Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Gláucia 16/06/2011

Matilda - Roald Dahl
Não há como nós, leitores, deixar de nos identificar com a pequena Matilda, uma garota vista com estranheza por quase todos, desde seus pais até seus professores. E tudo por ela adorar livros, lê um atrás do outro. A garotinha acaba encontrando alguém que a compreende, sua professora srta. Mel.
O livro é uma fofura e anotei a lista de livros preferidos de Matilda para ler um dia:
Nicholas Nickleby, de Charles Dickens
Os Bons Companheiros, de J.B.Priestley
O Condenado, de Graham Greene
A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Marta Skoober 18/06/2011minha estante
Gláucia, muito legal. Você anotar a lista de livros da Matilda. Eu geralmente costumo grifar os livros citados, vou verificar meu exemplar.
Bjs.

Camila 08/06/2021

Nostalgia
Amo o filme, faz parte da minha infância. Sempre que posso assisto novamente, mas até pouco tempo não sabia da existência do livro. Amei ler esse livro me trouxe uma sensação de nostalgia.

Li 04/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Sinopse: “Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar.”

O livro é muito convidativo! Gostei da sinopse, achei a temática interessante e a capa é muito fofa: Simples, traços infantis, poucas cores... Para mim, perfeita para um livro infantil! Sempre olhava para ele na estante daqui de casa e pensava em dar uma folheada. Quando vi o tema de janeiro do desafio, não pensei duas vezes: Seria minha primeira opção!

Matilda, a protagonista, é uma criança especial que nasceu dentro de uma família de pessoas estúpidas e sem escrúpulos. Ela não acha espaço dentro de casa para se desenvolver, então procura fora dela. Quanto mais Matilda adquire conhecimento, mais é menosprezada, principalmente pelo pai, em quem tenta “dar lições”, mas sem muito sucesso. A mãe é meio indiferente a ela. A criança acha compreensão e apoio em sua professora, quando começa a frenquentar a escola, mas encontra outro obstáculo: a diretora do local.

Achei a história meio brutal, cruel. Passei metade do livro lendo ligeiramente angustiada, rs, não gosto de ver criaturas indefesas sofrendo, nem sendo injustiçadas, por mais absurdo e irreal que pareça o fato, no livro é uma realidade! Bem que geralmente os livros para crianças são brutais... Os autores, suponho, querem que elas saibam como reconhecer abusos e que possam lutar contra eles, se espelhando nos personagens que os encaram e vencem, e assim se sentirem fortes, inteligentes, corajosos como eles. Os fatos são exagerados, muito mesmo, mas acredito que isto é proposital: Geralmente tudo que acontece com uma criança, na cabecinha dela, acaba sendo exagerado.

O livro é uma boa analogia de que quem não se deixa abater pelo meio em que vive tem chance de crescer, que acreditando em si mesmo e sendo corajoso se pode vencer qualquer obstáculo! Para mim, a passagem da luta passiva de Bruce Campônio, colega de escola de Matilda, com a diretora tirânica, Sra. Taurino, é uma das melhores do livro:

“(...) Bruce Campônio já havia consumido três quartos do bolo e continuava bem. Sentia-se que ele estava até começando a se divertir com a história. Tinha uma montanha para escalar e estava decidido a atingir o topo ou morrer tentando. Além do mais, parecia ter tomado consciência de seu público e de que todos ali, silenciosamente, torciam por ele. Na verdade, era uma batalha entre ele e a poderosa sra. Taurino.”

É um ótimo livro, mas daqueles que os pais, ou os professores, precisam estudar com as crianças e mostrar a elas as lições que existem dentro da história.

(http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/)
Ligia 05/01/2011minha estante
Gostei da resenha, Matilda é um dos meus livros preferidos. :)
Essa crueldade e exagero são bem comuns na obra do Roald Dahl, é a forma pela qual ele busca a cumplicidade do leitor.

Viquinha 05/01/2011minha estante
Olá, Li! Só assim para eu reativar o meu cadastro do Skoob. Não ia perder a oportunidade de comentar sua resenha. Então, nunca li o livro, mas a julgar pela resenha creio irei gostar. =)

Beijocas
Vivi

Rafa 05/01/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha! Eu lembro de ver o filme Matilda quando era pequenininha e adorar. Acho que vou procurar na biblioteca e dar uma lida! :D

Janebl 05/01/2011minha estante
Excelente a sua resenha. Gostei da história. A abordagem do tema é interessante, pois fala da indiferença dos pais em relação aos filhos, sem ser piegas.
Parabéns pela escolha.

Abs, RÊ

Robbie 10/01/2011minha estante
Livros com lições para crianças esses são os melhores adoro.
O DL2011 tá ótimmo

Mah 23/01/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha, e já coloquei na lista. O Roald tem essa coisa critica mesmo, mas ensinar as crianças (e os pais) é muito importante não!? ;)
Beijocas, e obrigada.

ufvitoria 15/05/2022

Leitura bem prazerosa
Ultimamente minha vida literária tem estado um pouco parada, então peguei esse livro na biblioteca, justamente por já ter assistido o filme, e também por ser fácil de ler.
Indico pra quem está de ressaca literária e gosta de infanto juvenil, leitura super leve.

Elfa.Leitora 14/12/2022

Coisa mais linda poder reviver uma das histórias mais queridas da minha infância no meu formato favorito: LIVROS! Como sempre tem suas pequenas diferenças que tornam a história ainda mais especial.

Neidinhap 06/12/2020

Leve e divertido...
Gosto muito do filme Matilda e tinha curiosidade para saber como era o livro..
Achei a história escrita muito boa, li cada capítulo visualizando o filme, por isso senti falta de alguns acontecimentos, mas sem tirar o encanto do livro..
Serviu para matar saudades...

Loh 16/12/2020

INFÂNCIA
Quem assistiu o filme umas 300 vezes na sessão da tarde e mais 300 na Netflix?
Ah, como eu amo. Quando eu li, tinha acabado de ver o filme umas três vezes perto de quando fui ler o livro.
A leitura foi nostálgica, engraçada e gostosa.
As falas decoradas de tanto ver o filme, as vozes dos personagem na cabeça, davam mais vida a leitura.
O livro tem algumas coisinhas que não foram pro filme, mas nada demais.
Indico muito.

Taty Almeida 27/04/2022

Nostalgia pura, como não amar Matilda?
Conhecia a personagem de tanto assistir ao filme durante a minha infância! Sempre fui fã e o livro só manteve essa minha percepção da história. Acompanhamos o desenvolvimento de Matilda desde seu nascimento, nos incomodamos demais com a forma que sua família a trata, sentimos ódio mortal da diretora, e muito amor pela professora! Muitos sentimentos, não tem como não fazer o sucesso que fez! O final do livro é um pouco diferente do filme! Recomendo a leitura com as crianças também!

Nicoly 05/06/2020

Gostei. Muito simples.
Curti mais o filme do que o livro, mas ainda gostei muito dele.

Sara Marinho 14/10/2023

Eu adoro o filme e o musical e agora também adoro o livro. Uma história mágica e engraçada que me levou de volta a infância.

Mabi 05/01/2023

Matilda
Conta a história de uma menina que adora ler e é completo oposto de sua família, que não liga para nada nem ninguém (muito menos para Matilda) só gosta de assistir TV.
Seu pai é um revendedor de carros roubados e a mãe cuida de casa e aposta no bingo.
Um pouco mais velha, os pais terríveis de Matilda a deixam ir a escola, onde Matilda conhece outras crianças e luta contra um diretora muito má.
Matilda é um clássico muito bom eu sinceramente acho que todos deveriam ler e assistir ao filme
A soma de todas as páginas 05/01/2023minha estante
Que perfeição ?

bel 08/04/2024

Um amor pela magia.
Queria começar essa resenha com uma história minha: quando eu tinha uns cinco anos, um parente da minha mãe amava brincar de mágico comigo, ele fazia eu fechar os olhos e quando eu abria a minha bonequinha de pano tinha magicamente sumido (uau!!! que mágico!!! rs). ler matilda, hoje, me relembrou essa brincadeira, porque ao longo da minha leitura fiquei procurando racionalidade no livro, por muitas páginas eu não consegui ler só apreciando a magia, a fantasia, a imaginação, o mundo não real, eu só pensava que devia sim ter uma explicação racional pras mágicas de matilda. "o copo virou sem querer" "o charuto caiu pelo vento".

em que momentos perdemos nossa paixão pela fantasia? quando paramos de apreciar contos de fada, histórias de mágica e coisas do imaginar?

sinto que ler matilda me trouxe a infância de volta, me trouxe de volta o olhar com brilho e fascínio pela magia. mergulhar em uma história infantil, com pequenas crianças, milagres mágicos e um lindo final feliz: isso tudo fez com que eu resgatasse em mim um gostinho tão bom de ser criança, uma sensação tão gostosa como se eu tivesse assistindo o filme de matilda mais uma vez.

fazer essa leitura foi muito especial pra mim, muito mesmo. senti um sentimento tão bom, foi tão legal ver todas as ilustrações, reviver esse amor pela magia, entrar na sala de aula da matilda e viver, como se eu fosse uma das alunas, a tensão em ter uma aula com a senhora taurino.

recomendo fortemente a leitura. é como uma viagem. é lindo entrar no mundo de matilda, em sua inteligência, em seu amor pelos livros, em sua sensibilidade.
Samya 09/04/2024minha estante
que resenha LINDA, matilda é um dos filmes que eu mais assistia quando era pequena, sempre que passava eu parava para ver. Não sabia que era inspirado em um livro!!!! Ela sempre teve um lugar no meu coração gostoso demais ler seu sentimento bel!!! ??

Valéria 04/07/2021

Matilda
Li esse livro com minha sobrinha de nove anos e ela gostou bastante. História leve e divertida com uma personagem inteligente e apaixonada por livros. Aponta sobre a necessidade de respeitar as crianças e mostra que família é composta por pessoas que se amam., independente dos laços de sangue.

pjograce 22/01/2021

Gostinho de infância
Consegui imaginar quase todas as cenas do filme enquanto lia.