Ensinando a transgredir

Ensinando a transgredir bell hooks

Resenhas -

gabrielle c. 15/01/2021

educação libertária.
"a academia não é o paraíso. mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. a sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades. nesse campo de possibilidades temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e dos nossos camaradas uma abertura da mente e do coração que nos permita encarar a realidade ao mesmo tempo em que, coletivamente, imaginamos esquemas para cruzar fronteiras, para transgredir. isso é a educação como prática da liberdade"

Sara277 02/05/2022

Amei
A pedagogia crítica de Paulo Freire se mostra muito presente na pedagogia de bell hooks. Cada ensaio traz uma perspectiva de uma pedagogia engajada, que nos estimula a fazer e refazer ideias, conceitos e vivências.
A compreensão da complexidade do ser humano e também de suas relações e do status quo transmitida na educação crítica defendida por hooks é tratada de forma objetiva e clara, com um comprometimento com a interseccionalidade das questões humanas e que regem as relações e a maneira como criamos o pensamento crítico e a partir dele, novas ideias e realidades (ou tentativas de).

Andre 23/07/2022

Fazendo um docente experiente refletir sobre sua docência
bell hooks, assim mesmo, em letras minúsculas, fala sobre pedagogia crítica e de que como está pode mudar a forma de troca em sala de aula. Conta, em uma série de ensaios em seu livro, sobre suas experiências pedagógicas no ensino superior, onde me encontro fazem quase 17 anos.

Suas reflexões mexeram comigo, no sentido de buscar entender se eu, como docente de cadeiras de Ecologia, sou capaz de praticar a pedagogia engajada e crítica, e se eu estou sendo capaz de ajudar na conscientização dos jovens que passam em minhas salas de aula! E a minha decisão é: preciso mudar, me autoatualizar e melhorar!

Recomendo fortemente que leiam Ensinando a Transgredir.

Alexia201 24/11/2022

O melhor livro sobre educação que já li
Bell hooks sempre me passa a certeza que não estou sozinha, ensinando a transgredir apresenta um modelo de educação libertadora que possibilita aos alunos e professores aprenderem e evoluírem juntos em sala de aula, é um projeto de educação humana, que proporciona aos seus integrantes a oportunidade de aprender a lidar e respeitar as diferenças e de traçar um caminho para uma sociedade anti racista, anti machista e anti capitalista.

Mari BT 04/12/2022

Para aprender e crescer sem limites
Ao final desse livro, Bell nos diz o seguinte: ?A academia não é o paraíso. Mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado.? E aqui, para mim, ela resume boa parte de tudo que foi dito nessa obra prima que se chama ?Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade?. Ela conclui o livro da única maneira possível; e, este é feito da forma mais didática que existe. A mulher é FODA! Sem contar que é cria de papai Freire ??

Segundo Bell, ?a educação como prática da liberdade é um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender?.

Brenda.Rodrigues 21/12/2022

A sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse campo de possibilidades temas a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e dos nossos camaradas uma abertura da mente e do coração que nos permita encarar a realidade ao mesmo tempo em que, coletivamente, imaginamos esquemas para cruzar fronteiras, para transgredir.

maitecoropos 03/01/2023

Ensinando a transgredir
"Com medo de abusar do meu poder, fingia que não existia diferença de poder entre os alunos e mim. Foi um erro. Mas foi só quando comecei a questionar o meu medo do "poder" (...) que comecei a entender que o poder não é negativo em si. Dependia do que se faz com ele."

leitura leve como uma dança, conteúdo valiosíssimo. bell hooks é brilhante e eterna.

letAcia1172 18/04/2023

"... o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. a sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades." livros como esse me fazem perceber que, apesar de todos os desafios que envolvem o trabalho com a educação, eu escolhi a profissão certa pra mim :)

vique 08/05/2023

Definitivamente o melhor livro que li esse ano! ler bell hooks no início da formação docente é como um abraço e uma lembrança de que com todos os desafios e todos os "sucessos", a experiência da educação como prática da liberdade existe justamente pra isso, para possibilitar e viver mudanças necessárias na nossa vida e na vida dos alunos. espero levar todas essas reflexões e muito mais na minha futura atuação como professora!

Thais645 29/05/2023

Um aprendizado sobre práticas assertivas na educação e suas implicações em uma cultura antirracista.

Sayonara 09/06/2023

Ensinando a Transgredir - Bell Hooks
Interessante. Gostei mais de alguns ensaios que de outros, mas, no geral, a pesquisadora conduz os temas abordados de maneira leve e acessível (importante, inclusive, que assim seja, haja vista o tipo de pedagogia libertadora que defende). Meu único incômodo, porém, ocorreu nos momentos que o ativismo feminista dela assumiu um tom excessivamente ressentido e raivoso.

1 11/06/2023

Possui alguns pontos de vista interessantes sobre educação, porém no geral considero um livro bastante tendencioso e alinhado às ideologías dominantes atualmente.

eduardagava 31/10/2023

Fod@!!
Bell Hooks dá o contexto de sua infância, experiência no colégio e na faculdade para entendermos como é porque ela usa do ensino para transgredir (e influenciar seus alunos a esse movimento também). Fala sobre sentimentos, corpo e mente e entusiasmo no processo de aprender e como esses fatores desafiam a educação bancária ao considerar o professor e o aluno realmente humanos, e exemplifica como isso não atrapalha o ensino, ao contrário do que se pensa. Além disso, aborda questões feministas, das quais ultrapassam as barreiras do ambiente acadêmico e faz o leitor entender que os problemas sociais se refletem nos alunos, por isso, a escola é um ambiente potencial de mudança, e das problemáticas sobre gênero, raça e classes sociais. A quebra de paradigmas acontece muitas vezes nesse livro, a autora traz uma sensibilidade ao entender como é possível transformar a educação por meio de novas formas de enxergar e lidar com os alunos, com a visão do que é ser professor.

Evelin.Lourena 18/11/2023

Este é um livro para todo educador ler.
As vivências de Bell hooks como aluna e como professora permite diferentes olhares da sala de aula.

Com a leitura pude compreender que algumas práticas pedagógicas são essências se quisermos mesmo transgredir as normas tradicionais burguesas do ensinar e aprender.

O livro abre um horizonte de possibilidades para o educador e suas dinâmicas em sala de aula. Bem como permite que este reveja suas práticas metodológicas.

Recomendo e muito!

Jeanine 15/01/2024

Quase um ano lendo esse livro...
Não sou muito fã desse tipo de leitura para lazer.
Nesse livro contêm 14 artigos e conversas da autora que revelam estratégias, dificuldades e influências no processo de se fazer professora dentro e fora da sala de aula. Bom para reflexões de nós, professores pensarmos em nossa atuação. Mas acho que foi direcionado para professores universitários.