Mindhunter

Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Fran 27/06/2022

Um pouco diferente da série, mas vale a pena
Diferentemente da série, o livro aborda mais questões psicológicas e o início da análise de perfis. Recomendo.
Déia 27/06/2022minha estante
Amanhã termino o meu, finalmente!!

Aline 03/06/2021

Uma perspectiva muito interessante
O livro traz a perspectiva de um agente do FBI que passou a carreira analisando crimes violentos e em série. É interessante observar o modo como o agente entrou na cabeça dos assassinos e das vítimas para entender o crime e traçar os perfis.
Uma coisa a ser levada em consideração é que o livro foi escrito em 1995, portanto, muitas das falas do autor podem causar um certo desconforto. Apesar disso, o livro é muito bom e flui muito bem.

larie 12/05/2021

Pra quem realmente ama investigação.
Minha primeira vez lendo uma biografia e acho que não poderia ter começado melhor! Comecei a ler mindhunter por conta da série da netflix, mas de cara me deparei com algo diferente, o que não foi algo ruim, e assim pude embarcar numa nova experiência. A primeira parte do livro conta da vida pessoal do agente John Douglas, e pra alguns ? como eu que vim direto da série ? pode até ser lento e cansativo, mas vale a pena a leitura pra entender esse agente incrível que é o John Douglas. Na outra parte do livro quando começa a ser falado da criação da Unidade de Apoio Investigativo é fascinante, ler ele contando que criou os termos e as técnicas que hoje pra gente que consume esse tipo de conteúdo ? filme, livros, doc de serial killers ? é tão normal, pra mim é marcante. O livro é muito bem escrito e aborda e mescla as informações muito bem, citando um caso como exemplo de outro sem deixar confuso e sempre recaptulando os acontecimentos. Não só as entrevistas com os serial killers, como a resolução dos assassinatos, histórias sobre assalto a bancos, experiências com negociações de reféns etc são apresentadas como também várias questões éticas sobre os serial killers e psicopatas são faladas, me vi muitas vezes concordando com os autores, é uma experiência e tanto. Pra quem assim como eu gosta de histórias de crimes pelo lado investigativo, vai sair satisfeito.

obs: de bônus ainda temos John Douglas traçando o perfil de Jack, o Estripador.

Kassandra.Janis 24/01/2021

Maravilhoso
A pouco tempo comecei a me interessar por True Crime, e esse foi o primeiro livro que eu li sobre o assunto. No primeiro 1/3 do livro o Jhon Douglas conta a história dele até chegar no FBI, e só depois disso a gente começa a acompanhar os casos, e as metodologias que foram desenvolvidas de investigação, não achei um livro tão pesado, fui esperando que ia ter que ler devagar, ou ia ter que fazer pausas pra digerir, porém isso não aconteceu. Eles narram vários casos, mas esse não é o foco do livro, esses casos precisam ser descritos para que a abordagem investigativa seja explicada para o leitor, e esse é o tema central de toda a história. Grande parte dos crimes é contra mulheres e de cunho sexual, então se você tiver algum tipo de trauma pode sim dar gatilho. Recomendo muito a leitura, porém com cautela, cada um sabe os seus limites.

Re Knevitz 26/06/2021

Excelente leitura
Simplesmente devorei este livro. Na época não era muito o meu estilo, ainda mais sendo uma leitura não ficcional de um tema tão pesado, mas fui surpreendida muito positivamente.
A leitura foi muito fluida e me fez ter vontade de conhecer ainda mais sobre as mentes dos serial killers.
Milla 26/06/2021minha estante
Se você gostou desse livro, provavelmente vai gostar de "O segredo dos corpos"

carolineadl 28/10/2021

MINDHUNTER
*Primeiramente, se vc têm gatilhos e é sensível a casos criminais pesados não leía.*
Bom, o que dizer de Mindhunter. Eu sou suspeita de falar sobre, pois, me interessa esses assuntos e esse gênero literário.O livro em si é ótimo, a escrita é fácil, os capítulos são bem definidos, as narrativas dos casos são bem diretos sem enrolação. Houveram 2 capítulos que o autor simplesmente mudou o assunto do primeiro parágrafo do pau pro cavaco e eu fiquei tipo (??) Mas isso não prejudicou nada a compreensão do texto (apenas me chamou a atenção a mudança repentina.) Certamente John Douglas merece nossas 5 estrelinhas, porque se 5% do que ele relatou da carreira dele aconteceu, realmente esse cara foi um gênio do crime, literalmente rsrs.

Lais Cruz 16/08/2022

Muito interessante
O livro, com contar uma história real, possui um tom quase biográfico com muitas nuances romanescas que conseguem se manter interessado a cada linha.

Ainda que o autor divague muito enaltecendo a si mesmo, ao final do livro é fácil notar que ele tem uma razão bem razoável pra isso...

É muito interessante também ver a ciência desenvolvida em "tempo real" e os detalhes de casos tão horrendos e intrigantes.

(Uma pena a série ter sido cancelada...)

Carol T.S. 09/11/2020

Fascinante
Muito mais interessante do que a série da Netflix. Conhecer o desenvolvimento dessa área do FBI por um de seus criadores é assustador e, ao mesmo tempo, fascinante. Recomendo a leitura!
JE 09/11/2020minha estante
Oi Carol ! Tudo bem ?
Estou querendo muito ler, mas estou com receio do livro ser pesado demais ! O que voce achou ?

Gustavo Rodrigues 09/11/2020minha estante
Se gostou desse, leia De Frente com o Serial Killer. Conta, em detalhes, sobre 4 entrevistas que o John Douglas fez com criminosos específicos.

Carol T.S. 09/11/2020minha estante
Olá Je! Tive medo que fosse pesado, mas achei agradável, sem descrições "pesadas", e muito interessante. Acho que podes iniciar e ver como te sentes, eu fui fisgada já pelo 1o capítulo ?

JE 10/11/2020minha estante
Certo. Vou ler então, e ver se gosto?
Valeu !

Cristiano 02/03/2022

Intrigante
Uma obra baseada em fatos , contando o desenvolvimento de um importante departamento do FBI. Cheio de informações muito interessantes

Gabriel.Matias 07/07/2020

Particularmente envolvente para quem viu a série
O livro de John Douglas e Mark Olshaker é muito interessante, pois pretende desvendar alguns dos mecanismos que um dos expoentes dessa área utiliza para entender a mente de criminosos em série, o que nos ajuda a entender um pouco desse tema complexo. Confesso que em certo ponto, os relatos dos casos começam a soar repetitivos, como se seguissem uma fórmula, mas acredito que o livro é particularmente envolvente para o leitor que viu a série e consegue imaginar melhor o autor na solução dos casos ou que pode expandir mais daquilo que foi mostrado na excelente série da Netflix.
Preciso dizer que por mais que eu não concordasse com certos posicionamentos do autor, como a defesa da pena de morte, de fato, o perigo representado por assassinos em série os impossibilita de conviver em sociedade. Importante dizer também que isso não deve servir de argumento para uma defesa cega do sistema carcerário e do aprisionamento em massa, afinal, esses são crimes muito particulares e representam, comparativamente, uma parcela pequena dos delitos cometidos. A lógica aplicada nesses casos não serve para discutir a maioria dos tipos penais e as problemáticas envolvendo justiça penal, racismo e a ineficácia do modelo punitivista.
Quando se fala em assassinos ou psicopatas, mais do que a morbidez de casos extremos ou seus detalhes sangrentos, o que me atrai é a curiosidade em entender as mentes, motivações e questões psicológicas/psiquiátricas em jogo. Nesse sentido, o livro cumpre seu papel, oferecendo um pouco dessa compreensão, juntamente com passagens autobiográficas do autor.
KARYO 07/07/2020minha estante
Que orgulho desse bebê leitor, kindleler, skoober, inteligente, crítico e avaliador sensato de obras literárias!

Rita571 03/10/2020

Livro favorito do ano
Gostei muito ... Nao me decepcionou nem um pouquinho. Amei do começo ao fim ... É bom entender como essas pessoas ruins pensam ... Recomendo !!!

Lucas.Rocha 01/02/2024

1ª João 5:19
Vi a série antes de ler este livro, aliás muito antes. Como fiquei bem satisfeito com a produção, resolvi, então, conhecer a obra original, a verdadeira história por trás da tela e das licenças poéticas, resolvi conhecer o verdadeiro caçador de mentes.

Antes de tentar resenhar sobre o livro, gostaria de relatar, que vergonhosamente sou um fã voraz do mundo criminal. Sempre tive esse fascínio pela brutalidade na qual nós seres humanos conseguimos produzir contra nossos semelhantes. Esse fascínio que tenho e que se dá vergonhosamente, não é totalmente culposo da minha parte, pois toda pessoa é no fundo, fascinado, ou busca de certa forma compreender a maldade da nossa natureza, ou no mínimo é um curioso modesto dessa cruel e verdadeira realidade. Acusatoriamente afirmo que aquele que negar esse fascínio ou uma curiosidade mínima que seja pelo horror criminal e pela brutalidade humana, sem sombras de dúvidas, é um hipócrita de primeira linha ou um ingênuo de carteirinha. Será que você nunca assistiu um Datena da vida ou uma linha direta?

Como ando me aventurando na escrita amadora e estou rascunhando alguns capítulos de um thriller, nada melhor que ler um livro de um especialista em mentes cruéis e perturbadas, para criar um personagem minimamente convincente. Este livro é muito esclarecedor e claro nesse aspecto, um verdadeiro guia.

'' Se quiser entender o artista, é preciso estudar a pintura''

Essa afirmação não é uma bravata barata, John Douglas foi muito feliz em fazê-la, por entrar de fato nas piores mentes da humanidade, talvez não nas piores, pois as piores estão no twitter. Voltando ao raciocínio, o autor, sendo um especialista, adentrou nos horrores da brutalidade humana, conversou com diversos assassinos e pervertidos, ele conheceu os artistas, mas precisou estudar suas pinturas. Verdadeiras telas pintadas de vermelho vivo, sangue.

''Apostando em gotas de chuva''

Na página 66, há um diálogo entre o autor e um determinado criminoso. O fora da lei, no caso um apostador, explica a John, que não importa a dimensão da aposta, e o que está em jogo, ele apostará do mesmo jeito, não adianta prender ele. Simples gotas de chuva são o suficiente para seu deleite. Para mim esse trecho deixa claro que para uma mente criminosa, o mínimo que ele tem, ele usará para o mal, e sua maldade é o que basta, é isso que eles são, é isso que somos...

É interessante que no livro existem várias referências a obras midiáticas, o "Silêncio dos inocentes" de Thomas Harris é citado várias vezes durante a leitura. O autor do romance, que posteriormente virou uma belíssima adaptação, deve boa parte do seu sucesso a Quantico. E eu, na minha incrível capacidade, assisti ao filme supracitado e não li o livro. A verdade é que Harris tentou reproduzir de forma ficcional uma realidade, que em nada supera a nossa. Os crimes das telonas são fichinhas perto da realidade da vida. Nem é preciso ir muito longe, os crimes reais são as verdadeiras histórias de terror.

"Tríade Homicida"

Enurese, ou popularmente conhecido como mijar na cama, fascínio pelo fogo ou propensão a causar incêndios, e praticar crueldade contra animais. Essa é a tríade da maldade, estabelecida por John, sinais que demandam bastante atenção. Esse argumento é interessante, mostra como nossa natureza é complexa e é esses detalhes que fazem a diferença. Se seu filho anda praticando essas coisas, fique ligado! Mas vai muito além disso, esses aspectos verdadeiramente cruéis da maldade humana, quando percebido é quase tarde demais. E às vezes o dragão vence.

Bem, tinha muita coisa sobre o livro que eu queria escrever aqui, mas acho que essa ''resenha'' já ficou grande e até chata demais, e se você chegou até aqui, parabéns, mas antes de concluir, gostaria de ressaltar alguns aspectos sobre a vida do autor. Já vi que uma galerinha prefere o Holden Ford da série fictícia baseada no livro, do que o verdadeiro caçador de mentes, e é aceitável e até e compreensível, talvez pelo egoísmo do autor em sua narrativa autobiográfica e por só contar vantagens, na obra. Porém, não podemos tirar o mérito do agente e nem de sua esplêndida equipe de um porão em Quantico (Virgínia), nem da ciência comportamental, da instituição famosa, FBI e da imensa contribuição que essas pessoas deram nesse ramo. Esse é um caminho tortuoso e às vezes o orgulho e a bem sucedida jornada podem soar arrogantes.
rscmenezes 01/02/2024minha estante
Excelente resenha, meu amigo!

Tiago.Guedes 18/04/2024

Mergulhando na Mente do Mal
"Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano", de Mark Olshaker e John E. Douglas, me transportou para um mundo obscuro e fascinante: a mente dos serial killers. A obra, narrada em primeira pessoa por Douglas, agente aposentado do FBI, oferece um relato vívido e perturbador de suas experiências entrevistando alguns dos assassinos mais notórios da história americana.
Logo nas primeiras páginas, fui fisgado pela escrita envolvente e pelo estilo direto de Douglas. Ele nos leva para dentro das salas de interrogatório, onde enfrenta homens monstruosos e tenta desvendar seus pensamentos mais sombrios. A narrativa é crua e realista, sem floreios ou sensacionalismos. Douglas não se furta em descrever os crimes em detalhes horripilantes, mas o faz de maneira informativa, buscando entender a lógica macabra por trás de cada ato.
O ponto alto do livro reside na riqueza de detalhes sobre os métodos utilizados por Douglas e sua equipe para criar perfis psicológicos dos assassinos. Através de entrevistas meticulosas, eles mapeavam a infância, as motivações e os padrões comportamentais desses indivíduos, buscando identificar padrões que pudessem levar à captura de outros criminosos.
"Mindhunter" é um livro recomendado para quem tem interesse em true crime, psicologia criminal e investigação policial. É importante ressaltar que o conteúdo é pesado e pode ser perturbador para algumas pessoas.

Thiago548 14/10/2023

MINDHUNTER
Bom... É um ótimo livro, me fez olhar com outros olhos os crimes.
Até a ver as pessoas de for.a diferente, saber que o ser humano pode fazer é barra.

Para quem gosta de True crime, ou história de investigação acho que é uma leitura obrigatória.

Mas cansa em algumas partes, mas vale a pena.
Eu gostei..

Duda 09/03/2022

Sim, fui levada pelo meu gosto sombrio de crimes reais e quebrei a minha única regra de nunca ler o livro logo após de ter visto a adaptação. Mas não me arrependo.
Achei que era uma história fictícia e que o livro seria uma narrativa fictícia baseada em fatos reais. Pelo contrário, me surpreendi quando comecei a lê-lo e percebi que era uma não ficção com as descobertas do autor. Isso deixou a história mil vezes mais interessantes.
Apesar de não ser ficção, esse livro me prendeu do começo ao fim com informações tristes, contudo, interessantes.