Dibs - Em busca de si mesmo

Dibs - Em busca de si mesmo Virginia M. Axline

Resenhas - Dibs - Em busca de si mesmo

Sunny 27/02/2024

"Tal­vez ha­ja mais com­preen­são e be­le­za na vi­da quan­do a luz ofus­can­te do sol é su­a­vi­za­da pe­las man­chas das som­bras. Tal­vez ha­ja mais pro­fun­di­da­de em um re­la­ci­o­na­men­to que so­bre­vi­veu a al­gu­mas tem­pes­ta­des. A ex­pe­riên­cia que nun­ca de­cep­ci­o­na, que não en­tris­te­ce ou me­xe com os sen­ti­men­tos é uma ex­pe­riên­cia mor­na, com pou­co de­sa­fio e pou­ca va­ri­a­ção cro­máti­ca. Tal­vez, quan­do ex­pe­ri­men­ta­mos a con­fi­an­ça, a fé e a es­pe­ran­ça que ve­mos se ma­te­ri­a­li­za­rem di­an­te dos nos­sos olhos, is­so cons­trua em nós um sen­ti­men­to de for­ça, co­ra­gem e se­gu­ran­ça in­ter­nas. To­dos so­mos per­so­na­li­da­des que cres­cem e se de­sen­vol­vem co­mo re­sul­ta­do de to­das as nos­sas ex­pe­riên­cias, re­la­ci­o­na­men­tos, pen­sa­men­tos e emo­ções. Nós so­mos a so­ma to­tal de to­das as par­tes que compõem uma vi­da."

Emanuele Silva 21/02/2020

Dibs
O livro traz a transcrição das sessões de Ludoterapia de Dibs, deixando em evidência as mudanças ocorridas em Dibs e da família.
Leitura e . 25/05/2020minha estante
Terminei agora de ler Dibs... vou postar essa semana no meu IG literário, se puder passe lá ?
@leituraeponto

Dafne 21/12/2020

Encantador e sempre relevante, Dibs consegue tocar a criança interior de todos nós

Trevosinha 19/01/2022

Li pra faculdade. É muito bom mesmo. História flue de maneira leve. Porém é um pouco parado. Não sei se é por que eu li pra uma matéria ou se foi porque demorei muito por causa da ressaca literária

Eduarda 17/03/2021

Perfeito!
Se você é estudante de psicologia/pedagogia: LEIA! Só tenho isso pra dizer.

Isa 19/01/2022

Adorei
Peguei esse livro emprestado da minha psicóloga e ela disse que ia amar por dois motivos: 1- eu sou totalmente confusa quanto a minha própria identidade desde que me conheço por gente e 2- eu curso psicologia. Irônico, né? Mas faz parte da vida. Então, eu realmente amei demais o livro e achei muito incrível a abordagem usada. É muito interessante a forma como a terapeuta coloca a sala de brinquedo como um lugar seguro e único para Dibs. Em nenhum momento ela repreende ele por nenhuma fala e por nenhum comportamento, por mais estranho que seja. Naquele lugar ele pode ser quem quiser e fazer o que quiser. Essa liberdade experimentada por ele demonstra como ele foi reprimido por sua família e também rejeitado por isso era taxado como uma criança problema. Intelectualmente falando ele era incrível, inclusive era superdotado, mas emocionalmente existiam muitos problemas. Afinal, somos um compilado de características, né? Precisamos do emocional, intelectual, físico e espiritual em consonância para estarmos bem!

Mih 07/02/2009

Fascinante!
Muitas pessoas criticaram o livro e o acharam massante. Mas eu digo que é um livro muito envolvente. Um garoto tão injustiçado e tão cheio de dons! O seu encontro consigo é lento mas espetacular, cheio de encantos! Ele passa de um menino retardado para um gênio!Me surpreendeu! Tive que reler há dois anos pq a primeira vez que li eu tinha 14 anos e me lembrava muito pouco.E encantei-me por duas vezes!

Juh 11/01/2021

Dibs em busca de si mesmo
Conheci esse livro através da minha professora,Fonoaudióloga e Psicanalista, indicado para eu atender um paciente.
Ele conseguiu me cativar de uma forma maravilhosa e abriu meus alhos as atitudes que na época eu estava vivenciando em um atendimento.
Um livro escrito a alguns anos e tão atualíssimo.
Super indico as minhas colegas professoras, Fono e psicólogas.
Ele faz a gente prestar mais atenção nas atitudes das crianças e o que elas exteriorizam e proporciona a nós uma reflexão da nossa prática com relação as nossas atitudes diante de vários acontecimentos que passavam e não dávamos importância.

Lari 01/12/2021

Um lindo processo terapêutico e um lindo final
"Dibs em busca de si mesmo" narra o processo terapêutico de uma criança de 5/6 anos. É um caso real, em que foram omitidas informações que identificariam o "Dibs" ou sua família. É narrada cada sessão, pois, na época, as sessões foram gravadas, claro que com a autorização dos pais (tanto para gravação quando para publicação sem identificação).

É muito interessante para quem é da área da psicologia, mas também para quem não é, pois é uma história bonita de conhecer. Podemos observar muito bem o processo de Dibs e da família, e, também, algumas técnicas utilizadas.

Léa 19/07/2009

O autor quer mostrar nesse livro, o quanto que alguém( nesse caso uma criança) pode ser mal interpretado, passando até por retardado,por ter um comportamento diferente dos demais, quando na verdade seu QI era superior ao da média.
A necessidade dos pais aceitarem os filhos como são e não como gostariam que fossem como haviam planejado.
A importância da convivência e das atitudes,a interação da família.

Liviastuque 21/01/2016

3 estrelas
Estou me interessando sobre assuntos de psicologia. Quando vi esse livro em um site, logo me interessei pelo assunto em pauta. " em busca de si mesmo". Isso me veio à tona várias questões até na minha vida pessoal, se era possível ou se já foi possível concluir esse passo.
Dibs é apenas uma criança de 6 anos de idade que não se encaixa entre os demais, foi preciso fazer várias consultas com a psicóloga para que ele pudesse entender quem realmente era e ir desenvolvendo, moldando sua personalidade. Isso me fez pensar o quão é importante a presença de pais, carinho e compreensão na infância.
É uma leitura de fácil acesso e muito tranquila de ler, não é um livro que mereça 5 estrelas, mas ainda sim dá para tirar bastante aproveito do mesmo.

Eclipsenamadrugada 25/05/2015

Um relatório
Ótima história que fala da importância do carinho que um bebê tem que ter para crescer mentalmente saudável. Muito bom.

Sarah.Santana 09/12/2022

Amei, amei, amei
Me identifiquei bastante com as dores de Dibs, meu Deus, acho que todos os pais deveriam ler esse livro, feridas emocionais na infância realmente afetam demais o desenvolvimento infantil, crianças emocionalmente feridas, encontram um árduo e na maioria das vezes solitário caminho ao longo de suas vidas, de respeito a si mesmas, liberdade, auto aceitação, e auto confiança, enfim um encontro a si mesmas. O livro, baseado em um caso real, mostra o dilema de uma criança emocionalmente ferida e as travas que nosso emocional mal resolvido pode acarretar á nossas vidas e ao nosso intelecto. Dibs era uma criança cognitivamente perfeita, mas altamente cobrada, frequentemente avaliada e testada desde muito cedo, tanto que se fechou guardando e escondendo todas as suas habilidades desacreditando de si mesmo e das pessoas a sua volta. Este livro descreve como inseguranças e feridas emocionais dos pais podem afetar gravemente uma criança. Em resumo, o livro traz uma verdade que todos aparentam saber, mas que infelizmente, na prática é inexistente em alguns relacionamentos entre pais e filhos: Uma criança não deve ter que provar seu valor para ser respeitada e amada.

Livretando 16/01/2014

Dibs - Em busca de si mesmo
Neste livro, nos deparamos com Dibs, um garoto problema diferente dos outros garotos de sua idade em relação a quase tudo, na sua sala de aula não consegue tirar seu próprio casaco sem ajuda das professoras e não socializa com seus colegas de classe e também não fazendo muita questão de saber o que eles estão fazendo, pois está mais interessado em ficar em seu próprio mundo, por conta disso é enviado à ludoterapia, com a escritora do livro.

Sim, o que torna essa estória muito mais fascinante é o fato de que a criança de fato existe e que a escritora que é psicóloga, com toda a discrição ética possível, coloca no livro o acompanhamento que fez com a criança nas sessões de ludoterapia.

Sua família é nuclear, sendo seu pai, um homem muito fechado e por vezes muito rude, a mãe que é bastante submissa e uma irmã mais nova que não convive com eles, pois foi mandada a um colégio interno pela família por não se dar bem com Dibs, os pais, ambos abdicaram de suas carreiras promissoras e a mãe principalmente, pois agora se dedica a cuidar do garoto.

No decorrer do livro a psicóloga trabalhou a partir de brincadeiras, algumas questões que ele mesmo trazia para as sessões, a partir daí podemos ver que esta criança fica sempre presa dentro da própria casa, mas que isso o irrita bastante e que seria uma das suas maiores queixas, além de não ter nenhuma companhia dentro de sua casa e a questão familiar que é bastante conturbada.

Mas as sessões não eram realizadas apenas com o garoto, houveram entrevistas com a família (principalmente com a mãe que inicialmente estava muito relutante, mas acabou sentindo a necessidade de conversar com a psicóloga), e durante as sessões tanto com a criança quanto com a família, pode-se perceber que, por ser uma criança peculiar, sua família nunca soube lidar muito bem com ele e tenta ao máximo suprir as necessidades materiais da criança, mas não a afetiva, fazendo com que a criança apresente alguns comportamentos diferentes.

Mas no decorrer do livro e das sessões pode-se ver que ao seu ritmo a clara melhora da criança e da própria família, e todos puderam observar como ela começa a se socializar e como a relação com a família melhora.

Ao longo das sessões podemos ver a melhora deste menino encantador, sendo uma leitura muito fácil e desesperadoramente deliciosa, dá vontade de devorar o livro, já sendo super tendenciosa... é uma obra muito boa também para psicólogos, especialmente os que quiserem trabalhar com crianças.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/01/resenha-dibs-em-busca-de-si-mesmo.html

Isa409 03/07/2022

Incrível!
Tem mais de uma semana que terminei a leitura, mas estava refletindo sobre antes de escrever aqui. Uma leitura leve, revoltante e cativante, me fez pensar como nossa sociedade trata as crianças, a deficiência e o excesso de expectativa que os pais já colocam desde cedo. Achei incrível, que o mundo tenha mais terapeutas como essa, e cada vez mais pais que saibam ser compreensíveis e aceitar suas crianças como elas são.