Heroínas negras brasileiras

Heroínas negras brasileiras Jarid Arraes

Resenhas - Heroínas Negras Brasileiras

Amandinha 17/11/2020

Cheia de referências fortes
Jarid Arraes aponta de forma leve e ao mesmo tempo intensa as vidas e os legados de mulheres negras ao longo da história, seja Dandara a Tia Ciata, nos envolvemos de forma vibrante!!!!! Em cordel nos envolvemos duplamente com a história do Brasil SISTEMATICAMENTE apagada.

carolmc_ 29/11/2020

Cordel
O livro conta história de várias personalidades femininas negras em forma de Cordel. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Precisamos ouvir o outro lado da história sempre.

Juliana_alvernaz 26/07/2021

Para germinar nas escolas
O livro consiste em uma coletânea de poesia de cordel sobre heroínas negras brasileiras. É um importante resgate da história de mulheres que tiveram suas narrativas silenciadas. A edição é linda, assim como as ilustrações! A escrita dos poemas possui um ritmo bem gostoso de ler, um ritmo que fica com a gente ao terminar a leitura. Parece que ecoa na nossa língua... Com certeza voltarei neste livro muitas vezes para usá-lo em minhas aulas.
Recorrentemente a autora deixa claro nos versos de como essas histórias foram apagadas e não se estudam nas escolas. Esse livro nos dá a oportunidade de reparar esse erro histórico e começar a falar dessas mulheres extraordinárias nas salas de aula.

let 21/08/2021

representatividade
A obra trás cordéis ilustrados sobre personalidades negras que pouco são conhecidas e abordadas, através de uma leitura fácil e muito didática.
conheci a autora através dessa obra que precisei ler para desenvolver uma atividade no projeto onde era bolsista, me apaixonei por toda a representatividade que trás, com o uso do cordel, trazendo mulheres negras fortes que pouco(ou nunca) são trabalhadas dentro da escola.
acho que é uma leitura essencial para todas as pessoas e pode ser um bom material didático para crianças, o que foi o meu caso.

Tathi 22/08/2021

Cativante!
Escrita primorosa!
Um livro super didático e extremante necessário!
Importante conhecer nossas raizes.

Cams 28/10/2021

Esse livro é tão necessário que não sei nem explicar. Todos deveriam conhecer a história dessas mulheres!!!! Adorei os cordéis e senti muita coisa lendo, fiquei com raiva em muitos momentos por ver o quanto não ouvimos falar das mulheres que foram citadas.

Gabyfranhan 16/12/2021

Vale muito a pena a leitura
Não basta ser uma leitura de cordéis, mas também trazer histórias de mulheres negras que lutaram durante a época da escravidão. Essa leitura me trouxe nomes que eu sequer tinha ouvido falar - isso pq estudei Letras e passei pela matéria de cordel, mas percebe-se que falta mostrar pra população a existência destas guerreiras e o que tanto significaram!

Elineuza.Crescencio 26/02/2022

Apagadas
Tema: Leituras de Fevereiro 2022 (16)
Título: Heroínas Negras Brasileiras em 12 Cordéis
Término da leitura: 26/02/2022
#desafiodos100livrosemumano 16/100
#vailendo2022 – Livro de Poesia - 12/25

Autora
Nasceu em Juazeiro, região do Cariri, no estado do Ceará em 1991.
É escritora, cordelista e poeta.
Atualmente vive em São Paulo onde criou o Clube de Escrita para Mulheres.
Tem mais de setenta títulos publicados em Literatura de Cordel.

Obra
Reúne a história de 15 mulheres negras influentes, lutadoras e esquecidas na história do Brasil.
A autora ao descobrir esse apagamento e “escondimento” dessas mulheres, após estudo minucioso, trás à tona suas vidas na forma de poesia de cordel.
É diferente a forma de apresentar.
É tão encantadora a forma de narrar a história de cada uma delas que você quer cada vez mais.

Caroline 04/08/2022

Imagino salas e mais salas de aulas estudando esse livro. As crianças, os adolescentes todos deveriam ter acesso a essas histórias apagadas.

Carme 17/11/2022

Heroinas
É impressionante como a nossa história é excludente. A autora nos mostra que, grandes mulheres lutaram e deram a vida em busca da liberdade e de serem tratadas como seres humanos, e nem ao menos são lembrados pela suas contribuições sociais.

RaAra0 29/11/2022

Gostei demais. Eu nunca tinha parado pra ler cordel e achei diferente, é interessante. As histórias contadas são bem resumidas, mas é bom que desperta a curiosidade de ir atrás de um material mais profundo sobre a vida de cada uma dessas heroínas.

isa 12/01/2023

Poético e educativo.
Como ainda não estou tão acostumada com o estilo de cordéis, não posso dizer nada quanto ao estilo de escrita. Mas, no que diz respeito ao conteúdo, quero dizer que foi perfeito. Além dos cordéis contando a história de cada uma dessas mulheres (de modo fácil de entender), há também um pequeno resumo no final onde suas trajetórias são explicadas ainda mais claramente.
Esse livro é muito necessário nas escolas e nas casas de todos os brasileiros por mostrar o papel das mulheres negras em diversas lutas pela história que normalmente é ignorado e até renegado.

Thomas124 02/04/2023

Eu li por conta de um trabalho da escola, e apesar de eu não ser muito fã de cordéis, achei super interessante.

Eu não sabia de quase nenhuma história dessas mulheres negras brasileiras, então foi bem legal conhecer a história de cada uma delas e suas conquistas.

Vitor 30/04/2023

Heroínas negras brasileiras
Li ele bem rapidinho já que é em cordéis, eu gostei bastante,conheci mulheres maravilhosas e outras ja conhecia, recomendo essa leitura, leiam

Ítala Morgana Leite 16/06/2023

Não sei bem o que aconteceu
Eu gosto bastante da escrita da autora, já li o livro de contos e o de romance, talvez por isso decidi ler esse de cordéis. Apesar de ser nordestina e amar poesia, a literatura de cordel, apesar de linda, não me prende muito. O tema dos cordéis nesse livro são muito importantes, e a obra deve ser trabalhada nas escolas, com toda certeza. Não sei mesmo o que aconteceu, mas não me prendeu.