Heroínas negras brasileiras

Heroínas negras brasileiras Jarid Arraes

Resenhas - Heroínas Negras Brasileiras

Luísa 27/12/2021

Leiam esse livro, ok?
Já amava a Jarid Arraes depois de ler Redemoinho em dia quente, amo ainda mais depois de ler esses cordéis. Que preciosidade! Sinceramente, obra-prima esse livro, os cordéis são muito marcantes, construídos de forma muito bonita e sensível, me emocionei em vários deles. As xilogravuras são lindas também. Enfim, impecável.

eduarda2470 25/08/2020

...
que livro!! me emocionei com todas as histórias, mesmo as que já conhecia, o jeito que a jarid escreve é impressionante... e a estética do livro é linda!!

Angelica75 13/06/2021

Lindos cordéis de Jarid Arraes.
Jarid Arraes mostra através dos lindos cordéis, a grandiosidade de 15
mulheres negras que foram importantes, mas não conhecidas e reconhecidas como deveriam. São vivências fortes e poderosas que infelizmente não nos ensinaram
nas escolas.

Tenho uma memória afetiva com os cordéis , meus pais são nordestinos e meu pai certa vez quando viajou para Sergipe trouxe dezenas desses livrinhos que me distraíram por meses e meses quando eu tinha por volta de 10 anos. Desde então sou apaixonada pela maneira cantada de ler os cordéis.

O tema tão interessante que Jarid nos trouxe, contado de uma maneira que pra mim é apaixonante, tornou o livro imperdível. As ilustrações são lindas também!
Comprei esse exemplar na FLIP em Paraty na própria Editora Pólen, tenho carinho pela edição e pensei até em não trocar aqui pelo Skoob. Depois repensei e acredito que essas histórias tem que circular, andar. No mesmo minuto que disponibilizei, como imaginava, pediram a troca.
Fiquei feliz.

Baconzitas 07/11/2020

Verdadeira aula de história!
Aprendi muito com essa leitura!

Acho que não conhecia nenhum dos nomes nem histórias que o livro conta. Muito rico, trabalho importantíssimo de memória e exaltação!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 18/05/2022

Devorei em menos de 2h e amei!
Eu nunca tinha tido contato com obras em cordel e depois de ver uma indicação de uma amiga no Insta, acabei ficando bem curiosa pra ler esse!

Amiga, mil vezes obrigada por essa indicação...

Como uma boa feminista fã de poesia esse livro aqui foi um prato cheio. Achei incrível a experiência de ler histórias de grandes mulheres negras em formato de cordel. Me surpreendi até com uma ilustre figura que foi minha conterrânea, Campinas já teve a honra de ter ela sobre sua terra!

Indico muito essa leitura para todos!

Paula 10/12/2020

Sempre gostei de literatura de cordel então estava empolgada para ter o primeiro contato com a obra da Jarid Arraes através desse livro. Acabou superando as minhas expectativas e já quero ler absolutamente tudo o que ela escreveu.

A habilidade de Jarid com as palavras é incrível, eu adorei cada página desse livro e recomendo para absolutamente qualquer pessoa. De fato, uma leitura obrigatória.

Malylyi 11/05/2022

Mais um lido para a escola que esqueci de atualizar, não é um livro que faz meu estilo, por ser de poemas, mas mesmo assim amei as histórias, não sei exatamente qual foi a minha favorira, mas Maria Felipa é a que eu mais lembro, como eu não sou chegada em poesias, acabou sendo uma leitura mais difícil, mas não ruim, mesmo assim acho que daria a mesma nota.

Larissa 02/11/2020

Uma descoberta a cada página...
O livro trás a proposta de nos fazer conhecer a trajetória de heroínas negras através de cordéis. Histórias apagadas, propositalmente esquecidas. O livro consegue emocionar em cada cordel, de escrita leve em contraste com o peso da história dessas mulheres. Jarid consegue ir além na sua proposta, consegue entregar uma pérola em formato de livro. Me trouxe conteúdo de fala, a biografia da minha pele, a luta de meus ancestrais por muitos esquecida. Leitura fenomenal e fundamental principalmente para um mês tão especial.
Que a consciência seja sempre além da pele!

Renata 01/11/2020

Encantador
Muita sabedoria e luta neste livro, muito se aprofundar em histórias abafadas.

Garcia 23/10/2020

Leitura necessária
UM DOS MELHORES E MAIS LINDOS LIVROS QUE EU JA LI. JARID É PERFEITA!!!!

| @contemumlivro 21/04/2021

Um ótimo jeito de conhecer mulheres incríveis e que deixaram marcas no Brasil em uma leitura fluída e gentil ?

Beca 04/01/2021

Todo mundo precisava ler!
Nossas heroínas negras foram apagadas, e este livro faz um resgate histórico fundamental, além de ser escrito de uma forma poética muito bela

site: https://msha.ke/beca_fmachado/

Sofia 19/01/2022

Leitura obrigatória para todo brasileiro!
Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos Melo, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmino dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata, Zacimba Gaba.

Se você ainda não conhece algum desses nomes, essa é a hora de você pegar esse livro e através das palavras incríveis e dos cordéis de Jarid conhecer mais sobre essas mulheres negras e brasileiras que lutaram nesse país racista e machista.

Fortes, dedicadas, persistentes, inteligentes são apenas algumas características das mulheres que conhecemos aqui. Que lutaram pelos seus direitos, por liberdade, por igualdade, por educação e por aquilo que acreditam.

E ler tudo isso em Cordel tornou ainda mais especial e importante. Uma obra prima da literatura brasileira!

Aila Cristina 23/02/2022

Heroínas negras brasileiras - um resgate a nossa memória
O livro apresenta a história de mulheres negras brasileiras a partir da literatura de Cordel. São 15 cordéis acompanhados de um resumo bibliográfico das heroínas negras. São mulheres que se destacaram em diversas áreas e em diferentes tempos históricos. São elas:
Antonieta de Barros
Na Agotimé
Tereza de Benguela
Tia Ciata e
Zacimba Gaba.
A autora também se preocupou em indicar uma série de referências para aquelas e aqueles que queriam conhecer mais sobre a vida dessas mulheres. A única coisa que não gostei é o fato da organização ser por ordem alfabética e não cronológica (uma simples observação, nada que diminua a grandeza desse trabalho). É uma obra excelente. Excelente para tanto fins, seja para uma leitura leve, ou para fins didáticos (Alô, professoras e professores!!), ou para presentear e distribuir aos quatro cantos do Brasil. Este livro contribuiu para dar visibilidade e tirar do esquecimento coletivo, vozes de mulheres negras - heroínas do seu tempo histórico e do país. É um exercício de reconstruir as nossas memórias e por isso, recomendo a leitura.

Thiago.silva88 17/04/2021

Um livro incrível e necessário
Eu gostaria de poder falar infinitamente o quanto a leitura desse livro é incrível, mas tentarei ser breve.
A proposta desse livro de contar histórias em cordel é simplesmente maravilhosa. A autora consegue, de forma espetacular, levar o leitor a conhecer a história de 15 mulheres negras incríveis, e que tiveram suas histórias apagadas da história brasileira, nos fazendo nos apaixonar e se espantar com o pensamento "como eu nunca ouvi falar dessa história?" Ou "como eu nunca ouvi falar dessa mulher?".
De princesas africanas à guerreiras da resistência, Janid nos mostra, de forma simples e poética, a garra e a coragem que todas essas mulheres pretas tem em comum, e como suas histórias são importantes, até hoje, para destacar a coragem e a luta do povo negro, além de romper com esteriótipos sobre negritude, cultura, racismo, e a história do povo negro, que não é sinonimo de escravidão e nem de passividade, muito pelo contrário, ele possui uma cultura incrível e sempre lutaram com garra e força por sua liberdade e por sua cultura, às vezes abdicando até de sua vida em nome dela.
Por fim, reitero o quanto essa leitura é linda e necessária. Super indico e ainda adiciono a sugestão de: coloquem td mundo que vocês conhecem para comprar e ler esse livro de uma autora brasileira tão maravilhosa. Conhecer a história dessas mulheres negras é algo incrível e libertador, e todos merecem conhecer o prazer dessa sensação.