O que é lugar de fala? Djamila Ribeiro

Resenhas - O Que É Lugar de Fala?

Paula Justi 17/06/2020

É incrível como usamos esse termo de maneira errada a vida toda.

juliapassos14 13/06/2020

Excelente
Djamila aborda o lugar de fala como questão não individual, mas sim estrutural e decorrente das condições sociais conferidas historicamente aos grupos minoritários. É muito importante para que o leitor reflita sobre o locus social e entenda a importância de se ter uma multiplicidade de vozes, ao invés do regime de autorização discursiva e voz única.

Mais do que isso, foca na importância da necessidade de uma escuta ativa, por aqueles que sempre foram autorizados a falar (o que é bem difícil, pelo incômodo que é gerado pela fala dos que sempre tiveram sua voz silenciada e interrompida).

Termina avaliando que TODOS tem local de fala, a partir da sua localização social, e que essa tomada de consciência é o ponto chave para pensarmos as hierarquias e questões de desigualdade.

Gabi 06/09/2020

O que é lugar de fala?
A noção de lugar de fala tem sido bastante utilizada nos debates políticos pertinentes aos movimentos sociais. Entretanto, assim como ocorre com a utilização do termo "interseccionalidade", faz-se necessário compreender o seu conceito para uma análise crítica acerca das relações de poder presentes na organização social. Dessa forma, em O que é lugar de fala? a filósofa Djamila Ribeiro se propõe a esclarecer o uso dessa expressão, especialmente a partir de suas origens.

site: https://frases-perdidas.blogspot.com/2020/08/o-que-e-lugar-de-fala-de-djamila-ribeiro.html

Keka 08/09/2020

O livro aborda sobre lugar de fala usando como exemplo o feminismo negro, e fala como o machismo atinge diferentemente mulheres brancas e negras. A autora cita vários autores negros.

Rosana Miyata 14/10/2020

Um ótimo livro essencial para todos. Este é um pouco mais técnico do que o Pequeno Manual Antirracista, mas traz conteúdos Importantíssimos.

Julia.Martins 19/05/2020

Leitura necessária
Livro curto, mas de uma grandiosidade que não cabe nessa resenha. Djamila fala sobre identidades não autorizadas, como as identidades de mulheres negras, mulheres trans, indígenas, etc. Ela traz o pensamento de autoras que teorizam com base em uma corrente contra-hegemônica de luta contra opressão e violência contra indivíduos deslegitimados. Djamila finaliza o livro explicando que o lugar de fala é direito de todos, uma vez que estamos falando de localização social. O importante é não oprimir outros indivíduos, principalmente se você pretende usar o seu grupo social e o seu local de fala para oprimir outros indivíduos. Recomendo.

Janssen 15/12/2020

Incrível leitura e a compreensão de que distorcem bastante as palavras da autora

Jacqueline 08/03/2018

Sobre uma epistemologia negra e feminina
Esse é um livro importante para compreender mais sobre o feminismo negro. A autora reflete entre outras coisas sobre como o conhecimento produzido por mulheres negras é invizibilizado e como essas mulheres tem lutado em várias frentes para reverter essa situação.É preciso que a subalterna, a periférico fale para que não se perpetue a prática de narrar a história de uma única perspectiva; que a visão do dominador e vencedor.Enquanto assistia ao filme Pantera Negra pensei neste livro; porque é bom exemplo do uso positivo do lugar de fala: negros narrando vidas negras; mesmo que numa ficção de fantasia; como super heroi e cientistas;algo pouco visto no cinema. Uma narrativa que nos enaltece na nossa negritude .
Pra quem está iniciando estudos de gênero e raça a autora Djamila Ribeiro teve o cuidado de usar majoritariamente referências de intelectuais não brancas justamente pra apresentar outras nuances do feminismo.
Apesar de ser um livro sobre teoria achei a escrita acessível;didática e fluida. Porém vi algumas pessoas que tiveram acharam a linguagem dificil;até mesmo academicista. Eu discordo; e cito Adorno para pensar que "Banalizar a linguagem é banalizar o pensamento que ela veicula."

@ALeituradeHoje 02/10/2020

Só trouxe verdades
"Kilomba sofistica a análise sobre a categoria do Outro quando afirma que mulheres negras, por serem nem brancas e nem homens, ocupam um lugar muito difícil na sociedade supremacista branca por serem uma espécie de carência dupla, a antítese de branquitude e masculinidade."

Só lendo...

Lari Neves 31/05/2020

Ótima leitura para quarentena
Esse livro é simplesmente essencial para se entender o que é local de fala. Djamila retrata super bem essa questão, esclarece várias pautas.
Super recomendo.

Vitoria 01/09/2020

O que é lugar de fala?
Esse livro da Djamila certamente provoca diversos auto questionamentos, e reflexões sobre o tema, fiquei bem instigada a ler mais textos da Patricia Hill Colins e da bell hooks. Livro excelente!

Emanuel 01/06/2020

Todos merecem ser ouvidos
Claramente eu ainda preciso estudar muito sobre o tema, mas, espero que agora sei a realidade das mulheres negras não venha a repeti o que tanto fazem com elas. Uma pessoa não muda o mundo, porém, pretendendo mudar pelo menos a mim mesmo.

Bete.Aragao 16/06/2021

Importante para entender o conceito e se concientizar
"Pensar sobre lugar de fala seria ROMPER COM O SILÊNCIO instuido para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia, muito bem classificada por Derrida como VIOLENTA."

Djamila, 2017

Nicolle.Iwazaki 10/06/2020

Confesso que no começo estava relutante porque peguei um pouco de ranço da expressão ?lugar de fala? por causa dos ?militantes? da internet, mas achei o livro maravilhoso. Djamila Ribeiro tem formação em filosofia, o livro é repleto de referências com teorias bem embasadas. Apesar disso, o livro é em linguagem simples e bastante didática, li em algumas horas. Finalmente achei um livro que o feminismo não é tratado de forma branca e eurocêntrica.
Felipe1503 21/06/2020minha estante
A obra da Chimamanda Ngoze Adiche e da Angela Davis também são muito boas. Tem e-books gratuitos de ambas na Amazon. Vale a pena.

Nicolle.Iwazaki 21/06/2020minha estante
Já li 3 da Chimamanda. Da Angela Davis não li, mas pretendo

Felipe1503 21/06/2020minha estante
Da Djamila Ribeiro, li Pequeno manual antirracista. Bom tbm.

Matteo.Passos 11/10/2020

a cada livro da Djamila admiro mais a escrita dela. completamente acessível e de fácil entendimento. esse livro abriu muito minha mente e acho que todo mundo deveria ler. :)