Dibs - Em busca de si mesmo

Dibs - Em busca de si mesmo Virginia M. Axline

Resenhas - Dibs - Em busca de si mesmo

Brubs.a 27/10/2020

Começo perguntando por que você caro leitor deveria ler esse livro?

Deixa eu te responder:

Como estudante de psicologia esse livro agregou imensamente meus conhecimentos acerca da psicoterapia infantil entre outros aspectos.

Mas para você, ele vai te mostrar uma criança que foi presa em seu mundo, totalmente rotulada, rejeitada e esteriotipada.

Ele também vai te mostrar uma visão empatica, vai te mostrar como o acolher, o respeitar, o amar, o compreender vai fazer diferença.

O Dibs é uma criança presa em seu mundo, em seus grilhões mentais e emocionais e até físico. Foi uma criança rejeitada, incompreendida, rotulada. Ninguém acreditava que o dibs podia vir a ser.

Mas bastou alguém chegar e estender mão e vemos o quão extraordinário é o Dibs, vemos o quanto potencial ele tinha, o quao ele podia vir a ser.

Este livro é maravilhoso, enriquecedor e transformador.

Eduarda 21/05/2023

Adeus, querido Dibs
Li este livro por causa de uma avaliação da universidade e a experiência proporcionada por ele foi, sem dúvidas, muito muito além disso. Aprendi e me emocionei com a trajetória de Dibs, que criança extraordinária! (valendo-me das próprias palavras da autora). Também me marcaram os detalhes da prática e do modo de pensar de Axline, que foi muito perspicaz e cuidadosa na condução do caso, além de escrevê-lo com clareza, permitindo o acompanhar da busca de Dibs. Um processo muito bonito baseado no respeito e no cuidado de uma oportunidade de ser ouvido. Nesse sentido, Dibs resume: "Como eu disse que queria. Como você disse que desejava. Como nós dissemos que queríamos".

p.s.: eu também me lembrarei sempre de você Dibs.

isa 21/05/2021

esse livro é incrível, no início achei bem chato mas depois me impressionei, sou encantada pelo dibs.

Bruna 17/11/2015

Quando eu iniciei a leitura desse livro, confesso que não fiquei tão envolvida, pois me pareceu um tipo de leitura que não me interessava tanto. Mas, ao passar das páginas, tudo o que percebi foi uma criança desolada, sem amor, sem carinho, sem diálogo e sem participação dos seus pais no seu processo de desenvolvimento. Isolado, Dibs mostra o sofrimento de reprimir as suas vontades. Dibs não é retardado como pensam, mas age como um porque não é bem definido, não tem espaço para provar que é grandioso e muito inteligente. É difícil para uma criança, a qual não tem afinidade com os seus pais, a qual sofre as consequências de não ter sido planejado. A não preparação dos pais, leva Dibs a uma ''janela fechada'' a qual ele cita muitas vezes durante as suas conversas com a Axline. Dibs é mais corajoso do que muitos pensam, Dibs é tão inteligente quanto podem imaginar. E demonstra isso, ele consegue expulsar toda sua sabedoria e seus conhecimentos. Seus sentimentos vão sendo reformulados aos poucos, e aos poucos tem uma aproximação mais abrangente e mais delicada com os seus pais. A criança ao nascer, merece todo o cuidado e amor que futuramente elas irão retribuir e oferecer as outras pessoas. Do contrário, ela não poderá espalhar algo que nunca recebeu, porque nunca saberá como fazê-lo, se sentirá perdida. Uma pessoa sem amor, é como uma rosa sem cor, sem cheiro, sem flor.

Liliane 01/06/2021

Publicado pela primeira vez em 1964, o livro conta a história de Dibs, um menino de cinco anos, que no decorrer de suas sessões de terapia encontra um caminho a seguir, rumo ao autoconhecimento.
Um livro encantador e emocionante que nos mostra quanto o processo terapêutico pode ser transformador desde que aceito.
Nesse livro, percebe-se a sensibilidade e sutileza da terapeuta, que lindamente encorajou Dibs a se descobrir. Um destaque a Dibs que de forma madura e consciente, se entregou ao processo, aproveitando a oportunidade de evoluir, livrando-se de seus traumas e adquirindo coragem. Coragem de se expor, coragem de se conhecer e descobrir... Enfim, coragem de viver.

thiago 27/06/2023

Dibs
Tinha escrito uma resenha, mas não salvou? enfim, só queria dizer que depois desde livro, a busca por si mesmo ficou cada vez mais tentadora

dayanearocha 17/12/2020

Leitura enriquecedora
Recomendo este livro para todas as pessoas que convivem com crianças, além dos profissionais de psicologia. É uma história enriquecedora sobre uma criança e seu processo de amadurecimento psíquico. Recomendo muito e demais!

Alê 03/06/2020

Difícil descrever um livro tão sensível! Essa obra aborda a trajetória de uma criança em busca da sua essência e mostra que mesmo emaranhados em nossos sentimentos mais profundos e paralisantes, é possível que consigamos retomar, de forma saudável, nossa conexão conosco, com as ambivalências das nossas relações e com a potência do mundo que nos rodeia.

Psicóloga Nathália 21/08/2021

Menino Dibs
Quando eu entrei na faculdade a primeira leitura que os professores nos fizeram ler foi ?Dibs - Em busca de si mesmo?. Com essa leitura eu me deparei com os conflitos e os prazeres que eu encontraria no decorrer do meu curso. Com Dibs aprendi tanto o papel do psicólogo e foi uma leitura muito marcante em que eu de fato comecei a entender o que era a Psicologia.

Sté 21/03/2022

Um baita processo de reflexão ??
Primeiro livro do curso que posso dizer com propriedade: Que lindo bom! Que história bacana! Finalmente um livro com leitura acessível, fluida, com uma história bem escrita, que possibilita muitos processos de reflexão e que se encaixam tão bem na Gestalt terapia. Aquele livro que não promete nada, mas entrega tudo!
Devo agradecer ao professor por pedir esse trabalho. Sem isso, eu não teria chegado até Dibs e seu processo de retomada de consciência. Sensacional! ?????+?

Sunny 27/02/2024

"Tal­vez ha­ja mais com­preen­são e be­le­za na vi­da quan­do a luz ofus­can­te do sol é su­a­vi­za­da pe­las man­chas das som­bras. Tal­vez ha­ja mais pro­fun­di­da­de em um re­la­ci­o­na­men­to que so­bre­vi­veu a al­gu­mas tem­pes­ta­des. A ex­pe­riên­cia que nun­ca de­cep­ci­o­na, que não en­tris­te­ce ou me­xe com os sen­ti­men­tos é uma ex­pe­riên­cia mor­na, com pou­co de­sa­fio e pou­ca va­ri­a­ção cro­máti­ca. Tal­vez, quan­do ex­pe­ri­men­ta­mos a con­fi­an­ça, a fé e a es­pe­ran­ça que ve­mos se ma­te­ri­a­li­za­rem di­an­te dos nos­sos olhos, is­so cons­trua em nós um sen­ti­men­to de for­ça, co­ra­gem e se­gu­ran­ça in­ter­nas. To­dos so­mos per­so­na­li­da­des que cres­cem e se de­sen­vol­vem co­mo re­sul­ta­do de to­das as nos­sas ex­pe­riên­cias, re­la­ci­o­na­men­tos, pen­sa­men­tos e emo­ções. Nós so­mos a so­ma to­tal de to­das as par­tes que compõem uma vi­da."

Psychobooks 10/05/2010

Esse livro conta a história de um menino retraído, cheio de maneirismos e comportamentos fora do padrão regulamentado pela sociedade. Ele não fala. Não se socializa. Vive em seu mundo.
A Escola em que ele estuda, preocupada com seu desenvolvimento, chama uma psicóloga para fechar um diagnóstico e seguir com o tratamento de menino. O elo que nasce a partir daí é emocionante. A busca pelas respostas, a revolta pela frieza da família e a descoberta de um menino terno e superinteligente, que se esconde por trás de seus maneirismos. Hoje, relendo o livro, acho que Dibs estaria classificado nos portadores da Síndrome de Asperger, uma forma mais branda do autismo.
Sua mãe (segundo o relato da psicóloga) é fria, não lhe dá atenção e até mesmo sente vergonha do filho que tem. Mima a filha mais nova por ser “normal” e a incentiva a se afastar do irmão.

Gostou? Quer ler mais? Acesse: