Todo dia a mesma noite

Resenhas - Todo Dia a Mesma Noite

1930 encontrados | exibindo 61 a 76

Rubinho 03/12/2021

Necessário
Eu tinha 12 anos quando ocorreu o incêndio. Lembro do clima que ficou aqui. 5 jovens da minha cidade infelizmente foram vítimas fatais.

Um livro necessário para não esquecer as 242 vítimas dessa boate. Que seja feita justiça por eles!

jessica 02/07/2020

É muito duro passar por cada página desse livro, você começa imaginar através dos detalhes como foi horrível aquele dia. O coração aperta pelas vidas que se foram e pelos familiares que até hoje sentem essa dor.

Fer Paimel 03/02/2021

Impactante
Essa é uma daquelas histórias que nunca deixam de nos arrebatar... a tragédia da boate Kiss pegou todos de surpresa, embora fosse um local que - aparentemente - nunca funcionou com todas as licenças necessárias e desrespeitando várias normativas de segurança...
Daniela tem um jeito sensível e pontual de escrever, uma objetividade poética que é difícil se encontrar em textos de cunho jornalístico.
Um texto muito pungente, doloroso... Recomendo! Essa história não pode ser esquecida!

decabg 05/05/2018

Dolorosamente real
Eu sou de Santa Maria. Tinha 22 anos na época da tragédia. Por muito pouco eu não estava ali junto.

Meus amigos se foram. Por muito tempo não fui eu mesma. E esse livro mostra pra muitos o que foi vivido. Das histórias ali contadas, eu conhecia a grande maioria.

O livro é tenso, pesado. Chega a doer fisicamente em muitos momentos. Mas extremamente verdadeiro.

Chama a atenção em especial o fato de buscar a total imparcialidade na hora de contar os fatos.

Recomendo a leitura? Depende. Tudo vai da força e da vontade de enfrentar uma dura realidade das pessoas.

Apestar de doer, a leitura me fez ver como os pais dos meus amigos enfrentaram e saindo enfrentam tanta tristeza.

Thais 06/10/2021

Sem palavras, obrigada Daniela Arbex
Leitura escolhida por uma amiga e que escolha perfeita mas tive que ler devagar, um ou dois capítulos por dia porque a cada página era uma lágrima, revolta, tristeza profunda.
Leitura difícil mas muito necessária para nunca esquecer, um dos livros mais tocantes e triste que já li.

Larissa @laridallabrida 02/12/2021

Quanta dor alguém pode suportar?
Sempre tive curiosidade em ler essa obra, mas sempre adiava.

Depois da notícia que ela irá virar série na Netflix decidi ler logo.

Quantas dor
Quanto sofrimento
Quanto descaso

Uma obra pesada.
Difícil de ler.

Porém que mostra muita coisa que até então não sabiamos.

Vivi 12/02/2022

Um relato respeitoso que nos conecta às vidas impactadas
Todo dia a mesma noite: a história não contada da boate Kiss.

Este é um livro extremamente necessário. Nele Daniela Arbex nos apresenta, com muito respeito e seriedade, algumas das várias histórias de vida interrompidas ou marcada eternamente pelo incêndio na boate Kiss.

Um desastre que poderia ter sido evitado se não houvesse tanta negligência por parte dos já condenados proprietários e alguns componentes da banda que tocava no dia do evento.

A cada capítulo conhecemos um pouco daqueles jovens e suas famílias. Conseguimos sentir os laços de amor e cumplicidade entre aquelas meninas e aqueles meninos com seus pais, mães, avós e irmãos. Nos conectando um pouco com cada uma das histórias e e não emocionamos muito a cada capítulo.

Não é um livro fácil de ler, embora a escrita seja fluida e envolvente. Eu não queria parar de ler,as ao mesmo tempo precisei parar em alguns momentos para tentar digerir o tamanho da dor que a empatia nos leva a sentir. Se para nós que nem estivemos lá e não perdemos ninguém no evento já é tão doido, não consigo nem estimar a dor de todos naqueles dias.

Que vontade de dar um abraço em cada um desses familiares e amigos tão feridos com a tragédia da Kiss. Que eles possam um dia encontrar conforto.

Li em uma semana e a vontade que tenho é de recomendar que todos leiam agora se indignar em e compreenderem a importância de cumprirmos as recomendações técnicas, pararmos de dar jeitinho achando que não vai dar em nada.

Como sou pesquisadora dos desastres, alguns trechos me chamaram bastante atenção.

- A importância da comunidade nós atendimento imediato. São sempre elas que chegam antes e se mobilizam para tentar salvar vidas e minimizar os impactos dos eventos críticos;

- A gana da mídia por vender notícias sem respeitar a privacidade e a dor das famílias envolvidas;

- A quantidade de infrações e as ações em cadeia de desrespeito às regulamentações e normas. Deixar de fazer um reparo, trocar um componente por outro mais barato e inadequado para a aplicação pode custar vidas. Nada nesse mundo vale uma economia de dinheiro que leva uma vida;

- A incapacidade do poder público de dar conta de suas atribuições diante de equipes extremamente reduzidas e desprovidas dos recursos para o enfrentamento de cenários como o relatado no livro;

- A importância da garantir de atendimento psicossocial de longo prazo aos impactados pelos desastres. Pois quando eles ocorrem muito se faz para lidar com as questões urgentes materiais e no corpo físico. Mas com o tempo fica a dor mais difícil de lidar, a dor da alma, e essa é tão séria e importante quanto qualquer outra.

A engenharia, as leis e políticas preventivas pode evitar desastres. Mas só o senso de comunidade, a empatia e o respeito pela dor do outro podem ajudar a reestabelecer a vida dos envolvidos.

Eu acho que todo engenheiro, arquiteto e gestor público deveria ler esse livro para sentir o peso que cada tomada de decisão deles pode ter em casos como esses.
itsonlydust 12/02/2022minha estante
esse livro me fez passar mal de tanto chorar, é horrível saber que as pessoas realmente tiveram que passar por isso por descaso de outras pessoas irresponsáveis

Vivi 12/02/2022minha estante
Cath me doeu demais também sentir um pouco dessas dores. E foi angustiante acompanhar a sucessão de decisões absurdas que se desdobraram nesse desastre.

guibea 08/12/2023

Um leve trauma sobre boates
Tive uma leitura rápida com esse livro, uma das menores inclusive.
ler cada história de cada família, amigos e país das pessoas é algo que mexe mesmo com a pessoa

Ana 07/09/2020

Difícil mas essencial
Creio que este foi um dos livros mais difíceis que li na vida. Tanto pelo conteúdo, quanto por ser real. A autora mais uma vez faz um trabalho lindo de reportagem e de preservação dessa memória trágica na História desse país. E mais uma vez, é preciso pensar o que a história deixa de exemplo pra nós, para que não façamos os mesmos atos e para que não cometemos os mesmos erros. Erros fatais, erros que são causados pelo clássico jeitinho brasileiro. Foram mais de duas centenas de vidas. Foram mais de 10 milhares de anos retirados dessas pessoas. Foram sonhos, foram realizações, foram almas levadas. Eram crianças acima de tudo. Como eu, como você, como todos nós. Nos colocar no lugar desses pais, dói. Ler este livro, dói. Guardar essa memória, dói. Dói mais ainda, acontecer o mesmo novamente.
Elani Araújo 07/09/2020minha estante
Muita vontade de ler este. Li holocausto Brasileiro e sei bem da escrita espetacular da Daniela.

Rodrigues 25/09/2020minha estante
Concordo plenamente com você

gabrielrjf 22/03/2021

...
Não é um livro fácil... mas é necessário.

O que mais me espantou além do normal, foi como os religiosos atacam e responsabilizam as pessoas até hoje... fora a impunidade dos responsáveis.

Uma tragédia que ecoa até hoje, em 2021

Emilia 06/03/2022

Talvez seja o livro mais triste que já li, por se tratar de algo que aconteceu de verdade, aqui no Brasil e de que me lembro?
Eu não tinha ideia de como as coisas tinham acontecido e o livro cria imagens muito reais, então fica o alerta: quem for muito sensível para o tema, talvez seja bom evitar a leitura.
No entanto, eu recomendo muito. A autora tratou da tragédia na Kiss de uma forma que eu nunca vi antes, virei fã do trabalho dela.

Elizabeth 17/02/2023

Todo dia mesma noite
O livro traz toda a dor para ser relembrada, para entendermos pouco sobre o luto, não podemos esquecer que cada um tem o seu luto. E que essa tragédia não pode ser esquecida.
Como uma mãe disse abrace seu ente querido.

Luma 04/03/2023

Necessário
É o segundo livro da autor que leio. Assim como o "Holocausto brasileiro" é um livro fácil de ler mas que é pesado e reverbera muito tempo... Um trabalho investigativo primoroso e uma maneira de honrar e fazer com essa tragédia não seja esquecida.

Tatha_literaria 05/09/2020

É impossivel não chorar lendo esse livro!
A todo momento me imaginei no lugar daquelas familias e tbm me perguntei o q eu faria se fosse eu naquela boate, e é muito dificil de imaginar, imagine ser aquelas pessoas... É tudo muito triste! Sem falar em todas as coisas horriveis que alguma familias tiveram que ouvir de algumas pessoas, que se quer respeitaram a dor que aquelas familias estavam sentindo, é dificil acreditar que existe pessoas assim.

1930 encontrados | exibindo 61 a 76