Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Rápido e devagar: Duas formas de pensar Daniel Kahneman

Resenhas -

Biafort.Meireles 13/01/2024

Difícil, mas instigante e revelador
A forma como respondemos a perguntas e como tomamos decisões depende de dois sistemas: um automático e outro lento. O automático não desliga, mesmo quando precisamos pensar lentamente sobre o assunto ou decisão, podendo inclusive haver conflito entre eles. Mas é preciso saber que o automático pode ter vieses, erros sistemáticos, e entende pouco de lógica e estatística.
Bem no início do livro já me perguntei: será que não devemos levar muito a sério nossos pensamentos e crenças? Quis desistir, livro grande, cheio de informações difíceis, mas continuei.
Estava difícil antever uma solução para suprir as deficiências de nossos sistemas mentais para tomada de decisões de forma rápida. Somos influenciados pelo contexto, pela primeira impressão, pela emoção, por números previamente apresentados e até o cansaço, que leva a uma preguiça do sistema em buscar informações pra tomada de decisão. Também esquecemos que as coisas podem regredir à média sem que haja qualquer intervenção (alguns especialistas de finanças e empresários se gabam de ser bons, quando a sorte foi o principal motivo de seu sucesso).
Adorei saber que o autor foi ganhador do prêmio Nobel. Mais para o final do livro, voltei a ter dificuldade para entender, de novo. Se entendi bem, é assustador como damos peso alto a probabilidades pequenas, fazendo com que gastemos mais com seguros, por exemplo. Também é interessante notar que a aversão ao risco nos faz desistir de investimentos, por não estarmos vendo globalmente e sim focarmos nas perdas pontuais e seguidas.
No fim, entendi que é mais fácil identificar os erros dos outros do que os nossos. Quantos erros e vieses cometemos ao confiar plenamente nas histórias que criamos rapidamente. A ideia é que em situações chaves, reduzamos a velocidade e ativemos o sistema 2 (esforço).

Aelton.Aita 13/01/2024

Tenha tempo e paciência
Leitura densa e por vezes complexa. Só terminei por teimosia. Precisei reler trechos várias vezes para ter a impressão de ter entendido algo.

Gostaria muito de ler uma versão ?for dummies? hehe

Alessandra 11/01/2024

Complexo mas extremamente bom
Tentei li esse livro por mais de uma vez. Da primeira, desisti. Achei a linguagem maçante e muito técnica. Depois de iniciar a faculdade de psicologia, ao final do 2º semestre retomei a leitura e tentei novamente. Que livro fantástico, não era maçante coisa alguma... só era muito complicado para minha falta de repertório na minha primeira tentativa. Daniel Kahneman explica de forma extremamente didática nossas formas de raciocínio que levam a decisões cognitivas precipitadas ou extremamente racionais a depender da situação, e mostra de forma sempre clara que mesmo nosso sistema rápido de pensamento é extremamente complexo. Além disso, elucida questões sobre memória e eu recordativo, um conceito incrível criado pelo autor.

Tarso 31/12/2023

'O que você vê é tudo o que há" WYSIATI
Trata do funcionamento da mente humana, indicando como nossas predileções intuitivas vão em desencontro com as regras da escolha lógica. Traz muitos exemplos (o que torna o livro denso e um pouco cansativo) de experimentos e reflexões sobre psicologia e tomada de decisões, explorando as peculiaridades e os limites da racionalidade humana.

Patric A. 27/12/2023

O conteúdo do livro é muito bom, é bem perceptível o trabalho de pesquisa que envolve todo o conteúdo, nos ajuda a compreender um pouco das nossas escolhas e o funcionamento do nosso cérebro, tive dificuldade com o ritmo apesar de bom é um leitura cansativa achei meio arrastada também, no entanto recomendo, porém não para iniciantes na leitura.

_pamsabrina 26/12/2023

Não gostei
Demorei muito para conseguir terminar e no final achei o conteúdo muito denso e cansativo. Não sei se eu não gostei do tema, então não me agradou.

bee 26/12/2023

Um puta livro, pra quem tem tempo
De longe um dos livros que mais aprendi enquanto lia. ele te entrega milhares de informações científicas e complexas em uma página, mas consegue tornar aquele conhecimento acessível. saber mais sobre os dois sistemas em nosso psicológico e como isso impacta nossa vida foi bem interessante. porém, precisa ter muito tempo e paciência pra esse livro, se não não tem como. demorei meses pra ler porque cada página exigia bastante raciocínio, os últimos capítulos estava me arrastando pra terminar. sinto que não havia necessidade do livro ser tão longo, mas ao mesmo tempo entendo que ele queria 'passar a informação completa'

RZhu 16/12/2023

Excelente
O livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar revela os mecanismos do nosso pensamento em dois sistemas: o rápido, que opera de forma intuitiva, emocional e automática, e o devagar, que é mais racional, lógico e deliberativo. A obra apresenta as descobertas de décadas de pesquisa sobre as capacidades e os limites da mente humana, e como eles afetam as nossas decisões, percepções e emoções.

O livro é dividido em três partes: a primeira introduz os conceitos dos dois sistemas e sua interação; a segunda expõe os vieses e as heurísticas que podem enganar o pensamento rápido; a terceira discute as falhas e os erros do pensamento devagar. A obra é escrita em uma linguagem clara e com muitos exemplos práticos e ilustrativos da vida cotidiana. Também oferece algumas dicas para melhorar o nosso julgamento crítico e evitar as armadilhas do pensamento rápido.

O livro proporciona uma visão profunda e original sobre como pensamos, aprendemos e agimos, mostrando as nossas forças e fraquezas cognitivas. Ademais, tem um grande valor educativo, pois nos ajuda a compreender melhor os fenômenos psicológicos que influenciam as nossas escolhas pessoais e profissionais.

As resenhas que avaliaram mal este livro podem ter tido dificuldades para entender ou apreciar alguns conceitos ou exemplos do autor. Talvez elas não estejam acostumadas com leituras mais densas ou complexas.

Lorrana. 12/12/2023

Sei que muitas pessoas adoram esse livro, acho que a ideia central dele é boa, mas a leitura - para o meu gosto - é muito cansativa.
Depois de meses de tentativa, desisti da leitura, pois não conseguia de forma alguma avançar.

Henggo 11/11/2023

Expectativas somadas às experiências pessoais são motores para desconsiderar um livro. Comecei a ler e de repente fui me dando conta de que muitas coisas expostas aqui não fazem sentido para mim. Não que eu seja um "grande ser desconstruído e superior". Longe disso. O caso é que, por ter passado por coisas pesadas só longo da vida (entre elas 9 cirurgias, uma parada cardíaca e uma Experiência de Quase Morte) passei a cer a vida de uma forma mais simples, ciente acima de tudo que seremos todos esquecidos. Diante disso, larguei coisas como a loucura das redes sociais, fofoquinhas e preocupações com tolices. Para que tanta pressa e desespero, tanta carência e vontade de se expor, quando a morte está a todo segundo nos rodeando? É um fato. E tudo bem. Segue o baile, mas dance de modo a curtir o momento. Muitas pessoas dançam a vida no desespero e aí quando chegam aos 80 anos (SE chegarem), olham para trás e se perguntam: "Beleza, trabalhei feito um jumento, ganhei rios de dinheiro, e agora?" Isso me entristece. Esse livro quer puxar as pessoas para uma consciência pessoal. Isso é ótimo. Porém, quando você já viu a morte algumas vezes, ler esses ensinamentos se torna estranho. A todo momento, sem querer, eu me flagrei pensando "Ok, conte-me algo novo..." Portanto, pessoalmente, a obra não teve grande impacto em mim.

ED73LH 25/10/2023

Ótimo conteúdo
Uma análise bastante profunda sobre o pensamento automático e o pensamento planejado. Eles seguem por um viés bastante econômico e não tão psicológico quanto eu achei que seria, porem de ótimo qualidade.

Luiz Casara 19/10/2023

Bom mas não para todos
Apesar de muito interessante, uma leitura cansativa e lenta? leia por sua conta e risco, mas recomendo mesmo ver os resumos, vi depois de ler e acho que foi melhor que a leitura em si na íntegra ?

André Ricardo 15/10/2023

Bom Livro
Das obras que o autor escreveu, está seria na minha opinião, a mais densa com algumas temáticas que repetem-se ao longo do conteúdo.
Mas bom livro

Tatiane.Gieswein 20/09/2023

Cheguei ao final me arrastando nessa leitura.
Definitivamente não gostei. Achei muito teoria com pouca fluidez.

Liia 17/09/2023

"Toda escolha significativa que fazemos na vida, vem acompanhada de alguma incerteza!"
O autor começa nos apresentando dois sistemas que são responsáveis por nossas decisões, por assim dizer.
O sistema 1 (rápido) que está relacionado a tarefas que realizamos sem pensar muito, e o sistema 2 (devagar) que exige esforço para exercer determinadas tarefas, que por sua vez exige um nível maior de concentração.
No sistema 2 temos um reação chamada esgotamento do autocontrole, que nos torna menos toleráveis ao controle em determinadas situações. Esse esgotamento vem quando forçamos demais os nossos níveis de concentração.
O sistema 1 é impulsivo e intuitivo, o sistema 2 é racional e cauteloso, contudo em algumas pessoas se apresenta um tanto quanto preguiçoso.