Ensinando a transgredir

Ensinando a transgredir bell hooks

Resenhas -

gabag 27/09/2020

?A educac?a?o como pra?tica da liberdade e? um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender? e bell hooks cumpre com maestria ao ato que ela se propo?e, ensinar.

me ensinou, dentre inu?meras coisas que o princi?pio de ensinar e? estar sempre no lugar de quem constantemente tem a aprender. que a visa?o da educac?a?o libertadora e? o que liga a vontade de saber, a? vontade de vir a ser.

mostrou-me como abrac?ar a mudanc?a, e como fazer desse abrac?o um caminho para transformac?a?o de uma educac?a?o que nunca foi politicamente neutra, pelo contra?rio, se?culos a fio nos negou abrac?os e segregou nossas escassas oportunidades de mudanc?a. contribuindo assim, para vozes que na?o geravam mi?nimo interesse de serem ouvidas... quando raramente conseguiam falar. quem fala? quem ouve? e por que??

hooks traz que, ?nenhuma teoria que na?o possa ser comunicada numa conversa cotidiana pode ser usada para educar o pu?blico?. e junto a paulo freire comprova que a educac?a?o banca?ria na?o se faz eficaz, nada de passividade, na?o mais. falamos de educac?a?o significativa, ativa, fugaz! transformar a sala de aula numa comunidade, mostrar na pra?tica que qualquer um pode ensinar, basta desejar aprender. ?na?o podemos entrar na luta como objetos para nos tornar sujeitos mais tarde?.

voce? faz aniversa?rio e o maior presente quem ganha somos no?s, o desejo de transgressa?o. obrigado.
#bellhooks

Luciano Caldas 04/11/2021

Inspirador e Desafiador
A academia não é o paraíso. Mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. A sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse campo de possibilidades temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e dos nossos alunos uma abertura da mente e do coração que nos permita encarar a realidade ao mesmo tempo em que, coletivamente, imaginarmos esquemas para cruzar fronteiras, para Transgredir. Isso é a educação como pratica da liberdade. Obrigado Bell Hooks!

Fabricio.Macedo 20/06/2020

A ideia que me vem é a de que a educação possa ser um bom remédio para a ignorância que corrói e mata o povo. Por vezes, salva... Em outras, acho que não faz o efeito esperado. Educação é liberdade! Por mais Bell Hooks...

francezju 30/08/2023

Esse livro é importante pra todo mundo, mas sobretudo pra quem é da área da educação - é leitura essencial e indispensável.
bell hooks fala muito da sala de aula inclusiva, sempre feminista e anti racista. Ela cita várias vezes Paulo Freire, uma de suas grandes inspirações pedagógicas. A linguagem do livro é acessível e não é cansativa.

Jennifer.Ernesto 16/04/2022

educação como prática de liberdade
O livro é denso e teoricamente desafiador quando nos propõe a construção de um diálogo de forma a caminharmos para a construção de uma sociedade melhor.

Bell hooks nos traz a sua prática de sala de aula e a teoria pedagógica de Paulo Freire aplicada, como colocar em prática a liberdade? Transgredindo. E, o que significa transgredir? Principalmente, falar sobre aquilo que nós incomoda e estarmos abertos ao incômodo do outro.

Uma das lições que absorvi nessa primeira leitura. Livro de cabeceira, maravilhoso, desafiador e esperançoso para a construção de uma sociedade melhor.

Bruni 11/11/2021

A educação, para ser libertadora, deve representar.
Na obra “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade”, de bell hooks, publicada em uma nova versão em 2017, a escritora reforça uma análise crítica, decolonial e feminista intersecional como uma possível terceira via para proporcionar uma educação, de fato, libertadora.
hooks leva em consideração a teoria da educação libertadora de Paulo Freire para trazer argumentos - junto com narrativas pessoais dentro da sala de aula como professora - para criticar e trazer reflexões sobre a prática pedagógica vigente. Nesse contexto, a autora faz uma nova proposta para a pedagogia atual, a qual inclua cada indivíduo no processo de aprendizagem e que questione a perspectiva eurocêntrica e hegemônica, classificada como pedagogia do engajamento, por hooks.
O livro possui quatorze capítulos que, através de entrevistas, narrativas e reflexões, mediam o(a) leitor(a) a pensar sobre as desigualdades raciais, as quais interferem, de forma negativa, nas oportunidades e condições de vida dos indivíduos, devido à etnia como, por exemplo, a negra, a indígena e a mestiça. Já a desigualdade social que prejudica, essencialmente, o acesso à educação, à saúde e ou moradia devido á concentração de dinheiro e poder nas mãos de uma minoria. Desse modo, a autora destaca os prejuízos que a falta de representatividade pode trazer ao indivíduo. Assim, na prática pedagógica atual ainda predomina a figura do indivíduo europeu, o que pode trazer uma prática que não seja libertadora e sem nenhum sentido para o(a) estudante que não se vê representado pelo exposto em sala de aula.
Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo seu pseudônimo bell hooks é escritora, feminista, educadora e ativista estadunidense. Sua obra não é neutra, e deixa bem claro que a prática pedagógica é um posicionamento político, que se deve questionar a hegemonia do ensino para que se abra espaço para a pedagogia decolonial, feminista e com análise crítica. Apenas assim a representatividade poderá ser uma prática social libertadora.

Lari 18/10/2021

Excelente
Neste livro a bell hooks conta sobre sua própria experiência na educação, tanto quanto aluna quanto como professora.
Sua fala é muito mais voltada em inclusão dos alunos no processo ativo de compartilhamento de conhecimentos durante a aula, como uma forma de engajamento e que consiga incluir minorias e especificações de acordo com as vivências do grupo, tornando então cada turma e cada aula única que sempre possa ser complementada.
A proposta é que todos os alunos possam ter liberdade para compartilhar vivências e complementar os estudos.

Barbara.Morais 23/03/2022

Melhor leitura de 2021
Um livro esclarecedor, repleto de "tapas na cara" e indispensável para quem pretende, um dia, ser professor. A humanização e o reconhecimento do aluno com indivíduo é a mensagem que ficou sobre educação.

Renan 03/03/2024

Reflexões sobre ensinar e aprender
O que mais gostei desse livro é que a autora começa explicando que nunca quis ser professora e termina com um capítulo incrível, super emocionada, contando sobre a diferença que um professor pode fazer na vida do aluno e vice-versa. Me fez pensar em todos ótimos professores que já tive.

O livro traz uma ótima reflexão para todo mundo, não só professores, que se interessa por educação. Ela explica de maneira muito clara e interessante sobre pedagogia da inclusão e outros conceitos muito interessantes que não conhecia. Fala sobre o papel do professor e do aluno nesse processo de aprendizagem e muitas outras coisas que me fizeram pensar sobre o que leva a gente a considerar um professor bom ou ruim. Enfim, para todos aqueles que se interessam pela área, ou por curiosidade mesmo, é uma excelente leitura.

augusto.defragacardoso 31/12/2023

Ensinando a trangredir
Livro escrito na perspectiva de uma professora negra americana, que a partir da sua vivencia analisa a sociedade dos EUA racista e machista. bell hooks teve contato com Paulo Freire que a inspirou, com a pedagogia do oprimido. Fala do feminismo e quão transformador é esse pensamento para os e as estudantes com que ela trabalhou.

sstrowitzki 21/01/2021

Ensinando a Transgredir
Este livro é extremamente necessário, e não apenas para os educadores. A educação não pode ser uma coisa quadrada. É preciso ser significativo para o aluno. Por isso, professores e famílias precisam pensar fora da caixa. As pessoas precisam ser humanas e deixar de serem preconceituosas.

Thiago Narciso 19/04/2023

Esse se trata de meu primeiro contato com a obra de bell hooks e posso afirmar com toda a certeza que o valor agregado a sua obra é imprescindível para um ensino de história decolonial. A narrativa é fluída, esclarecedora e acolhedora. A autora através de sua própria história, fornece reflexões acerca do feminismo negro em sala de aula.
Contudo, meu problema com a livro foi justamente esse. Por conta do título indicar uma narrativa dialogada com Paulo Freire e propor uma pedagogia transgressora, esperava um pouco mais de teorização acerca do tema. Muitas vezes, senti o livro preso muito a vida da própria autora (não que isso tire o brilhantismo da narrativa e da construção de conhecimento), mas esperava algo mais na pegada de Freire.

Richard 31/05/2022

eterna!
é um dos melhores livros que já li na minha vida. a escrita da bell hooks é algo impressionante, ela consegue escrever/explicar coisas complexas de uma forma simples e fluida para qualquer pessoa ler mesmo. pra quem quer ser professor(que nem eu) leiam esse livro. ou melhor, querem ser uma pessoa melhor? leiam esse livro. bell hooks, eterna!

crixtine 10/04/2021

Leitura lenta, mas necessária
bell hooks apresenta a pedagogia engajada através de suas reflexões sobre as práticas de ensino que vivenciou desde o seu lugar de estudante na educação básica à posição de professora universitária, intelectual e ativista.
Em seus ensaios, três tópicos tem atenção especial: as questões raciais, de gênero e de classe social.
Este livro tem me ajudado muito nos meus processos acadêmicos. Alguns ensaios foram muito importantes e, com certeza, irei revisitá-los; outros são de leitura única.
No geral, é leitura essencial pra quem procura subverter as práticas de educação tradicionais.

Luiz.Machado 14/06/2023

A Bell Hooks nos traz ideias e pensamentos de como o ensino deve ser uma forma de transpor as barreiras que o sistema opressor nos impõe.