Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio Ed Warren...

Resenhas - Um Lugar Sombrio

Victor225 04/03/2024

Enrolação ou encheção de linguiça? Nunca saberemos kkk!
O livro todo é uma enrolação e encheção de linguiça sem fim, creio que se tirasse todas as partes que ficam repetindo sobre as mesmas coisas e acontecimentos, o livro teria muito menos de 200 páginas, quase um conto, mas seria bem melhor assim, é "quase" um completo tédio, tive que fazer leitura dinâmica o livro todo para eu parar de procrastinar a leitura, coisa que eu nem sabia mais de que era capaz kkk.

Aviso: Estejam preparados, pois a leitura pode haver gatilhos! O livro trata temas sensíveis como depressão, rejeição, necro.filia, abu.sos "físicos", mentais e emocionais, etc.

O início todo é só uma descrição dos problemas familiares dos personagens até chegarem na casa assombrada, a história passa mais da metade do livro mostrando a completa ignorância sobre os fatos sobrenaturais e a recusa dos pais em aceitar do que realmente está acontecendo, enquanto um único filho é atacado e ignorado pelos pais de uma trupe de 4 filhos que aos poucos começam a serem ameaçados também.

A bagaceira toda só começa a ficar boa para quase no final do livro, quando os acontecimentos sobrenaturais ficam mais agressivos e impiedosos, se você tiver bastante força de vontade para chegar até lá, são as únicas partes realmente que valem a pena e nos deixam empolgados. Mas o fim mesmo, deixou muito a desejar, assim como o livro inteiro, desejo coragem aos que querem ler esse livro e, "tamo junto" para todos aqueles que perderam tempo com essa bomba de um brilhinho só no final kkk.
Spoiler: (leia se quiser) ???

Ed e Lorraine Warren mesmo são deixados total em terceiro... quarto plano, tudo menos em primeiro ou segundo rs, quase não participam, fiquei bem chateado com isso, o nome deles deveria ficar como subtítulo e o livro ganhar outro nome, porque ninguém merece!

O final do livro foi tão decepcionante como "quase o livro todo", esperava bem mais, parece que a luta final foi resumida numa pu.ta correria loka, que foi até interessante de se ler, mas no epílogo depois de meses de sofrimento demoníaco, simplesmente se mudaram, porque apesar dos esforços e de tudo que fizeram para acabar com as forças do mal, aparentemente não resolveram nada e a casa ainda continua sendo assombrada, menos, mas ainda sim assombrada, com várias famílias se mudando para a casa e se mudando de lá para outra porque acontecem ainda coisas do além, só lamentos por esse final triste de sangrar os olhos de tanta frustração kkkk.

Sara 15/06/2021

Assustador, horripilante...
Nossa...
Eu não esperava por isso, de fato quando comecei a ler sabia que seria uma história assustadora mas o que eu li nas páginas desse livro foi simplesmente terrível e grotesco. Lugar sombrio é realmente um nome muito apropriado levando em conta todas as coisas que aconteceram naquela casa, se você tem gatilho a estupro, morte e necrofilia apenas não leia é sério! Seria bom se alguém tivesse me avisado antes. Mas de fato é um livro que te prende do início ao fim não consegui parar de ler até ter terminado, eu realmente recomendo mas você tem que estar preparado pras coisas que encontrar nessas páginas.

Ioneide 28/08/2023

Uma história assustadora
A infestação de uma casa com o mal. Esse o caso que é narrado nesse livro. Uma casa alugada por uma família em que no passado foi uma funerária e onde aconteciam coisas bem diferentes do que é o serviço funerário de fato. Coisas horríveis que são descritas no livro. O mal existe e devemos evitá-lo. Vigiar e orar sempre.

Jorge.Raitz 10/03/2021

Aterrorizante
Livro muito bom, mas quando pensamos que são baseados em fatos reais, chegamos a conclusão que o que temos em volta e não conhecemos podem nos tirar o sono

daniella16 14/03/2023

Lugar Sombrio
Esse livro diferente do primeiro apenas conta o relato de uma família. Inicialmente, achei um pouco entediante, mas logo eu gostei e me interessei demais na leitura, afinal até que ponto uma casa seria realmente amaldiçoada ou apenas seriam coisas estressantes?
Esse livro é espetacular, quando te prende você sente medo e especialmente angústia pelo o que os personagens estavam passando, e essas sensações são triplicadas a cada instante que você percebe que foi real tudo o que vivenciaram.
Confesso que foi até mesmo revoltante ver ambos os pais ignorando ou repreendendo os filhos quando contavam assustados as situações sobrenaturais que aconteciam na casa, mas pude compreendê-los, porque para eles se eles ignorassem a situação ela iria desaparafusar e tudo voltaria a ser o que era. Contudo, depois de se mudarem para aquela casa nunca mais voltaram a ser a família feliz de antes.
Os ataques e aparições são descritos tão bem que eu pude sentir arrepios e medo apenas ao lê-lo.
Porém, nesse livro Ed e Lorraine foram meros figurantes comparado ao livro anterior, mesmo assim isso não atrapalhou a leitura e nem deixou de ser menos assustadora em minha opinião.
Ansiosa para a leitura dos volumes seguintes.

beacarvs 14/01/2021

A típica história da família que tá numa casa mal assombrada e alguém vê tudo e o resto não vê nada, ou pelo menos finge que não vê, por isso lá pro meio do livro a leitura começa a se arrastar (não achei insuportável, mas cansa) porque é sempre o personagem x que tá sendo perturbado tentando convencer o resto. Se você for comprar esse livro achando que vai ter uma super participação dos Warren, esquece... Eles só aparecem no final, bem parecida com a situação do filme Annabelle 3: De Volta Pra Casa.

Obs: o livro físico vem com uma fotinha do Ed e da Lorraine juntos, a darkside nunca errou.

Antônia Caroline 13/10/2020

Assustador
Lugar Sombrio conta a história da família Snedeker, que ao descobrir que um dos filhos tinha câncer, precisou se mudar para uma cidade mais perto do hospital. A única casa disponível era anteriormente uma funerária. Não tendo escolha, a família aceitou a casa, mantendo segredo das crianças sobre o que acontecia antes no local.
Mas logo no primeiro dia, Stephen, o filho doente, declara que a casa é maligna e eles devem ir embora. Os pais não acreditam, claro. E é assim que começa o tormento da família Snedeker.

Os eventos sobrenaturais começam muito lentamente, mas se estendem a tal ponto que obriga a família a pedir a ajuda de Ed e Lorraine Warren, o famoso casal de “caça-fantasmas”.

Não sou uma pessoa que se impressiona fácil e sou acostumada a ler livros de terror. Mas dessa vez, abandonei o hábito de ler de madrugada, pois perdi a coragem, juro.
A história é pesada, contém gatilhos de estupro e é realmente perturbadora.

A escrita é impecável e a leitura muito fluída. Gostei bastante da história e o final foi ok, condizente com histórias de terror.

Sinceramente, recomendo apenas para quem é acostumado a ler terror, pois é bastante pesado.

site: https://www.instagram.com/estante.dacarol/

Rafa Roseno 30/07/2021

Intenso e as vezes intragável
Olha. Esse livro realmente é muito bom, muito mesmo. Eu recomendo ele para quem gosta de situações que te deixam olhando para os lados, e dando risada de nervoso. É um dos casos mais intensos que já conheci dos Warren. Não sei bem se é o mais tenso, mas com certeza está entre os primeiros.

Esse caso em específico explora situações que até então eu não tinha visto com os Warren, só vi uma vez no livro "O Exorcista" e lá também foi péssimo de digerir. Só que nesse foi recorrente, e em um grau doentio muito mais alto do que qualquer outra coisa que eu já tenha lido. Então, se você for ler, se prepare para situações ALTAMENTE desconfortáveis, que vão te fazer virar o rosto, ou até sentir ânsia.

Vamos falar um pouquinho sobre a família. Logo no início do livro você consegue se apegar aos personagens e apenas torcer para que eles não sofram. É nítida a degradação de personalidade ao longo das páginas e você fica questionando quando tudo isso vai passar. Todos os personagens são bem desenvolvidos, mesmo sendo um livro pequeno. Os diálogos são bem construídos, as cenas são bem feitas e (infelizmente, para alguns casos) você consegue visualizar cada parte do que lê.

Eu realmente gostei muito desse livro, e só não dei 5 estrelas por causa de certa situação com uma coisa/pessoa que esperei ser um pouco mais "finalizada" no final e não foi. Mas até entendo a razão disso e por isso, recomendo altamente esse livro. Mas sério, prepare-se para o desconforto.

@PamBooksPorto 08/05/2020

Fatos surpreendentes
A minha primeira pergunta é: porque os adultos nunca acreditam nas crianças, quando elas dizem que escutaram ou que viram algo, ou que algum lugar tem força sobrenatural?

A segunda coisa que me pergunto é, com tantas turbulências dentro de uma casa com tanta gente, eles não procuraram ajuda? A primeira coisa que eu iria fazer é sair correndo. E segunda, procuraria uma igreja, mas nesse caso nem o padre acreditou na narrativa da família quando o procuraram.

Pensando com meus botões, nunca me mudaria para uma casa que há dois ou três anos atrás foi uma funerária, mas lendo o livro vemos que a família não tinha tanta escolha e tiveram um motivo para isso, quando descobriram que seu filho estava com câncer e o hospital de tratamento ficava realmente longe de onde moravam.

O livro conta detalhadamente tudo o que a família sofreu durante os anos que moraram na casa mal assombada e é de arrepiar. Nele também nos deparamos com a história de Ed e Lorraine bem rápida para inserir o casal no livro, mas isso ocorre quase no final do livro.

Todos os dias lendo esse livro tive uns frios na barriga, coração disparava, e como a maioria das vezes leio antes de dormir, fiquei com medo de acordar de madrugada pra ir ao banheiro kkkkk.

A escrita do autor é bem tranquila e rápida, só achei que o livro foi muito repetitivo com os acontecimentos, mas isso não impediu o livro de ser maravilhoso!

Tama 02/04/2021

Quando vem a parte boa, fica vago e termina subitamente
Aff...
Nem sei por quê li...
O livro começa detalhadíssimo. Enquanto narra os eventos "misteriosos e inexplicáveis".
Na verdade, chega a ter excesso de detalhes, tem coisa descrita que nada acrescenta na narrativa.
Aí, chega a hora do exorcismo. E de repente, todos os detalhes somem. E o livro termina subitamente.
Enfim... O de sempre. Demonologia não passa de histórias, mal contadas, no seu geral.

rougefemme 02/10/2021

Apesar de achar que seria no mesmo estilo do primeiro livro, com mais presença de Ed e Lorraine Warren, ainda assim é um ótimo livro. Não conhecia esse caso da família Snedcker e fiquei muito angustiada com as coisas que eles passaram. Algumas partes são extremamente pesadas e desconfortáveis. E fiquei com muita pena de Stephen também. Excelente leitura. Recomendo.

Balestra 15/03/2021

Um dos melhores livros do gênero de terror que eu já li, achei que os detalhes te prendem demais. A história por trás de todos os acontecimentos te deixa complemente chocado e eu não sei como essa família conseguiu passar por tudo isso, porque eu lendo conseguia sentir uma sensação de incapacidade enorme. Deveria virar um filme!

site: @hellobookforme

Nath 18/10/2020

Uma boa história, mas…
… mal executada.
Eu não costumo me importar tanto quando acho um livro ruim, afinal, é só parar de ler e vida que segue. Mas o que realmente me frustra é quando pego um livro que traz uma boa história e desenvolve mal. Eu sigo lendo porque fico na esperança de que no final vá valer a pena, mas normalmente não vale. Talvez a culpa seja minha ao criar expectativas, mas de qualquer forma eu acabo sentindo que só perdi meu tempo. Infelizmente foi o caso desse livro. Eu queria muito gostar, a história é muito interessante, tem potencial, mas o desenvolvimento é sofrível.
Eu to acostumada com livros lentos (oi Stephen King, oi Stieg Larsson) e acho que quando feita da forma certa, uma construção mais lenta contribui pra criar a tensão do suspense pra envolver o leitor e tornar a experiência mais imersiva, mas não senti nada disso aqui. Esse livro é lento, mas no sentido de ser repetitivo, o que por consequência, o torna chato. Até a metade eu li as mesmas coisas acontecendo de novo e de novo e de novo.
Eu sei que essa história se baseia em fatos reais, mas não tenho como saber até onde o autor pôde captar a sequência do ocorrido e as personalidades dos envolvidos e até onde ele criou ao escrever, mas de qualquer forma, as duas coisas foram problemáticas pra mim durante a leitura.
Tudo me pareceu muito raso desde o começo, o que tornou difícil estabelecer alguma conexão com qualquer dos personagens. Ed e Lorraine Warren que pela premissa eu imaginei que seriam os destaques da narrativa, são pouco mais que figurantes, o que é uma grande contribuição para que a leitura se torne frustrante com o passar das páginas. No fim das contas, na maior parte do tempo, o único personagem com quem consegui me importar minimamente foi o filho mais velho da família, o Stephen. À propósito, os pais dele, Camen e Al, são os personagens mais insuportáveis que li nos últimos tempos.
A trama se inicia quando em certo ponto essa família se vê obrigada a mudar de cidade por conta de um problema de saúde que Stephen teve. Ao chegarem à casa nova, eles começam a perceber, cada qual à sua forma, que há claramente algo errado com aquele lugar. Carmen sente, Al sente, é tudo muito nítido, mas eles escolhem fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo. Enquanto isso, são as crianças que sofrem as consequências desse estado de negação, em especial, Stephen. E isso se estende longamente de forma exaustiva e repetitiva até uma coisa finalmente despertar uma preocupação genuína desses pais: Stephen começou a "ouvir heavy metal, usar camisetas de banda e anéis de caveira." Gente, sério? Quer dizer, enquanto ele tava apavorado implorando que os pais acreditassem nele, não quiseram ouvir e ainda o encheram de acusações (mesmo que eles próprios soubessem que era tudo verdade), mas "meu deus, agora ele tá ouvindo Ozzy Osbourne, alguém ajuda meu filho em nome de Jesus." Sinceramente, isso é ridículo.
Na segunda metade do livro, a história parece ganhar algum ritmo, mas não dura muito, pois eventualmente a narrativa cai no mesmo padrão lento e repetitivo de antes. Ainda assim, a escrita não ajudou muito nessa aparente pretensão de "movimentar" um pouco as coisas, pois essa mudança de ritmo acontece de forma brusca, então "do nada" os episódios paranormais enfrentados pela família ficam muito mais severos, em um nível que chega a ser exageradamente irreal e que fica nítido que foram acrescentados pelo autor com o único propósito de chocar o leitor. Em geral, não vejo problemas nisso, porém, a escrita é tão mal estruturada que os acontecimentos não convencem como parte de uma história com o mínimo de verossimilhança e tudo parece que foi só jogado e forçado.
Outra coisa que me incomodou muito foi o fato de que o ápice da história foi deixado literalmente para as últimas cinco páginas do livro. Inclusive, nesse ponto acontece algo ridiculamente engraçado que foi um personagem fazer uma piadinha sobre o filme “O Exorcista” referindo-se ao fato de que nada tão fantasioso/apelativo como no filme poderia acontecer na realidade. Interessante nesse contexto, já que esse livro é tão apelativo quanto (em alguns pontos até mais), só que com uma qualidade infinitamente inferior.
A cena final, que como mencionei, deveria ser o ápice do livro, se desenvolve tão mal quanto o restante da trama: é vaga, corrida e tudo é muito conveniente. O tipo de coisa que a gente termina de ler e com tédio, pensa: todo aquele escândalo pra isso?
Enfim, insisti na leitura porque além de as histórias que envolvem o casal Warren terem me interessado e me agradado no cinema, reconheci essa história do filme "Evocando Espíritos" que gostei bastante na época em que assisti e achei que seria interessante ter a experiência de conhecer a história pelo livro, mas infelizmente, não fui feliz na escolha dessa vez. No comparativo entre livro e filme, nesse caso, acho melhor assistir o filme.