Fome

Fome Roxane Gay

Resenhas - FOME

Kiki 15/03/2022

Mudanças
Um livro forte e dolorido!
Através de relatos sobre sua história pessoal, Roxane me fez refletir sobre os corpos: o meu e o dos outros.
O livro me fez exercitar a empatia comigo mesma, as vezes tão difícil; e eu ADOREI! Além de ser certeira nas observações sobre a opressão que toda mulher sofre nessa sociedade patriarcal, onde nosso valor é medido pelo padrões ditados pela sociedade machista.
Foi um livro dolorido, mas muito emocionante. Me mudou!
Todo livro que faz as pessoas pensarem em um mundo menos opressor, é válido! Esse vale muito.

LimaCamila 11/01/2022

A gordofobia de cada dia
Esse livro é muito importante pra gente entender a relação que temos com o nosso corpo. A Roxanne escancara como somos gordofóbicos e como queremos sempre "consertar" uma pessoa gorda.

Kammler 09/01/2022

Fome
O livro é bem impactante. Preciso começar com isso. A autora traz uma autobiografia extremamente intimista, que explica sua trajetória como mulher gorda e negra.

O livro em si parece focar nos aspectos da vida que ?causaram fome? à Roxane. Fala sobre traumas, vivências, pensamentos e todas as questões que a autora viveu em função de seu corpo ou que foram determinantes para que sua vida se desenrolasse da maneira que se deu.

É muito profundo, e me fez refletir sobre a maneira que reajo à questões relativas à obesidade. Várias vezes a autora levanta as questões que a deixam faminta, e isso me levou a entender situações as quais eu nem imaginava a existência.

De maneira geral, um bom livro. Recomendo.

Lisi 15/12/2021

É muito difícil ler esse livro quando inúmeras partes da história são como facadas no seu peito. Mas ele é extremamente necessário.

O relato da autora é tão honesto e certeiro que não tem como não se sentir um pouco desconfortável, o que é exatamente o intuito do livro.

Flávinha 27/11/2021

Você tem fome do quê?
Esta é a autobiografia de Roxane Gay, ou como sugere o subtítulo, a biografia de seu corpo. Roxane, autora dessa obra impactante, relata a violência que sofreu aos 12 anos e como esse fato mudou toda a sua trajetória e a relação com o seu corpo, como ela passou a se refugiar na comida como forma de tornar seu corpo um lugar "seguro e invisível".

É uma história que vale a pena ser lida, é intensa, assim como são as histórias reais.

E para além da violência sofrida, é a história de uma mulher que aprendeu a superar seus medos e por meio da escrita está se curando, um dia de cada vez. ❤

gio 18/10/2021

Impactante e real!
Muito bom ler algo sem devaneios. A Roxane conta sobre sua própria história de forma sincera e direta e pouco importa se isso se torna impactante demais para quem estiver lendo, porque é real. É sobre a realidade da vida dela. E eu a admiro por ter compartilhado sua dor, por mais duro que seja encará-la.
Todo discurso só reforça o entendimento sobre o quanto o olhar social para corpos gordos é sempre pejorativo. Todo mundo os critica ao mesmo tempo que eles se tornam invisíveis em todos os espaços. Todo mundo diz ser sobre ?saúde? mas ninguém realmente mostra se importar com a inclusão física e emocional desses corpos. Essa leitura é uma contribuição forte e importante para que pequenas grandes transformações sobre isso comecem a acontecer.

Roseli.Silva 19/09/2021

Consequências
Essa leitura me fez refletir o quanto uma violência sexual marca o corpo de uma pessoa, o quanto influência em escolhas, consciente ou inconscientes.

marianarosa199 25/08/2021

gosto amargo
roxane gay me dilacerou por completo com suas palavras cruas, íntimas e fortes. comecei a leitura extremamente ávida, mas aos poucos, os relatos foram se tornando mais difíceis de engolir. é ainda com um nó na garganta que escrevo essa resenha. foi uma leitura que me atingiu no âmago. com o gosto amargo, cada capítulo nos revela suas dores e nos remete às nossas próprias. por muitas vezes, senti a minha pele se emaranhando com a dela. a leitura desse relato foi extremamente necessária para mim. mas é um livro repleto de gatilhos e não recomendaria para todos.

'' a história da minha vida é sobre querer, estar faminta por aquilo que não tenho ou, talvez, querer o que não me permito possuir.''

site: @psimarianarosa no insta

Tan 15/08/2021

Li cada folha com o coração na mão, são relatos duros e impactantes, segui torcendo para que ela se encontrasse e que fosse mais gentil com ela mesma, apesar desse mundo cruel que insiste em nos moldar.
As pessoas são mais que corpos.

Renata Morais 05/08/2021

Impactante
Leiam esse livro, apenas leiam!!! Confesso que não sou muito fã de biografias, mas essa é diferente de tudo que já li. Fome é um livro tão forte, emocionante, triste... E de aprendizado. Não sabemos pelo que o outro está passando e ainda assim, as vezes, julgamos como se fosse dado esse direito. Corpo alheio não precisa da nossa opinião!
Roxane é uma mulher incrivelmente forte, e tem todo meu respeito.

Renata 01/08/2021

Um relato forte sobre a vida de uma mulher forte, que nos mostra claramente as grandes dificuldades de viver fora dos padrões.

Ri :) 28/07/2021

Biografias não são meu forte, mas esta (que poderia ter sido um pouco mais estruturada) até que animou (na verdade, deixou triste).

Nascimento 06/07/2021

A gente não faz a mínima ideia do que o outro passa
Uma das coisas que mais gosto dos livros é a capacidade que temos de entrar em mundos e realidades que não são nossas. Costumo dizer que tenho pena de quem não lê. Ao ler esse livro, me veio esses dois sentimentos juntos, a pena de quem não lê e a felicidade pela possibilidade de adentrar mundos.
Sem spoiler, em algumas partes, me identifiquei pois sou mulher e vivi de dieta por muitos anos da minha vida mas a história de Roxane tem mais, muito mais. Não é sobre dieta e corpo (im)perfeito, é sobre como um acontecimento traumático pode refletir no corpo. Em outras palavras, senti que fala de corpo mas sem o corpo ser o foco, sabe?
Vale demais a leitura. Se você for mulher, com certeza, vai se ver em alguma passagem.
Obrigada, Roxane, e sinto muito pelo que você passou.