A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

najuliass 26/12/2023

"O tempo são os momentos que se esvaem, grãos de areia que passam na ampulheta. O tempo é constituído por momentos e acontecimentos com os quais tentamos medi-lo com tanta insistência. "

jAlia 22/12/2023

Não queria acabar
Queria que essa saga continuasse p sempre to mt tristeeee

sobre o livro, achei a leitura meio cansativa às vezes, achei o final meio meh tb.

de qualquer jeito todos os livros têm um espaço muito especial no meu coração, foi uma supresa minha boa a ciri ser sáfica fkfkfkfkfk

te amo Ciri, Zireael, andorinha de olhos de falcão, sangue do sangue e osso do osso de Lara Dorren.

Gabrielle.Poniewas 13/12/2023

O mais arrastado
O livro mais arrastado até aqui, capítulos super longos que poderiam facilmente ser pulados porque não faziam diferença no enredo.

olyusha 20/11/2023

Algo termina... Algo começa?
Caramba, que jornada!
Depois de terminar este livro eu só conseguia pensar que a melhor e a pior coisa que fiz foi começar a ler os livros da saga The Witcher. Melhor, porque é incrível, amei desde o primeiro e não teve um só livro que eu tenha achado ruim. O universo é interessante, muito visceral e tão distante e tão próximo do nosso que causa estranhamento e familiaridade. Pior, porque eu me apeguei tanto aos personagens que foi muito difícil chegar ao fim (ainda bem que temos os jogos e outros conteúdos além dos livros. mesmo que os jogos não sejam canon eu finjo que sim kkkk).
Acho que 'A senhora do Lago' é meu livro favorito da saga, pois foi o que mais me fisgou de jeito e me deixou num frenesi para saber o que iria acontecer, tanto que terminei super rápido. Era o tempo todo uma expectativa de finalmente ver o que eu mais queria acontecendo, mas um medo constante do final não ser o que eu esperava.
O fim não foi o que eu esperava e eu nem consigo dizer se estou feliz ou triste com isso. Acho que me sinto tranquila por não precisar me apegar tanto ao final deste livro, porque eu terminei as últimas palavras com o coração em remendos (depois de ter sido surrado ao longo de cada página lida).

Bem, é como dizem: Va'esse deireádh aep eigean, va'esse eigh faidh'ar (Algo termina, algo começa).
Isso significa que assim que terminei o livro e fechei o app do Kindle, imediatamente abri a Steam pra começar mais um save de The Witcher 3: Wild Hunt.
Pedro.Baldez 14/04/2024minha estante
Eu acabei de ler agora e tô completamente aturdido. Amei tudo. Fui ver a série na Netflix e parei na 3 temp pq não tá sendo fiel. A 1 temp amei, agora não consegui assistir a 3.

Isa 19/11/2023

O fim de uma era
Achei o final um pouco confuso e levemente decepcionante, depois de uma história épica não veio o final épico...

AllandaS 10/11/2023

Ninguém pediu!
Nessa altura eu já nem sei mais o que está acontecendo na historia. 7 livros e parece que nada evolui, parece que tudo está se repedindo só mudando cenário e personagens mas cada livro você sente que não saiu do lugar. Alguém por favor mata essa Ciri e da um fim nesse bruxo, povo chato. Sem paciência já fui para o audiobook.

Waleria.Araujo 06/11/2023

Muita enrolação, não gostei muito.
Até explicação da rotação da terra teve.
Mas... Tem que ler pra entender o próximo.

JP_Felix 03/11/2023

Excelente
Nunca vou me cansar de elogiar o meu mano Sapkowski, um gênio da narrativa escrita. Simplesmente fantástico, cativante e emocionante. Como autor, sabe escrever e construir cenas diversas, ora provocando emoções fortes, ora dramas intensos, ora nostalgia sonhadora, ora humor divertido. "Uma guerra tão grande que é capaz de acabar com todas as guerras? Aquela ali é de fato uma put@ das grandes, mas não é uma put@ que pode acabar com todas as put@s". O quão filosófico não é essa frase? Humor e tensão no mesmo momento.

E que construção de personagens. Eu sou do time que torce para todas as feiticeiras queimarem vivas em fogueiras, cada um na sua e todas em praça pública, mas não consigo não gostar das cenas em que invariavelmente Geralt se envolve com alguma delas. Adoro a Fringila, ela eu queria que fosse só decapitada mesmo, para não sofrer muito no fogo.

Ciri aqui é basicamente uma protagonista, mas sem tirar o peso e a importância dos demais núcleos, e acho fantástico como a narrativa consegue conciliar isso, mesmo com tramas tão distintas no momento. Ora vemos Geralt no ducado, planejando dua viagem e matando tempo ganhando direito de todo mundo para não matar uma succubus, coitada, não faz mal a ninguém, só aparece em um ou outro sonho, mas só para os maiores de idade; ora vemos Ciri em outro mundo, vivendo algo completamente diferente, em outro contexto e situação. Ainda assim, mesmo sendo duas histórias distantes e paralelas, ainda sentimos que narrativamente ambos os arcos se ligam pelos seus objetivos sem parecer algo avulso ou apressado.

Poderia falar muito mais, mas seria só redundante. The Witcher é simplesmente o título com a melhor construção narrativa que já li.

Sarah.Santos 03/11/2023

Não confie no velho do bosque
Depois de uma longa jornada nosso heróis chegam finalmente em Toussaint. Geralt e seus companheiros passam boa parte do inverno em uma espécie de férias no ducado neutro entre a guerra dos países do norte contra o Império de Nilfgaard. Parte dessa demora na estadia se dá a Jaskier que usufrui de todas as regalias como Duque Julian. A parte da responsabilidade na demora se dá pela feiticeira Fringilla Vigo que procura atrasar e colher informações de Geralt para A Loja afim de saber onde encontra-se Vilgefortz, o qual estaria em posse Yennefer e Ciri. Por sorte Geralt consegue encontrar dicas de onde Vilgefortz possa estar e, junto com seu séquito, parte para a fortaleza....

A história tem algumas falhas de ritmo no começo e no fim da obra, mas nada que faça com que a obra seja enfadonha. Como um pouco de poeira em cima de uma pérola. Do restante, pode ler que aposto o meu gwyhyr gnômo que você vai gostar.

PS: nunca, nunca mesmo confie em um velho que more no meio do bosque.

Gisele 02/11/2023

?????????????????????????????????????????????????????? bora pro último livro da série

Ricardo Lopes 26/10/2023

Conto de Fadas Trágico com muitas sidequests
Bom, mas arrastado demais

Esse foi o livro mais difícil de ler da série pra mim, principalmente pela falta de foco na história principal.

Sinto que, dos 12 capítulos, no máximo 4 avançam com a história principal. O resto foi muito construção de mundo completamente desconectado com a história principal.

De certa forma, me senti um personagem de videogame de mundo aberto em que o jogador estava se divertindo com as sidequests e minigames e se desinteressou pela main quest.

Eu gostava da forma que o autor alternava entre as narrativas para criar essa construção de mundo nos livros anteriores mas sinto que nesse ele foi longe demais. Capítulos inteiros falando do Jarre e da guerra. Outro só sobre política e decisões pós guerra. Assuntos interessantes pra tratar em pequenas partes, não dedicando um capítulo inteiro a isso.

A abordagem da ?vidente? achei bem interessante, mas podiam ter usado durante todo o livro pra alternar entre as narrativas, como foi nos livros de contos, invés de ter capítulos específicos pra isso.

O capítulo final escala muito rápido. Passa de um prólogo gostoso para uma tragédia pesada e do nada vira um conto de fadas. Ainda não digeri muito bem essa pare pra opinar, mas talvez podia ter gastado menos tempo em assuntos secundários e mais nesse final.

Minha percepção final é que o autor tinha pouco da história principal pra contar e encheu de coisas secundárias pra preencher o livro.

Simone361 14/10/2023

Sensacional, melhor do que eu esperava
Apesar de passar boa parte do livro aflita, esperando que o trio finalmente se reunisse, eu simplesmente amei a história. A forma como todas as histórias dos personagens secundários se entrelaçaram foi perfeita para dar um contexto mais rico ao que estava acontecendo.

Yen, em particular, me tocou profundamente com tudo o que ela teve que suportar. Todos os personagens sofreram, mas Yen se destacou como uma verdadeira sobrevivente.

Tenho que confessar que desenvolvi um profundo ódio pelo pai de Ciri. O desenrolar da história não terminou exatamente como eu gostaria que tivesse acontecido, mas eu prefiro apegar-me ao ponto de vista otimista de Ciri. Ela é uma personagem notável que mantém a esperança viva, mesmo diante das adversidades. No final das contas, é essa visão otimista que faz com que essa história seja tão envolvente e inesquecível.

je.ane 12/10/2023

Muito bom, mas poderia ser melhor
Dei 3.5 estrelas, mas não significa que não gostei. Na verdade eu amei esse livro, porém demorei para perceber isso. O começo é muito lento e entediante, com capítulos focados em novos personagens e situações ainda não apresentadas antes. Foi isso que, na minha opinião, não deixou com que a leitura fosse fluida. Foram muitas informações novas, muitos detalhes e alternância entre passado, presente e futuro. Às vezes eu ficava completamente perdida sem saber o que estava acontecendo. Ficou uma coisa muito confusa, que eu só consegui entender, de fato, nas explicações dos últimos capítulos. E foi aí que TUDO fez sentido, deu uma clareada gigantesca na minha mente e eu consegui entender perfeitamente os acontecimentos do começo do livro.
Mas isso não quer dizer que eu vou ignorar a dificuldade que eu tive nas primeiras páginas da leitura, e o fato de que eu gostaria de ter visto mais do geralt e sua companhia, e da Yennefer, que apareceu só uma vez. Como sempre o autor deixa pouquíssimo espaço para a Yennefer nos livros, sendo que ela é uma personagem importantíssima.

Agora um ponto positivo que eu gostaria de falar é sobre toda a parte da Ciri viajando entre os mundos e tempo. Foi incrível ler isso. O autor foi genial em toda a construção desse arco. Aliás, no que diz respeito a Cirilla, ele nunca perde a mão. Ciri é extremamente bem construída, tem um dos melhores desenvolvimentos de personagens que eu tive o prazer de ler.

Enfim, é isso. Espero que o segundo volume de "A Senhora do Lago" consigo ser melhor!