Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

Rafael.Borges 24/01/2024

Comecei entediado e terminei encantado
Vou carregar Nakata pra sempre no meu coração. Os outros personagens também são maravilhosos, como Hoshino, Oshima e Kafka. Falando no Kafka, comecei o livro achando ele insuportável, pedante e arrogante. No entanto, o desenvolvimento do seu arco me deixou muito mais compreensível com ele e suas motivações.
A história é recheada de elementos fantásticos deliciosos que deixam muitas interpretações livres. Isso pode ser incômodo para quem prefere narrativas mais factíveis e objetivas, mas, para aqueles que como eu amam esse ar misterioso e subjetivo, deixam o livro com um ar mágico irresistível.
Outra coisa que adorei é a imprevisibilidade da história. Sempre que achava que ela iria por algum caminho ela tomava outro. Vou tratar de ler outras obras do autor a partir de agora.

Gi_gbj 21/01/2024

?Os homens n escolhem seu destino, o destino é q os escolhe?
Amei todas as partes em que se falava do Nakata e em como as duas histórias iam se ligando conforme o passar do livro, este é o primeiro que li do Murakami mas foi o suficiente para entender o porque é tão famoso, o cara é realmente um gênio. O único problema é que em muitos momentos me senti desconfortável lendo e acredito que algumas coisas poderiam nem ter acontecido, por isso, não daria 5 estrelas.

Marlo R. R. López 05/03/2024minha estante
Você verá esse padrão em literalmente todas as obras do Murakami. É cansativo pacas. Chega um ponto em que você não consegue ler mais nada do autor, vai por mim.

louisevfh 13/01/2024

Misturas
Uma mistura de poesia, viagem no tempo, cultura grega, seres estranhos, cultura oriental, música, livros?
Gostei muito como as histórias são contadas, e como elas se entrelaçam, mesmo que, às vezes, não diretamente. Para mim não chega a ser cinco estrelas porque há certas passagens que necessitam de estômago para serem encaradas.
No geral, ótimo livro. Meu primeiro do Murakami, e não me arrependo da escolha.

Uma observação amiga: cuidado quando o ler no transporte público

bea 10/01/2024

Nesse livro fica bem claro que, apesar de bom escritor, o Murakami só funciona com uma seleção muuuuuuito limitada de temas e tudo acaba ficando bem repetitivo depois que você saca isso. Sem falar que esse é de longe o livro mais misógino que já li dele até agora. Achava que essa crítica toda pegava pesado e que era um lance até cultural, mas é só meio bizarro e brochante mesmo. A história tem uma premissa interessante mas você se sente andando em círculos o tempo todo, é no geral bem entediante.

Vitor Alexandre 06/01/2024

Sinto muito, Nakata não é bom da cabeça...
Começando 2024 decidi que vou fazer umas resenhas breves de cada livro, sei lá, pode ser interessante ler futuramente e deixar registrado.

Livro interessante, e que como de praxe, peguei sem ter qualquer informação prévia sobre o que se tratava. O principal motivo da escolha foi que queria ler alguma coisa de literatura japonesa e achei o título bem convidativo.

Nos primeiros capítulos estava adorando, li mais de 100 páginas seguidas e achei que seria um sólido 5 estrelas, mas sei lá, começou a cair peixe do céu e acabei perdendo um pouco o ânimo inicial, admito que no final já estava ansioso pra que o livro acabasse ?

Mas no geral nunca deixei de me importar com o protagonista e achei o Oshima um personagem incrível, foi bacana ter um lampejo da cultura oriental, livro bacana, recomendo!

Caroline.Guinther 06/01/2024

Achei que seria um livro 5 estrelas...
Kafka à Beira-Mar foi o primeiro livro que eu li do Murakami, e a escrita não me decepcionou. Apesar de ser um livro denso, a leitura flui bem.
Os personagens tem personalidades diferentes, o que é um ponto positivo. Além disso, o livro aborda diversos temas, como a música, desde a clássica até a contemporânea, cultura pop em geral, mitologia, política, entre outros temas.
Na primeira metade do livro, eu estava amando. No entanto, algumas cenas problemáticas me fizeram perder (e muito) o prazer na leitura.

JAlia.Vessoni 01/01/2024

Perdi o interesse.
É muito sexual já de início. Acho natural abordar temas sexuais, especialmente com a idade do protagonista. Só me incomoda a constância das cenas, talvez também por serem um tanto incestuosas.

Kafka está frequentemente pensando em como garotas poderiam ser sua irmã e, mesmo lutando contra o pensamento, se excita com todas.

haruurane 29/12/2023

Sem dúvidas o livro mais brilhante e tocante do murakami que li até agora. o enredo, diferentemente das outras obras, se desenvolveu de forma satisfatória.
cheguei pensando se tratar sobre misticismo e fantasia, mas descobri que a real magia desse livro gira em torno de conexões humanas; sejam elas novas, velhas ou até mesmo desconhecidas. kafka à beira mar é revigorante como sentir a areia repuxar nos pés em alto mar enquanto os cabelos são puxados pelo vento.

gabrimes 29/12/2023

O Murakami me preocupa as vezes, sério, que livro viajado foi esse?? Eu simplesmente amava os capitulos que tinha o velhinho conversando com os gatos, como não amar gatinhos conversando com gatinhos? E nossa, metade do livro eu passei irritado com o Kafka, que garoto chato, odeio adolescentes que se acham adultos de mais, cool de mais, inteligentes de mais além que as partes dele com a Saeki eu preferia pular, garoto doente, velha doente. Pra mim o melhor do livro era o Hoshimo, Oshima sério poderiam muito bem ser o foco da história.

Ed Bortolotte 27/12/2023

Um pouco...
Achei o livro meio arrastado e monótono em certas partes. Acho que funcionária melhor pra mim se fosse um pouco menor.
Minha primeira experiência com o autor, não foi das melhores. Muita coisa acontecendo , pouca coisa de fato que eu me importasse.

Ana 27/12/2023

Um livro que é pura reflexão e poesia. Uma história estranha? Sim! Muito estranha! Mas não deixa de ter seus encantos.

gibertelli 20/12/2023

Potencial jogado no lixo
Ler esse livro foi com certeza uma das experiências
é uma pena q uma história com tanto potencial e tanto campo pra se desenvolver tenha sido pensada por um homem tarado com síndrome de intelectual que deveria escrever menos e se tratar mais (a obsessão dele por pinto e sexo nao é normal nao
é realmente muito decepcionante o jeito que esse livro parece não ter sido planejado antes de ser escrito, com um monte de aspectos super interessantes que te prendem na leitura mas q o autor simplesmente enfia 🤬 #$%!& e não aborda nunca mais ou nunca dá nenhuma explicação minimamente plausível. sim, é um livro fantasioso, mas o gato viajou demais e esqueceu da verossimilhança
sem contar q daria pra cortar fácil mais de 100 páginas se poupasse toda a encheção pseudointelectual que é impossível de não pular e se tirar todas as cenas extremamente desnecessárias de sexo, machismo e até estupro
ai q tistreza serio

Gleison Marques 17/12/2023

Vai implodir sua cabeça de dentro para fora
Kafka Tamura é um rapaz de 15 anos que foge da casa onde mora com o pai, em busca da mãe e da irmã que o abandonaram quando pequeno.
Nakata é um senhor que vive sozinho com uma pensão ínfima do governo, ele não sabe ler, nem escrever e também não guarda suas próprias lembranças, mas, que após um acidente na infância, ganha a habilidade falar com gatos.

Ambos personagens irão enfrentar suas próprias odisseias, que envolvem maldições e missões quase épicas, que inevitavelmente estão entrelaçadas, na busca por enfrentar um mal que percorre o mundo dos vivos e dos mortos. No caminho, contarão com a ajuda de pessoas maravilhosas, que serão essenciais nas suas jornadas e que acabarão elas mesmas envolvidas em autodescoberta e transformações.

Esse livro é um acontecimento! A história começa devagar, sem, contato, ser algo arrastado, pois, o ato criador do autor é poético e fluído. Há aqui, fortes referências às tragédias e epopeias gregas, aliadas ao realismo mágico e com o cenário idílico de uma anime do estúdio Ghibli. É fácil se perder nessa floresta de letras e ideias e ao acabar o capítulo ter a sensação de ser arrancado para a realidade opaca da vida cotidiana.

Amei caminhar com o Kafka pela floresta da cabana e com Nakata e Oshino pelas ruas do Japão, resolvendo, cada um a sua maneira, os mistérios que a vida lhes deu, mesmo que alguns permaneçam para sempre apenas mistérios.
cris 19/12/2023minha estante
Independente de não ter alcançado suas metas! Meu amor é um incrível leitor, sensível e único! Parabéns para conclusão de mais um leitura, acompanhei o processo, desde o o embarque para o Japão das aventuras do Kafka Tamura até às voltas para a realidade com asdúvidas de tantos mistérios! Ahhh sei que foi incrível ??

Gleison Marques 19/12/2023minha estante
Obrigado meu amor ? só você mesmo pra ter paciência em me acompanhar nas loucuras literárias que embarco ??

cris 19/12/2023minha estante
É um prazer ??