Ensinando a transgredir

Ensinando a transgredir bell hooks

Resenhas -

Lucas.Domingos 20/12/2021

ÓTIMA REFLEXÃO PARA TODOS NÓS!
Eu amei a leitura desse livro, me pus completamente reflexivo sobre tudo o que foi abordado.
A autora trabalha diferentes questões de no seu livro de forma totalmente clara!
Questões como o racismo, sexismo e questões pedagógicas são trabalhadas e, em todo momento, somos colocados a reflexão sobre o que acontece. Acredito que todos os profissionais da educação deveriam ler e refletir sobre o que é tratado nesse livro.
Favoritismo.
Mega recomendado!

Vanessa 26/10/2022

SENSACIONAL! Bell Hooks sabe escrever, sabe refletir, sabe criticar e sabe ensinar! Sem dúvidas um dos melhores livros para se ler sobre a educação! Professores e pedagogos precisam ler esse livro. Falar sobre uma educação libertadora é falar sobre uma educação qualificada, uma educação ativa|participante, uma educação gentil, reflexiva e crítica. Depois de ler esse livro, certamente vai deseja ter tido aula com Bell Hooks!

Tatiane 15/05/2020

É preciso transgredir
Em meio a essa pandemia, na loucura desse isolamento necessário, porém estressante e, hoje, há exatos 63 dias da última aula presencial que dei, ler bell hooks e conhecer sua paixão por um ensino vivo, intenso, transformador, transgressor e, consequentemente, libertador é um alento à dor que estou sentindo no processo frio e conteudista que se constrói no atual ensino à distância devido à quarentena.

Sempre fui defensora do uso das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem, mas não numa robotização burocrática do professor para cumprir conteúdo e carga didática acriticamente de um ano letivo que se esvai. Não podemos esquecer que a sala de aula se faz viva no calor humano, nas cores, na paixão, no olho no olho... Nada disso é possível à distância se o fim em si mantiver a base de um ensino tradicional.

Destaco a ideia, presente em um diálogo do livro, de que "ser professor é estar com as pessoas". (p. 222) A professora e escritora bell hooks me convida, nos convida a transgredir, a sair do lugar comum, a enfrentar os desafios, a fim de construir uma sala de aula por um processo de educação como prática da liberdade. Aliás, ela nos dá uma injeção de Paulo Freire na veia para acordar. O Brasil tem de acordar!
Bianca.Alflen 25/12/2020minha estante
Achei muito interessante ler sobre Paulo Freire sob a perspectiva de bell hooks. Avante!

Meena 19/05/2021

Choro e esperança
Escolhi o livro pelo título me atrair, mas não esperava os choros durante a leitura.
Entre as milhares de anotações e entender um pouco mais sobre a luta de Hooks, meu coração se completou de esperança por existir professoras como ela espalhadas pelo mundo.
A escrita flui muito bem, com um entrevista, diversas referências e relatos da sua história.
O único problema foi a impressão, alguns borroes e falta de tinta.

tai.mobi 12/04/2022

Por se tratar de um livro de estudo, eu escrevi e marquei ao longo de todo ele, e ainda sinto que não foi suficiente. Tiveram páginas que eu senti vontade de pintar a página inteira, principalmente ao longo do quarto capítulo, no qual bell discorre sobre o patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Me dá muito orgulho saber que a obra desse gigante influenciou diretamente a prática da bell, que eu já admirava antes. Descobrir essa conexão e amizade talvez entre esses dois ícones me deu um quentinho sem igual no coração. Amei os debates apresentados no livro e principalmente as reflexões no âmbito da pedagogia libertadora. Mais do que nunca é esse o caminho que eu quero seguir na minha prática.
Excelente!

Nilton 10/04/2021

ENSINANDO A TRANSGREDIR
ENSINANDO A TRANSGREDIR: A educação como prática da liberdade (2017)
Autora: bell hooks
O livro é sobre a prática pedagógica. Mas não é só sobre isto. O livro também é sobre aprendizado. Não só também. O livro é sobre a aplicação das ideias de Paulo Freire e a prática libertadora na contemporaneidade. Mas tampouco se resume a estes temas. É também sobre as questões raciais, o feminismo e classes sociais. Mas pode ir muito além. É ainda sobre a experiência humana e os valores civilizatórios. É sobre isso e muito mais.
Com este livro, eu conheci Gloria Jean Watkins, ou melhor, bell hooks (é esse o pseudônimo da autora - uma homenagem à avó. E deve ser sim escrito em letras minúsculas, pois ela deseja valorizar o que escreve e não o seu nome). E foi um deleite ler seus 14 ensaios sobre educação que resgatam aquilo que temos de mais bonito na nossa humanidade: o pensamento.
?(...) Em nossa sociedade tão fundamentalmente anti-intelectual, o pensamento crítico não é engajado? (p. 266)
Profundamente pautada em Paulo Freire, educador por quem tem profundo respeito e inspiração (e o analisa criticamente), bell hooks nos provoca o tempo todo a sair da zona de conforto, pois acredita que o aprendizado libertário só se dá com ação ? reflexão ? ação. Teoria, prática e EXPERIÊNCIA caminham juntas. Aos educadores cabe criar este espaço e se permitir o desenvolvimento a eles mesmos.
?O entusiasmo é gerado pelo esforço coletivo? (p.18)
Suas reflexões são pautadas na própria experiência e bell hooks não se intimida em falar dos próprios fracassos. No entanto, eles não são lamentos, mas gatilhos motivacionais para o redirecionamento da ação. A vida é um fluir.
Profundo, fácil e com uma boniteza incrível, a autora nos oferece uma oportunidade incrível para repensar, em tempos tão sombrios, o papel da educação na atualidade. Como indiquei no começo desta escrita, é um livro para o público em geral, pois o que nos caracteriza como humanos é que estamos o tempo todo aprendendo e ensinando. É um livro para leitura e releitura por toda a vida!
#EnsinandoATransgredir #bellhooks #PauloFreire #Educação #Pedagogia #QuestãoRacial #Feminismo #Pedagogia #PedagogiaCrítica
10° livro lido
09/04/2021
Siga no Instagram ou Facebook @IndicoQueLi

Aisiel 05/05/2021

Em tempos sombrios, resolvi buscar alternativas nos instrumentos que me estão postos. Depois de ler 'Ensinando a transgredir' sinto-me tocada pela energia intelectual, inquieta e inesgotável de Bell Hooks. Fiquei impressionada com o olhar sensível para as lutas feministas e a educação, e como ela nos convida a partilhar suas ideias. Escritora, educadora, feminista, intelectual negra e insurgente. Influenciada por Paulo Freire, Bell Hooks propõe uma pedagogia feminista de enfrentamento a todos às estratégias de opressão racista, sexista e classista, fundamentando e descrevendo suas práticas pedagógicas nas Universidades estadunidenses, espaços de tensões e rupturas difíceis.
O livro me fez pensar na necessidade de uma reinvenção do construtivismo, no repensar a escola, considerando que se trata de uma instituição desgastante, fundamentalista, patriarcal e que, as teorias de aprendizagem não são possíveis fora do contexto de uma pedagogia antirracista, anti-sexista e anti-classista. Entretanto, focar o 'transgredir' apenas na pessoa do educador é um erro. A escola é composta por um grupo colegiado, gestores, orientadores educacionais, coordenadores, alunos, pais e sociedade civil. Nossos encontros não podem continuar restritos a 'conversas de corredores', precisamos reconhecer que somos parte desta instituição patriarcal, classista, excludente, racista, sexista e violenta, e que precisamos pensar juntos, desconstruir conceitos e preconceitos.
Educadores de todos os segmentos e disciplinas, vejo em Bell Hooks uma possibilidade. Como bem disse Conceição Evaristo, "é tempo de nos aquilombar". A educação feminista é urgente e necessária. O feminismo é libertador e benéfico a todos.

vagnerrg_ 01/01/2022

No dia do livro (qual dia não é dia do livro pra quem ama ler, não é mesmo?) quero compartilhar mais um livro dos que são absolutamente necessários e que estou lendo no momento. Em “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade”, bell hooks estabelece as bases para pensar uma prática pedagógica que seja realmente crítica, anticolonial, libertadora, feminista, uma prática que seja absolutamente radical. A leitura está me dando mais razões para reforçar a compressão de que existem “parcialidades que ajudam a manter os sistemas de dominação”, dentre os quais, em destaque o racismo e o sexismo. As narrativas do livro são cheias de exemplos de como podemos encarar de frente a educação como uma prática libertadora. O ensinar a transgredir é, antes de tudo, ensinar a superar os limites que são colocados na busca de uma sociedade justa e emancipada. Obrigado bell hooks pelo livro inspirado e inspirador que você escreveu.

Kaah_mgo 23/06/2023

Não queria que acabasse
Acho que desde que li o primeiro texto da bell hooks posso criar uma nova datação em minha vida: a.bh e d.bh. Como a própria autora nos diz em Tudo sobre o amor, existem pensadores e pensadoras que são como anjos em nossas vidas, que nos fazem experimentar afeto e a potência do conhecimento crítico sem precisar separar mente e corpo. bell hooks está na minha lista de anjos e conselheiros intelectuais.
Partindo das suas vivências enquanto professora engajada na construção de uma pedagogia crítica e libertadora, a autora nos brinda com reflexões muito ricas sobre os desafios de ser professora que desestabiliza os cânones de diferentes formas.
Se você é uma pessoa que escolheu educar outras pessoas, é uma leitura essencial para recuperar a humanidade, a paixão e as dores na prática em sala de aula sem, no entanto, relativizar problemáticas reais e urgentes como a desigualdade, as violências e as várias formas de discriminação.

bell hooks é gigante!

Helissa 27/08/2022

Bell hooks é maravilhosa
Um livro de ensaios que discute a educação e o ensino de literatura. Fiquei profundamente tocada por essa escrita tão sensível e inteligente!

Lais.Helena 02/02/2021

A educação como prática libertadora
"Cheguei à teoria porque estava machucada - a dor dentro de mim era tão intensa que eu não conseguiria continuar vivendo. Cheguei à teoria desesperada, querendo compreender - aprender o que estava acontecendo ao redor e dentro de mim. Mais importante, queria fazer a dor ir embora. Vi na teoria, na época um local de cura".

Edmundo.Alberto 25/10/2021

Todo professor deveria ler!
bell hooks tem uma escrita perfeita tanto na forma do amor em expressar as palavras, como na didática aplicada em cada parágrafo.

Gostei muito da hora e acredito que todo professor deveria ler, mas recomendo a todos que leiam, pois é uma leitura de fato inspiradora.

Gabi Sagaz 09/06/2020

Essencial para educação
Não sou da área pedagógica mas como gostaria que todos meus professores e professoras tomassem a iniciativa de ler este livro. Bell Hooks escreve de modo fácil e muito leve sobre a prática pedagógica.

Mudou meu modo de ver a educação.
Sem fôlego aqui.

gabag 27/09/2020

?A educac?a?o como pra?tica da liberdade e? um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender? e bell hooks cumpre com maestria ao ato que ela se propo?e, ensinar.

me ensinou, dentre inu?meras coisas que o princi?pio de ensinar e? estar sempre no lugar de quem constantemente tem a aprender. que a visa?o da educac?a?o libertadora e? o que liga a vontade de saber, a? vontade de vir a ser.

mostrou-me como abrac?ar a mudanc?a, e como fazer desse abrac?o um caminho para transformac?a?o de uma educac?a?o que nunca foi politicamente neutra, pelo contra?rio, se?culos a fio nos negou abrac?os e segregou nossas escassas oportunidades de mudanc?a. contribuindo assim, para vozes que na?o geravam mi?nimo interesse de serem ouvidas... quando raramente conseguiam falar. quem fala? quem ouve? e por que??

hooks traz que, ?nenhuma teoria que na?o possa ser comunicada numa conversa cotidiana pode ser usada para educar o pu?blico?. e junto a paulo freire comprova que a educac?a?o banca?ria na?o se faz eficaz, nada de passividade, na?o mais. falamos de educac?a?o significativa, ativa, fugaz! transformar a sala de aula numa comunidade, mostrar na pra?tica que qualquer um pode ensinar, basta desejar aprender. ?na?o podemos entrar na luta como objetos para nos tornar sujeitos mais tarde?.

voce? faz aniversa?rio e o maior presente quem ganha somos no?s, o desejo de transgressa?o. obrigado.
#bellhooks