Dibs - Em busca de si mesmo

Dibs - Em busca de si mesmo Virginia M. Axline

Resenhas - Dibs - Em busca de si mesmo

Tháh Martins 29/08/2017

A incrível busca por si mesmo
Somos emergidos no mundo singular de um garoto chamado Dibs, que possui um comportamento "diferente" dos outros, que é rotulados como "anormal" perante seus próprios pais. Ele possui uma rotina como todas as outras crianças, pórem seu modo de ser, intrigava as pessoas, gritava, ou era silencioso, lutava ou derrotava, engatinhava ou tinha avesso de raiva.
Frequentava a escola particular a quase dois anos, nem professores, funcionários, os colegas, a psicóloga e o pediatra conseguiam estabelecer relações com ele. Ninguém sabia ao certo se ele era um retardado mental, se tinha lesões no cérebro, autismo, ou apenas um problema emocional. Com isso a Escola onde Dibs estudava decidiu chamar uma Psicóloga, que era chamada de Miss A., pelo pequeno Dibs, para tentar resolver este problema.
A psicóloga então decide trabalhar com ele atráves de terapia de brinquedos, Ludoterapia, e que a partir deles Dibs pudesse sentir, transmitir e expressar seus próprios sentimentos.
No começo, o menino ficava quieto, mas conforme o tempo ia passando e as sessões dando continuidade ele se superava em alguns aspectos. No começo, demonstrava o quanto odiava que as portas ficassem fechadas, e dizia que não gostava de seus pais, e de sua irmã Doroty. Dibs, começou a demonstrar a força de sua linguagem, a forma com que falava, para sua idade, era surpreendente.
A cada sessão mostrava um melhoramento, começou a entender seu medo e descobrir verdades. Ele sentia raiva, angústias e começou a substituir estas pela alegria e confiança em si.

"Quando deixou a sala, na presença da sua mãe, levantou o olhar para mim e disse:
- Até logo, de novo.
Voltou- se então e correu o mais rápido possível que podia pelo comprido hall virou-se, correu de novo, e estendeu os braços para a mãe, clamando, enquanto a abraçava:
- Oh, mamãe, eu te amo!"

E assim aos poucos ia demonstrando seu rico potencial e isso era a prova de que não possuía nenhum retardo mental e era um garoto especial, com uma inteligência especial. Ele começou por uma busca por si mesmo, e no fim havia se encontrado e podia se orgulhar de sua identidade.
Esse livro trata de uma forma bem profunda e de forma sensível, a consequência gerada pela rejeição que algumas crianças sofrem pelos próprios pais, quando não são planejadas, sendo vistas como um acidente, que destrói a vida "perfeita" de um casal realizados com sua profissão e status idealizados.

" O comportamento anormal que ela havia impelido o filho a assumir havia-o afastado da própria família, das outras crianças e dos adultos que encontrava na escola."

"Quando umaa criança é forçada a provar para si mesma que tem capacidade, os resultados são frequentemente desastrosos. Uma criança necessita de amor, aceitação e compreensão. ela é destruída quando confrontada com rejeição, dúvidas e infidáveis testes."

Leitura e . 25/05/2020minha estante
Terminei agora de ler Dibs... vou postar essa semana no meu IG literário, se puder passe lá ?

Kymhy 20/03/2018

Dibs: Em busca de si mesmo - Virginia M. Axline
Acompanhe a jornada deste garotinho durante seu tratamento, onde colocará em xeque uma questão: problemas emocionais/cognitivos são genéticos ou podem ser frutos de uma vida familiar desestruturada?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-dibs-em-busca-de-si-mesmo-virginia-m-axline/

Hamilton.Ventura 26/06/2019

O encontro com sigo mesmos
Uma história relevante, que trada do desenvolvimento e evolução da personalidade de uma criança chamada Dibs. No decorrer dessa história é possivel notar o reencontro que essa criança teve com sigo mesma, enfrentando préconceito e ignorancia das pessoas que mais amava, de sofrer por adultos não o compreenderem, e assim ele encontra a autora do mesmo livro que traz um novo mundo de possibilidades, ela vem construindo pontes para liga-lo a realidade e a um encontro com quem ele realmente é.

No começo da história vemos uma criança com uma personalidade violenta, com caracteristicas de autismou, e para uma visão leiga problemas psiquiátricos, e não conversava com nimguém, os professores ja estavam desistindo de cuidar dele, apesar de toda a paciência era uma criança difícil de se lidar, sempre isolado em seu canto. Um dos pontos fortes dessa história foi que a mãe e o pai tinham uma rejeição ja a longo prazo com a criança, desde a gravidez, a criança era trancada no quarto, e isso a tralmatizava muito, os pais não a tratavam como uma pessoa da família, e ele muito menos se sentia parte da família, ve-se a importancia do afeto, não adianta ter casa, comer bem se não existe afeto. A criança começou a ter os encontros com a psicologa que fundou a LUDOTERAPIA, uma forma de terapia que busca fazer o paciente se expressar principalmente de maneira lúdica(brincadeiras), essa criança ao começar a fazer essas seções, mudou seu comportamento, mas no livro detalha bem melhor cada degrau dessa imensa escada, Através da conversa e das brincadeiras Dibs mostrou que entendia bem mais do mundo ao seu redor do que pressupunha os adultos, ele era um super dotado, ao contrario do que seus pais achavam.
Um ponto chave foi a psicologa buscar fazer ele encontrar a si mesmo, o que torna interessante na história era que Dibs falava de si em terceira pessoa, e no fim do tratamento passou a se reconhecer como Dibs, e como parte da família e parte da sociedade, passou a reconhecer suas próprias emoções. Ele passou a conversar com as pessoas, com os colegas, com os pais e demonstrou suas emoções de amor pela mãe. Passou a viver independente do sentimento dos outros, reconheceu a felicidade em si mesmo.

Ao finalizar o tratamento, Dibs demonstrou o quanto amou o tratamento, a psicóloga e o quanto se divertiu com os brinquedos, em uma frase ele cita que la naquela sala no começo era o unico lugar a qual ele podia ser ele mesmo. Uma leitura exelente que abre a mente para o mundo complexo que é a mente de uma criança, e que a forma de comunicação mais eficaz a elas é através dos simbolos e brincadeiras.

Clara Simões 16/09/2020

"como eu disse que queria. como eu falei que desejava. como nós conversamos que queríamos."

li dibs para a disciplina de psicologia humanista e existencial na faculdade, e me tocou profundamente. é um relato especial e fundamental.

Eliz 22/09/2020

Surpreendente!
É um lindo livro sobre o desenvolvimento de uma criança que todos consideravam como "problema". Para fim foi, sem dúvida, inspirador e emocionante!

Ana SPV 07/02/2021

Adorei
No começo parece ser um livro lento. Mas dei uma oportunidade a ele que cheguei a ser surpreendida. Adorei a história de Dibs. Que criança adorável.

Estou grávida de 3 meses e ler esse livro é como um ensinamento de como os pais jamais devem humilhar seus filhos e muito menos os chamar de estúpidos.

Para vocês papais e mamães que tem dificuldade na criação e na educação de seus filhos leia esse livro. Super indico.

Alexi.a_n 26/11/2021

Cuidado emocional
Comecei a ler o livro como pré-requisito de um trabalho na faculdade em pleno final semestre. Minhas expectativas iniciais eram baixas, meu interesse também. No entanto, esse livro me surpreendeu.
Dibs é uma criança de 5 anos considerada retardada mental para os pais. Um enigma para a escola é uma oportunidade de aprendizado para Miss. A.
A família olhava o menino como um caso perdido para os seus padrões intelectuais, a escola observava uma criança extremamente retraída e a psicóloga queria ajudá-lo e saber o que ocasionou os seus compartimentos.
O livro trata do desenvolvimento da autonomia de Dibs, do protagonismo em sua vida. Uma criança emocionalmente carente começa a aprender por meio da ludoterapia a organizar seus sentimentos e a reconhecer o seu valor.
Várias passagens desse livro me marcaram!
Tenho a maioria das sessões vivas em minha mente, foi incrível ler o desenvolvimento de Dibs e a expressão dos seus sentimentos por meio do brincar.
O relacionamento com sua família foi o que mais me marcou, principalmente o posicionamento da brincadeira com o ?pai? ao longo das sessões.
Livro que mudou meu olhar sobre a psicologia clínica infantil. Me deixou bem mais sensibilizada.

David.Dias 09/12/2021

Em busca de nós mesmos
Este livro conta a história de um menino com transtornos psicológicos, que não consegue e não sabe interagir com pessoas a sua volta. A história é contada através de relatórios de suas sessões de terapia.

Um dos livros de não ficção mais belos que já li. Fez-me refletir sobre várias coisas, principalmente sobre a psicologia infantil, que após esse livro é uma área que muito me interessei. A busca por si mesmo é algo que muitas pessoas, inclusive, adultos, almejam. É muito incrível o fato de o simples ato de deixar uma pessoa fazer o que ela bem desejar possui um impacto tão profundo na mesma.

Outro ponto interessante do livro foi a relação do Dibs com seus pais. Muitas vezes o fato da criança apresentar dificuldade em se relacionar está diretamente ligada à forma com que os pais a tratam. Recomendo a todos que possuem interesse na área da psicologia, sobretudo, psicologia infantil.

O epílogo possui um parágrafo lindíssimo, que achei que vale a pena mencioná-lo aqui:
"Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol são suavizados pelos contornos das sombras. Talvez haja raízes mais profundas numa amizade que tenha enfrentado algumas tormentas. Uma experiência que nunca desaponta ou entristece, que nunca toca nos sentimentos, é uma vivência neutra, com pequenos desafios e variação de cor."