A glória e seu cortejo de horrores Fernanda Torres

Resenhas - A Glória e Seu Cortejo De Horrores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thai 13/06/2021

Fernanda Torres e a sua glória
O que primeiro me atraiu nesse livro foi a capa, depois o nome da autora estampada nela. Fernanda Torres é uma das vozes mais surpreendentes da literatura atual e me fez sentir uma pontada de amor pela nação ? mesmo em tempos como esses.
A narrativa é fluida, ler esse livro é como deitar a cabeça no travesseiro e ir vivendo histórias até o sono chegar, a diferença é que não consegui adormecer com essa leitura!
Também me encantou todas as referências cinematográficas, teatrais, etc., principalmente dos anos 70. A cada 2 páginas, eu corria no Google pra saber quem era Fulano ou que obra era aquela. E foi um livro que eu fiz questão de rabiscar por inteiro, marquei frases lindas com expressões que só a língua portuguesa poderia proporcionar. E, por Deus, o que são os diálogos dessa autora?!?! A gente consegue sentir a tensão, a dor, o azedume das palavras! Fernanda, não vejo a hora de ler outro livro seu.

Dude 16/01/2022

Resenha
Depois do ótimo "Fim", Fernanda Torres decide seguir com um novo livro, mas não agrada tanto quanto o anterior.

Gois 05/07/2021

Uma surpresa
Ganhei de presente esse livro e ficou alguns meses na estante até resolver pegar. E que bom que peguei! Um livro que mistura humor, tragédia, amor, sexo, romance. Fala sobre o contexto do teatro e televisão que conheço muito pouco. Um livro curto, mas bem escrito. Ácido e doce ao mesmo tempo. Leitura rápida. Uma surpresa. Recomendo!

Dany 30/03/2021

A glória e seu cortejo de horrores
A glória e seu cortejo de horrores é o segundo livro de ficção da atriz e comediante Fernanda Torres. O personagem principal é o ator Mario Cardoso, que narra sua trajetória como ator de teatro e TV desde sua juventude, como estudante de arquitetura e ativista do comunismo na contracultura dos anos 60, até a derrocada de tragédias pessoais que o acompanharam ao longo da vida, passando pela glória de ser um artista consagrado das novelas brasileiras e pelos horrores do esquecimento pela mídia e da degradação da profissão.

Fernanda Torres tem uma vasta experiência como atriz que é refletida nesse texto riquíssimo de anedotas da vida dos ricos e famosos, mostrando que nem tudo são flores nesse meio. A escrita é muito fluida e repleto de situações cotidianas que debocham da vida como ela é, o que torna o texto muito divertido e verdadeiro. Fernanda Torres escreve maravilhosamente bem, mostrando que seu talento para o humor não se restringe às telas.

Giesteira 30/12/2021

Retomada da leitura com Fernanda
Fiquei um tempo sem ler meus livros e essa volta foi providencial. A narrativa de Fernanda Torres é leve, engraçada e extremamente visual. Ou seja, bom de ler em um começo de férias, quando se está sem ritmo de leitura. O protagonista é bem antipático, mas o sofrimento infantil cria alguma conexão que permite sua subjetivação, alimenta uma certa pena. Ultrapassei a raiva do homem frouxo, como ele mesmo se descreve.

O livro é sobre o ofício de ator e é um fato que a autora tem intimidade com a atmosfera. Deu para sentir.

Jana 20/07/2022

Maravilhoso
Engraçado e não dá vontade de parar de ler. Vaidade, arrogância e ambição retratados com maestria. Depois desse, pretendo ler os outros livros da autora.

robson_lourenco 07/05/2023

Já era fã da Fernandinha como atriz e descobrir nela uma ótima escritora é uma grata surpresa. Um livro muito bem escrito, a história transita entre passado e presente da vida conturbada do personagem Mário Cardoso e nos oferece várias reflexões para a vida e para as relações que firmamos.

Wsbraz 16/04/2024

A autora te envolve através de uma escrita limpa e dinâmica. Um primor! E que final, digamos que escrito para filmar.

@umapaixaochamadalivrosblog 11/07/2021

Escrita genial.
Boa tarde, leitores.
A escrita da Fernanda é genial. Meu 2° #livro dela ("Fim" sendo o primeiro), comprei físico em promoção recentemente. Li de forma rápida, pois além de fluída, a história é interessante (sobre a vida artística do teatro e da televisão), de forma humorada, irônica, trágica e crítica, conhecemos a vida pessoal e profissional de Mario Cardoso, descrevendo sua trajetória de glória, derrocada, amor, sexo, família e luto. Além de demonstrar a história do país, política e socialmente. O fim é surpreendente e belamente triste. #recomendo

#agloriaeseucortejodehorrores #fernandatorres #2017 #companhiadasletras #literaturabrasileira #notacinco #leianacionais #leiamulheres #ficcao #lendo

Resumo: Um retrato marcante da televisão, da sociedade e do teatro brasileiros, escrito por uma das vozes mais surpreendentes da literatura atual. Acompanha as desventuras de Mario Cardoso, um ator de meia idade, dos dias de sucesso como astro de telenovela até a total derrocada quando decide encenar uma versão de Rei Lear ? e as coisas não saem exatamente como esperava. Mescla eletrizante de comédia de erros e retrato do artista, o livro atravessa diversas fases da carreira de Mario (e da história recente do Brasil), suas lembranças de juventude no teatro político, a incursão pelo Cinema Novo dos anos 60, a efervescência hippie do Verão do Desbunde, o encontro com o teatro de Tchékhov, a glória como um dos atores mais famosos de uma época em que a televisão dava as cartas no país. Um painel corrosivo de uma geração que viu sua ideia de arte sucumbir ao mercado, à superficialidade do mundo hiperconectado e, sobretudo, à derrocada de suas próprias ilusões.

Beijos e até a próxima.

Cheiro de Livro 04/12/2017

A glória e seu cortejo de horrores
Fernanda Torres me conquistou com seu livro de estreia “Fim” e desde então fiquei esperando uma nova história sua. A primeira vez que vi Fernanda Torres citando a frase da mãe, a atriz Fernanda Montenegro, a frase que dá título ao seu livro foi em uma entrevista para a Globonews há mais de ano. “A Glória e seu cortejo de horrores” é desses títulos que conseguem expressar a totalidade do livro.

Mais uma vez Fernanda escreve na pele de um homem que não é dos melhores. Mario Cardoso é um ator que começou a carreira no teatro na década de 1970 e termina em uma péssima encenação de “Rei Lear”. Mario tem uma história perpassa as oportunidades de fama na carreira de um ator brasileiro. O teatro em plena ditadura militar, os filmes do cinema novo, a TV na era de ouro das telenovelas e a decadência. A história é contada alternando o presente e o passado, auge e declínio, tudo permeado pelo humor que é uma característica de Fernanda. Não conto spoiler aqui por isso vou apenas dizer que o final é pasmoso e que envolve Shakespeare.

Mario me lembra muito o quinteto que protagonista “Fim”. Ele é da mesma estirpe de homem com apenas a diferença de gerações os separando. Fernanda parece estar caminhando pelos tipos masculinos que povoaram e povoam o Rio de Janeiro. Primeiro foram os cafajestes que batiam ponto na Copacabana das décadas de 1950 e 1960, agora o galã que nasceu nas areia de Ipanema e se fez nos estúdios no Jardim Botânico e Jacarepaguá. É quase como se seus livros fossem um estudo de arquétipos masculinos cariocas ao longo das décadas. Será que no próximo livro teremos a virada do milênio? É esperar e conferir.

site: http://cheirodelivro.com/gloria-e-seu-cortejo-de-horrores/

Nirley 19/05/2021

A Glória e seu cortejo de horrores
Um jovem aspirante a ator no Rio de Janeiro dos anos 60 dá seus primeiros passos na profissão em peças engajadas na luta político-culrural contra a ditadura militar e o capitalismo selvagem que a sustentava no Brasil. Na verdade, ele está mais interessado nas mulheres do elenco e da platéia, e na aventura do teatro em si, do que em revolução de qualquer espécie.

Mario Cardoso, me fez rir e chorar, também senti um pouco das suas angústias e meio que entendi seus remorsos.

Eu simplesmente amei esse livro, e agora estou louca para ler outras coisas da autora.

Leiam, leiam e leiam, depois aceito os agradecimentos hahhahahahahahha

Alê | @alexandrejjr 24/02/2023minha estante
Belo texto, xará!

tinhooo 04/08/2022

fernanda torres é simplesmente perfeita! a história te envolve do começo ao fim, só não terminei antes por questões de disposição, mas a narrativa é perfeita. certamente, o humor da fernanda é um dos grandes acertos. mesmo pra que não tem interesse sobre a ascensão e declínio de um ator, recentemente fortemente a leitura

Ay â 02/06/2024

????
Esse livro é a pura alma brasileira, cheio de plots com uma narrativa perfeita.Um traço dos personagens da Fernanda Torres, que lendo os dois romances dela, é que eles são muitos humanos, eles comentem erros tem arrependimentos e acompanhado a historia de Mario nesse livro é nitido ver o quão humano ele é, por isso esse livro para mim é um dos melhores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6