Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

missmirtle 27/09/2023

Eu amo amo amo amo essa história. Amo tanto que choro de emoção quando estou lendo. Sei lá, é mais forte que eu. Gosto que é mais simples que o filme, mas apreciaria se o final fosse um pouquinho mais estendido também. Maravilhoso do início ao fim!

Morgoth Bauglir 27/09/2023

Todo leitor é uma Matilda.
Esse livro trouxe lembranças da minha infância. Pequeno Marcos que descobriu nos livros ótimos amigos. Marcos que aos oito anos sentou-se na cama e leu pela primeira vez O Mágico de Oz, livro que muitos anos depois se tornaria inspiração tatuada na pele.

Matilda vai muito além de uma página e outra ou mais um livro na estante. Matilda é representação transcrita em palavras do amor pelo conhecimento, da criança que vive em nós, da eterna procura por seu mundo mágico, procura por alguém igual a nós mesmos. Em um mundo cada vez mais intolerante, Matilda é um respiro, carinho no coração.

?Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para África com Hernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa.?

Marcella 18/09/2023

Bem fofo, quase idêntico ao filme.
A escrita do autor é bem característica, na minha percepção Matilda e a fantástica fábrica de chocolate tem uma estrutura parecida pois Matilda é separado em
1 milagre
2 milagre
3 milagre
(Acontece algo ruim e logo em seguida esses milagres)
Já a fantástica fábrica de chocolate é separado pelas desventuras que vão acontecendo com as crianças.

@jaquepoesia 18/09/2023

Com péssimos pais (com isso quero dizer pais negligentes que maltratam a filha) e um irmão muito chato (o Michael), Matilda encontra na literatura um refúgio do caos que é fazer parte da família Losna, por isso ainda muito jovem passa a ler jornais e revistas. Não demora muito para a jovem prodígio frequentar a biblioteca de sua cidade e a ler todos os livros que pode.

Ao descobrir nas histórias diferentes mundos e ter acesso a tanta informação, Matilda se torna uma espécie de super humana e descobre como pode
usar sua mente para "castigar" o mal comportamento dos adultos.

Matilda passa a sonhar em como seria ir para escola, mas infelizmente quando isso acontece o colégio para onde vai é um pesadelo, onde a diretora é tão cruel quanto seus pais. Por sorte sua professora a senhorita Mel é gentil e atenciosa e logo nota o quanto Matilda é fantástica.

O pai de Matilda revende carros usados que com certeza poderá colocar em risco quem os comprar por isso passa a ser investigado, o que nos dá esperanças durante a narrativa que pagará por todo mal que causou à filha. Já a cruel diretora é também a tia má de sua querida professora Mel (que no longa se chama Jenny), o que acaba por aproximar ainda mais as duas.

Apaixonada por livros desde criança, inteligente, destemida essa é uma personagem cativante que já foi adaptada para o cinema (com o longa dirigido pelo ator que interpreta o pai de Matilda, Danny DeVito em 1996) e será também a estrela de "Matilda O Musical" que estreia hoje para dia 25 de Novembro.

Luiza | @itsluizayall 15/09/2023

Matilda
Matilda sempre foi uma personagem muito especial para mim porque durante muito tempo me vi um pouco como ela, uma criança um pouco solitária cuja única companhia eram os livros. Quando era mais nova sonhava em um dia ter um pouco da inteligência e da coragem dela.

Nem sei quantas vezes já assisti o filme de 1996, já assisti o musical algumas vezes também, e pela primeira vez li o livro.

Foi uma leitura bem rapidinha, me diverti em algumas partes, fiquei com o coração apertado em outras. Foi realmente muito nostálgico rever essa história em mais um formato diferente. Eu gostei bastante. Acho que é uma história que pode inspirar muitas crianças ainda como foi comigo um dia.

Gigihvs 14/09/2023

Maravilhoso
Amo o filme por isso quis comprar o livro, amo a personagem mas ela me faz eu me sentir burra pq ela sabe todas as tabuadas, chega na do três pra mim eu já começo a me embaralhar, particularmente gostei mas do livro doque do filme o livro achei mais sla gratificante não sei, ame vi bastante diferença na versão do filme é na do livro mas amei do mesmo jeito

Jose.Neto 12/09/2023

Bela e engraçada história infantil
A história de Matilda é conhecida por muitas devido ao filme, que, a propósito, é bastante fiel ao livro.

É uma leitura agradável, engraçada e fluida.

Interessante também como os personagens são bastante delineados, individualizados e com características bem definidas.

Ótima leitura, recomendo.

bookkey 11/09/2023

Eu já amo o filme e quando vi que esse livro ia ser lançado eu PRECISEI ler. muito gostoso mesmo. tô louca pra ler com meu filho.

Arthur988 10/09/2023

MATILDA
Amava o filme quando eu era criança
Fui saber que o filme era uma adaptação ano passado quando a Galera Record relançou
Amei a leitura, foi muito rapidinho
Mas ao mesmo tempo que eu me senti uma criança novamente, me senti um velho pois parecia que o livro não era pra mim
O Arthur de 8 anos teria amado

TAssia19 10/09/2023

Incrível!
É uma história bem leve e ao mesmo tempo uma crítica a muitos pais, e trabalhando com crianças vejo muitos desses pais todos os dias.
A Srta Mel e os outros professores representam bem a profissão e ela é inspiradora.
Marina é inviável e excepcional, queria uma continuação da história dela sem os pais.

Stefany.Balbino 09/09/2023

Matilda ??
Uma história mágica se amor pela literatura.

Matilda é tudo que imaginei que seria, amei.

Uma leitura leve e divertida que quando a gente menos espera vai crescendo e nos ensinando diversas coisas.
Matilda é uma garotinha excepcional, não só pela inteligência, Mas pela coragem e determinação.

Uma história graciosa e forte, assim como o Pequeno Príncipe é um clássico infantil que tem o poder de dialogar também com os adultos. ?? Perfeito para ler em diversas idades.

Meu desejo é que todas as crianças possam ter um pouco de Matilda dentro de si ??

Pedro.Henrique 07/09/2023

Matilda - A Magia Da Leitura
"Matilda" é uma obra-prima da literatura infantojuvenil escrita por Roald Dahl. A história cativante segue a vida de Matilda Wormwood, uma garota extraordinariamente inteligente e apaixonada por livros, que enfrenta desafios em sua família e escola. Dahl cria um mundo mágico, onde Matilda desenvolve poderes telecinéticos, que ela usa de maneira astuta para superar adversidades.

O livro destaca a importância da educação e do amor pelos livros, oferecendo uma poderosa mensagem para jovens leitores. Matilda é uma heroína inspiradora, que luta contra a injustiça e a crueldade com coragem e determinação. Sua relação com a carinhosa senhorita Mel também toca o coração dos leitores, mostrando como o apoio e a bondade podem transformar vidas.

Roald Dahl, conhecido por seu estilo narrativo peculiar e humor irreverente, cria personagens memoráveis, como o terrível Taurino, que desperta emoções intensas nos leitores. A trama é repleta de reviravoltas emocionantes que mantêm os leitores ansiosos para saber o que acontecerá a seguir.

"Matilda" é uma leitura que transcende as idades, lembrando-nos da importância de defender o que é certo e valorizar o conhecimento. Este clássico atemporal continua a encantar gerações de leitores, provando que a magia dos livros pode tocar profundamente nossas vidas e inspirar a mudança.

No emocionante desfecho de "Matilda", somos lembrados de que a inteligência e a determinação de Matilda Losna podem vencer as adversidades. Essa história nos ensina que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para a mudança e que a bondade e a empatia são valores inestimáveis. Com a terrível Diretora Taurino como exemplo do que devemos evitar e a carinhosa senhorita Mel como um farol de apoio e amor, "Matilda" continua sendo uma obra atemporal que nos lembra da magia dos livros e da força interior que todos possuímos para moldar nosso destino. É uma leitura que toca gerações, nos deixando com a certeza de que o bem sempre prevalecerá.

mochileira 05/09/2023

Um livro que me levou de volta a infância.
Matilda? que delícia surpresa foi ler esse livro. Desde pequena o filme sempre foi um dos meus favoritos da vida e quando descobri que tinha o livro não me controlei e comprei, fiquei receosa de ser uma leitura ?chata? por já saber a história de cor mas me enganei, foi como se eu voltasse no tempo e fosse novamente aquela garotinha assistindo Matilda no SBT.

Indico muito a leitura para todos, para crianças e adultos que gostaram do filme. A edição que comprei foi a mais recente com a capa da Isadora Zeferino e é impecável! Quero comprar todas outras edições de livros do Roald Dahl agora para ler e admirar a beleza das obras.

Gabriela 01/09/2023

Amo forte
Eu amo tanto essa história ?

O livro todo é uma tristeza sem fim, convenhamos. Adultos maltratando crianças o tempo todo, falando muitos absurdos... Realmente complicado hahaha
Mas o final é sempre um abracinho gostoso.

Mari 26/08/2023

Superdotada
A estória da menininha com habilidades especiais que poucos adultos reconhecem. Família disfuncional, diretora da escola outro horror...Enfim só duas adultas são bondosas com a garota: a bibliotecária e a professora. Matilda supera as expectativas e vinga-se dos malvados, os pais a recebem em doses homeopáticas e a diretora também tem o seu quinhão.
Débora 26/08/2023minha estante
??????