Mindhunter

Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Drika.Neske 10/09/2020

Nesse livro acompanhamos a trajetória do agente do FBI responsável pelas análises dos perfis criminosos de serial killers, e de criar a unidade de apoio investigativo do FBI, compreendemos a sua luta contra o preconceito por apresentar metodologias novas e principalmente pelo fato de ser jovem ao defender tais metodologias, conseguimos aprender um pouco da experiência compartilhada do autor sobre como funciona a mente de um criminoso e de como é o lado de quem lida com cenas de crime e criminosos no dia a dia. Leitura fluida e instigante, adorei conhecer a trajetória desse brilhante agente.

Isabela.L 26/04/2021

Incrível como as técnicas desenvolvidas por esse policial que atuou na década de 70 e 80 puderam decifrar os piores crimes. Tiro o chapéu para a inteligência dele! Melhor que muito psiquiatra por aí! Livro tão bom quanto a série.

Dani 24/04/2022

Fascinante
Conta a história de John Douglas, o primeiro caçador de serial killers dos EUA, ou seja, o primeiro agente do FBI a criar um perfil de classificação de personalidades baseado em ciência comportamental.
O começo é um pouco devagar, vai contando a trajetória dele antes de se tornar um agente, mas ao mesmo tempo é muito interessante ver como ele se tornou um dos pioneiros no assunto.
O que ele desenvolveu tem muita importância, ele vai explicando de casos em casos, como elaborava as análises e aplicava em alguns dos crimes mais famosos dos EUA.
O livro é bem detalhado e objetivo, com uma linguagem fluida que realmente ajudar a imaginar como as coisas aconteceram.
Muito interessante, recomendo para quem gosta de investigação criminal, análise de psicopatas e de uma visão especialista sobre eles.
Também recomendo a série da Netflix, Mindhunter, baseada no livro.
Leticia2513 25/04/2022minha estante
fiquei com mais vontade ainda de ler!!

Dani 25/04/2022minha estante
Que bom ?

Hellen 28/04/2022minha estante
pena que cancelaram a série :'(

Dani 28/04/2022minha estante
Disseram que tá em hiato, mas nunca volta ?

Gian 28/10/2022

"Assassinos e estripador em série costumam ser os criminosos violentos mais desconcertantes, perturbadores e difíceis de capturar. Isso ocorre porque geralmente são motivados por fatores muito mais complexos do que as emoções básicas, o que torna seus padrões mais confusos e os distancia de outros sentimentos normais, como a culpa, compaixão e remorso.
As vezes a única maneira de capturá-los é aprendendo a pensar como eles."

liamaiacosta 11/01/2022

Muito interessante
O livro te deixa pasma com o que o ser humano é capaz de fazer. Estava lendo 2 livros ao mesmo tempo e tive que parar o outro para me dedicar a este com mais profundidade.
É maravilhoso, para quem se interessa pelo assunto, recomendo bastante.

geslaine.nascimento.9 06/07/2020

mindhunter-breve resenha
mindhunter é um livro que tem muito conteúdo, pros amantes de psicologia, investigação e crimes reais é um prato cheio. No livro é descrita toda a trajetória de John Douglas agente do FBI que começou com analises de perfis psicológicos de criminosos (um conceito muito interessante) para entender sua mentes e assim estar a frente deles, apesar de interessante o começo é meio chato mas vale a pena a leitura e ressaltando que o livro todo é narrado por ele então so temos o ponto de vista do autor talvez isso possa ser um ponto negativo para alguns mas para mim funcionou.
ALERTA! Lembrando que o livro contem alguns gatilhos existem alguns crimes descritos no livro que envolve estupro, tortura e multilaçoes.

Giovana456 18/01/2021

Sensacional
Eu achei esse livro sensacional, trazendo muita informação sobre investigações criminais envolvendo análise psicológica dos serial killers. Todas os casos e situações relatados tem uma grande descrição de detalhes (que pode ser um problema para pessoas sensíveis), que ajudam o leitor a se inserir nos casos e tentar por si analisar superficialmente os acontecimentos.
Esse livro contém muitos gatilhos, então leitores que já passaram por violências traumáticas, principalmente de cunho sexual, talvez devam evitá-lo. E, é claro, acho que aqui cabe dizer que, caso você lendo isso esteja passando por algum tipo de abuso, procure ajuda de pessoas próximas confiáveis e busque realizar uma denúncia procurando uma delegacia ou ligando no 180.

Maxe 24/04/2021

Super interessante... Pra quem tem estômago.
É muito bacana ler sobre como o FBI e como ter uma base sobre o autor dos crimes auxilia na investigação.

Definitivamente é um livro pra quem tem estômago e gosta de entender um pouco mais sobre o tema. Senti que é mais como uma biografia, tanto do investigador quanto do modo como ele interpreta a cena do crime e o criminoso.
isisfy 24/04/2021minha estante
Já viu a série? São parecidos?

Maxe 24/04/2021minha estante
Vou começar a série ainda, preferi ler o livro primeiro

Leonardo 29/09/2020

Entendendo como os assassinos agem
Um livro muito interessante, abordando como as mentes dos assassinos agem, como podem ser atraídos pelas autoridades para serem presos.

Tem relatos muito fortes, todos de casos reais, bastante tristes, e uma das passagens que achei mais forte foi quando o autor fala que quando a unidade dele era envolvida pra ajudar a encontrar um assassino, era porque pra alguém já era tarde demais.

No livro encontra-se o conteúdo de entrevistas que o autor fez com assassinos conhecidos como Charles Manson, Ed Kemper dentre outros, e como uma infância disfuncional e abusiva foram fundamentais na construção dessas mentes assassinas.

Mari Formiga 23/09/2020

A minha experiência com esse livro foi bem peculiar. Havia momentos em que eu devorava capítulo após capítulo e outros momentos em que eu tinha que dar um tempo na leitura para que pudesse absorver todas as informações. Eu achei o livro fantástico!

Micaela 25/06/2020

Maravilhoso
? se voce? gosta de histo?rias reais sobre casos do FBI, com certeza vai se prender com esse livro assim como eu ?
Me contem se ja? leram ?
??
Em detalhes assustadores, Mindhunter mostra os bastidores de alguns dos casos mais terri?veis, fascinantes e desafiadores do FBI. Durante as mais de duas de?cadas em que atuou no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se uma figura lenda?ria. Em uma e?poca em que a expressa?o serial killer, assassino em se?rie, nem existia, Douglas foi um oficial exemplar na aplicac?a?o da lei e na perseguic?a?o aos mais conhecidos e sa?dicos homicidas de nosso tempo. Como Jack Crawford em O Sile?ncio dos Inocentes, Douglas confrontou, entrevistou e estudou dezenas de serial killers e assassinos, incluindo Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein. Com uma habilidade fanta?stica de se colocar no lugar tanto da vi?tima quando no do criminoso, Douglas analisa cada cena de crime, revivendo as ac?o?es de um e de outro, definindo seus perfis, descrevendo seus ha?bitos e, sobretudo, prevendo seus pro?ximos passos. Com a forc?a de um thriller, ainda que terrivelmente verdadeiro, Mindhunter: o primeiro cac?ador de serial killers americano e? um relato da vida de um agente especial do FBI e da mente dos mais perturbados assassinos em se?rie que ele perseguiu. A histo?ria de Douglas serviu de inspirac?a?o para a se?rie homo?nima da Netflix!

Deca 03/05/2021

Ótimo
Eu já tinha assistido a série Mindhunter, na Netflix, e apesar de ter gostado, não esperava gostar tanto do livro, escrito por John Douglas. Ele foi o fundador e chefe da Unidade de Apoio Investigativo do FBI, criada em 1980. Lá, ajudou a desenvolver e estabelecer a prática de análise de perfis para a resolução dos casos mais terríveis e famosos envolvendo serial killers nos Estados Unidos, nos anos 70 e 80.?
Aposentado após 25 anos, Douglas conta sua trajetória até chegar à agência, o que poderia ser chato não fosse o seu bom humor. No decorrer das páginas, ele relata algumas das suas principais investigações, entrevistas a criminosos e apoio dado a policiais de diversas cidades, com a instrução sobre os procedimentos de análise de perfis de criminosos. ?
A edição está muito bonita e é um prato cheio para quem se interessa por investigação policial, análise de perfil, assassinos em série, vitimologia e psicopatia.

casadelfos 12/12/2022

Me perdi bastante durante a leitura com a linha do tempo. No geral, bom mas tem partes técnicas e biográficas que dão uma desanimada.

Tô claramente de ressaca literária dessa desgraça.
Beatriz 12/12/2022minha estante
Fiquei com ressaca literária depois dele

Maiara Cristina 10/11/2021

A escrita é um pouco maçante e não flui com facilidade mas é muito interessante ver os bastidores das investigações
Pati 10/11/2021minha estante
Esse livro é muito bom!! Mas realmente não é uma leitura fácil de se fazer. Ah, e a série é muito boa também!