livro não tem nada de fofo, é triste e reflexivo.

O livro narra a história de dez animais em formato de fábula. A história é narrada pela alma do animal e assim somos apresentados a sua história de vida e como foi que eles foram mortos. A maioria tendo o ser humano como seu maior causador. O humano sempre será o pior animal, sempre será o inimigo sempre sobrepujando o animal mais fraco.

Nessas fábulas encontramos muitas figuras históricas e do cenário clássico literário, e conhecemos um pouco mais desses seres humanos através dos animais que os rodeavam.

Eu amei algumas fábulas. Outras eu achei bem confusas. Uma das minhas favoritas foi sem dúvida a da tartaruga. Foi impressionante a aventura que ela viveu.

É um livro de certo modo triste e que trás muitas reflexões. Infelizmente o ser humano evoluiu tão pouco. Continuamos destruindo o que a de melhor no mundo, a flora e a fauna. E muitas das vezes nunca pensamos no bem-estar animal. A combiça leva a destruição em massa.

O livro é lindo. A capa é simplesmente perfeita. E o miolo do livro também tá muito lindo. Eu achei a escrita um pouco densa e as vezes de difícil interpretação, mas acredito que essa dificuldade se dê pela falta de costume em ler livros com essa pegada mais erudita. Mas vale muito a pena ler, espero um dia reler pra ver se minha opinião muda, e consigo entender melhor o apelo do livro.

Tahyy 25/03/2023

Este livro tem uma beleza única e é mórbidamente deslumbrante e interessante.
Não esperava tais histórias e lições de vida que trazem consigo, nunca esquecerei destas.

Pris_cina 19/03/2023

Fábrica de lágrimas
Cada conto explora um animal, apesar de curtos, conseguem criam um laço sentimental forte com o leitor. Já sou fraca para hisórias com animais, era um choro ao final de cada conto. Tenho muito carinho por esse livro, mesmo a crítica não sendo tão favorável.

Ana Figueiredo 19/03/2023

Memorável
Lindo e emocionante!? Nos faz refletir sobre as inúmeras ações estúpidas dos humanos refletindo de forma impactante nas vidas dos animais. Obra muito bem construída, cheia de conhecimentos, referências e sensibilidade!!! ?

Radmila.Ribeiro 22/02/2023

Achei cansativo, as melhores histórias são do elefante, golfinho e papagaio.
Demorei mais de ano pra concluir.