Segredo de Sangue

Segredo de Sangue Tess Gerritsen

Resenhas - Segredo de Sangue

Conchego das Letras 19/01/2018

Resenha Completa
Considerada escritora de terror policial, Tess Gerritsen criou uma série literária com duas mulheres como protagonistas. Mulheres poderosas, humanas. Elas sofrem, amam, perdem. Não tem superpoderes e não tentam competir com homens, aliás, sofrem assédio e bullying, mas se saem com cérebro e não com vitimismo. As personagens principais parecem pessoas de verdade, elas têm amigos, discutem, amam, torcem, vibram. Não posso falar sobre o seriado televisivo, assisti quatro ou cinco episódios da primeira temporada e nada mais.

Aqui temos o 12º livro das personagens Rizzoli e Isles, a detetive e a médica legista que mais resolvem crimes nos últimos tempos. O melhor da escritora é tanto faz ler como parte da série ou como um romance separado. Sem ficar repetitiva ou recorrente, mas em todos os livros as personagens são apresentadas e suas características reforçadas.

Outro ponto favorável para a escritora é que ela sempre nos surpreende. Mantém o mistério e mesmo quando toda a história parece resolvida ela aparece com novas pistas e “suspeito insuspeito”. A motivação também é trabalhada de modo a ser crível para os leitores.

Pode parecer pela sinopse que se trata de um livro cheio de “sangue e vísceras”, mas a pesquisa de Tess, que é médica, apesar de agora se dedicar exclusivamente à literatura, é tão bem-feita que não existe necessidade de descrições que enojem os leitores. Sem contar que ela quando usa os termos técnicos sempre coloca uma explicação.

No romance atual, Segredo de Sangue, o assassino é a pessoa que eu menos esperava, e os motivos estavam tão óbvios que foi surpreendente que ninguém tenha descoberto na primeira citação. Os crimes não parecem crimes reais, as vítimas não parecem assassinadas, apesar dos detalhes cruéis. A trama não é centrada no esclarecimento dos crimes, mas também na vida das protagonistas e em outro crime, muito mais antigo, muito mais cruel, muito mais indigesto.

Tess Gerritsen simplesmente acertou mais uma vez, com uma trama rápida, de fácil compreensão e leitura instigante. A tradução está correta, com uma adaptação da narrativa, ao invés de uma simples tradução, e o português está dentro do esperado. Uma leitura mais do que recomendada para quem aprecia um bom Thriller Policial.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2018/01/devaneios-da-bel-segredos-de-sangue.html

Rosana 14/02/2018

Sensacional
Um suspense de tirar o folego como sempre, os livros da Tess são realmente muito bons esse não fica para traz super indico para quem é fã da autora.

Geórgea 17/02/2018

Segredo de Sangue
Na cidade de Boston os corpos de duas pessoas, aparentemente sem ligação nenhuma, são encontrados de maneiras peculiares. Esse fato faz com que a detetive Jane Rizzoli e a legista Maura Isle pensem que existe uma ligação entre os crimes. Ambos os jovens morreram em circunstâncias parecidas e difíceis de identificar e também tiveram seus corpos mutilados após a morte. Uma tendo os olhos arrancados e depositados nas mãos e outro com o peito nu, perfurado por flechas em diversos ângulos.

“Ela se perguntou que espécie de homem escolhia mergulhar com tanto entusiasmo na escuridão. Para entender a mente de um assassino seria preciso alguém com a mente igualmente deturpada? O que isso diz sobre mim?”

As duas iniciam uma jornada em busca de uma ligação entre os crimes e procuram desvendar quais as motivações desse assassino. O que elas não sabem, é que estão desenterrando um caso antigo e que nunca foi completamente resolvido, mesmo tendo os supostos responsáveis condenados. Juntas elas irão se deparar com um crime cheio de simbolismos e terão que resolver algo do passado juntamente com o presente. Para isso, contarão com a ajuda de diversas figuras que já passaram pelas suas vidas e que deixaram suas marcas.

Paralelo a esses acontecimentos, temos a figura de Holly. Uma mulher estranha e misteriosa que está sempre presente nos funerais dos assassinados. Isso seria suspeito, se a própria não estivesse com medo de ser a próxima. Seria ela uma ligação para esses crimes? Quais segredos essa mulher esconde? Qual o padrão seguido pelo assassino? É isso que vamos desvendar nessa trama cheia de segredos e mentiras.

Minha Opinião

O ser humano é o maior monstro que existe e todo o cadáver tem uma história para contar. Desbravaremos durante a narrativa esses dois fatos. De um lado a pior faceta do ser humano, a real face de um monstro e do outro corpos que são abertos e revirados até o encontro de respostas. Prepare-se para uma história com segredos, vingança e muito sangue.

Para minha surpresa, essa não é a primeira história dessa dupla. Existe, inclusive, um seriado sobre as duas. Rizzoli & Isles, da TNT é uma série que teve início em 2010 e conta com sete temporadas, onde teremos mais histórias com essa dupla. No Brasil, ela estreou no canal Space em 2011. Li diversos comentários positivos sobre ela e fiquei muito curiosa para assistir também. Já que o trabalho dessas duas juntas é sensacional. O que me deixou um pouco perdida nesse livro, foi o fato de já existirem mais livros sobre elas. Em razão disso, acabava ficando meio perdida em eventos passados que eram relembrados aqui.

“Monstros podem aparecer de diversas formas e tamanhos, e os mais perigosos são aqueles que passam insuspeitos, aqueles em que se acha que pode confiar.”

A diferença encontrada aqui, foi a narrativa minuciosa de todos os detalhes referentes a morte e ao corpo humano. Teremos diversos termos técnicos e tudo apresentado sem filtro nenhum. ALERTA: se você tem estômago fraco, é melhor não se aventurar nesse livro. Teremos aqui o lado mais real de uma necropsia e o ser humano será colocado praticamente como um objeto de análise. A realidade será jogada na sua cara. Apreciei bastante isso, pois até então, não havia encontrado uma história tão cheia de detalhes, sobre coisas que nunca passaram pela nossa cabeça. Afinal, nem sonhamos como é a rotina de uma pessoa que lida com os mortos diariamente. E nem mensuramos o sangue frio que ela precisa ter.

Teremos durante o decorrer da história os assassinatos, os problemas e obstáculos enfrentados pelas duas protagonistas e também um pouco da vida pessoal delas. Cada uma possui a sua bagagem. Uma família problemática. Ambas têm seus segredos e temores, passados cheios de revelações. Existe uma grande construção em cima de cada uma. Das duas personalidades distintas. Enquanto a legista é séria e solitária, a detetive tem uma grande família e está sempre pronta para fazer uma piada, mesmo quando o momento não é dos mais propícios. Existe muito a ser explorado com todos os segredos que acompanham essas duas.

“Um cadáver era capaz de revelar segredos que não eram meramente físicos; às vezes oferecia um panorama da personalidade que um dia habitara aquela carne.”

E claro, dentre todas as personagens que passam por aqui, a jovem Holly é digna de ser mencionada. Com um comportamento fora do habitual, ela me deixou intrigada desde o começo. A todo instante me perguntava quem era ela e quais suas motivações. Sempre que a trama focava nela, tínhamos os seus pensamentos revelados. O que apenas aumentava as nossas incertezas. Ela parece um robô, algo completamente programado. A jovem não parece ter sentimentos e tudo isso dificulta na hora de tentar entendê-la. Ela será uma peça chave e uma grande revelação ao final.

As motivações do assassino (ou assassina!) são impactantes. Veremos que a realidade desses crimes está escondida há anos. Os motivos dessas atrocidades são maiores do que podemos imaginar e quando as peças começam a encaixar, aceleramos a narrativa para saber qual será o desfecho dessa história tão cheia de segredos e reviravoltas. Estejam preparados para encontrar um verdadeiro monstro aqui.

Se você, assim como eu, ama esse tipo de história que é completamente diferente do comum. Não deixe de ler esse livro! Lembrando sempre que: você encontrará detalhes bem esmiuçados aqui. Portanto, seja forte! E tenho certeza que você irá se apaixonar pela forma como essa dupla conduz suas investigações, aqueles que amam seriados de investigações, encontrarão aqui todos os elementos necessários para prender sua atenção. Quando achamos que tudo está perdido e não temos mais salvação, essa dupla aparece para mudar o rumo da história!

site: http://resenhandosonhos.com/segredo-de-sangue-tess-gerritsen/
Crestani 17/02/2018minha estante
Que resenha maravilhosa, parabéns. Amei!

Geórgea 17/02/2018minha estante
Obrigada!! Fico muito feliz em saber que você gostou. =)

fgrein 25/02/2018

Recomendo.
Gostei bastante do livro! Bom ritmo, boa historia, bom e surpreendente final. Vale bastante a pena a leitura e recomendo o livro!
Nota 5 de 5!

Lu 27/05/2018

Eu quase desisti de escrever uma resenha para "Segredo de Sangue". Como outro colega skoober disse, parece chover no molhado. A experiência de ler esse foi tão legal quanto a de ler "Gélido" ou 'O predador", da mesma série.

Para mim, ele teve um gostinho a mais, porque, enquanto eu o lia, eu estava acompanhando a adaptação da Netflix para "O Alienista", ótimo livro do Caleb Carr,

As duas histórias conservam similaridades, especialmente nos quesitos atmosfera sombria, cenas de assassinatos de dar pesadelos, bons personagens e ótima investigação. Por sinal, recomendo tanto "O alienista" e sua continuação 'Anjo das Trevas", quanto recomendo os livros da Tess.

Mas o interessante foi ver Sara Howard, mostrando que era uma ótima detetive, em um universo em que ninguém a levava muito a sério... num estilo que lembrou um pouco a talentosa Robin Ellacott, da Série Strike. E tantas outras detetives incríveis que eu conheci ao longo de todos esses anos como leitora: como Eve Dallas, Miss Marple, Tuppence, Kaye Scarpetta.... a lista segue. E, embora Jane e Maura possam ser chamadas de as "Rainhas da Morte de Boston", pela mídia da história, Gerritssen mostra que ainda há muito o que conquistar...

... assim como demonstra que ainda tem muitas histórias para contar. Seja no próximo assassinado, ou as reviravoltas nas vidas dos Rizolli ou de Maura, eu não me canso de seus personagens ou de seus crimes. Sempre há algo novo.

Então, que venham mais livros dessa ótima série!

Recomendado!

Thaís Matt 11/06/2020

Quando a detetive Rizzoli é chamada à cena de um crime e começa a seguir as pistas para tentar descobrir quem matou a jovem Cassandra, descobre que podem haver outros assassinatos relacionados.
Cassandra e mais algumas pessoas que foram mortos recentemente estudaram na mesma creche quando crianças e os donos da creche foram presos por abuso infantil.

Mais um livro muito bom da série. Fiquei tentando descobrir quem poderia estar matando essas pessoas, mas não consegui totalmente. Desconfiei de algumas coisas, mas apenas no final da história que entendi o que havia acontecido de fato!

Virgílio César 21/09/2018

Mais um excelente livro da Tess Gerritsen, com pistas surgindo a cada capítulo até um desfecho muito bom. Inclusive eu não sabia de todas estas mutilações que os Santos haviam sofrido.
ada 17/06/2019minha estante
NÉ?! Nem eu, fiquei chocada.

Vaneza | @garotado330 10/10/2018

X-tudão de séries investigativas
Logo de cara senti o cheirinho de CSI e NCIS, e não estava enganada com a comparação, afinal o livro rendeu uma série chamada Rizzoli & Isles. Foi inevitável a todo momento usar as séries de investigação como parâmetro e acho até interessante deixar isso bem claro porque se você é fã dessas séries tem grande chances de gostar do livro. A história em si foca suas investigações em um único caso, como um longo episódio e Criminal Minds, tem drama, assassino em série, romance, descrições de autópsias... um verdadeiro prato cheio de investigações bem escritas.

A princípio senti um pouco de dificuldade em me adaptar a história, quando comecei a entender as características dos personagens comecei a me interessar um pouco mais pela história e foi assim que esse livro ganhou a minha atenção e foi devorado em praticamente dois dias! Detalhes desnecessários como o relacionamento de Maura com sua mãe e o romance de Maura com um rapaz comprometido com sua religião fizeram a história se tornar apelativa demais ao sentimental, quando poderiam estar focando nas investigações, que a proposito quando as mortes começam a se conectar ganham minha total atenção e de cara comecei a imaginar o que havia acontecido, o final não chega a ser algo tão surpreendente porque hoje em dia quase nada tem o poder de me surpreender, afinal a realidade tá difícil né? Mas o que me fez sentir um friozinho na barriga com o final do caso foi perceber que é algo muito real e possível de acontecer.

Como todo bom fã de histórias sobre assassinos em série sabemos que tem uma série de coisas por trás do assassinato, como as vítimas foram escolhidas, como morreram, no caso do assassino em Segredo de Sangue a conexão entre as vítimas é muito interessante mas ao mesmo tempo achei pouco explorado, poderia ter tido mais tempo de investigação, mais vítimas que deixassem o cenário mais confuso, sendo ainda mais prática, poderiam ter cortado o dramalhão e substituído por investigação. Logo nas primeiras páginas fica clara a relação de Maura com a sua mãe que é uma assassina em série com a saúde debilitada, essa relação é intrigante pois a mãe de Maura e tida como uma mulher extremamente perigosa e super manipuladora, fica bem explicito que ela sabe de alguma coisa sobre o atual caso de Maura mas a autora simplesmente esquece de trabalhar esse vinculo, dando mais espaço para a Maura entrar numa paranoia sem nexo algum. Detalhes como esse me fizeram avaliar esse livro entre 3,5 e 4 numa escala de 0 a 5.

A diagramação do livro é bem simples, as paginas amareladas guardam muitos segredos e uma ideia muito interessante sobre o que as pessoas são capazes de fazer. Num geral eu acredito que foi uma boa leitura, e se você adora investigações tem grandes chances de gostar do livro!

site: www.garotado330.blogspot.com

Vivi 29/12/2018

E mais uma vez Tess Gerrotsen não me desaponta. Ela sabe nos prender a cada mistério sua escrita é mais que envolvente. Devorei esse livro!!! Por mais que ela de pistas de um culpado muito mais reviravoltas acontecem e os finais não ficam nos clichês. Mais um dela que entrou para a minha lista de queridinhos nesse ano de 2018. Fica a dica!!

DeiaMolder 04/06/2019

Mais um livro de Tess, essa autora não canso de ler.
Essa história nos leva a assassinatos de cunho religioso,. São mortes imitando o martírio de Santos católicos.
O gênio do mal tem uma partner dessa vez, e chega a ser bizarra essa parceria,
Ainda temos uma sociopata que é a cereja do bolo.
Adorei

ada 17/06/2019

Eu fiquei muito feliz depois da sequência "A última vítima" e "O predador". Ambos resgataram aquela essência maravilhosa de O cirurgião. Nesse livro, segredo de sangue, começo, meio e fim são incríveis, você se pega pensando nas possibilidades e ligações, de repente as coisas saem melhor do que se imagina e o final é de tirar o fôlego. Eu gostei bastante. Mesmo. Redenção total das personagens e da escritora. Leiam!

Ana Luiza 08/08/2019

Intrigante e surpreendente
Segredo de Sangue era o suspense policial que eu não sabia, mas que estava precisando ler. A obra me relembrou o quanto eu gosto desse tipo de história, com detalhes aprofundados sobre crimes e investigações policiais. Mais do que isso, Segredo de Sangue é um livro sobre, obviamente, segredos e mentiras, um ensaio sobre o comportamento criminoso em forma de uma questão: crianças más crescem para serem adultos maus?

Eu não recomendo o livro para quem não gosta de tramas que detalham certos tipos de violência e crimes. Mas, para quem curte e aguenta uma boa quantidade de sangue, a história tem um final cheio de ação e surpresas, assim como diálogos bem-humorados e a amizade fofa de duas policiais. Eu gostei bastante de Segredo de Sangue e agora estou ansiosa para conferir não só os outros volumes da saga, como a série de TV Rizzoli & Isles.

LEIA A RESENHA COMPLETA DO LIVRO E SAIBA MAIS SOBRE A SÉRIE NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/08/resenha-segredo-de-sangue-tess-gerritsen.html

Taty 03/09/2019

Amo os livros da Tess!
Segredo de Sangue é um suspense pra lá de tradicional, daqueles escritos sob medida para conquistar leitores e mexer com os instintos investigativos de fãs do gênero. A receita é simples: assassinatos misteriosos, sem nenhuma motivação aparente, uma dupla de investigadoras à caça de indícios e pistas e uma galeria de personagens que desfilam pelas páginas de forma a embaralhar as percepções do leitor. A trama segue o caminho natural de qualquer obra de suspense, mas a forma escolhida pelo assassino para despachar suas vítimas é de uma originalidade e criatividade fantásticas e as motivações do assassino são impactantes. O desfecho não decepciona, conseguindo segurar tranquilamente o mistério e ainda se prologando para uma sequência de encerramento boas demais para quem gosta de ironias. É o décimo segundo livro protagonizado pela detetive Rizzoli e pela legista Isles. É certo que existe uma construção da história de vida dos personagens principais, que se deu nos livros anteriores, incluindo menções a outras investigações., porém nada que atrapalhe a leitura.

CLAUDIA 17/10/2019

Maravilhoso
Mais um livro espetacular da TESS, o livro te leva em uma viagem de reviravoltas, final surpreendente e diferente!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 14/01/2020

Duas mortes sem nenhuma relação aparente, senão apenas um detalhe em comum: ambos os corpos foram mutilados, e, ainda assim, a causa real da morte permanece desconhecida.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501109491