Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Robert 31/12/2023

Viva o hoje!
Aos ansiosos e angustiados nada como o estoicismo para ajudar no direcionamento de uma vida.
A vida para Seneca não é breve, temos o tempo ideal para viver e aproveitar da melhor forma possível, porem nós perdemos em frivolidades e banalidades, trazendo para os tempos atuais Seneca seria um grande crítico das redes sociais e como elas nos fazem mal. Passamos horas vidrados nos aparelhos, enquanto a vida passa diante de nossos olhos. E quando por um lapso de tempo olhamos ao redor, o tempo tem passado e ainda dizemos que a culpa é do tempo de estar acelerado, quando na verdade apenas não o aproveitamos da maneira que vale a pena ser vivida.

Seneca deixa uma reflexão sobre a diferença entre viver e estar vivo.
Para o autor alguém que tem muitos anos não viveu muito, apenas teve muito tempo de vida.

Enfim, são várias as reflexões que se tira desse texto e à principal delas acredito ser a vida que vale a pena ser vida que é o HOJE! E nada mais do que isso. Pois o hoje é o que nos pertence,é onde temos controle por mais breve que ele seja.

LilyaSantos 31/12/2023

Livrinho curto , mas com uns textos profundos!! Foi a primeira vez que li, e da a impressão que a cada vez que esse livro passar na minha, vou ter uma visão diferente dos mesmos textos !

rdomingueti 25/12/2023

Sobre a brevidade da vida
Sêneca nos mostra através desse livro uma perspectiva diferente sobre como a vida deve ser levada, o autor conseguiu transmitir uma mensagem que perdura até os dias atuais, nela, podemos criticar esse padrão imposto pela sociedade de alto desempenho e um sucesso financeiro, para o filósofo não há nada mais valioso que o próprio tempo de existência, e realmente a teoria de Sêneca se faz muito real, não podemos prever quanto tempo ainda nos resta, será mesmo que nos preocuparmos com "coisas" passageiras é um bom investimento? O quão importante é o seu status perante a sociedade visto que há uma possibilidade de não vermos o amanhecer? Um libro cheio de aprendizado e pretendo reler diversas vezes!

Algumas passagens que me marcaram:

"Você vive como se estivesse destinado a viver para sempre, nenhum pensamento sobre sua fragilidade entra em sua cabeça, sem dar atenção para quanto tempo já se passou. Desperdiça tempo como se dele tivesse um suprimento completo e abundante, embora aquele dia que você concede a alguma pessoa ou coisa possa ser seu último. Você tem todos medos dos mortais e desejos dos imortais. Ouvirá muitos homens dizendo: "Depois de meu quinquagésimo ano, irei me retirar para o lazer, meu sexagésimo ano me libertará dos deveres públicos." E que garantia tem de que sua vida prolongará?"

"O presente oferece apenas um dia de cada vez, e apenas por alguns momentos, mas todos os dias do passado aparecerão quando você lhes ordenar; permitirão que você os contemple e os conserve a sua vontade - uma coisa que aqueles que estão ocupados não têm tempo de fazer. A mente imperturbável e tranquila tem o poder de vagar por todas as partes de sua vida, porém, as mentes dos ocupados, como se estivessem sob o peso de um jugo, não podem se voltar e olhar para trás."

"Com efeito, tudo o que vem do acaso é instável e quanto mais alto sobe mais provável é que caia. Além disso, o que está condenado a perecer não traz prazer a ninguém. Muito miserável, portanto - e não apenas curta -, deve ser a vida daqueles que trabalham duro para ganhar o que precisam e se esforçam ainda mais para isso conservar. Por meio de grande esforço alcançam o que desejam e com ansiedade. Enquanto isso, não levam em conta o tempo que nunca mais voltará."

21roam.ma 24/12/2023

O dilema entre vida e existência
É um livro curto, rápido, mas difícil de engolir, ele reflete uma realidade presente a séculos na vida dos homens, que sempre estão ocupados demais para conseguir perceber o quanto a história humana é cíclica.
Aqui, Sêneca critica as pessoas que gastam sua vida com vícios, cargos e status, deixando o mínimo (ou nenhum) tempo para si.
É uma breve lição sobre viver e buscar algo maior do que apenas o material.
"Se desejam saber o quão breve é sua vida, que reflitam quão curta é a parte que lhes toca".

Jeane Tertuliano 20/12/2023

Instigante
Filosofia é estimulante demais ao pensamento sedento de criticidade! Aqui, Sêneca disserta acerca da brevidade que impomos às nossas vidas por não sabermos aproveitá-las devidamente. Gostei bastante!

Pedralto 20/12/2023

Um livro para te despertar
Muitas vezes na vida ouvimos dizer e dizemos que a vida é curta. Para Sêneca, essa afirmação é falsa, nossa vida não é curta, nós é que a tornamos pequena ao desperdiçar o nosso bem mais precioso - o tempo. Jogamos nosso tempo fora com tantas coisas inúteis, sempre ocupados em busca de bens materiais, de prazeres, fama e glória, e esquecemos do mais importante, que é viver. Para Sêneca, é curioso que os homens protejam suas fortunas com todas as forças, mas desperdiçam o seu tempo, que é o seu bem mais precioso e sinônimo de vida.

"Reveja os dias de sua vida; verá que muito poucos foram deixados para você mesmo". Vivemos o tempo todo em função do mundo exterior, seja no trabalho ou na vida pessoal, e pouco nos importamos com a construção do nosso interior, nosso intelecto, nossa "alma". Estamos sempre pensando no futuro, no que vamos fazer, e ignoramos o presente, que é onde a vida se passa de fato.

Apesar do livro ter dois mil anos, essas preocupações são extremamente atuais. Vivemos na era do "Burnout", somos sobrecarregados, ansiosos ao extremo. Precisamos urgentemente ouvir os conselhos de Sêneca, tomar as rédeas de nossa própria vida, parar de jogar nosso tempo no lixo e passar a nos preocuparmos com coisas que importam.

anafdz 19/12/2023

O ócio...
Um bom livro, leitura leve e com reflexões sobre a maneira como vivemos e aproveitamos nosso tempo. Apesar desses textos terem sido escrito a muito tempo atrás, as reflexões que traz consigo é atemporal, servindo para nos fazer pensar se estamos gastando nosso precioso tempo com qualidade. Coisas que sabemos, mas que não colocamos em prática realmente. Considero o livro bom, eu sei que esses textos foram cartas, de uma época distante, então justamente por isso em muitos trechos fiquei confusa, mas dava para entender quando se lia pela 3° vez.

"Todos apressam a vida e sofrem com a ânsia do futuro e o tédio do presente. Mas aquele que dedica todo o seu tempo às próprias necessidades, que planeja cada dia como se fosse o último, não anseia nem teme o amanhã."

Maria3481 14/12/2023

Adorei o livro, é aquele livro que você tem que ler devagar pra realmente refletir tudo a sua volta e como vc ta vivendo. E ta me fazendo ter outra visão do meu mundo

Erick Simões 12/12/2023

Bom, mas não é tudo isso
A melhor amiga da decepção é a expectativa. Eu esperei muito que esse livro fosse algum suprassumo dos deuses, algo inefável e delicioso, porém não achei isso. É bom, de fácil leitura e com conselhos bem práticos até certo ponto, mas assim como as Meditações de Marco Aurélio, tem muita coisa que, particularmente, considero irrelevante.

Nina Pina 09/12/2023

Apaixonada por Sêneca
Em ?Sobre A Brevidade Da Vida?, Sêneca expõe o que ele acreditava para caber dentro de uma vida, partindo de suas experiências pessoais, levando o leitor a pensar e repensar na sua própria vida. Suas ideias são tão antigas e, ao mesmo tempo, modernas, que cabe perfeitamente no mundo de hoje, uma leitura de poucas páginas, mas, repleta de ensinamentos, apaixonada por Sêneca, nos ensinando a viver a melhor vida possível, em paz. Que cada leitor tire o melhor de Sêneca.

Nitya0 07/12/2023

Começei a me interessar por filosofia tem um tempo, principalmente pela filosofia estoica...livro bom em, fala sobre algo que eu me pego pensando muitas vzs, o quão rápido a vida passa, principalmente pra quem não sabe viver.
com certeza o livro tem lições muito pertinentes e realmente vou estar aderindo a filosofia estoica pra minha vida, pra quem é ansioso como eu, ajuda um bocado em

Tarso 04/12/2023

Sêneca Sobre a brevidade da vida
Como é dito no título do livro, é descrito sobre o quão breve a vida se faz diante dos nossos corridos e ocupados dias e como a falta do ócio(verdadeira cessão do trabalho) é presente na vida de todos. Não enxerguei nenhuma crítica ao trabalho e às ocupações, mas sim em como lidamos com tais situações. A maneira como tratamos o tempo é precária e nós coloca num ciclo, no qual décimos cada vez mais procurando fazer o que não se faz necessário em nenhuma situação. Faz-se necessário hoje, aprender com os mais velhos sobre a vida, o livro é apenas uma passagem, pais, avôs e tios, estão aí para nos encarrilhar no caminho em que o livro ameaçou adentrar.
Viva!

Nai 02/12/2023

Peguei pra ler e já imaginava um pouco de como seria o livro, mas foi ainda melhor do que eu esperava!!!!
estou até cogitando em procurar os livros dos outros filósofos helenísticos porque foi realmente muito bom

Luiza 27/11/2023

A vida não é breve mas nós fazemos ser
Mais um da coleção de estoicismo e apesar de ser um livro muito curto é também muito rico. Aqui vemos reflexões e certos ?puxões de orelha? eu diria sobre a questão de administração do tempo. Dizemos que a vida é curta, mas é porque na verdade só começamos a viver ela muito tarde. Passamos tempo demais estando preocupados com o futuro ou lamentando o passado que esquecemos de viver a vida em si e quando nos damos conta dizemos que a vida é curta demais.