Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Leonarda.Britto 26/07/2021

Perfeito pra quem gosta do assunto
Vou ser bem direta, esse livro é maravilhoso, acho que todo mundo que gosta do assunto ou tem interesse vai pelo menos gostar.

Aqui John Douglas, ex agente do apoio investigativo do FBI, nos traz a sua experiência de 25 anos no ramo, ele cita vários casos em que ele trabalhou, sendo eles absurdamente famosos ou não. Ele nos mostra como é trabalhar tentando entender a mente do assassino e da vítima ao mesmo tempo. Eu super recomendo a leitura, pois pra mim é um livro cinco estrelas e favoritado.

Duda 09/03/2022

Sim, fui levada pelo meu gosto sombrio de crimes reais e quebrei a minha única regra de nunca ler o livro logo após de ter visto a adaptação. Mas não me arrependo.
Achei que era uma história fictícia e que o livro seria uma narrativa fictícia baseada em fatos reais. Pelo contrário, me surpreendi quando comecei a lê-lo e percebi que era uma não ficção com as descobertas do autor. Isso deixou a história mil vezes mais interessantes.
Apesar de não ser ficção, esse livro me prendeu do começo ao fim com informações tristes, contudo, interessantes.

Gi.Mendes.Ap 25/01/2024

Interessante!
O livro aborda desde o início de carreira até a aposentadoria de John Douglas, analista de perfil criminal do FBI.
O começo foi um pouco arrastado, mas quando entrou nos métodos de análise e nos relatos sobre os casos, ficou interessante.
O livro é bem descritivo em relação aos crimes, o que causa bastante repulsa e agonia ao pensar no que as vítimas passaram. A construção de perfil dos criminosos e técnicas de abordagem da polícia em cada situação, deixa a leitura muito atrativa.
John se dedicou inteiramente ao trabalho e perdeu grande parte da sua vida pessoal por isso, mas sua inteligência e análise crítica o possibilitaram auxiliar a polícia na busca e condenação de suspeitos, que continuariam colecionando assassinatos se não tivessem sido apanhados.
Enfim, a leitura é pesada, em alguns momentos um pouco arrastada e repetitiva, mas muito informativa para quem tem interesse em entender mais sobre a abordagem de investigação dos casos.
Fabio 28/01/2024minha estante
Adorei a resenha, GI!???

Gi.Mendes.Ap 28/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio ?

may 13/05/2021

"Às vezes o dragão vence em nossas próprias vidas também. Quando um assassino mata uma pessoa, ele leva muitas vítimas junto com aquele indivíduo."
John Douglas fala criminologia e serial killers de forma fantástica, a descrição dos casos e do estudo mental dos criminosos são tão boas quanto horripilantes, é muito interessante entender um pouco da lógica por trás das atrocidades. Ele sabe do que ta falando, porque trabalhou nesses casos ou entrevistou os responsáveis por eles.

Mas algumas coisas me incomodaram, o fato do John ser extremamente narcisista fez eu arrastar a leitura um pouco, eu entendo que é uma biografia sobre ele, mas em todo caso citado, ele falar do quão bom ele é, e quão fundamental pro FBI ele foi, não tinha muita necessidade. O cara é chamado de Caçador de Serial Killers, só de ler a sinopse do livro da pra notar a grandiosidade do trabalho dele. Outro problema que eu senti, foi que o autor por muitas vezes não contar a história de forma muito coesa, as vezes ele está falando de um caso, pula pra outro e volta depois e isso, junto com vários nomes que ele fala, pode ficar confuso.

Felipe 30/08/2020

Mindhunter
Peguei esse livro emprestado com minha irmã depois de assistir a série da Netflix, de mesmo nome. Gostei muito da série, achei muito interessante saber como foi o início dos trabalhos do FBI com o comportamento humano no tocante “o que leva uma pessoa a ser um serial killer”.
O livro é narrado em primeira pessoa por John Douglas, um dos que iniciaram esse trabalho de estudo da mente dos assassinos em série. Funciona como suas memórias em que ele vai detalhando todo o caminho que ele percorreu desde antes de entrar para o FBI até se tronar diretor da Unidade de Comportamento Humano e que auxilia nas investigações em assassinatos de cunho sexual, entre outros. Hoje, John Douglas é aposentado e dá palestras sobre o assunto além de ajudar roteiristas/cineastas a escreverem suas histórias para o cinema/televisão.
O trabalho dessa Unidade foi muito interessante e eles conseguiam traçar o perfil dos serial killers e com isso, encontrá-los antes que matassem mais inocentes. E parte do trabalho deles foi entrevistar aqueles assassinos que já estavam presos para tentar compreender a mente deles, o que levava eles a cometerem tamanhas atrocidades. Algo bem doido e que, imagino eu, fosse difícil, pois ficar cara a cara com esses assassinos e conversar sobre as vítimas como se fosse uma conversa como outra qualquer, exigia nervos de aço.
É um livro bom, mas pesado pois muitos relatos constam como as vítimas eram mortas e encontradas pela polícia. Ficava lendo e precisei parar a leitura diversas vezes para respirar, pois eu ficava meio impressionado com a frieza dos assassinos. Para quem gosta desse assunto, recomendo a leitura, e também, recomendo assistir à série da Netflix.

Carolina1093 08/02/2023

Livro muito interessante
Ao longo do livro o autor discorre sobre sua atuação em investigações de assassinatos em série utilizando conhecimentos da ciência psicológica e comportamental. Além de podermos conhecer diversos casos, o autor nos permite compreender como ele realizava suas análises de perfil apenas a partir da execução do crime, análise da cena e observação dos corpos.
Também podemos ter contato com a sua opinião sobre os assassinatos em série e os criminosos.
Super recomendo a leitura!

Erika 19/01/2021

Bom saber como se iniciou a técnica de análise de perfil para solução de crimes.

site: http://upandoavida.com

Rodrigo 10/03/2024

Mindhunter
O livro mostra casos de assassinos brutais, narrado por um agente do FBI, desde o início da sua carreira até a aposentadoria. Os casos reais são revelados de forma clara e simples de como o protagonista os via e como era a análise do sujeito.

O que me pegou não foi tanto as histórias dos homicídios, mas das ponderações que eram feitas a respeito do caso. No fim ele revela que a maioria dos casos vistos eram de homens e que sofreram abusos na infância. Que monstros são criados em sua maioria, mas não os exime de culpa e responsabilidade dos seus crimes.

van.cazarotto 10/04/2021

Fundamental para leitores de crimes
O trabalho de John Douglas é importantíssimo para a ciência comportamental nos dias atuais. O cerne da leitura está em entender os pilares sobre os quais se construiu a ciência comportamental dentro do FBI como conhecemos hoje. É um livro indispensável para quem gosta de ler sobre crimes reais.

Isabel 18/03/2023

Instigante e real.
O livro aborda a perspectiva de John Douglas enquanto agente do FBI que passa a traçar o possível perfil de criminosos dos mais diferentes "tipos". Uma leitura diferente e que te coloca frente a frente com os mais distintos e cruéis crimes, te fazendo pensar e repensar o que leva alguém a agir como age. Não inocentando ou minimizando seus crimes, mas descobrindo a raiz e motivação de seu comportamento. Recomendo demais a leitura!

Natalie.Biancovill 21/07/2022

Que livro bom!
Primeiro quero começar falando que eu adoro esse assunto, mas se você não se interessar talvez esse não seja um livro pra você. Acho que eu fui meio louca de ler ele todo de uma vez e acho que talvez eu teria aproveitado mais se tivesse separado pra ler capítulos em dias espaçados, mas?
Eu consegui aprender muita coisa com esse livro, muita coisa mesmo, então só por isso o livro já valeu super a pena pra mim.

O livro tem a narração de vários crimes como assassinatos e crimea sexuais, então eu não recomendo pra quem é sensível sobre esse assunto. Agora pra quem gosta? Vai fundo porque é muito bom!!

Vitoria.Milliole 26/05/2021

Se você espera um romance policial, um suspense, detetives tentando desvendar um crime ou algo assim, saiba que esse livro não é pra você. Mindhunter não é ficção, é a realidade nua e crua. E assustadora.

Nos primeiros capítulos, tem uma narrativa bem biográfica, explicando como John Douglas chegou ao seu cargo como analista comportamental no FBI, o que pra quem não está acostumado pode ser um pouco desanimador. Afinal, é o próprio John Douglas quem narra o livro.

Sempre me interessei muito por criminologia e, especialmente, pela mente dos assassinos em série e dos psicopatas. Por isso, achei o livro fascinante! John repete algumas vezes que "se quiser compreender um artista, olhe para sua obra", e foi com esse pensamento que ele solucionou tantos crimes ao longo da sua carreira. Ele usava seu conhecimento para se colocar no lugar do assassino, pensando como ele para entender suas motivações, e no lugar da vítima, a fim de entender como ela se sentia e, também, que reações isso poderia causar no criminoso.

O que achei interessante foi que o livro não se trata sobre a solução dos crimes em si, mas de como John Douglas chegou ao autor. É incrível como a partir do cenário do crime e da vitimologia, ele consegue chegar a conclusões quase exatas sobre o criminoso: idade, relacionamentos, profissão, personalidade, tipos de abuso e/ou humilhação que possa ter passado na infância e adolescência e, por fim, como tudo isso influenciou para que ele cometesse tal crime. A partir do perfil traçado por ele, o FBI reduzia o número de suspeitos e, enfim, chegava ao culpado. E batia com tudo que John falava.

É interessante dizer que a experiência de ler um livro de crimes reais é completamente diferente de ler um suspense e muito mais assustador do que qualquer livro de terror. As situações narradas causam desconforto até quem está acostumado com livros pesados fictícios. Causam medo em quem nunca se assustou com terror. Causam ansiedade, e não é aquela "ansiedade" boa em descobrir o assassino junto com Sherlock Holmes, por exemplo, mas uma ansiedade em saber que poderia ser você no lugar de qualquer uma daquelas vítimas.
Diego VF 27/05/2021minha estante
Tutorial de como fazer uma resenha que faz qualquer um ter vontade de ler o livro.

Vitoria.Milliole 27/05/2021minha estante
Aaaah, obrigada! Escrevo as resenhas achando que ninguém aqui realmente lê kkkkkkk só pra registrar mesmo. É bom saber que alguém não só lê como gosta ?

Diego VF 27/05/2021minha estante
Eu leio toda resenha que eu encontro. O mais legal é ver a diferença de umas pras outras. Tem umas tipo essa sua, que descrevem bem o livro, sua história, seus pontos positivos e negativos, etc. Tem outras que são tipo "gostei do livro. Muito bom."

Diego VF 27/05/2021minha estante
Mas essa sua aí de mindhunter superou tudo. Já tô baixando a versão digital aqui pra ler o primeiro capítulo e ver se vai ser um livro que vou querer ler em mídia física ou digital mesmo.

Vitoria.Milliole 27/05/2021minha estante
Eu comecei a escrever resenhas por causa do insta, tenho um perfil literário lá, então deixo as resenhas bem descritivas e ao mesmo tempo opinativas pensando no insta (mesmo que grande parte delas acabe ficando só por aqui mesmo, acabei acostumando a escrever assim kkkkkkkk). Eu amo ler as resenhas que encontro por aqui também porque acho muito legal ver como varia o estilo de escrita das pessoas

Vitoria.Milliole 27/05/2021minha estante
Eu recomendo ler alguns capítulos na versão digital mesmo pra ter certeza se você deve ou não comprar o físico, porque já vi gente que não gostou nos primeiros capítulos e acabou gastando dinheiro à toa (apesar de achar que vale dar uma chance, porque se não me engano são só dois ou três capítulos um pouco mais biográficos, depois começa a ficar muito bom)

Diego VF 27/05/2021minha estante
Então, basicamente eu posso ler mais ou menos quatro capítulos antes da minha decisão? Beleza, minha leitura atual, Anne de Green Gables, eu estou fazendo de maneira bem lenta mesmo, então não me atrapalhará em nada esse poucos capítulos.

Larissa 08/06/2020

Fascinante
Leitura que te prende, fazendo percorrer a mente dos maiores criminosos.Recomendo pra quem gosta de história pautada na realidade, e não esconde os crimes, então esteja preparado para ler tudo.

Liv 13/03/2021

Incrível
É escrito de uma forma leve, por mais que o assunto seja pesado, muito bem elaborado, não cansa

Bruna 29/03/2021

No começo tava gostando, achando q ele ia falar bastante sobre as entrevistas e o aspecto psicológico dos criminosos mas me decepcionei um pouco qnd percebi q ele fala mais sobre os crimes q solucionou. Depois de um tempo a leitura fica cansativa e pesada, vc cansa de ler sobre assassinatos (é melhor ouvir podcast sobre rs) e fica repetitivo vc so quer terminar logo o livro. É bom e interessante mas esperava mais