Ensinando a transgredir

Ensinando a transgredir bell hooks

Resenhas -

relatos de rato 21/07/2022

Um dos melhores livros que já li
Esse livro é perfeito. Foi o primeiro livro da bell hooks que eu li, e preciso ler mais. Pra quem tem interesse em pedagogia é um leitura que recomendo fortemente. Educação é uma das áreas que eu tenho mais interesse, e esse livro me elucidou sobre muitas coisas nesse. Definitivamente é um livro que eu lerei de novo no futuro.

Leo 22/03/2020

Tão maravilhoso que parece surreal
Meu único arrependimento é: ?por que eu não li antes??. bell hooks traz de maneira incrivelmente apaixonada e ao mesmo tempo subversiva questões tão pouco debatidas no ambiente acadêmico. Apesar de já ter mais de 5 anos de escrito, essa obra continua extremamente atual e indispensável para todos aqueles apaixonados por educação. Com muita sinceridade, clareza e expressão, bell hooks não dispensa verbos para criticar os métodos bancários de ensino (apoiada em Paulo Freire) e partilha sua carreira como professora como prova de que é possível o ensino como prática de liberdade.

Barbara 29/03/2020

Sensacional!
Hooks dialoga com a obra de Paulo Freire fazendo a devida crítica feminista. Um livro sensacional pra repensar o espaço da sala de aula como local de transformação a partir do feminismo negro e da pedagogia freiriana. Pra quem dá aula e se preocupa com o que está fazendo, esta leitura é essencial!

Fraga 10/08/2022

O amor por educar e aprender
Esse livro me deu uma esperança na educação que ainda podemos ter, pq depois desse novo ensino médio eu tinha perdido a esperança quem qualquer avanço educacional que possamos ter.

No entanfo bell hooks nos mostra, com uma escrita maravilhosa, o prazer em dar aula e ensinar, mesmo que seu livro comece com ela explicando que não queria dar aula.

Para todas as pessoas que pretendem se envolver no ramo da educação (como eu) recomendo demais esse livro pois todos o capítulo trazem informações de ouro em uma bandeja.

Com esse livro aprendemos a dar aulas mais inclusivas, a tratar de assuntos como classe social, racismo, machismo e lgbtfobia em salas de aula. Aprendemos a fazer do aluno um corpo presente ali sem excluir ninguém e sem despejar informações como uma educação bancária.

O capítulo dos dialogar e do Eros onde ela fala sobre termos amor em aprender e ensinar foram de longe os mais bonitos, me emocionei quando ela contou sobre um ex aluno seu que faleceu, ela fala dele como se tivesse sido parente da família. Porque ser professor é isso, sempre estar criando novas famílias e aprendendo a lidar com elas de diferentes modos.

Esse livro é incrível demais, por mim dava 20 estrelas ?

Liv 26/02/2022

Que leitura!
Para quem se interessa pelo tema ou é estudante de licenciatura, esse livro é fundamental. bell hooks consegue, nesses ensaios, apresentar uma forma de educação que estimula, envolve e encanta os alunos. Também foi muito interessante ver as influências de Paulo Freire em sua obra e até mesmo as críticas feitas a ele. Recomendo muito a leitura!

Geanne 30/08/2022

Todos que aspiram ou são docentes deveriam ler
Uma obra transformadora, faz pensar muito sobre uma mudança de perspectiva na educação e do potencial que o ensino como prática libertadora pode ter. Leitura acessível e permeada de reflexões interessantes. Excente para todos que ensinam em qualquer nível de instrução.

Anderson 14/10/2022

bell hooks expõe nesta coletânea de ensaios o cerne de seu pensamento pedagógico, muito do qual colhido na fonte de Paulo Freire, em especial a educação como prática da liberdade e a contraposição à educação bancária. Os ensaios, evidentemente, abordam o pensamento pedagógico de hooks perpassados pela perspectiva racial e do universo segregacionista no qual a autora cresceu.

GiArgia.Gschwendtner 23/04/2022

Um convite a repensar o ensino
Como aspirante a professora, ao compartilhar conteúdo me senti motivada pelas palavras de bell hooks a seguir uma educação como prática da liberdade, isso é, estabelecendo um ambiente de troca com os alunos e alunas que ultrapassa a técnica e une a experiência individual.

Como disse Paulo Freire na contracapa da edição que li: ?uma energia que a torna radical e amorosa ? e de fato essa é a sensação de ler uma autora demasiadamente necessária e acessível ???

Lathara 12/10/2022

Apaixonante
Bell Hooks tem uma forma completamente acolhedora de escrita. É uma leitura fundamental durante esse período em que estou estudando licenciatura.

julia.quadrado 07/05/2021

Um pedagogia crítica e libertadora
Se eu posso dar alguma recomendação para qualquer pessoa que queira dar aula (de qualquer área) é o encontro com a leitura desse livro. Um livro de ensaios de diversos aspectos sobre uma educação, sobre experiências de sala de aula e da relação sala de aula - professor - aluno e como afeto tem que estar presente nessa relação toda. Depois de ler esse livro eu fico pensando como está sendo importante logo no começo da licenciatura o contato com uma autora que falar desse amor pela sala de aula, claro que de muitas formas vários autores falam sobre issi, mas o jeito que a bell hooks fala sempre me emociona e me toca demais. A escrita dessa mulher é incrível, ansiosa pra ler outros livros.

A sala de aula, seja qual for, deve ser muito além de um ambiente de imposição e envio de informações de uma parte para a outra, a sala de aula deve ser um lugar critico e libertador. Posso ler esse livro 10 vezes, e 10 vezes vou me aprender um pouco mais, me emocionar e com toda certeza renovar minha crença em uma educação engajada e libertadora.

Y. 19/12/2020

Forte, necessário e apaixonante.
Primeiro livro de bell hooks que leio e não poderia sair mais impactada, apaixonada e conectada a suas palavras.

Se tivéssemos tantas almas comprometidas como a de bell hooks para lutarem por justiça e liberdade, já teríamos avançado e muito como sociedade.

Sigo aprendendo e evoluindo, na busca de mais livros desta e de outras autoras que possam trazer mais reflexões críticas sobre o mundo que vivemos e como combater as desigualdades existentes.

Luriam 21/01/2021

PERFEITO
Gente, livro necessário para professores, feministas, negras e negros. A abordagem é maravilhosa, ela cita Paulo Freire, elogia e crítica, amplia o olhar para muitas questões. PERFEITO.

Joana.Amarante 30/03/2023

Que livro! Que mulher!
Primeiro livro que leio dela e sem palavras...
Com uma linguagem linda que te acolhe e te aproxima do que é ser professor, vamos desbravando com ela, em cada capítulo, sobre a construção de uma educação libertadora.
O capítulo "A língua" deve ser lido e relido sempre ??

Vhss 06/11/2021

Transgressão é educação
bell hooks alinha seus mais de 20 anos de experiência como professora universitária neste livro que busca a libertação de alunos e professores diante do status quo da educação.
Incomodada com a educação bancária e baseada em muitos estudos de Paulo Freire, hooks aborda importância do pensamento crítico, tá contestação, da pedagogia engajada, da transgressão de pensamentos e padrões, mostrando a importância do multiculturalismo nas salas de aula.
De todo modo mostra a importância da integração aluno e professor para a assimilação real do aprendizado que sabidamente é uma vi dupla de aprendizagem.

naoesteves 19/07/2021

Para todos, envolvidos ou não pela educação
Foi o primeiro livro da bell hooks que li e posso dizer que mudou minha maneira de olhar não só a sala de aula, mas as relações de maneira geral. Não é um livro apenas para professores ou pessoas que trabalham com educação, mas para qualquer um que busque transgredir fronteiras impostas em muitos relacionamentos humanos. É um livro adaptável a milhares de contextos.

Trata de maneira impecável temas como feminismo, negritude, branquitude, representatividade, e principalmente, afeto - conseguindo abraçar a todos, sem deixar de lado uma crítica essencial à pedagogia libertadora que propõe seu pensamento. E além de tudo, é uma leitura muito, muito leve. Tudo que ela teoriza no livro é provado pela maneira como nos sentimos envolvidos pela leitura. É como se ela estivesse conversando conosco ao longo das páginas.