Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio Ed Warren...

Resenhas - Um Lugar Sombrio

Rafa Roseno 30/07/2021

Intenso e as vezes intragável
Olha. Esse livro realmente é muito bom, muito mesmo. Eu recomendo ele para quem gosta de situações que te deixam olhando para os lados, e dando risada de nervoso. É um dos casos mais intensos que já conheci dos Warren. Não sei bem se é o mais tenso, mas com certeza está entre os primeiros.

Esse caso em específico explora situações que até então eu não tinha visto com os Warren, só vi uma vez no livro "O Exorcista" e lá também foi péssimo de digerir. Só que nesse foi recorrente, e em um grau doentio muito mais alto do que qualquer outra coisa que eu já tenha lido. Então, se você for ler, se prepare para situações ALTAMENTE desconfortáveis, que vão te fazer virar o rosto, ou até sentir ânsia.

Vamos falar um pouquinho sobre a família. Logo no início do livro você consegue se apegar aos personagens e apenas torcer para que eles não sofram. É nítida a degradação de personalidade ao longo das páginas e você fica questionando quando tudo isso vai passar. Todos os personagens são bem desenvolvidos, mesmo sendo um livro pequeno. Os diálogos são bem construídos, as cenas são bem feitas e (infelizmente, para alguns casos) você consegue visualizar cada parte do que lê.

Eu realmente gostei muito desse livro, e só não dei 5 estrelas por causa de certa situação com uma coisa/pessoa que esperei ser um pouco mais "finalizada" no final e não foi. Mas até entendo a razão disso e por isso, recomendo altamente esse livro. Mas sério, prepare-se para o desconforto.

Balestra 15/03/2021

Um dos melhores livros do gênero de terror que eu já li, achei que os detalhes te prendem demais. A história por trás de todos os acontecimentos te deixa complemente chocado e eu não sei como essa família conseguiu passar por tudo isso, porque eu lendo conseguia sentir uma sensação de incapacidade enorme. Deveria virar um filme!

site: @hellobookforme

Douglas.Milani 19/01/2022

Desapontado
Esperava algo na vibe do filme "Evocando Espíritos", que gostei muito e que foi baseado nesse livro. A história, no entanto, é bastante diferente.

Bem provável que o livro fosse melhor se 90% dele não fosse com o casal Carmen e Al (dois insuportáveis) brigando com os filhos, porque não acreditavam nos fenômenos que as crianças presenciavam. A melhor parte, com a equipe de investigação na casa, é extremamente curta e não compensa a frustração inicial da obra.

Achei problemáticos alguns temas tratados: como imputar responsabilidade em demônios por um adolescente molestar uma criança (e que estranhamente foi encarado com pouca seriedade pelos pais do molestador), e sobre associar terapia com doenças mentais.

Também me soou um pouco preconceituoso associar tarot, espiritismo ou mesmo rock com coisas demoníacas.

Além disso, o protagonista (Stephen) some no meio do livro e sequer se tem notícia mais dele.

Também me soou nada crível os fenômenos ocorridos no fim do livro. Me pareceram mais um lapso de desespero do autor em tentar deixar a história assustadora, e compensar as repetições desnecessárias de quase todo o livro.

Enfim, envelheceu mal, muito mal.

Joao.Paulo 05/01/2021

Pesado
Esse é o segundo livro dos Warren que leio e cada história é mais pesada que a outra.

Hayra.Oliveira 28/09/2020

Assustador
O livro me prendeu muito desde as primeiras páginas, o que fez com que eu tivesse uma grande imersão na obra e sentisse o terror e suspense nas páginas.

O papel de Ed e Larraine Warren nesse caso é bem coadjuvante e o final deixa um pouco a desejar, pois perde a emoção e suspense que acompanham o leitor no restante do livro.

No geral eu achei o livro bom e fiquei muito curiosa para ler os outros lançamentos. Indico para todos que gostem de terror, temática sobrenatural e ocultismo.

Camirota 30/06/2023

Pesado.
É um livro sobre um caso real escrito da mesma forma que ?um livro de ficção, preferiria que fosse escrito com relatos da família ou até mesmo com o casal Warren contando, pois da forma que foi feito perde um pouco a credibilidade.
É uma leitura bem pesada que pode ser muito desconfortável para quem é sensível com esses assuntos, principalmente pelos terrores humanos que aparecem ali, cheios de detalhes. Sou acostumada a ler sobre essas coisas e mesmo assim consegui sentir a energia pesada que o livro traz.
E notável a negligência dos adultos para com o que estava acontecendo com seus filhos e os relatos deles; demoraram tanto para confiar no que estavam dizendo e para tomar providências que já era - quase - tarde demais, e mesmo assim perderam o contato com um de seus filhos por conta disso.
O autor prolonga cenas com páginas demais e o desfecho é rápido, ele poderia ter encurtado alguns acontecimentos e tornado a leitura menos densa. Também gostaria de ver pelo menos um relato dos próprios Warren sobre o caso no livro.

IngridRafaelaaa 05/06/2021

Ed e Lorraine Warren: por Ray Garton.
"Coexistimos com o inexplicável, algo sutil vibra entre nós enquanto buscamos um sentido para nossa existência".

Tama 02/04/2021

Quando vem a parte boa, fica vago e termina subitamente
Aff...
Nem sei por quê li...
O livro começa detalhadíssimo. Enquanto narra os eventos "misteriosos e inexplicáveis".
Na verdade, chega a ter excesso de detalhes, tem coisa descrita que nada acrescenta na narrativa.
Aí, chega a hora do exorcismo. E de repente, todos os detalhes somem. E o livro termina subitamente.
Enfim... O de sempre. Demonologia não passa de histórias, mal contadas, no seu geral.

D/\RK 11/03/2023

Lugar Sombrio, realmente!
"Os demônios esperam um convite antes de entrar, mas nem sempre saem quando ordenado..."

Obs: Quem espera que algum dos filmes de Invocação do Mal fora adaptado a partir desse livro, está enganado.
Aqui temos relatos de uma família diferente. Que passou por maus bocados. Os Warren demoram muito a aparecer.

Fiquei em choque com os relatos desse livro.
O que essa família passou.. e por tanto tempo!
Às vezes, a ignorância não é uma benção. Foi a primeira coisa que mais atrapalhou a resolução dos problemas que estavam enfrentando. Pois, desconhecer sobre as forças do mal e sua capacidade de ferir os vivos fez com que a tortura durasse tanto. É tipo um combustível para o mal.
A segunda coisa foi a negação dos pais, que acabou prejudicando ainda mais toda a família. Mesmo quando eles mesmos viam e presenciaram as manifestações, escolheram pensar que era imaginação. Ceticismo causado pelo medo.
E então, a terceira coisa: a demora para agir.
Depois de 200 páginas de relatos, torturas, agonias, medo... Foram muitos meses. E ainda chamaram os Warren com muita hesitação.

Gostei. Muito informativo e prende a atenção. Mudou totalmente meu conceito sobre. Os filmes são moleza em comparação à realidade.
Me causou vários momentos de tensão, o que é o esperado num livro desse, numa situação dessa.
Fiquei ??? em vários momentos.
Ed & Lorraine Warren foram anjos na Terra, sem dúvidas.
Karol 12/03/2023minha estante
Viu que a Darkside lançou mais um livro deles?

D/\RK 12/03/2023minha estante
Vi sim. Fiquei besta.

Ainda falta o terceiro livro para mim. Estou com muita curiosidade sobre. Gostei muito de Lugar Sombrio.

Karol 13/03/2023minha estante
Vou reler o 3° e me preparar para comprar o próximo kkkkk

D/\RK 13/03/2023minha estante
Kkkk sou assim tbm ?

rougefemme 02/10/2021

Apesar de achar que seria no mesmo estilo do primeiro livro, com mais presença de Ed e Lorraine Warren, ainda assim é um ótimo livro. Não conhecia esse caso da família Snedcker e fiquei muito angustiada com as coisas que eles passaram. Algumas partes são extremamente pesadas e desconfortáveis. E fiquei com muita pena de Stephen também. Excelente leitura. Recomendo.

Lary 12/04/2021

Eu gosto muito do casal Warren, gosto de histórias de casos sobrenaturais e saber que é baseado em casos reais dá um toque especial, mas confesso que eu tinha mais expectativas em relação a esse livro. Acho que pelo fato de amar os filmes dos casos do casal, achei que os livros seriam no mesmo nível e acabei me decepcionando um pouquinho.
Ah mas o livro é ruim? Não! Mas achei a participação dos Warren pouquíssima, achei o começo do livro (onde quase não acontece muita coisa) mais tenso que quando as atividades começam de fato e fiquei mais enojada do que com medo, pois os ataques são completamente repulsivos e não assustadores (na minha opinião).
Mas foi uma leitura que me prendeu e me fez ficar pensando na história até poder pegar no livro outra vez e estava com saudade dessa sensação.
Ally 12/04/2021minha estante
???

Mari 18/04/2022

Livro sombrio
A princípio, eu não esperava uma história específica que se desenrolasse com as páginas, mas foi isso que recebi. Confesso que estava receosa no começo, mas acabou superando minhas expectativas, sendo assim um livro muito bom e bem escrito. O fato da história ser real não deixa muito espaço para críticas, uma vez que se os fatos fossem alterados, não teria a importância que tem. Só li o livro durante o dia e houveram partes de arrepiar, e curiosamente (ou nem tanto) perdi noites de sono quando deixei o livro na minha cabeceira. Pode ser só psicológico, mas sendo eu uma pessoa cristã com muita fé em Deus e que acredito na existência de forças malignas, posso dizer que talvez os pesadelos, as noites acordando por volta de três horas e as sensações bizarras foram consequências de uma boa leitura. Mal posso esperar para comprar outro.
mimi 18/04/2022minha estante
que análise boa, estou com vontade de ler

Mari 19/04/2022minha estante
Leia!! Eu recomendo mt se vc tá procurando uma história de terror mesmo, pq soube que os outros livros são mais teóricos

Leitora 20/04/2022minha estante
Uau, tô pra ler esse livro e ainda bem que li isso!

Daiana 13/03/2022

Um lugar sombrio
Que livro perfeito.
Forte, muito forte.
Eu que sou acostumada com esse gênero estou atordoada, mas valeu muito a pena.
Ainda me encontro pensando sobre o que acabei de ler.
Meu Deus, esse livro mexeu muito comigo.
Não leiam, quer dizer, só leiam se não tiverem medo e se já estiverem íntimo com esse tipo de gênero.

Carla Cristina 16/12/2020

Os demônios não esperam convites
Foi um livro interessante, pois vc começa a comparar com coisas do seu dia a dia, será que eu preciso chamar um padre!? rsrsrs em alguns momentos imaginei que Stephen acabaria assassinando toda a família, apesar do que ele infligiu à prima já ser indescritível... É um livro denso, e apesar de Ed e Lorraine mal terem aparecido, eu gostei muito!
Tigronna 19/12/2020minha estante
Só achei ruim o fato de que mesmo sabendo das coisas paranormais o coitado do Stephen ficou internado... que dó