Todo dia a mesma noite

Resenhas - Todo Dia a Mesma Noite

1930 encontrados | exibindo 91 a 106

Vicioouss 24/03/2020

Todo dia a mesma noite
Narrativa sobre a tragédia da boate Kiss.

luma 27/01/2023

A paixão devastadora pelo o jornalismo.
O caso boate kiss me causou marcas, mesmo sendo do interior do nordeste isso me assombrou, lembro das cenas dos jovens quebrando a parede no jornal enquanto eu tinha apenas 7 anos. Desde de pequena o jornalismo e a vontade de fazer justiça foram presentes na minha vida, acho que acompanhar esse caso no jornal foi essencial para a construção dessa futura jornalista. Porém, como é uma ferida que nunca vai cicatrizar no nosso país e também o fato que era criança acabei por esconder as lembranças no fundo da minha memória. E acabei terminando hoje, no dia 27 quando se completa 10 anos.
Quando vi que a Netflix iria lançar uma série documental do caso - no início de janeiro - não parei de pesquisar e lembrar dessa história, tanto que comecei a ler o livro mas fiquei tão angustiada que parei e nem notifiquei aqui no Skoob. Dizem que pessoas "curiosas" tem seus caminhos traçados, deixei de lado minhas pesquisas porque teve noite de não dormir porque estava a pesquisar sobre as famílias e o caso. Quando a série saiu assisti o primeiro episódio com minha família e não quis assistir o resto, só que ficou martelando na minha cabeça e continuei, terminei a série e de imediato comecei o livro.
Posso dizer que o livro é uma fonte para quem quer conhecer a história com mais detalhes, você se coloca no lugar da família e dos jovens, você sente a angústia e a tristeza a cada linha, a cada palavra neste livro. Para que nunca seja deixado de lado o livro é essencial, ao meu ver é ótimo para ir atrás de justiça, a série e o livro são fundamentais para não esquecermos. Para não esquecer, para que não se repita, a justiça tem que ser feita.

É um livro reportagem incrível.

Mony 11/03/2024

Eu já tinha assistido a série e todas as imagens vieram a minha mente enquanto eu lia. Eu era criança quando o incêndio aconteceu e agora, já adulta, não consegui não me emocionar com os relatos daquela noite trágica que continua até hoje sem justiça.

LaBelleDeNuit 07/11/2023

Esse é o tipo de livro que deve ser lido com pausas para respirar.
É impossível ler e não se emocionar com tantas histórias que foram interrompidas drasticamente e com as famílias que, até hoje, sofrem com o ocorrido.
A leitura é densa e difícil por contar histórias reais de pessoas que perderam a vida nesse dia trágico, mas que serve como homenagem a aqueles que se foram, e principalmente para aqueles que ajudaram naquela madrugada.

Geovanna 08/02/2023

Emocionante
Este livro é tocante. O sentimento de empatia é extremamente aflorado.
O respeito com o qual a autora trata as vítimas e seus familiares é notável.
Este é um livro de memórias que não devem ser esquecidas.
Que venha justiça e que nunca mais se repita.

Gabriel 19/08/2020

Um misto de emoções...
Um livro arrebatador. Terminei de ler e estou com um misto de sentimentos: tristeza pelas vítimas e familiares, revolta pelo descaso que ocasionou a tragédia, vergonha da forma como a justiça conduziu o caso. Mas também um orgulho por todos que foram solidários e trabalharam para salvar o máximo de vidas possíveis: bombeiros, médicos, polícias e voluntários. Pessoas que com tão pouco conseguiram salvar muitas vidas. Enfim.. Uma história que merece ser lida e jamais esquecida.

Bruuh 25/01/2023

Que livro!

É dilacerador, angustiante, revoltante. Contado de uma forma que prende o leitor, você não larga o livro!
Algo a se pensar, refletir.
Engloba relatos de cada linha daquele fatídico dia socorristas, bombeiros, médicos, médicos legistas, pais... pais que perderam filhos únicos, caçulas, mais velhos, mais de um filho. Que desumano.
Tão desumano.

Faltam-me palavras para falar sobre essa obra.

Ianna 14/02/2023

Dolorosamente necessário
Leitura rápida mas que te consome muita energia. Li tudo em dois dias, tive que parar um pouco porque doi demais, e esse é um ponto importante, o livro tem uma escrita sensível e envolvente, que te prende absurdamente, mas é extremamente doloroso.
O trabalho da Daniela é impecável, uma narrativa humana, empática, que te faz respeitar e entender a tragédia.
Ao ler você perde as força.
A tragédia marcou muito a minha adolescência, conhecer os detalhes foi uma tarefa difícil mas importante!
Recomendo muito a leitura, esteja preparado para chorar!

Por memória e por justiça
Kleilson.Torquatto 14/02/2023minha estante
A escrita da autora é incrível.

João 21/03/2021

Antes de tudo gostaria de enaltecer o trabalho da Daniela Arbex por nos apresentar um trabalho tão coeso e importante.
Daniela consegue transformar um pedacinho da dor de cada personagem dessa história em palavras para que possam ser sentidas por cada leitor desse livro. Um pedacinho, pois não consigo imaginar a real dor de cada mãe e cada pai que perdeu seu filho na naquela madrugada em janeiro de 2013.
Lembro que quando acordei na manhã daquele domingo, 27, me preparando pra prestar um vestibular, fui surpreendido pelo som da tv noticiando a tragédia em Santa Maria. Na hora eu não conseguia pensar em nada. Fui fazer a prova na universidade e quando voltei já procurava notícias em todos lugares. O tempo todo eu ficava pensando e se fosse eu ali, como minha mãe reagiria, afinal de contas tinha quase a mesma idade daqueles jovens. Hoje eu consegui derramar todas as lágrimas que não vieram naquela semana vendo as notícias na tv de tão impactado que fiquei. E vieram porque pude sentir um pedacinho dessa dor dos familiares, dos sobreviventes, a angústia em não encontrar sua filha por todo hospital mesmo seu nome estando na lista de sobreviventes. A dor em perder os dois filhos de forma tão abrupta. A cena de tantos corpos enfileirados naquele ginásio. Os sonhos que não se realizaram. E hoje, tanto tempo depois, as famílias das 242 vidas perdidas naquela noite ainda não encontraram Justiça.

Aline Casellato 10/08/2021

Imensurável
Sugiro que antes de ler você se prepare?

Esse livro me transportou aquela noite de 27 de janeiro de 2013. Era como se eu estivesse lá e sentisse o desespero, visse as luzes das sirenes, as pessoas desesperadas e muitas vagando desorientadas pelas ruas de Santa Maria. Quase como se eu andasse e visse a boate Kiss com toda aquela fumaça tóxica.

Nesse livro não há como não ter simpatia por todos: mães, pais, amigos, sobreviventes, bombeiros, vítimas, voluntários, profissionais da saúde. Você conhece todas as facetas dessa terrível tragédia que é muito mais que somente uma manchete de televisão e jornais.

A autora é sublime ao descrever cada cena e proporciona a colocar-nos no lugar do outro. Mesmo após anos de tragédia ninguém foi meramente responsabilizado e os pais das vítimas clamam por justiça. Até mesmo são hostilizados por isso, por não ?seguirem suas vidas?.

Em minha concepção nenhum pai ou mãe espera jamais ter que enterrar um filho.

cinnamon1 28/01/2023

Que dor.
Eu me lembro quando vi passar as noticias no jornal, eu ainda era pequena e obviamente não tinha noção da gravidade daquele acontecido.

Hoje posso ver e ter uma pequena noção disso mas jamais vou conseguir imaginar o pânico, terror e medo que os pais sentiram e principalmente que os jovens sentiram.

Tenho certeza que mesmo que toda as pessoas do mundo desejam condolências pelos pais que perderam os filhos não vai ser suficiente, porque não vai trazer ninguém de volta.

Se eu senti a dor ou melhor uma fração da dor não consigo imaginar os pais, familiares e amigos. Não deveria ser assim pai enterrando filho.

Que os culpados sejam punidos, prisão é pouco para eles.

Laisa 28/01/2023

Relato respeitoso com as vítimas.
Todo dia a mesma noite é um livro que tem como função nos situar com a situação ocorrida no dia do incêndio da Boate Kiss por meio de vários pontos de vista.
O livro só reforça a série de erros que ocasionou no incêndio, desde a falta de regularidade da casa de shows até a escolha do uso do fogos de 2,50. Reforçou a ganância e descaso dos donos, a falta de noção dos integrantes da banda, o descaso da prefeitura e órgãos públicos para com a regularização das casas de show, erros que infelizmente geraram a morte de 242 pessoas.
O relato também demonstra o impacto que a tragédia teve não só na cidade mas no país, o tanto que pais, familiares, a cidade de Santa Maria e até mesmo o comércio foram impactados com a tragédia tão repentina. E com isso só nos sobra a indignação acerca do caso e de como nenhum dos causadores sofreu qualquer tipo de punição e o prolongamento do sofrimento dos pais que só buscam a justiça para seus filhos.
Resumindo, Todo dia a mesma noite é um relato cru, doloroso e necessário para que não esquecer das consequências do ocorrido em Santa Maria e do futuro arrancado de 242 jovens.

Barb 13/05/2023

Que não se repita...
Eu só queria deixar registrado a minha singela opinião deste livro que eu li numa tacada só e ao mesmo tempo demorei meses, para ler.
Que livro forte.
Que história forte.
Que pais fortes.
Que cidade forte.
Eu li do primeiro até o penúltimo capítulo num dia só.Eu demorei meses para ler o último capítulo. Eu demorei porque eu sabia o que os pais tiveram que ouvir depois de tanto tempo, como se as pessoas quisessem esquecer o que aconteceu. Eu queria que os pais não tivessem que ter ouvido.
O livro é maravilhoso, a Daniela Arbex escreve muito bem, com uma sensibilidade e sem sensacionalismo. Ela conheceu aquelas famílias, e contou da forma mais respeitosa e fiel a história daqueles que se foram, e dos que sofrem as consequências.
Tudo o que queremos é justiça por 242.
Este livro ajuda a quem ler tomar partido e quem sabe, lutar por justiça também.
Que esta história não se repita nunca mais.

Paty 16/08/2021

Excelente Livro
O livro é muito impactante. Li em dois dias, pois não conseguia parar. Pesado, mas muito bem escrito, respeitando as vítimas o tempo todo. Não tem como não se emocionar lendo.

1930 encontrados | exibindo 91 a 106