Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Aioon 18/10/2023

Uma reflexão intensa
Uma leitura rápida e reflexiva de como temos o dom de desperdiçar nosso tempo e nossas vidas com coisas fúteis...

Hodge 13/10/2023

Bom livro
Bom livro! No entanto, após a segunda leitura de um livro da editora Camelot, decididamente não adquirirei mais livros desta. Falta edição, falta revisão. O conteúdo do livro é bom, certamente melhor em outra editora.

Ermis_minf 10/10/2023

Aproveite e vida
Sêneca nos diz que a vida é curta, e devemos aproveitá-la ao máximo. Ele compara a vida a um tesouro precioso que não podemos desperdiçar. O livro nos mostra que muitas vezes perdemos tempo com coisas sem importância, como preocupações e distrações. Sêneca nos lembra de valorizar as coisas que realmente importam, como passar tempo com a família, aprender coisas novas e ser bons amigos.
Além disso, o autor nos aconselha a não procrastinar, ou seja, não deixar para depois o que podemos fazer hoje. Ele nos lembra que o tempo passa rapidamente e que devemos fazer o melhor uso dele. Também nos fala sobre a importância de aproveitar o presente e não ficar ansioso pelo futuro

Pedróviz 29/09/2023

Sobre a brevidade da vida
A vida é breve. Devemos aproveitar o pouco tempo que temos. E qual é a mensagem de Sêneca, qual é seu ensinamento com respeito ao aproveitamento do tempo?

Vejamos. Sêneca foi um estoico e suas ideias confirmam isso. O estoicismo possui muitos aspectos positivos, especialmente no que diz respeito à temperança, à disciplina, à virtude. Disso resulta que seus ensinamentos para aproveitar uma vida naturalmente curta são: aproveitar a vida ao máximo; evitar o desperdício de tempo; viver como se não houvesse amanhã; viver com sabeforia e virtude (os prazeres da vida devem ser aproveitados com temperança, evitando-se hábitos viciosos e autodestrutivos).

Algo que me impressionou na leitura foi a clara definição dos extremos: o excesso de ócio, e o excesso de trabalho. A tônica para o bom proveito da vida é a moderação.

Igor Rocha 20/09/2023

Pequeno livro, grandes reflexões
O livro se baseia na ideia central de que não é a duração da vida que importa, mas sim a qualidade com que vivemos.
Sêneca nos convida a repensar nossas prioridades, nos encoraja a investir tempo em atividades significativas e a cultivar relações profundas com aqueles que nos cercam.
O autor aborda questões complexas com sabedoria e perspicácia, oferecendo uma série de reflexões e conselhos práticos que podem ser aplicados em nosso cotidiano.

Luba 01/09/2023

?Ouvirás a maioria dizendo: ?Aos cinquenta anos me dedicarei ao ócio. Aos sessenta, ficarei livre de todos os meus encargos?. Que certeza tens de que há uma vida tão longa? O que garante que as coisas se darão como dispões? Não te envergonhas de destinar para ti somente resquícios da vida e reservar para a meditação apenas a idade que já não é produtiva? Não é tarde demais para começar a viver, quando já é tempo de desistir de fazê-lo??

Desafio de Leitura
Livro 21

Valentina351 27/08/2023

Esse livro me pegou desprevenida
O livro em si é muito bom, acho q é o tipo de livro q todo mundo tem q ler ao menos uma vez na vida. Apesar de curto ele n é um livro para se ler em um dia, ele é o tipo de livro que precisa ser apreciado, degustado, a cada capítulo ele exige que vc pare e pense um pouco.

o Sêneca tem uma linha de raciocínio muito boa, e q me despertou vontade de ler os outros livros dele. no livro ele trás muitas abordagens a se pensar, ele me pegou totalmente desprevenida, apesar das minhas expectativas altas ele conseguiu supera-las, se tornou um dos meus livros de filosofia favoritos, não q eu tenha lido muitos, inclusive acho q esse livro foi a chave para despertar minha vontade de ler livros filosóficos.

Aline 27/08/2023

Extraordinário
Como pode um livro tão curto nos fazer refletir tanto?

Sêneca traz à luz questões pertinentes ao ser humano e a como nós vivemos.

O que mais me impressiona é que não é um livro escrito atualmente, mas é extremamente atual. Isso prova que a velocidade com que evoluímos em termos tecnológicos é muito maior do que a velocidade com que crescemos mentalmente. Na verdade, acredito que estamos retrocedendo, infelizmente.

Penso que esse livro deve ser lido principalmente por pessoas que estão no início da vida adulta e adolescentes, pois suas reflexões podem nos ajudar a decidir melhor como vamos levar a nossa vida.

Lucas 25/08/2023

Sobre a brevidade da vida
Foi uma leitura que realmente mudou minha mentalidade.
Quanto tempo vivemos pensado no futuro e/ou com medo do passado.
Quantas vezes fazermos coisas inúteis que não gostamos e nem queremos, ou nos deixamos levar por vícios.
Vivemos no mundo externo e não nos preocupamos com o nosso interior, o auto conhecimento é importantíssimo.
E por último, devemos valorizar o ócio, mas lembre-se, o ócio não é o mesmo de ter ocupações inúteis.
Realmente gostei muito dessa leitura, Sêneca é um dos maiores pensadores estoicos e com certeza está entre os maiores filósofos.

Pedro.Inocente 17/08/2023

O livro tem bons ensinamentos e de fato Sêneca é um dos Estóicos mais famosos que existiram, porém achei o livro bem ok, esperava um pouco mais, mas ainda sim vale a pena ler!

Flávio 10/08/2023

Sobre o tempo
O tempo é o tempo que se tem. Neste ensaio, o grande filósofo estoico Sêneca nos faz refletir sobre a importância de não desperdiçarmos aquilo que nos é mais importante: O tempo! Em um mundo digital cada vez mais veloz, precisamos parar um pouco e tentar ver o que estamos fazendo com as nossas vidas. Um ensinamento para ser guardado em um lugar especial!

Eder 09/08/2023

Válido
Leitura rápida com filosofia e forma de pensar ambiciosa por parte do autor, que tinha um pensamento muito a frente do seu tempo, suas idéias validas até hoje em dia para a vida das pessoas que leêm.
Um livro bom, uma leitura boa, porém esperava mais. Para minha pessoa não foi tão útil, mas para outras pode fazer mais sentido. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Gisnaili 04/08/2023

Sêneca traz tantas reflexões pertinentes neste pequeno volume, que é imensurável o impacto que muitas delas tiveram em minha vida, o quanto ele traz a importância de ser sábio, tranquilo em meio a tantas adversidades cotidianas!

"Mas também não é liberdade nada sentir, enganamo-nos: liberdade é situar o ânimo acima das injurias constituir-se como um ser cuja felicidade lhe venha unicamente de si; é separar de si os eventos exteriores para não ter que levar uma vida atormentada, a temer o riso de todos e a língua de todos. -Sêneca"

Erick 28/07/2023

Um livro que te faz refletir sobre os rumos da vida e em como nós, ainda insistimos em perder tempo com aquilo que não vale a pena. Algo bastante curioso na obra, escrita há quase 2mil anos atrás, é que as mesmas preocupações dos antigos homens, ao que me parece, continuam sendo as nossas (a diferença é que a vida hoje, em matéria de stress, creio eu seja muito pior do que naquela época).