Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Thamiris.Treigher 21/07/2023

"Durante toda a vida se deve aprender a morrer"
Escrito há quase dois mil anos pelo filosófo Sêneca, "Sobre a brevidade da vida" é composto por cartas que foram destinadas a Paulino (cuja identidade é controversa).

Sêneca desenvolve, de forma simples, direta e brilhante, temas como a aprendizagem, a amizade, os livros, a vida ocupada e, claro, a morte.

Com o desenvolvimento desses temas, ele fala sobre os meios de atingir a tranquilidade da alma; a forma de libertar o espírito da matéria; o desapego aos valores terrenos e materiais e a adoção da vida contemplativa do espírito.

O pensamento de Sêneca, influenciado pela escola estoica, enfatizava medidas práticas por meio das quais enfrentar os problemas da vida, e também a necessidade de encarar a própria mortalidade e a morte.

A linguagem é simples e fluida, já que Sêneca, por estar se dirigindo a Paulino, que não tinha formação filosófica, tinha o objetivo de convencê-lo a se iniciar nos estudos filosóficos.

Sêneca critica veemente o homem ocupado, que, em seu ritmo frenético, faz tudo menos viver para si. Em meio a tantas ocupações, não conhece a si mesmo, não se aprofunda nas reflexões sobre a alma e não consegue ficar sozinho em sua própria companhia. Fico imaginando se Sêneca tivesse escrito isso nos tempos atuais... hahaha.

Ele adverte contra aquela correria desvairada a que se entrega a maioria dos homens, que agem como animais, reiniciando sem cessar o mesmo movimento vão. Essa inútil agitação não conduz senão ao esgotamento das forças físicas e à frustração mental. Ele não prega a preguiça, conforme afirma: "(...) não te convido à preguiça nem à inércia", apenas recomenda evitar a falsa operosidade e a fútil agitação.

Suas ideias continuam atuais e inspiradoras. Maravilhoso! ??

Jose506 18/07/2023

Sêneca e o tempo
Sêneca discute a brevidade da vida humana e enfatiza a importância de aproveitarmos o tempo de forma significativa e virtuosa. Em comparação com o universo, a vida é curta, mas muitas pessoas desperdiçam seu tempo com coisas triviais, sem consciência dessa realidade. Há uma tendência em procrastinar sonhos e objetivos, baseada na falsa noção de que haverá mais tempo disponível.
O tempo é um recurso valioso e precisa ser utilizado com sabedoria. Viver cada dia como se fosse o último pode libertar-nos das preocupações e permitir que vivamos plenamente o presente. Os vícios podem ser obstáculos significativos para essa jornada, pois podem prender as pessoas a uma vida superficial e banal.
Devemos buscar a felicidade sem depender excessivamente de bens materiais ou de outras pessoas, e enfrentar as adversidades com coragem. Uma vida de virtude, enriquecida por atividades que promovam o conhecimento, é, em essência, aprender a enfrentar a morte com sabedoria e serenidade.
Chamou-me a atenção a sua reflexão sobre o uso do tempo. Hoje, é muito fácil desperdiçá-lo de forma irrefletida, pois somos vistos pelas grandes empresas de mídia como produtos a serem explorados. O tempo de visualização nas redes sociais é convertido em publicidade, consumismo e dinheiro. Embora existam pessoas produzindo conteúdos educativos e construtivos, as plataformas não facilitam a recomendação desses materiais, tornando essa tarefa uma responsabilidade individual.

A baixa educação da população leva a um baixo critério de escolha na busca por conteúdos significativos. Sêneca alerta para a dedicação ao conhecimento e à sabedoria como a única forma de alcançar a verdadeira alegria. O apreço por coisas nobres e refinadas surge da reflexão e de uma boa educação, que são frutos do bom uso do tempo.

Aliane.Felix 18/07/2023

Mas que soberba hein, meu filho
Pra quem julga tanto quem gasta mal o tempo, achei que Sêneca tá gastando muito tempo falando mal do jeito que as pessoas vivem a vida delas.
As reflexões são interessantes mas eu gostaria que ele descesse do pedestal de achar que é só ele que sabe como que vive.

Pedro.Dalle 12/07/2023

Estoicismo
Primeiro livro de filosofia que eu li.

As mensagens são formuladas de forma complexa.

Ainda mais as que citam a vida, num formato metafórico bem interessante.

Sêneca com certeza é um autor e filósofo que requer releitura em suas obras.

Indico para aqueles que pretendem iniciar nesse segmento.

Biankóvisk 05/07/2023

É realmente tão agradável morrer ocupado?
"A condição de todos os que estão ocupados é miserável, porém, mais miserável é a condição daqueles que trabalham em ocupações que nem mesmo são suas, que regulam seu sono pelo de outro, seu andar pelo ritmo de outro, que estão sob as ordens deles nas coisas mais livres do mundo ? amar e odiar. Se desejam saber o quão breve é a sua vida, que reflitam o quão curta é a parte que lhes toca."

Como o próprio nome já diz, Sêneca discorre um pouco sobre o quão breve a vida é, dividindo entre aqueles que sabem aproveitá-la e aqueles que vivem em função de outras coisas, chamados de "ocupados".

Foi uma leitura bem bacaninha, eu gostei da clareza da escrita e de como ele fala sobre o modo que muitos de nós vivemos, mostrando como a gente se importa muito com coisas que não valem a pena e, no fim de tudo, quando a morte nos alcança, não aproveitamos nada, nos revelando que a curta vida que tivemos foi desperdiçada quando poderíamos ter feito melhor proveito dela e focado em nós mesmos.

Curti, pessoal, recomendo!

Ste 27/06/2023

Autoajuda da Grécia Antiga
Fillsofia grega é sempre difícil. Mas esse livro adorda muita coisa que as obras de autoajuda reproduzem hoje em dia.

DéboraMP 23/06/2023

Sobre a brevidade da vida
Neste livro, Sêneca nos convida a refletir sobre a vida, sobre como ela nos parece tão curta, mas na verdade é suficiente se não for desperdiçada com coisas supérfluas.

Alguns questionamentos já havia feito a mim mesma, como por exemplo: por que querer tanto se na verdade não levamos nada quando nos vamos? Quanto tempo de nós mesmos doamos a coisas/ situações que não nos trazem nada de útil? Por que trabalhamos tanto enquanto jovens e deixamos para "aproveitar a vida" quase quando o tempo escorreu e já está prestes a acabar?

Desperdiçamos muito tempo de nossas vidas sem dar o devido valor à ele, pois achamos que o temos em abundância. Não o valorizamos, pois em nós habita a crença de que somos eternos e, raros se preparam para o fim, se preocupam em deixar sua marca no mundo - marca esta que o tornaria eterno.

Somos tão preocupados com nossas propriedades, muitas vezes querendo as deixar escondida do mundo, mas convidamos diariamente pessoas a entrarem e explorarem nossa vida de forma voluntária. Isso é, em certo ponto, dizer que a vida é menos valiosa do que o bem material.

Tenho tanto a dizer e muito mais a refletir... Este é um livro curto, mas que não deve ser lido de uma única vez. Acho que é necessário ler em doses homeopáticas, pois o conteúdo é denso e cheio de "tapas na cara". Mas atenção: não significa que ele é difícil de ler/ compreender.

Algumas coisas óbvias são ditas; coisas que são atemporais. Outras me soam meio extremas, muitas coisas ainda não fizeram sentido e, talvez, a maturidade me traga o entendimento.

Não concordo com algumas constatações feitas pelo autor, mas entendo que era uma outra época, um outro ritmo de vida e aceito que a filosofia não é estática, que ela acompanha a evolução do mundo.

Ruufino 18/06/2023

Um ótimo livro
Super recomendo pois te faz refleti sobre muitas coisas necessárias, a filosofia está mudando o meu modo de enxerga as coisas deste mundo

milton_rocha 01/06/2023

Espetacular para determinar o que importa
O livro traz diversos questionamentos interessantíssimos sobre a determinação do que importa para vida e do que não importa de maneira alguma, o que de fato me agradou muito, discutir sobre a vida de aparências valer mais do que a vida de própria essência trazendo tristeza é engraçado porque Sêneca discutiu sobre em 49 d.C., sendo que diversos pontos são de fato nossos, quase 2.000 anos depois.

"Tal é a vida de muitos: artificial, voltada para a ostentação; tortura-os uma incessante observação de si e temem ser flagrados com aparência diferente da de costume. Nunca nos sentimos liberados dessa obsessão, em que julgamos sendo avaliados a cada olhar que nos lançam. Na verdade, não só ocorrem muitas situações que a nosso malgrado nos desnudam, como também, mesmo que tanto cuidado consigo tenha êxito, não é, porém, agradável ou sossegada a vida dos que vivem sempre sob uma máscara"

"Quem temer a morte jamias fará nada como homem vivo"

Flutuoso 30/05/2023

Sêneca
A vida é longa o suficiente, temos que aprender a vivê-la da ?forma correta?, não como na mesmices dos demais. Livro muito bom para enxergarmos a vida de outra forma, a darmos valor enquanto pudemos!!

Anderson_Candido 27/05/2023

Sobre a Brevidade da Vida
É um livro complexo, devo admitir que tive certa dificuldade em entender ele. Entretanto, é uma obra super interessante.

Estudarei mais para voltar a esse livro e reler ele com outros olhos!

Kel59 14/05/2023

Meu??..
Livro ruim demais, meu Deus! Livro curto, mas foi uma tortura ler, parecia que não ia acabar nunca. As únicas partes interessantes são as que falam sobre o tempo! De resto parece conversa de alcoólatra, fala nada com nada.