Mindhunter

Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

marcia helena 22/10/2020

A psicologia dos assassinos em série.
Mindhunter, publicado pela Editora Intrínseca em 2017, traz a história de John Douglas,"o primeiro caçador de serial killers americano". Ele mesmo conta a sua trajetória no FBI até a criação da Unidade de Ciência Comportamental do FBI. John viaja o país inteiro entrevistando e estudando os principais serial killers dos EUA. Foi o primeiro a considerar que havia um padrão no comportamento dos assassinos em série, podendo dessa forma traçar um perfil psicológico para solucionar casos de crimes recentes. John narra de forma bastante simples as entrevistas e análises que fez com assassinos mais conhecidos e famosos dos EUA na época, anos 70 e 80, como Ted Bundy, Ed Kemper, entre outros. John Douglas foi o fundador e chefe da Unidade de Apoio Investigativo do FBI, criada em 1980. Ali, ajudou a desenvolver e estabelecer a prática de análise para a resolução dos casos mais assustadores envolvendo serial killers nos Estados Unidos. É autor de diversos livros sobre a mente dos assassinos e sobre procedimentos de análise de perfis de criminosos, Muito do que John Douglas ensinou também está presente nas série de investigação criminal como CSI, Criminal Minds, NCIS e claro a própria série do livro na Netflix lançada no dia 13 de outubro de 2017 que já possui duas temporadas. E para quem gosta do gênero este livro vai superar todas as expectativas!

Yasmin.Ghiotto 07/04/2020

Realmente tem muuuito sobre a vida particular do autor que talvez não fosse tão necessário, mas ne, o livro é dele quem sou eu pra julgar? Kkkkkkkkk
A história é muito interessante, em diversos momentos me peguei falando "olha só eu lembro desse caso na série", o que é bem legal. Mas prefiro a série mindhunter, os personagens são muito mais cativantes, mas ela não existiria sem as histórias contadas nesse livro então dou todo o crédito à ele!
lud. 07/04/2020minha estante
Adorei amiga vou ver a série

Carine 15/11/2020

Leitura de Mindhunter
O livro é bem interessante, muito parado algumas vezes, e muito mais gráfico do que esperava, a leitura em si não me foi muito prazerosa, porém em contra partida foi bem esclarecedora.

Bruna 29/03/2021

No começo tava gostando, achando q ele ia falar bastante sobre as entrevistas e o aspecto psicológico dos criminosos mas me decepcionei um pouco qnd percebi q ele fala mais sobre os crimes q solucionou. Depois de um tempo a leitura fica cansativa e pesada, vc cansa de ler sobre assassinatos (é melhor ouvir podcast sobre rs) e fica repetitivo vc so quer terminar logo o livro. É bom e interessante mas esperava mais

Mauryeen.Nunes 02/06/2023

Livro ótimo! O enredo e a forma como é contado, nos prende e faz querer não parar de ler. Fenomenal.

Brenda Viana 23/05/2021

Interessante e útil
O autor John Douglas fez carreira no FBI, e no livro narrado em primeira pessoa é relatado a forma como seu perfeito método de traçar o modus operanti de sicários revolucionou o estudo da Criminologia.

Douglas esteve presente nos mais relevantes casos de serial killers dos EUA. Onde na obra se faz menções à entrevistas, julgamentos e fotos do criminosos.

Em algumas partes achei a descrição dos casos vagas, considerando que com o conhecimento do autor acerca do assunto, poderia ter sido melhor trabalhado e aprofundado. Outro fato que atrapalha o livro é o fato de John abordar demais questões de sua vida particular.

Mas diante do exposto, considero uma grande obra. De perfeita utilidade para iniciantes no estudo da Criminologia e interessante para quem tem curiosidade pelo assunto.

Maria 20/07/2023

A primeira mão eu já achei esse john douglas bem metido, mas não posso tirar o mérito dele como um detetive do FBI fantástico, inclusive essa habilidade dele de se colocar no lugar da vítima me lembrou muito o luke de hannibal (da série), mas ele ainda vai além e se coloca no lugar do criminoso também, acho que foi essa parte em específico que não me fez desistir totalmente do livro.

no geral, recomendo muito a leitura. mas, não recomendo ler e ir assistir a série em seguida, pois ambas são distintas.

Sza.amaral 06/08/2020

?Todos somos vulnera?veis. Na?o importa o quanto voce? sabe, quanta experie?ncia tem, ou quantos interrogato?rios bem-sucedidos ja? realizou. Na?o importa se voce? compreende a te?cnica. Todos no?s podemos ser atingidos, desde que algue?m consiga descobrir onde e como somos vulnera?veis?.

O agente especial do FBI, John Douglas foi uma pessoa muito importante pra melhorar os me?todos de captura de serial killers, durante mais de 20 anos, John perseguiu e prendeu diversos serial killers famosos e a maioria deles entrevistou e estudou eles.

O livro traz entrevistas como Charles Manson, Ted Bundy, Ed Kemper e entre outros. O livro deixa uma coisa bem clara, que e?, ?as vezes, a u?nica maneira de captura?-lo?s e? aprendendo a pensar como eles?. Um livro muito bem trabalhado que engloba muito aprendizado da Umidade de Cie?ncia Comportamental do FBI, aprendizados esses que sa?o utilizados pra trac?ar os perfis psicolo?gicos dos serial killers entrevistados.

Minha opinia?o: RAPAZ, sinceramente, pra pessoas como eu que adoram livros sobre serial killers, estudo da psicologia e coisas assim, esse livro e? um prato CHEIO. Eu adoro ele, foi uma das minhas primeiras leituras do ano, quero logo reler, sou apaixonado por esse livro. Ele descreve coisas pesadas, enta?o quem tem sensibilidade com isso tem que tomar cuidado, em geral, eu amo. recomendo super.

22/10/2020

Instigante
Douglas é o cara. Não só por tudo que contribuiu para a ciência comportamental do FBI, mas pela maneira brilhante pela qual narra sua vida e sua vivência em campo. É um livro necessário para os apaixonados por investigação e pela mente dos assassinos. E também para aqueles que querem conhecer a realidade de ser um investigador do FBI, tal qual é, de verdade.

hillo_ 16/03/2022

Penso, logo conheço meu inimigo.
Dispensando aqueles pré-conceitos clichês que temos baseado em filmes e séries fantasiosos, Mindhunter mostra como é a realidade de quem lida com casos de homicídio, mais especificamente assassinatos em série. E, como ele vai mostrar a realidade, ele tende a ser uma narrativa muito violenta e chocante, que o leitor desavisado pode acabar não se agradando! Mas o autor fez questão de deixar bastante alívios cômicos durante a leitura para que pudéssemos relaxar um pouco, sem tirar a seriedade dos casos ou satirizá-los.

John Douglas, juntamente de Mark Olshaker, irá descrever como ele e sua equipe da Unidade de Apoio Investigativo ajudaram a resolver casos (muito deles bem famosos) que a polícia por si só não conseguiria. Mas isso tudo de um jeito bem curioso: John, apenas de observar a cena do crime e as características da vítima, poderia até mesmo adivinhar a cor e o modelo do carro daquele que cometeu o crime ? sem exageros! Ele é capaz de compreender os maiores criminosos, entrando na mente deles e literalmente pensando como um assassino para poder resolver o caso. Se você quer ver como isso se desenrola, recomendo muito a leitura do livro.

Mindhunter é com certeza um livro interessante, que vai te surpreender bastante, tanto pelos crimes como pela maneira que os crimes são resolvidos. E te fará enxergar o FBI de uma maneira diferente. Talvez você se perca um pouco e se pergunte por que o autor deu uma biografia dele nos primeiros capítulos, mas depois disso a leitura fica bem estimulante!

Daniely 18/06/2021

Livro interessante, mas poderia ser melhor
É interessante saber como os agentes fazem pra descobrir os perfis dos criminosos e chega até a espantar com os tamanhos detalhes que conseguem saber somente observando os detalhes! Cada perfil coerente e próximo ou se não igual, que fica em choque. Mas no decorrer do livro de torna meio camsativo e repetitivo, mesmo ficando curiosa para ler teve partes que só queria que passasse rápido...Recomendo

Joao.Marley 03/05/2021

O melhor livro sobre o assunto.
Não é só porque é baseado na série da Netflix pois este livro supera a série
Quem pesquisa o assunto TEM QUE LER este livro.

mylane 13/11/2020

Eu simplesmente amei, a narração é excelente o desenrolar da história é leve. Os perfis muito bem explicados. Para quem gosta desse tipo de assunto, de desvendar crimes e desvendar a mente de criminosos eu super indico esse livro. É perfeito!

Rodrigo.Artioli 26/03/2022

Narrativa sem filtros.
Com um começo bem biográfico, John narra parte da sua vida antes de entrar para o FBI. Em dado momento do livro começa os relatos e como ele traçava perfis dos maiores assassinos da história, sem filtros de palavras e de maneira objetiva. Bom livro, boa história e uma carreira brilhante desses caçadores de serial killers.