Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Tarso 04/12/2023

Sêneca Sobre a brevidade da vida
Como é dito no título do livro, é descrito sobre o quão breve a vida se faz diante dos nossos corridos e ocupados dias e como a falta do ócio(verdadeira cessão do trabalho) é presente na vida de todos. Não enxerguei nenhuma crítica ao trabalho e às ocupações, mas sim em como lidamos com tais situações. A maneira como tratamos o tempo é precária e nós coloca num ciclo, no qual décimos cada vez mais procurando fazer o que não se faz necessário em nenhuma situação. Faz-se necessário hoje, aprender com os mais velhos sobre a vida, o livro é apenas uma passagem, pais, avôs e tios, estão aí para nos encarrilhar no caminho em que o livro ameaçou adentrar.
Viva!

Nai 02/12/2023

Peguei pra ler e já imaginava um pouco de como seria o livro, mas foi ainda melhor do que eu esperava!!!!
estou até cogitando em procurar os livros dos outros filósofos helenísticos porque foi realmente muito bom

Luiza 27/11/2023

A vida não é breve mas nós fazemos ser
Mais um da coleção de estoicismo e apesar de ser um livro muito curto é também muito rico. Aqui vemos reflexões e certos ?puxões de orelha? eu diria sobre a questão de administração do tempo. Dizemos que a vida é curta, mas é porque na verdade só começamos a viver ela muito tarde. Passamos tempo demais estando preocupados com o futuro ou lamentando o passado que esquecemos de viver a vida em si e quando nos damos conta dizemos que a vida é curta demais.

Suzany 26/11/2023

Essencial
Esse livro não tem que ser lido e sim digerido.

?Grande número de bons conhecimentos te esperam neste gênero de vida: o amor e a prática das virtudes, o esquecimento das paixões, o saber viver e morrer, enfim, uma grande tranqüilidade. (3) A condição de todos os ocupados é miserável, contudo a mais miserável é a daqueles que nem se molestam com suas próprias ocupações, que regulam seu sono pelo alheio, que caminham segundo as passadas de outro e que estão sob ordens, mesmo nas mais livres das coisas: amar e odiar. Estes, se quiserem saber quão breve é a vida, que considerem quão insignificante é a parte que lhes cabe.?

Dann_Oliveira 16/11/2023

Uma abordagem sobre a vida
O livro apresenta ideias interessantes sobre a vida. Me fez refletir bastante sobre o que faço, se está valendo a pena e ainda pensar que precisamos descansar? ainda que o mundo moderno ?exija? que sempre estejamos ocupados e produzido. Leitura fácil e rápida.

Rebeka mm 11/11/2023

Ideias ?simples? e transformadoras
A principal lição que levo comigo é o quão perigoso é manter-se ocupado e não ver a vida passar.
A analogia da viagem que passa sem se perceber quando mergulhamos em um livro, e quando se chega ao destino final fica a pergunta ?já acabou??, me fez muito sentido e me despertou essa mudança, garantir que estou tirando tempo para sentir o tempo passar mais devagar.
A tempo suficiente na vida se nos atentarmos onde estamos o desperdiçando!

Vktory 10/11/2023

...
(...)

Agora que o sangue ainda aquece e que está pleno de vigor, devemos tender às coisas melhores. Encontrarás, neste tipo de vida, o entusiasmo das ciências úteis, o amor e a prática da virtude, o esquecimento das paixões, a arte de viver e de morrer, uma calma inalterável.

XIX. P81

RafaelDiogo20 08/11/2023

Feito pra ser livro de cabeceira
Um livro muito bom pra ler sem pressa, usei como uma leitura paralela, lendo um pouquinho a cada dia. A linguagem é tranquila e faz pensar bastante sobre a correria do dia a dia.

Lucas1429 07/11/2023

Excelente exposição do pensamento estoico
Capítulos curtos, leitura tranquila. Introdução interessante comentando o gênero epístolar. Sêneca tem boa capacidade argumentativa e demonstra habilmente seus pontos de vista de forma que permanece bastante atual. Infelizmente é uma escola de pensamento amplamente deturpada por uma mentalidade coach e empresarial que, se lesse esta obra com atenção, não pensaria que é estoico.

Procyon 05/11/2023

Sobre a Brevidade da Vida ? comentário
?Sobre a brevidade da vida?, escrita pelo filósofo estoico Lúcio Aneu Séneca, é uma espécie de ensaio moral que trata da coisa mais ? ou nem tão ? óbvia: a vida. Sêneca propõe que feliz é o homem que viveu muitas vidas numa só, que não se tardou pelo tempo e nem se equivocou com a riqueza. O filósofo parece convidar cada um a olhar para dentro de si, para a atenuante fugacidade da vida, e no quão irrepetível irremediável é essa fugaz linha do tempo que chamamos de vida; do quão pequena é nossa existência frente aos grandes alicerces da natureza. Para quem vive com pressa, com ansiedade, centrado no desespero; para quem vive com um vazio existencial de perturbar sonos, arrepiar espinhas e lacrimejar olhos, este é um bom livro.

StarTiny 03/11/2023

A vida é breve e nós temos o dom de desperdiçá-la com futilidades.
A primeira parte do livro com certeza é minha favorita. Saber administrar o tempo traria um sentido mais positivo a tudo.

Italo205 02/11/2023

O livro enfatiza a administração do tempo em vida, junto a uma filosofia de Sêneca. Passando por grandes nomes da história de Roma, faz menções aos diversos imperadores e pensadores.
O livro é ótimo para quem está à procura de repensar sobre o que fazemos com o nosso tempo e tudo isso com fatos históricos e super interessantes, o que torna o livro muito especial.

mariliano 29/10/2023

É um livro curto e com uma linguagem bem simples, muito recomendado para quem está começando a estudar Filosofia, como eu. É um discurso um tanto quanto óbvio, o que me levou a lembrar sobre aqueles coachs da internet, porque fala sobre como desperdiçamos nosso tempo com coisas inúteis e vícios, como nos dedicamos a nos servir a outros muito mais poderosos, como lutamos para alcançar uma posição mais poderosa na sociedade e, no final, não soubemos aproveitar o tempo tão curto que nos foi dado. ?Se desejam saber o quão breve é sua vida, que reflitam quão curta é a parte que lhes toca.?

Marto 22/10/2023

Começando no estoicismo
Ótima forma de adentrar no mundo do estoicismo, interessante ver como certas ideias e pensamentos estão incutidos em maior e em menor grau em teóricos e obras que vieram depois desse período, da psicologia a economia, a filosofia, a física, em muitos campos vemos impresso um pouco do pensamento estoico.

hyril 18/10/2023

Raso e profundo
Gostei da leitura! foi meu primeiro contato com sêneca, mas não com o estoicismo. aqui vai uma breve opinião quanto a essa leitura...
acho estoicismo muito interessante, mas este livro em si não me impactou tanto.
apesar de haver oportunidade de boas reflexões, de forma que dá pra se aprofundar, sêneca não sai muito disso neste ensaio. ele fala bastante sobre aproveitar a vida e o tempo, mas por vezes parece superficial, não desenvolve muito, o que torna um pouco repetitiva a leitura. ou seja, ele fala do mesmo conceito em contextos diferentes. porém, senti falta dele falar sobre como podemos mudar/melhorar; como
se vive, de fato, praticamente falando, da forma que sua filosofia sugere.