Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

gisela.duartee 06/02/2024

Um conto de fadas perfeito
"Raízes... sim. Havia raízes no meu coração, tão profundas quanto qualquer corrupção"

Enraizados é o melhor livro de fantasia que já li, eu me interessei por ele por ter essa vibe de contos de fadas e por ser volume único, e não haver a necessidade de uma sequência, e, de fato, ele fecha todos os pontos que são abertos até a última página, e isso é maravilhoso e provavelmente fruto de um processo de escrita minucioso.

O história em si é muito maravilhosa, o mundo que a autora criou baseado no folclore eslavo é muito interessante, eu realmente fiquei encantada com como ela conseguiu tranformar o enredo "Floresta Encantada" em algo novo, e tenho que dizer que o motivo do nome do livro ser Enraizados (Uprooted, no original) é genial, apesar de que em certo momento do livro, você provavelmente consiga imaginá-lo.

O livro é muito bem escrito e envolvente, passei dois dias para lê-lo, as descrições realmente fizeram minha mente trabalhar e imaginar tudo que acontecia, como a autora representa os feitiços lançados como se fossem músicas encantador, passa uma sensação de calmaria da protagonista até nós. Enraizados me passou a sensação de ser escrito por alguém com uma mente brilhante que escreve simplesmente pelo prazer de escrever, e consegue envolver os leitores sem precisar apelar para clichês ou as "tropes" que tanto vemos nos sagas de fantasia e de romance.

Apesar do romance absolutamente não ser o foco do livro, ele é uma parte muito importante, não dá pra explicar com exatidão, é algo que precisa ser experimentado na leitura, mas o que o casal principal tem vai além de uma simples química, tem haver com a magia que eles emanam de si, como se os dois se encaixassem perfeitamente nesse sentido, o que faz falta na magia de um, é complementado pela magia do outro, as páginas em que eles lançam algum feitiço juntos realmente me deixaram "de pernas bambas" e muito apaixonada.

Como eu disse, na minha opinião, o final foi muito mais do que satisfatório, sinceramente não tenho nada do que reclamar (não reclamaria de um pouquinho mais de romance, mas entendo que não era o ponto principal do livro, e no geral também foi suficiente).

Eu recomendaria esse livro para todos os fãs de fantasias e contos de fadas (e também aos que estão cansados das sagas sem fim), é maravilhoso e encantador.

Laisoly 21/01/2024

Legalzinho!.
Gostei, não foi uma leitura que eu diga " nossa como foi incrível" mas foi legalzinha! Esse livro não tem o tipo de história que eu custumo ler mas eu gostei, achei muito interessante a história é quando descobrimos a verdade sobre a floresta da um bum na cabeça isso eu achei incrível, a história e muito bem construída não tem muitos furos a autora soube bem fazer a construção de tudo, universo, magia é personagens, a evolução dos personagens principalmente da agnieszka é a kasia as duas tiveram uma evolução gigante elas eram meninas que moravam num vilarejo com medo de serem levadas pelo dragão ou pela floresta é se tornaram grandes guerreiras, eu não gostei da escrita da autora achei que ela se perdeu algumas vezes é só tem migalhas de migalhas de romance isso me pegou por que eu achei que a agnieszka é o dragão formavam um casal incrível.

Gabriela3086 17/01/2024

Tinha potencial?
Eu comecei a ler esse livro com MUITAS expectativas porque foi indicação de uma das minhas booktubers preferidas (book leo ??) e a história realmente é interessante e tem muito potencial, mas a escrita estragou tudo.

Além das descrições demasiadamente longas e desnecessárias da floresta e de TUDO que estava acontecendo, com páginas e páginas sem diálogo nenhum, fazendo a leitura ser bem sofrida, a história tem uma expansão de universo muito mal feita.

Eu amei os personagens, achei que eles foram bem construídos, principalmente o desenvolvimento da personagem principal. O fairy tale ish que esse livro tem mostra que a autora tem ideias brilhantes, só não soube executar.

Bem triste com essa avaliação, queria ter gostado mais.

jess.vargas 17/01/2024

Comecei bem as leituras do ano
Eu coloquei esse livro na estante sem muita pretensão de ler mas ele é realmente incrível, tem magia, migalhas de romance e muita reflexão interessante, curti demais a protagonista, dei 5 estrelas pq adoro uma fantasia sombria e empolgante.

Daniela742 14/01/2024

Uma leitura muito boa!!
Esse livro me prendeu bastante, devorei ele em pouquíssimos dias. Eu me surpreendi porque não estava esperando uma fantasia tão sombria assim, e sim mais um romancezinho. Só acredito que deixou a desejar com o romance em questão, fiquei animada apenas porque estou acostumada a ler romances e já sabia que os protagonistas seriam um casal. É difícil saber quando os personagens começam a desenvolver sentimentos românticos um pelo outro, e é pouco claro se esses sentimentos são fortes ou não, admito que fiquei um pouco confusa e meio desapontada. Mas no mais, a história foi empolgante. Não é um livro cheio de reviravoltas, mas tem o suficiente você para ficar "Então foi por causa disso????". Eu recomendo bastante. Segunda leitura maravilhosa de 2024.

Ana Alice 11/01/2024

"Bem, ela está livre. Isso valeu a vida de trinta homens?"
Um mundo de fantasia incrível, um final com todas as pontas amarradas e personagens inteligentes e fortes, mas não funciona para todo mundo, principalmente por causa da narrativa massiva.

A construção e ambientação desse universo fantástico foi sensacional! A magia foi apresentada de forma dinâmica e simples, abrangendo diversas possibilidades (muito bem exploradas!!) e realmente introduzindo essa realidade. A escrita é interessante e desenvolve com excelência a história e os personagens individual e coletivamente, mas é densa em muitos pontos e o enredo acaba se tornando cansativo (passei quase um dia inteiro lendo para chegar na metade).

A protagonista se mostra um ótima personagem, sempre realmente envolvida com os acontecimentos. A obra aborda muito a amizade entre ela e Kasia e eu fiquei apaixonada pelas duas, um relacionamento basicamente de irmãs que fariam de tudo uma pela outra. Agnieszka fez o possível e o impossível por aqueles que ama e pelo seu lar, trabalhou arduamente (sofrendo muito no processo) e conquistou meu coração com sua força e coragem. Admiro muito como ela não aceitou se adequar ao estilo de vida indiferente dos magos e lutou para continuar sendo ela mesma, com todas as suas emoções intensas guiando.

O Dragão é um personagem complexo e eu creio que cada leitor pode interpretá-lo de um jeito diferente. As camadas de sua personalidade fria e firme são desenvolvidas durante o livro, mostrando como os magos acabam perdendo muita sensibilidade nos longos anos de experiência (Sarkan tem mais de 150 anos!!) e como eles se acostumam e naturalizam situações horrendas, pois elas se tornam parte de seus cotidianos. Adorei sua evolução e o papel fundamental que Nieshka representa nela, deixando-o mais flexível e aberto e fazendo com que ele se torne uma pessoa mais receptiva ao interagir com ela, mudando sua forma de enxergar pensamentos diferentes e entender a importância de criar laços em algumas situações. Ele se permitiu sentir, mesmo com relutância ??.

Kasia é a prova de como tornar uma personagem secundária lendária. Ela é uma verdadeira guerreira que nunca hesitou em lutar e colaborar, protegendo aquilo em que ela acredita a todo custo. Foi essencial para os dramas centrais do livro e ganhou destaque.

Toda a história da Floresta foi incrível e surreal do início ao fim. Tudo perfeitamente explicado, fazendo sentido e construindo uma verdadeira obra de arte. Sem deixar nenhuma ponta solta, o contexto foi apresentado e o clico encerrado, a magia usada de forma condizente e despertando um plano sentimental que combina muito com todo o caráter e fundamento da obra.

Menção honrosa ao romance, que não é o foco do livro e foi escrito de maneira sutil e adequada, sem forçar a narrativa e aparecendo simplesmente como um complemento.

No geral, foi uma leitura incrível (e arrastada). Vi várias resenhas positivas e negativas, concordo com pontuações de muitas delas e acredito que, como todo livro, essa é uma experiência individual e cada um vai sentir o impacto dela de uma forma diferente. Ainda assim, eu recomendo MUITO! Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Soraia103 26/12/2023

?I want to watch wisteria grow right over my bare feet?
Comecei essa leitura meio que do nada, só porque vi a recomendação. O começo me prendeu logo, o mundo é bem interessante, o sistema de magia também (no thoughts, just vibes) e a dinâmica dos dois personagens principais é bem cativante. Infelizmente, ali no meio da história eles são separados e o livro atinge uma "barrigada", onde nada de importante acontece e nada vai pra frente. Por isso demorei bastante pra finalizar essa leitura... passei boa parte do terceiro ato meio "????", sem entender nada kkkkkkk mas gostei da conclusão.

Helena.Barranco 20/12/2023

Que livro
Que espetaculo de livro, se pudesse esqueceria da história só para poder reler !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ingrid921 19/12/2023

LEIAM ENRAIZADOS
Não me lembro exatamente onde eu vi a recomendação desse livro, nem pq eu escolhi ele como leitura, mas AINDA BEM q isso aconteceu.
Esse livro tava na minha lista da amazon há anooosss, e dps dessa leitura eu n consigo entender o pq.
Apesar dele ter sido extremamente arrastado no início, e q justamente por isso eu demorei meses pra ler as primeiras páginas, é aquele arrastado que você ainda consegue se manter curiosa com o futuro do livro e dos personagens, e a minha persistência valeu super a pena.
Q livro perfeitoooo, o final me deixou com o coração quentinho, e uma coisa surpreendente é que eu não sabia q ia ter romance, e apesar dele ter sido deixado em último plano, acho que a autora soube desenvolver isso mt bem.
A única coisa que me incomodou foram os capítulos enooorrrmessssss, dava uma desanimada braba, mas a curiosidade era maior que isso.
Um livro único com começo, meio e fim impecáveis. Leiam Enraizados plmds,esse livro precisa ser mais comentado no mundo literário (eu imploro)!

A.Maia 06/12/2023

Enraizados
A cada dez anos um poderoso mago, chamado de Dragão, escolhe uma jovem de um vilarejo para viver em sua torre. A escolhida não pode ter contato com seus familiares e poucos sabem o que faz quando parte com o mago, mas ele sempre as libera após um período de tempo.

Agnieszka tem certeza de que não será escolhida, mas ela é e a aventura começa! A protagonista conhece o mago e o que ele faz, também descobre ser bem parecida com ele. Bastante curiosa e teimosa, a jovem não segue o que ele diz e entra mais afundo na doença devastando a floresta próxima ao vilarejo.

Toda a história gira em torno do mal presente na floresta, tudo o que acontece se volta para tal foco. Infelizmente é um pouco cansativo, pois os personagens falam apenas de tal temática e vira uma obsessão curar a floresta. Em minha opinião, faltou conhecermos mais o mundo mágico criado, os motivos de poder usar alguma magia em uma situação e em outras os personagens simplesmente não a usarem.

A narrativa é no estilo de uma lenda, uma mistura de "A Bela e a Fera" com "Rapunzel" e possui ação, seres diferenciados, guerra por poder, magia, magos e poções. Um livro sobre perseverança e a luta pelo que se acredita! Ressalta sobre como muitos ficam enraizados em circunstâncias ou situações que poderiam ser solucionadas.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Raquel Silva 03/12/2023

Síndrome de estocolmo?
A escrita da autora foi imersiva desde o começo e soube fazer uma construção de um mundo muito interessante.

O que me preocupou um pouco foi a relação dos protagonistas, escalou muito rápido. Comecei a pensar se não era um caso de síndrome de estocolmo, mas como isso não é abordado no livro, apenas relevei.

Contudo, ao decorrer da história perdi o entusiasmo do início, são muitas informações que acabam deixando o livro um pouco denso.

No geral foi uma boa leitura.

Karol.Rengel 26/11/2023

Mágico!
Uma história muito instigante, estava sempre curiosa para saber o que iria acontecer. Os personagens são incríveis e as conexões que eles tem uns com os outros é melhor ainda, a minha preferida é a relação da Agnieszka com a Kasia. Esse é mais um livro incrível com florestas mágicas!

Nanda Alves 12/11/2023

Fantasia,magia e romance:Combinação perfeita!!!
Este livro é indubitavelmente bom!
É importante ressaltar dois tópicos que estão na entrelinhas do livro.
? É possível identificar toda a história do herói, Agnieska vive em sua vila com a sua família e em determinado momento recebe o seu chamado. Agnieska é a heroína. Sarkan o mestre. E a floresta são os obstáculos que o herói enfrenta em sua trajetória?.
? É imprescindível não falar do Mark. Mark era uma criança quando sua mãe(a rainha)foi levada pela floresta,o tempo passou e um príncipe ele se tornou,é possível identificar que Mark nunca superou a ausência da mãe, nunca superou o luto, é um homem com sua criança interna extremamente machucada. Com a expectativa de salvar sua mãe inicialmente ele sacrifica vinte oito homens de guerra, ele a encontrou, mas sua alma já não estava viva, há floresta havia dominado toda a sua essência, Mark se recusa a identificar
e acreditar em todas as atrocidades que acontecem no reino quando a rainha retorna. Com o decorrer da história mais seis mil homens são mortos em uma guerra realizada pela rainha? Mark foi morto pela floresta?. Mark almejava o trono, a ganância e o poder absoluto fazem parte da sua personalidade, mas talvez esses sentimentos não tenham desencadeados pela ausência da mãe? Toda a dor e sofrimento que ele sentiu, logo a figura da?mãe? é extremamente necessária na formação de qualquer homem.
Letschmitz 12/11/2023minha estante
????